Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Esforça-te, e Tem Bom Ânimo’


Lição 18

“Esforça-te, e Tem Bom Ânimo”

Josué 1–6; 23–24

Propósito

Incentivar todos os alunos a esforçarem-se e a ter bom ânimo para viver o evangelho de Jesus Cristo.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude estas escrituras:

    1. Josué 1. O Senhor chama Josué para suceder Moisés e ordena-lhe que se esforce, tenha bom ânimo, estude as escrituras e guarde os mandamentos. Josué prepara os israelitas para possuir a terra que o Senhor lhes prometeu.

    2. Josué 3–4; 6. Os israelitas atravessam o Rio Jordão em terra seca e colocam doze pedras como um memorial de sua travessia. Por meio da fé dos israelitas, Jericó é destruída.

    3. Josué 23; 24:14–31. Josué e seu povo fazem convênio de servir ao Senhor.

  2. Leitura adicional: Josué 7; 14.

  3. Peça a um aluno que se prepare para fazer um relato da batalha de Jericó como se fosse uma testemunha ocular. (Josué 6) Peça a mais um ou dois alunos que se preparem para contar experiências que os façam lembrar-se do poder e amor de Deus.

  4. Se você utilizar a atividade motivadora, arranje uma folha de papel, fita adesiva, ou um elástico, e um livro. Caso use as perguntas sobre armadilhas, sugere-se que você leve uma pequena armadilha, como uma ratoeira, por exemplo, para ilustrar a discussão.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Você pode fazer esta atividade (ou outra de sua preferência) no início da aula.

Diga que esta lição é sobre Josué, o profeta que liderou os filhos de Israel na conquista da terra prometida. Quando chamou Josué para ser um profeta, o Senhor deu-lhe o conselho: “Esforça-te e tem bom ânimo (…)”. (Josué 1:6) Escreva essa frase no quadro-negro. Mostre uma folha de papel e um livro. Peça a um aluno que segure na borda do papel e tente equilibrar o livro em cima dele.

Depois que o aluno tiver tentado, diga que há um modo de fazer com que o papel fique forte o suficiente para agüentar o livro. Enrole o papel, formando um tubo, e prenda-o com um elástico ou fita adesiva. Coloque o tubo de pé sobre uma superfície plana. Cuidadosamente coloque o livro sobre ele. (Para fazer isso, é melhor você treinar antes da aula.)

Diga que Josué tornou-se forte à medida que permitiu a Deus moldar-lhe o caráter. Da mesma forma, à medida que permitirmos a Deus moldar nosso caráter, nos tornamos fortes e realizamos as coisas que o Senhor quer de nós.

Comentários sobre as Escrituras e Sua Aplicação

À medida que ensinar estas passagens de escritura, comente como elas podem ser aplicadas na vida diária. Incentive os alunos a contarem experiências relacionadas aos princípios destas escrituras.

Nos quarenta anos que os israelitas passaram no deserto, Moisés deu-lhes a lei de Deus, agiu como representante de Deus e serviu-lhes de guia. Ele foi o único líder que uma geração inteira de israelitas conheceu. O Senhor; contudo, levou-o ao final desses quarenta anos no deserto — exatamente quando eles enfrentavam uma difícil prova. Relembrando Suas promessas a Israel, o Senhor levantou um novo líder, Josué, que conduziu habilmente a conquista da terra prometida e sua povoação.

1. O Senhor chama Josué.

Ensine e comente Josué 1.

• Que dificuldades vocês imaginam que Josué enfrentou quando foi chamado pelo Senhor para suceder Moisés na liderança dos israelitas? (Ele deveria liderar Israel na conquista e na povoação de Canaã, o que representava um imenso empreendimento. Ele estava também tomando o lugar de um grande líder.) Que promessa o Senhor fez a Josué quando ele se preparava para entrar na terra prometida? (Ver Josué 1:5.) De que modo essa promessa nos ajuda quando recebemos novos chamados ou enfrentamos dificuldades? Falem de alguma vez em que tenham recebido ajuda do Senhor para enfrentar esse tipo de situação.

• Que ordem o Senhor repetiu três vezes em Josué 1:6–9? O Senhor disse que Josué precisaria esforçar-se e ter bom ânimo para fazer o que? (Ver Josué 1:7. Saliente que embora Josué precisasse de coragem, ou bom ânimo, para travar muitas batalhas militares, ele também precisaria ter bom ânimo, ou coragem moral, para fazer o que é certo.) Que dificuldades enfrentamos hoje que exigem força e coragem? Que exemplos de coragem moral você conhece?

• O que o Senhor disse a Josué que fizesse para “ser bem-sucedido”? (Ver Josué 1:8. Diga que o livro da lei são as escrituras.) Em sua opinião, por que o estudo das escrituras era importante para que Josué tivesse êxito em seu chamado? De que forma o estudo regular das escrituras nos ajuda?

2. Os israelitas atravessam o Rio Jordão em terra seca; por meio de sua fé, Jericó é destruída.

Ensine e comente Josué 3–4 e 6.

• Quando os israelitas tiveram de atravessar o Rio Jordão, ele estava transbordando. De que forma o Senhor mostrou aos filhos de Israel que estava com Josué assim como estivera com Moisés? (Ver Josué 3:7–8, 14–17; 4:14. Se necessário, explique aos alunos que a arca do convênio era um altar portátil que continha escritos sagrados, inclusive os escritos de Moisés e as tábuas contendo os Dez Mandamentos.) Como o Senhor nos mostra que orienta e inspira o profeta vivo da mesma forma que orientou e inspirou os profetas anteriores?

• O que os sacerdotes que carregavam a arca tinham de fazer antes que as águas do Rio Jordão parassem? (Ver Josué 3:13–17. Eles tinham que pisar nas águas do rio transbordante carregando a arca.) De que forma algumas das coisas que o Senhor pede que façamos são semelhantes ao que os sacerdotes deviam fazer?

O Élder Boyd K. Packer afirmou:

“Logo depois de ser chamado como Autoridade Geral, procurei o Élder Harold B. Lee para me aconselhar. Ele ouviu o meu problema atenciosamente e sugeriu que eu falasse com o Presidente David O. McKay. O Presidente McKay aconselhou-me quanto ao que deveria fazer. Eu estava muito disposto a ser obediente mas não via forma alguma de seguir seu conselho.

Voltei a falar com o Élder Lee e disse-lhe que não via forma alguma de seguir o caminho que me fora indicado. Ele disse: ‘O seu problema é que você quer ver o fim antes do começo’. Respondi que gostaria de ver pelo menos uma etapa ou duas à frente. Aí recebi a maior lição da minha vida: ‘Você precisa aprender a caminhar na penumbra e depois dar alguns passos na escuridão; então a luz aparecerá e lhe mostrará o caminho a sua frente’.” [“The Edge of the Light” (A Penumbra), BYU Today, março de 1991, p. 22–23.]

• Por que Israel levantou um memorial de doze pedras depois de atravessar o Rio Jordão? (Ver Josué 4:1–9. Para que servisse de testemunho do poder do Senhor para as gerações futuras, lembrando que o Senhor os abençoaria como fizera com seus pais.) Que memoriais pessoais os fazem lembrar do poder de Deus em sua vida? (As respostas podem incluir o sacramento; gravuras de Cristo, templos e profetas; as escrituras e experiências espirituais registradas em diários.) Como esses memoriais podem abençoar outras pessoas? (Ver Josué 4:21–24.)

Preste testemunho de que o Senhor responderá as orações, dará bênçãos, dará revelação e realizará maravilhas a cada nova geração. Peça aos alunos previamente designados para contarem experiências que os façam lembrar do poder e amor de Deus.

• Peça ao aluno previamente designado para descrever a queda de Jericó como se fosse uma testemunha ocular. (Josué 6) O que causou a queda dos muros de Jericó? (Ver Hebreus 11:30.) Por que o que os israelitas fizeram foi um ato de fé?

• Quais foram os únicos habitantes de Jericó a serem salvos? (Ver Josué 6:17, 22–25; ver também Josué 2:1–15.) O que podemos aprender com o fato de Raabe e sua família terem sido salvos?

3. Josué e seu povo fazem convênio de servir a Deus.

Ensine e comente Josué 23 e 24:14–31.

• Quase no fim de sua vida, Josué lembrou aos israelitas o que Deus havia feito por eles. Josué também aconselhou-os a evitar armadilhas. Se você levar para a aula uma pequena armadilha, demonstre como ela funciona. Caso contrário, descreva seu funcionamento. O que devemos fazer para evitar cair em uma armadilha? (Primeiro, devemos reconhecer que é uma armadilha e depois ficar longe dela.)

• Em seu conselho final, Josué exortou Israel a apegar-se a seu Deus em vez de apegar-se ao restante das nações dos cananeus. (Josué 23:8, 12. Como podemos nos apegar ao Senhor em vez de nos apegar ao mundo? De que modo o apego aos cananeus seria uma armadilha para os israelitas? Quais são algumas das armadilhas do mundo que enfrentamos hoje?

• Que importante conselho Josué deu no fim de sua vida? (Ver Josué 24:14–15.) A quem Josué e Israel fizeram aliança de servir? (Ver Josué 24:15–18, 21–25, 31.) Por que uma pessoa não pode servir ao verdadeiro Deus e a deuses mundanos ao mesmo tempo?

• Por que é importante escolher hoje servir ao Senhor? Como demonstramos que escolhemos servi-Lo?

O Élder Marvin J. Ashton disse: “Josué lembra-nos a importância de tomar decisões sem demora: ‘Escolhei hoje a quem sirvais; (…) eu e a minha casa serviremos ao Senhor’. (Josué 24:15) Não amanhã, não quando estivermos prontos, não quando for conveniente — mas ‘hoje’, imediatamente escolhei a quem servireis. Aquele que nos convida a segui-Lo estará sempre à nossa dianteira com Seu Espírito e influência marcando o passo. Ele traçou e marcou o rumo, abriu as portas e indicou o caminho. Chamou-nos para junto Dele e a melhor hora para gozarmos de Sua companhia é imediatamente. O melhor meio de encontrar o caminho e manter-se nele é fazer o que Jesus fez — comprometer-se plenamente a fazer a vontade do Pai”. (A Liahona, julho de 1983, pp. 54–55)

Conclusão

O conselho final de Josué aos israelitas incluiu a mesma exortação feita a ele pelo Senhor ao ser chamado para ser um profeta — esforçar-se e ter bom ânimo. (Josué 23:1–6) A exortação é tão válida hoje quanto foi naquela época, pois estamos todos engajados na importante batalha espiritual entre o bem e o mal.

O Élder Ezra Taft Benson disse que dois princípios são essenciais para a segurança e paz: “Em primeiro lugar, confiem em Deus e, em segundo, estejam determinados a guardar os mandamentos, a servir ao Senhor, a fazer o que é certo (…) O Senhor deixou bem claro em Suas revelações que mesmo que a situação fique perigosa, mesmo que estejamos rodeados de tentações e pecados, mesmo que haja uma sensação de insegurança, mesmo que falte coragem aos homens e eles sejam tomados pela ansiedade, se simplesmente confiarmos em Deus e guardarmos Seus mandamentos, não teremos nada a temer”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1950, p. 146.]

Outras Sugestões para o Professor

O material a seguir complementa o plano de aula sugerido. Podem-se usar uma ou mais destas idéias como parte da lição.

1. Ocupar o lugar de um líder bem sucedido

• Muitas pessoas, como Josué e Brigham Young, foram chamadas para ocupar o lugar de grandes líderes. Citem algumas das dificuldades que eles provavelmente enfrentaram. Em sua opinião, o que os ajudou a ter êxito? O que podemos fazer para nos sairmos bem quando sucedemos alguém que teve êxito, seja no trabalho, na Igreja, na escola ou em casa?

2. As conseqüências dos pecados de uma pessoa sobre outras pessoas

• Ensine a história de Acã em Josué 7. Por causa da desobediência de Acã, os israelitas foram derrotados pelo povo de Ai. (Josué 7:1–5) O que fez Acã para causar isso? (Ver Josué 7:20–21. Acã foi desobediente, pegou roupas e dinheiro de Jericó, o que fez com que o Senhor reprovasse Israel.)

• O que sugere o resultado do pecado de Acã sobre como nossos pecados individuais afetam outras pessoas? Em que falácia caímos ao pensarmos que o que fazemos não é da conta de mais ninguém e não prejudicará outras pessoas? (Podem-se usar estes exemplos para mostrar como as ações de uma pessoa afetam as outras: um acidente causado por um motorista bêbado afeta a vida das pessoas inocentes que são feridas. Uma pessoa que interrompe uma aula da Escola Dominical tira a concentração de outras e faz com que percam a sensibilidade ao Espírito. Uma pessoa que comete pecados sexuais ou não vive a Palavra de Sabedoria traz dor e sofrimento a outras. Um pessoa casada que é infiel pode arruinar a família e causar grande dor a membros inocentes da família. Os membros da Igreja que não seguem ao Senhor podem impedir que a Igreja inteira receba as bênçãos do Senhor.)

O Élder James E. Faust disse: As escolhas particulares não são tão particulares: todas elas têm conseqüências coletivas. (…) Nossa sociedade é a soma do que milhões de pessoas fazem em sua vida particular. Essa soma de conduta particular tem conseqüências públicas mundiais de magnitude extrema. Não existem escolhas totalmente particulares”. (A Liahona, junho de 1987, p. 80–81.)

3. Calebe recebe a terra de Hebrom

Josué 14 relata minuciosamente como Calebe recebeu a terra de Hebrom de Josué. Por que Calebe recebeu a terra de Hebrom? (Ver Josué 14:6–14. Repare que a frase “perseverei em seguir ao Senhor” se repete nos versículos 8, 9 e 14.)

O Presidente Spencer W. Kimball manifestou sua admiração por Calebe e citou algumas lições que podemos aprender com ele:

“O exemplo de Calebe nos ensina muitas importantes lições. Exatamente como Calebe teve de lutar e conservar-se leal e fiel para ganhar sua herança, também devemos lembrar-nos de que, embora o Senhor nos haja prometido um lugar no seu reino, precisamos esforçar-nos constante e diligentemente para sermos dignos da recompensa.

Calebe concluiu sua comovente declaração com um pedido e um desafio que têm toda a minha simpatia. Os anaquins ainda habitavam a terra prometida e precisavam ser vencidos. Dizia Calebe, pois, aos oitenta e cinco anos: ‘Dá-me este monte’. (Josué 14:12)

Eis o que sinto quanto à obra neste momento. Grandes desafios nos aguardam, oportunidades imensas. Eu os acolho com prazer e sinto-me inclinado a dizer ao Senhor, humildemente: ‘Dá-me este monte’, dá-me esses desafios”. (A Liahona, março de 1980, pp. 116–117)

4. “Escolhei hoje a quem sirvais”

Caso as Apresentações de Vídeo do Velho Testamento (5X224 059) estejam disponíveis, sugere-se que você apresente “Escolhei Hoje a quem Sirvais”, um segmento de seis minutos, sobre como a obediência dos cavalos árabes é testada quando os animais estão com fome e sede.