Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Não Poderia Ir Além da Ordem do Senhor’


Lição 16

“Não Poderia Ir Além da Ordem do Senhor”

Números 22–24; 31:1–16

Propósito

Encorajar os alunos a submeterem-se à vontade de Deus sem hesitar.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude estas escrituras:

    1. Números 22:1–21. Balaque, rei de Moabe, teme a aproximação dos israelitas. Ele oferece uma recompensa a Balaão para que vá a Moabe e amaldiçoe os israelitas. Deus manda Balaão recusar, e Balaão obedece. (22:1–14) Balaque oferece mais honras e riquezas a Balaão para que ele vá a Moabe e amaldiçoe Israel. Deus diz a Balaão que ele pode ir se quiser, mas que deve dizer somente as palavras que Deus lhe disser. (22:15–21) Balaão decide ir. (Diga que a Tradução de Joseph Smith de Números 22:20 diz que Balaão pode ir com os homens se quiser.)

    2. Números 22:22–35. Deus se ira com Balaão por ir a Moabe, sabendo que ele espera ganhar recompensa de Balaque. No caminho, Balaão aprende os perigos de contrariar Deus quando sua jumenta e um anjo falam com ele.

    3. Números 22:36–24:25. Balaão encontra-se com Balaque. Por três vezes Balaque pede-lhe que amaldiçoe Israel, mas Balaão obedece a Deus e abençoa Israel todas as vezes. (23:3–24:9) Balaque amaldiçoa Moabe e profetiza a respeito de Jesus Cristo. (24:10–25)

    4. Números 31:1–16. Os israelitas destroem os midianitas e matam Balaão. Moisés explica que Balaão aconselhou as midianitas a atraírem os filhos de Israel para o pecado. (As conseqüências do conselho de Balaão são descritas em Números 25:1–3. Ainda que Balaão não tenha amaldiçoado Israel diretamente, ele aparentemente queria uma recompensa de Balaque e sugeriu atrair Israel para o pecado, para que perdesse a proteção de Deus.) 2. Leitura adicional: II Pedro 2:15–16; Judas 1:11; Apocalipse 2:14.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Você pode fazer esta atividade (ou outra de sua preferência) no início da aula.

Peça aos alunos que ouçam atentamente as seguintes declarações e pensem sobre o tipo de pessoa que as faria:

“Ainda que o rei me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do Senhor meu Deus.” (Números 22:18)

“Tudo o que o Senhor falar isso farei.” (Números 23:26)

“Não poderia ir além da ordem do Senhor, fazendo bem ou mal de meu próprio coração; o que o Senhor falar, isso falarei eu.” (Números 24:13)

• Quais são algumas das qualidades de uma pessoa que diria essas coisas? (Essas declarações sugerem que a pessoa é obediente, fiel e humilde.)

Diga que essas declarações foram feitas por um homem chamado Balaão, que professava estrita obediência, porém, em seu coração, desejava recompensas e honras terrenas. Esta lição mostra as conseqüências de insistirmos obstinadamente na satisfação de nossos próprios desejos.

Comentários sobre as Escrituras e Sua Aplicação

À medida que ensinar estas passagens de escritura, comente como elas podem ser aplicadas na vida diária. Incentive os alunos a contarem experiências relacionadas aos princípios destas escrituras.

1. Balaão recusa-se a amaldiçoar Israel em troca da recompensa oferecida por Balaque.

Ensine e comente Números 22:1–21.

• Aterrorizado pela aproximação dos israelitas, Balaque, rei de Moabe, enviou mensageiros para pedir a Balaão que fosse a Moabe e amaldiçoasse Israel em troca de uma recompensa. (Números 22:5–7) Como Balaão reagiu ante esse pedido? (Ver Números 22:8–14.) Às vezes recebemos ofertas de falsas recompensas para desobedecermos a Deus. Que recompensas são essas?

• Depois que Balaão recusou-se a ir a Moabe, Balaque enviou um segundo grupo de homens, mais imponente que o primeiro, para tentar persuadi-lo. O que Balaque ofereceu a Balaão? (Ver Números 22:15–17.) Como respondeu Balaão? (Ver Números 22:18–19.) Em sua opinião, por que ele quis perguntar novamente ao Senhor o que fazer? (Balaão talvez tivesse esperança de que o Senhor mudasse de idéia e permitisse-lhe receber a recompensa oferecida por Balaque.) Quais são os perigos de tentar encontrar motivos para desobedecer aos mandamentos e aos conselhos de Deus?

• O Senhor deu permissão a Balaão para ir com os mensageiros de Balaque se quisesse. Depois, o Senhor ficou irado com Balaão por ter ido. (Números 22:20–22) O que a ira do Senhor sugere a respeito do que estava no coração de Balaão? (Ver II Pedro 2:15; Isaías 29:13.)

2. O Senhor mostra o perigo da insistência obstinada de Balaão em realizar seu próprio desejo.

Ensine e comente Números 22:22–35.

• No caminho para Moabe, Balaão tentou forçar a jumenta a seguir em frente três vezes. (Números 22:22–30) De que maneira o que ocorreu foi semelhante ao relacionamento de Balaão com o Senhor? (Balaão queria forçar a jumenta e Deus a fazerem o que ele queria. Sugere-se que você saliente que a jumenta via o anjo, mas Balaão não. Da mesma forma, o Senhor via muitas coisas que Balaão não via.)

• Citem exemplos modernos de pessoas ou grupos obstinados em fazer o que querem em vez de submeterem-se aos desejos de Deus, ou ao conselho justo de pais ou líderes.

Podem-se discutir alguns destes exemplos:

  1. Uma criança, descontente com a resposta de um dos pais, recorre ao outro na esperança de ouvir uma resposta diferente.

  2. Um membro da Igreja, insatisfeito com o conselho de um líder do sacerdócio, recorre a outro líder do sacerdócio.

  3. Um membro da Igreja racionaliza que um mandamento não se aplica a ele da mesma forma que a outros membros.

• O Senhor castigou Balaão por intermédio do anjo e da jumenta. Como Balaão reagiu às palavras de repreensão do anjo? (Ver Números 22:31–35.) Por que Deus castiga Seus filhos? (Ver D&C 95:1.) Como o castigo de Deus pode ser uma bênção para nós?

3. Balaão recusa-se a amaldiçoar Israel.

Ensine e comente Números 22:36–24:25.

• Depois que Balaão chegou a Moabe, Balaque pediu-lhe três vezes que amaldiçoasse Israel. Em todas as vezes o Senhor disse a Balaão que abençoasse Israel, e Balaão obedeceu. Que ponto forte Balaão mostrou nesse relato? (Ver Números 22:38; 23:8, 19–20; 24:1, 12–13.) Que fraquezas ainda eram evidentes em Balaão? (Ver Números 22:41; 23:1–3, 13–15, 27–30. Embora Balaão tenha rejeitado os pedidos de Balaque para que amaldiçoasse Israel, estava disposto a seguir Balaque de lugar em lugar e ouvir os seus pedidos muito embora soubesse que eram injustos.) Quais são os perigos de ouvir sugestões iníquas (de amigos ou dos meios de comunicação, por exemplo) quando sabemos que são erradas?

4. Os israelitas destroem os midianitas e matam Balaão.

Ensine e comente Números 31:1–16.

• Por que os israelitas foram guerrear contra os midianitas? (Ver Números 31:1–3; o Senhor estava irado com os midianitas por atraírem os israelitas para o pecado, conforme relatado em Números 25:1–3.) Quem aconselhou os midianitas a tentarem os filhos de Israel a participarem da adoração de ídolos e da imoralidade? (Ver Números 31:16.) Por que Balaão deu esse conselho? (Embora Balaão tenha obedecido às ordens do Senhor de abençoar ao invés de amaldiçoar Israel, em seu coração ele queria as honras e recompensas terrenas. A fim de receber essas recompensas, ele sugeriu que Israel fosse atraída para o pecado, para que perdesse a proteção de Deus.) O que aconteceu com Balaão durante a batalha dos israelitas contra os midianitas? (Ver Números 31:8.)

• Três autores no Novo Testamento mencionaram Balaão. (II Pedro 2:15–16; Judas 1:11; Apocalipse 2:14) Quais foram suas impressões sobre ele?

• Que lições podemos aprender com essa história? (Os membros da Igreja que buscam recompensas e honras terrenas, que fazem objeções ao conselho e aos mandamentos de Deus ou que tentam introduzir idéias, práticas ou padrões mundanos na Igreja estão seguindo o exemplo iníquo de Balaão. Isso é denominado “doutrina de Balaão” em Apocalipse 2:14.)

O Élder Bruce R. McConkie disse:

“Que história! Temos aqui um profeta de Deus firmemente comprometido a declarar apenas o que o Senhor dos céus dissesse. Parece não haver a menor dúvida em sua mente quanto ao caminho a seguir. Ele representa o Senhor, e nem uma casa cheia de ouro e prata, nem elevadas honrarias oferecidas pelo rei podiam afastá-lo de seu curso. (…)

A cobiça, o desejo de obter riquezas e honras, porém, acenaram-lhe. Que bom ser rico e poderoso. (…) Talvez o Senhor o deixasse comprometer seus padrões e obter prosperidade mundana e poder. (…) Fico imaginando quantos de nós recebemos a orientação da Igreja e depois, como Balaão, imploramos algumas recompensas mundanas. (…)

Balaão, (…) inspirado e poderoso como havia sido, acabou perdendo sua alma, porque fixou seu coração nas coisas deste mundo em vez de nas riquezas da eternidade”. (A Liahona, agosto de 1979, p. 27)

• Mencione as declarações utilizadas na atividade motivadora. Saliente que Balaão parecia ser estritamente obediente, contudo, os desejos de seu coração eram receber recompensas e honras terrenas. O que essa história ensina sobre a importância de manter puros os desejos de nosso coração? Como podemos manter puros os desejos de nosso coração?

Conclusão

Testifique que se Balaão tivesse se submetido humildemente à vontade de Deus, teria evitado que ele e Israel cometessem muitos pecados e passassem por muito sofrimento. Incentive os alunos a não serem teimosos, mas a perseverarem em fazer a vontade do Senhor. Incentive-os a conhecerem e seguirem a vontade do Senhor sem tentar desviar-se dela ou mudá-la.

Outras Sugestões para o Professor

O material a seguir complementa o plano de aula sugerido. Podem-se usar uma ou mais destas idéias como parte da lição.

1. Obedecer ao Senhor

Podemos aprender com Balaão a importância de obedecer ao Senhor. Também podemos aprender isso com os bons exemplos de muitos outros homens e mulheres das escrituras. Sugere-se que você mencione os seguintes exemplos:

  1. O Salvador, ciente da agonia do Getsêmani e da cruz, “pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua’. (Lucas 22:41–42)

  2. Quando Abraão recebeu a ordem de sacrificar seu filho Isaque, ele “se levantou (…) pela manhã” para iniciar a jornada ao Monte Moriá. (Gênesis 22:3)

  3. Quando disseram a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus, respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”. (Lucas 1:38)

  4. Quando Néfi foi instruído a retornar a Jerusalém para buscar as placas de latão de Labão, ele respondeu imediatamente: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor”. (1 Néfi 3:7)

  5. Os filhos de Helamã tiveram êxito na batalha porque “obedeceram a cada palavra de comando e cumpriram-nas com exatidão”. (Alma 57:21)

2. “O Senhor te privou desta honra” (Números 24:11)

• Quando Balaão recusou-se a amaldiçoar Israel e a receber de Balaque recompensas e honras, Balaque disse-lhe: “O Senhor te privou desta honra”. (Números 24:11) De que modo seguir ao Senhor algumas vezes nos priva de receber recompensas e honras terrenas? O que o Senhor prometeu no lugar de recompensas terrenas? (Ver D&C 81:6.)