Conferência Geral
O Plano Está a Funcionar?
Conferência geral de abril de 2022


O Plano Está a Funcionar?

Testifico que o plano de felicidade funciona. Foi criado pelo nosso Pai Celestial, que nos ama.

O Plano Está a Funcionar?

Recentemente, conversei com um jovem adulto que serviu missão há vários anos e agora está envolvido no seu trabalho profissional. De certa forma, a sua vida estava a correr bem. Mas a sua fé estava em declínio. Ele estava a afundar-se num mar de dúvidas acerca do Salvador e da Sua Igreja. Explicou que não estava a receber as bênçãos que esperava do evangelho restaurado. Sentia que o plano de felicidade não estava a funcionar na sua vida.

A minha mensagem de hoje é para todos aqueles que possam ter sentimentos semelhantes. Dirijo-me àqueles que um dia “[sentiram] o desejo de cantar o cântico do amor que redime”, mas que “agora [já não sentem] isso”.1

O nosso Pai Celestial preparou um plano maravilhoso para a nossa felicidade eterna. Mas, quando a vida não se desenrola conforme esperamos, pode parecer que o plano do Pai Celestial não está a funcionar.

Por vezes, sentimo-nos tal como os discípulos de Jesus se sentiram quando estavam num barco “no meio do mar, açoitado pelas ondas: porque o vento era contrário”.2

Mas, durante a madrugada:

“dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar.

E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se. (…) E gritaram com medo.

Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não tenhais medo.

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e começando a afundar, clamou, (…) Senhor, salva-me.

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?”3.

Posso partilhar convosco três princípios que aprendi com Pedro? Oro para que estes princípios ajudem qualquer pessoa que sinta que o plano de felicidade não está a funcionar na sua vida.

Primeiro, agir com fé em Jesus Cristo.

Fico admirado com a fé de Pedro. Ao simples convite de Jesus para “ir”, ele deixou o barco sacudido pela tempestade. Ele parecia saber que se Jesus Cristo o convidasse a fazer algo, ele iria conseguir fazê-lo.4 Pedro confiava mais no Salvador do que no seu barco. Essa fé deu-lhe poder para agir com coragem durante uma situação stressante e assustadora.

A fé de Pedro faz-me lembrar de uma experiência que ouvi do Elder José L. Alonso, Pouco depois do filho do Elder Alonso falecer, deixando uma família com crianças pequenas, o Elder Alonso ouviu-as a conversar entre si.

“O que é que vamos fazer?” perguntavam.

A filha de nove anos respondeu: “O Papá está bem. Ele está a pregar o evangelho de Jesus Cristo”.

Tal como Pedro, esta menina viu para além dos seus desafios e confiou em Jesus Cristo e na Sua Expiação. A fé no Salvador traz paz e força para prosseguir em frente.

Se olharem para trás, para a vossa vida, acredito que irão perceber que exerceram fé muitas vezes. Filiarmo-nos à Igreja é um ato de fé. Falar com o Pai Celestial através da oração, é um ato de fé. Ler as escrituras é um ato de fé. Ouvir as mensagens desta conferência geral é um ato de fé. Tal como o Presidente Russell M. Nelson disse: “Não minimizem a fé que já possuem”.5

Outra lição que aprendi com Pedro:

Em tempos de dificuldade voltemo-nos, de imediato, para Jesus Cristo.

Enquanto caminhava em direção ao Salvador, Pedro assustou-se com o vento e começou a afundar. Quando Pedro se apercebeu do que estava a acontecer, ele não tentou nadar sozinho nem nadar de volta para o barco. Em vez de abandonar a sua fé em Cristo, manteve-se firme e clamou: “Senhor, salva-me”.

“E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o”.6

Todos nós enfrentamos ventos tempestuosos que podem abalar a nossa fé e nos fazer afundar. Quando isso acontecer, lembrem-se de que o plano de felicidade do Pai Celestial tem outro nome — O plano de redenção. Não estava no plano deslizarmos facilmente pela vida, sem tropeçar ou afundar, com um sorriso sempre no rosto. O Pai Celestial sabia que precisaríamos ser redimidos. É por este motivo que Ele preparou o plano de redenção.7 É por este motivo que Ele enviou um Redentor. Quando enfrentamos dificuldades — seja por que motivo for — isso não significa que o plano não esteja a funcionar. É nesses momentos que mais precisamos do plano!

Nesses momentos, sigam o exemplo de Pedro. Virem-se de imediato para o Salvador.

“Agora é o tempo e o dia [da] vossa salvação; (…) Não deixeis o dia do arrependimento para o fim”.8

Não importa onde estamos nem onde estivemos, o arrependimento é o caminho a seguir. O Presidente Nelson ensinou:

“Nada é mais libertador, mais enobrecedor ou mais crucial para o nosso progresso individual, do que um foco regular e diário no arrependimento.

Quer estejais a percorrer diligentemente o caminho do convénio, quer tenhais escorregado ou saído do caminho do convénio, ou nem sequer conseguis ver o caminho de onde agora estais, suplico-vos que vos arrependais. Experimentai o poder fortalecedor do arrependimento diário — de fazer e ser um pouco melhor a cada dia”.9

Vir até Cristo significa mais do que apenas pensar Nele, falar sobre Ele ou até mesmo amá-Lo. Significa segui-Lo. Significa viver do modo que Ele nos ensina a viver. E para todos nós, isto significa arrependermo-nos, sem demora.

Uma das minhas filhas trabalhava no centro de formação missionário. Ela relatou-me sobre um elder a quem ensinou que, por sua vez lhe confidenciou que não tinha a certeza da veracidade do Livro de Mórmon. Ele orou e orou por um testemunho espiritual, mas não recebeu resposta.

A minha filha orou para saber o que deveria fazer para ajudar este missionário. A inspiração que ela obteve foi de que as escrituras não foram dadas apenas para que possamos lê-las e obter um testemunho; elas também foram dadas para nos ensinar a guardar os mandamentos de Deus. A minha filha partilhou esse pensamento com o missionário.

Mais tarde, ela voltou a ver aquele missionário, e este parecia muito mais feliz. Ele disse-lhe que, finalmente tinha recebido um testemunho da veracidade do Livro de Mórmon. Ele percebeu que obteve esse testemunho porque estava a empenhar-se para fazer o que o Livro de Mórmon ensina.

Sigamos o exemplo de Pedro, de nos voltarmos para o Salvador durante os momentos de dificuldade. Sigamos Jesus Cristo em vez de confiar na nossa própria sabedoria e força. Não importa há quanto tempo estamos a tentar caminhar sobre a água sem Ele, nunca é tarde demais para Lhe pedir ajuda. O plano funciona!

O terceiro princípio que aprendi com a experiência de Pedro:

Humilhem-se diante do Senhor, e Ele elevar-vos-á a coisas grandiosas.

Pedro tinha demonstrado fé, tanto ao andar sobre as águas quanto ao procurar o Salvador quando precisou de ajuda. Mesmo assim, o Salvador viu em Pedro um potencial muito maior. “Homem de pouca fé”, disse Jesus “por que duvidaste?”.10

Pedro poderia ter-se ressentido com esta repreensão. Mas, aceitou-a humildemente. Ele continuou a procurar obter mais fé em Jesus Cristo. Através de muitas experiências adicionais de fortalecimento da fé — algumas delas muito, muito difíceis — Pedro acabou por tornar-se no líder, firme como uma rocha, que o Senhor precisava que ele fosse. Ele realizou grandes coisas ao serviço do Senhor.

Quais são as grandes coisas que o Senhor deseja que realizemos? Na Sua Igreja e no Seu reino, há muitas oportunidades de servir e ministrar outros, tal como o Salvador fez. Ele deseja que todos façam parte da Sua grande obra. Nunca o plano de felicidade será tão real para vós, como nos momentos em que estão a ajudar outros a vivê-lo.

Na edificação da minha própria fé, estas palavras de Alma mudaram a minha vida: “Benditos são os que se humilham sem serem compelidos a ser humildes”.11 Coloquemo-nos, humildemente, numa posição em que Jesus nos possa elevar, guiar e tirar o máximo de partido das nossas capacidades.12

Testifico que o plano de felicidade funciona. Foi criado pelo vosso Pai Celestial, que vos conhece e vos ama. Ele funciona porque Jesus Cristo venceu o pecado e a morte através da Sua Expiação. Venham até Ele, Sigam-No, e “imediatamente terá efeito para vós o grande plano de redenção”.13 Em nome de Jesus Cristo. Amém.