Conferência Geral
O Poder do Ímpeto Espiritual
Conferência geral de abril de 2022


O Poder do Ímpeto Espiritual

Gostaria de sugerir cinco coisas específicas que podemos fazer, para nos ajudar a manter um ímpeto espiritual positivo.

Queridos irmãos e irmãs, eu amo-vos. Prezo muito esta oportunidade de falar-vos hoje. Oro, diariamente, para que todos sejam protegidos dos ataques ferozes do adversário e que tenham força para prosseguir, sejam quais forem os desafios que enfrentem.

Algumas provações são fardos profundamente pessoais, que mais ninguém consegue ver. Outros são enfrentados num palco mundial. O conflito armado na Europa de Leste é um deles. Estive na Ucrânia e na Rússia muitas vezes. Amo estes países, o povo e o idioma deles. Choro e oro por todos os afetados por este conflito. Como Igreja estamos a fazer tudo o que é possível para ajudar aqueles que estão a sofrer e a lutar para sobreviver. Convidamos todos a continuar a jejuar e a orar por todas as pessoas que estão a ser feridas por esta calamidade. Qualquer guerra é uma violação horrível de tudo o que o Senhor Jesus Cristo defende e ensina.

Nenhum de nós pode controlar nações, nem as ações dos outros, nem mesmo os membros da nossa própria família. Mas podemos controlar-nos a nós mesmos. O meu apelo, hoje, queridos irmãos e irmãs, é que acabem com os conflitos que assolam o vosso coração, a vossa casa e a vossa vida. Enterrem toda e qualquer inclinação para ferir os outros, sejam essas inclinações a nível do temperamento, uma língua afiada ou um ressentimento por alguém que vos magoou. O Salvador deu-nos o mandamento de dar a outra face,1 de amar os nossos inimigos e de orar por aqueles que nos maltratam.2

Pode ser dolorosamente difícil colocar de lado a ira que sentimos ser tão justificada. Pode parecer impossível perdoar aqueles cujas ações destrutivas feriram os inocentes. E, apesar disso, o Salvador advertiu-nos a “[perdoar] todos os homens”.3

Somos seguidores do Príncipe da Paz. Agora, mais do que nunca, precisamos da paz que só Ele pode trazer. Como é que podemos esperar que a paz exista no mundo quando não estamos, individualmente, a procurar paz e harmonia? Irmãos e irmãs, eu sei que o que estou a sugerir não é fácil. Mas os seguidores de Jesus Cristo devem dar o exemplo que o mundo inteiro deve seguir. Rogo-vos que façam tudo o que estiver ao vosso alcance para acabar com os conflitos pessoais que, atualmente, estão a assolar o vosso coração e a vossa vida.

Vou enfatizar este apelo à ação, abordando um conceito do qual me lembrei, recentemente, enquanto assistia a um jogo de basquetebol.

Naquele jogo, o primeiro tempo foi divido, de parada e resposta. Então, nos últimos cinco segundos do primeiro tempo, um defesa de uma das equipas encestou um belo triplo. A faltar apenas um segundo, outro companheiro de equipa intercetou o passe na reposição de bola e fez outro cesto, em cima do sinal sonoro! Desta forma, a equipa foi para o balneário com quatro pontos de vantagem, com uma onda evidente de ímpeto. Eles conseguiram levar esse ímpeto para o segundo tempo e vencer o jogo.

Ímpeto é um conceito poderoso. Todos já experimentámos isto, duma forma ou doutra — por exemplo, num veículo que ganha velocidade ou num desentendimento que, de repente, se transforma numa discussão.

Então, pergunto: “O que é que pode desencadear o ímpeto espiritual?” Já vimos exemplos de ímpeto positivo e negativo. Conhecemos seguidores de Jesus Cristo que se converteram e cresceram na fé. Mas também conhecemos crentes, outrora comprometidos, que se afastaram. O ímpeto pode pender para qualquer lado.

Nunca foi tão preciso um ímpeto espiritual positivo como agora, para neutralizar a velocidade com que o mal e os sinais dos tempos mais sombrios estão a intensificar-se. O ímpeto espiritual positivo manter-nos-á a avançar, por entre o medo e a incerteza criados por pandemias, tsunamis, erupções vulcânicas e hostilidades armadas. O ímpeto espiritual pode ajudar-nos a resistir aos ataques implacáveis ​​e iníquos do adversário e frustrar os seus esforços de desgastar o nosso alicerce espiritual pessoal.

O ímpeto espiritual positivo pode ser desencadeado de várias formas. Obediência, amor, humildade, serviço e gratidão4 são apenas alguns exemplos.

Hoje, gostaria de sugerir cinco coisas específicas que podemos fazer, para nos ajudar a manter um ímpeto espiritual positivo.

Primeiro: Entrar no caminho do convénio e permanecer lá.

Há pouco tempo, tive um sonho vívido no qual conheci um grande grupo de pessoas. Fizeram-me muitas perguntas, sendo a mais frequente acerca do caminho do convénio e por que é que é tão importante?

No meu sonho, expliquei que entramos no caminho do convénio quando somos batizados e fazemos o nosso primeiro convénio com Deus.5 De cada vez que tomamos o sacramento, prometemos novamente tomar sobre nós o nome do Salvador, lembrar-nos Dele e guardar os Seus mandamentos.6 Em troca, Deus assegura que podemos ter sempre o Seu Espírito connosco.

Mais tarde, fazemos convénios adicionais no templo, onde recebemos promessas ainda maiores. As ordenanças e os convénios dão-nos acesso ao poder divino. O caminho do convénio é o único caminho que leva à exaltação e à vida eterna.

No meu sonho, uma mulher perguntou como é que alguém que quebra os seus convénios pode voltar a este caminho. A minha resposta à pergunta dela leva à minha segunda sugestão:

Descobrir a alegria do arrependimento diário.

Qual é a importância do arrependimento? Alma ensinou que não devemos “[pregar] senão arrependimento e fé no Senhor”.7 É requerido o arrependimento de toda a pessoa responsável que deseje a glória eterna.8 Não há exceções. Numa revelação ao Profeta Joseph Smith, o Senhor castigou os primeiros líderes da Igreja por não ensinarem o evangelho aos seus filhos.9 O arrependimento é a chave para progredir. A fé pura mantém-nos a seguir em frente no caminho do convénio.

Por favor, não temam nem adiem o arrependimento. Satanás deleita-se na vossa miséria. Abreviem-na. Afastem a influência dele da vossa vida! Comecem hoje a sentir a alegria de se despojarem do homem natural.10 O Salvador ama-nos sempre mas, especialmente, quando nos arrependemos. Ele prometeu que, ainda que “os montes se [movam], e os outeiros [tremam], (…) a minha benignidade não se desviará de ti”.11

Se sentem que se desviaram do caminho do convénio para muito longe ou por muito tempo e não há forma de voltar, isso simplesmente não é verdade.12 Por favor, entrem em contacto com o vosso bispo ou presidente de ramo. Ele é o agente do Senhor e ajudar-vos-á a sentir a alegria e o alívio do arrependimento.

Agora, uma advertência: Regressar ao caminho do convénio não significa que a vida será fácil. Este caminho é rigoroso e, por vezes, vai parecer uma subida íngreme.13 Contudo, esta subida foi concebida para nos testar e ensinar, refinar a nossa natureza e ajudar a que nos tornemos santos. É o único caminho que conduz à exaltação. Um profeta14 descreveu o “estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até [ao] fim, serão recebidos no céu, para (…) habitar com Deus [num] estado de felicidade sem fim”.15

Andar no caminho do convénio, lado a lado com o arrependimento diário, fomenta o ímpeto espiritual positivo.

A minha terceira sugestão: Aprender sobre Deus e como Ele trabalha.

Um dos nossos maiores desafios atuais é distinguir entre as verdades de Deus e as falsificações de Satanás. É por isso que o Senhor advertiu: “Ora sempre, (…) para que venças Satanás e escapes das mãos dos servos de Satanás, que apoiam o trabalho dele”.16

Moisés deu um exemplo de como discernir entre Deus e Satanás. Quando Satanás veio tentar Moisés, este detetou o engano pois tinha acabado de ter uma interação cara a cara com Deus. Moisés percebeu rapidamente quem era Satanás e ordenou-lhe que se retirasse.17 Quando Satanás persistiu, Moisés sabia como clamar a Deus para ter mais ajuda. Moisés recebeu força divina e repreendeu o maligno novamente, dizendo: “Retira-te de mim, Satanás, porque somente a este único Deus adorarei”.18

Nós devemos seguir este exemplo. Expulsem a influência de Satanás da vossa vida! Por favor, não o sigam até ao seu “abismo da miséria e angústia sem fim”.19

Com uma velocidade assustadora, um testemunho que não é nutrido diariamente “pela boa palavra de Deus”20 pode desmoronar. Portanto, o antídoto para o esquema de Satanás é claro — temos de ter experiências diárias de adoração ao Senhor e de estudo do Seu evangelho. Imploro-vos que deixem que Deus prevaleça na vossa vida. Deem-Lhe uma boa quota do vosso tempo. Ao fazê-lo, reparem no que acontece ao vosso ímpeto espiritual positivo.

Sugestão número 4: Procurar e esperar milagres.

Moróni assegurou-nos que “Deus não deixou de ser um Deus de milagres”.21 Todos os livros de escrituras demonstram como o Senhor está disposto a intervir na vida daqueles que acreditam Nele.22 Ele abriu o Mar Vermelho a Moisés, ajudou Néfi a recuperar as placas de latão e restaurou a Sua Igreja através do Profeta Joseph Smith. Cada um destes milagres levou o seu tempo e pode não ter sido exatamente o que estas pessoas pediram, inicialmente, ao Senhor.

Da mesma forma, o Senhor irá abençoar-vos com milagres se acreditarem Nele, “sem de nada [duvidarem]”.23 Façam o trabalho espiritual para procurar milagres. Em espírito de oração, peçam a Deus para ajudar-vos a exercer este tipo de fé. Prometo que podereis sentir por vós mesmos que Jesus Cristo “dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”.24 Poucas coisas irão acelerar mais o vosso ímpeto espiritual do que perceber que o Senhor está a ajudar-vos a mover uma montanha na vossa vida.

Sugestão número 5: Acabar com os conflitos na vossa vida pessoal.

Repito o meu apelo para acabarem com os conflitos na vossa vida. Exercitem a humildade, a coragem e a força necessárias tanto para perdoar como para procurar o perdão. O Salvador prometeu que “se [perdoarmos] aos homens as suas ofensas, também [o nosso] Pai Celestial [nos] perdoará a [nós]”.25

Daqui a duas semanas, celebramos a Páscoa. De hoje até à Páscoa, convido-vos a procurar terminar um conflito pessoal que tem sido um peso para vós. Haverá ato de gratidão a Jesus Cristo mais adequado pela Sua Expiação? Se, neste momento, o perdão parece impossível, peçam poder, através do sangue expiatório de Jesus Cristo, para vos ajudar. À medida que o fizerem, prometo-vos paz pessoal e uma explosão de ímpeto espiritual.

Quando o Salvador expiou por toda a humanidade, abriu um caminho para que aqueles que O seguem possam ter acesso ao Seu poder de cura, fortalecimento e redenção. Estes privilégios espirituais estão disponíveis para todos os que procuram ouvi-Lo e segui-Lo.

Meus queridos irmãos e irmãs, com toda a súplica do meu coração, exorto-vos a entrar no caminho do convénio e a permanecer lá. Sintam a alegria de se arrependerem diariamente. Aprendam sobre Deus e como Ele trabalha. Procurem e esperem milagres. Esforcem-se para acabar com os conflitos na vossa vida.

À medida que agirem nestes objetivos, prometo-vos a capacidade de seguir em frente no caminho do convénio, com um ímpeto aumentado, independentemente dos obstáculos que enfrentarem. E prometo-vos mais força para resistir à tentação, mais paz de espírito, liberdade do medo e mais união nas vossas famílias.

Deus vive! Jesus é o Cristo! Ele vive! Ele ama-nos e vai ajudar-nos. Disto testifico, no sagrado nome do nosso Redentor, Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Ver 3 Néfi 12:39.

  2. Ver 3 Néfi 12:44.

  3. Doutrina e Convénios 64:10; ver também o versículo 9.

  4. Como disse o apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças” (1 Tessalonicenses 5:18). Um dos antídotos mais seguros para o desespero, o desânimo e a letargia espiritual é a gratidão. Quais são algumas das coisas pelas quais podemos dar graças a Deus? Agradeçamos-Lhe pela beleza da Terra, pela Restauração do evangelho e pelas inúmeras formas pelas quais Ele e o Seu Filho nos disponibilizam o Seu poder aqui nesta Terra. Agradeçamos-Lhe pelas escrituras, pelos anjos que respondem aos nossos apelos a Deus para obter ajuda, revelação e famílias eternas. E, acima de tudo, agradeçamos a Deus pela dádiva do Seu Filho e pela Expiação de Jesus Cristo, que nos possibilita cumprir as missões para as quais fomos enviados à Terra.

  5. Para entender o caminho do convénio, é importante entender que um convénio envolve um compromisso bilateral entre Deus e um dos Seus filhos. Num convénio, Deus estabelece os termos e nós concordamos com esses termos. Em troca, Deus faz-nos promessas. Muitos convénios são acompanhados por sinais externos — ou ordenanças sagradas — nas quais participamos com a presença de testemunhas. Por exemplo, o batismo é um sinal para o Senhor de que a pessoa batizada fez um convénio de guardar os mandamentos de Deus.

  6. Ver Moróni 4:3; 5:2; Doutrina e Convénios 20:77, 79.

  7. Mosias 18:20.

  8. Ver Moisés 6:50, 57.

  9. Ver Doutrina e Convénios 93:40-48.

  10. Ver Mosias 3:19.

  11. Isaías 54:10, ênfase acrescentada; ver também 3 Néfi 22:10. Bondade é traduzida do termo hebraico hesed, uma palavra poderosa, com significado profundo, que engloba bondade, misericórdia, amor do convénio e muito mais.

  12. É possível fazer restituição de alguns pecados, mas de outros não. Se uma pessoa abusa ou viola outra, ou se uma tira a vida de outra, a restituição total não pode ser feita. O pecador, nestes casos, não pode fazer muito e fica a dever uma grande parte. Porque o Senhor está disposto a perdoar saldos devedores, podemos vir a Ele, independentemente do quanto nos tenhamos desviado. Quando nos arrependemos sinceramente, Ele perdoa-nos. Qualquer saldo devedor entre os nossos pecados e a nossa capacidade de restituir totalmente, só pode ser pago pela aplicação da Expiação de Jesus Cristo, que pode fazer uma dádiva de misericórdia. A Sua disposição de perdoar o nosso saldo devedor é uma dádiva inestimável.

  13. Ver 2 Néfi 31:18-20.

  14. O profeta nefita, Rei Benjamin.

  15. Mosias 2:41.

  16. Doutrina e Convénios 10:5; ênfase acrescentada.

  17. Ver Moisés 1:16; ver também os versículos 1-20.

  18. Moisés 1:20.

  19. Helamã 5:12.

  20. Moróni 6:4.

  21. Mórmon 9:15; ver também o versículo 19.

  22. João, o Apóstolo, declarou que registou os milagres do Salvador para que “creiais que Jesus é o Cristo” (João 20:31).

  23. Mórmon 9:21.

  24. Isaías 40:29.

  25. Mateus 6:14.