Conferência Geral
Confiar na Doutrina de Cristo
Conferência geral de abril de 2023


Confiar na Doutrina de Cristo

Quando construímos as nossas casas sobre o alicerce de um relacionamento de convénio com Cristo, estamos a confiar na doutrina de Cristo.

Com os “olhos da mente”, vejo o profeta Néfi, já idoso, à sua mesa, as placas de ouro abertas diante dele e o seu estilete na mão.

Néfi estava a terminar de gravar o seu último registo nas placas de ouro. Ele escreveu: “E agora, meus amados irmãos, ponho fim às minhas palavras”.1 Mas, logo depois, o Espírito impeliu Néfi a voltar aos seus registos e a escrever uma mensagem final. Sob a poderosa influência do Espírito Santo, este grande profeta, escreveu novamente com o estilete: “Portanto, as coisas que escrevi me bastam, exceto algumas poucas palavras que devo dizer sobre a doutrina de Cristo”.2

Como somos eternamente gratos por aquelas “poucas palavras”3 e pelo Espírito ter compelido Néfi a escrevê-las. O tratado de Néfi sobre a doutrina de Cristo é um tesouro para aqueles que se banqueteiam nas suas palavras. Este contém uma visão do batismo do Salvador4 e a voz do Filho a convidar todos a segui-Lo5 e a fazer “as coisas que [nós] [O] vimos fazer”.6 Contém o testemunho de Néfi de que aqueles que, com fé em Cristo, se arrependem sinceramente dos seus pecados e seguem o Salvador nas águas do batismo “[recebem] o Espírito Santo; sim, então vem o batismo de fogo e do Espírito Santo”.7 Ouvimos também a voz do Pai a prestar testemunho: “Sim, as palavras do meu Amado são verdadeiras e fiéis. Quem perseverar até [ao] fim, esse será salvo”.8

O Presidente Russell M. Nelson enfatizou a importância singular da doutrina de Cristo, num discurso dirigido aos líderes de missão recém-chamados: “Mais do que qualquer outra coisa, queremos que os nossos missionários (…) tenham a doutrina de Cristo gravada no seu coração — enraizada na medula dos seus ossos”.9

O manual Pregar [o] Meu Evangelho resume 5 elementos importantes da doutrina de Cristo. Este refere: “[Convidamos] as pessoas a virem a Cristo, ajudando-as a receber o evangelho restaurado através da fé em Jesus Cristo e na Sua Expiação, arrependimento, batismo, recebimento do dom do Espírito Santo e perseverando até [ao] fim”.10

Mas, a importância da doutrina de Cristo não é só para os missionários! E é muito mais profunda do que uma mera repetição sumária dos seus cinco elementos-chave. Abrange a lei do evangelho. É o grande plano para a vida eterna.

Irmãos e irmãs, se quisermos aceitar o convite do Presidente Nelson, de ter a doutrina de Cristo enraizada na medula dos nossos ossos, devemos aprofundar a nossa conversão ao Senhor através do estudo, da oração, através de uma vida fiel e de arrependimento contínuo. Devemos convidar o Espírito Santo a gravar a doutrina de Cristo nas “tábuas de carne [do nosso] coração”11 tão profunda e permanentemente como esta foi gravada por Néfi nas placas de ouro.

Em outubro passado, o Presidente Nelson perguntou: “O que é que significa vencer o mundo?” Entre outras coisas, ele disse: “Significa confiar na doutrina de Cristo mais do que nas filosofias dos homens”.12

A palavra confiança define-se como “uma certeza segura do caráter, capacidade, força ou verdade de alguém ou algo”.13 Este alguém é Jesus Cristo e este algo é a Sua doutrina.

De que modo é que a confiança intencional na doutrina de Cristo muda a forma como vivemos a nossa vida?

Se confiarmos na doutrina de Cristo, confiaremos em Cristo a ponto de viver de acordo com cada uma das Suas palavras.14 Faremos um estudo pela vida fora acerca de Jesus Cristo,15 do Seu ministério, dos seus ensinamentos e do Seu Sacrifício Expiatório infinito, inclusive da Sua gloriosa Ressurreição. Estudaremos as Suas promessas e as condições sob as quais estas são dadas.16 Ao estudarmos, ficaremos mais cheios de amor pelo Senhor.

Se confiarmos na doutrina de Cristo, aproximar-nos-emos do nosso Pai Celestial, todos os dias, em humilde e secreta oração, onde podemos expressar gratidão pela dádiva do Seu Filho e por todas as nossas bênçãos.17 Podemos orar pela companhia reveladora do Espírito Santo,18 orar de forma a alinhar a nossa vontade com a Dele,19 orar para refletir sobre os nossos convénios e renovar o nosso compromisso de cumpri-los.20 Podemos orar para apoiar e expressar amor pelos nossos profetas, videntes e reveladores,21 orar pelo poder purificador do perdão22 e orar pela força para resistir à tentação.23 Convido-vos a fazer da oração uma prioridade na vossa vida, procurando a cada dia melhorar a vossa comunicação com Deus.

Se confiarmos na doutrina de Cristo, deixaremos de lado a luxúria do mundo para podermos concentrar-nos no Redentor do mundo.24 Limitaremos ou eliminaremos o tempo gasto nas redes sociais; jogos digitais; entretenimento desnecessário, excessivo ou inadequado; o fascínio dos tesouros e das vaidades deste mundo; e quaisquer outras atividades que dão lugar às falsas tradições e filosofias enganadoras dos homens. É somente por intermédio de Cristo que podemos encontrar verdade e realização duradoura.

O arrependimento sincero25 tornar-se-á uma parte alegre26 da nossa vida — tanto para sermos perdoados do pecado como para sermos transformados à imagem de Cristo.27 O arrependimento com fé em Cristo dá-nos acesso à Expiação de Cristo. O Presidente Dallin H. Oaks ensinou que, quando o Salvador perdoa, Ele “faz mais do que [nos] purificar do pecado. Ele também [nos] dá novas forças”.28 Cada um de nós precisa desta força para guardar os mandamentos de Deus e para cumprir o propósito eterno da nossa vida.

Em Jesus e na Sua doutrina encontramos força. Ele disse: “Em verdade, em verdade vos digo que esta é minha doutrina, e os que edificam sobre isto edificam sobre [a] minha rocha; e as portas do inferno não prevalecerão contra eles”.29

Vemos esta promessa cumprida na vida de pessoas fiéis. Foi há pouco mais de um ano que tive o privilégio de conhecer o Travis e a Kacie. Eles casaram-se pelo civil em 2007. Na época, o Travis não era membro da Igreja. A Kacie, embora tivesse sido criada num lar Santo dos Últimos Dias ativo, tinha-se desviado da sua fé, na adolescência, e afastado do seu alicerce.

Em 2018, o Travis conheceu os missionários e foi batizado em 2019. Tornou-se num missionário para a Kacie, que também passou por uma conversão que mudou a sua vida. Eles foram selados no templo em setembro de 2020. Cerca de dois anos após o seu batismo, o Travis foi chamado para servir no bispado.

Ele tem uma doença rara que origina, continuamente, aglomerados de tumores nos seus órgãos internos. Ele passou por muitas cirurgias para remover os tumores recorrentes, mas a doença é incurável. Há vários anos, os médicos deram ao Travis menos de 10 anos de vida.

A Kacie tem retinose pigmentar, uma doença genética rara que causa estreitamento irreversível do campo de visão e que leva à cegueira total.

A Kacie falou-me sobre o seu futuro. Ela antecipou o momento, não muito distante, em que ficaria viúva, cega, sem sustento financeiro e a criar sozinha quatro filhos pequenos. Perguntei à Kacie como é que ela conseguia lidar com esta perspetiva de um futuro tão sombrio. Ela sorriu pacificamente e disse: “Nunca estive tão feliz ou esperançosa na minha vida. Agarramo-nos às promessas que recebemos no templo”.

O Travis agora é o bispo. Há cerca de dois meses, ele submeteu-se a outra grande cirurgia. Mas está otimista e em paz. A visão da Kacie piorou. Ela agora tem um cão-guia e não consegue conduzir. Mas está satisfeita, a criar os filhos e a servir como conselheira da presidência das Moças.

O Travis e a Kacie estão a construir a sua casa sobre a rocha. Eles confiam na doutrina de Cristo e na promessa de que Deus “consagrará [as suas] aflições para [o seu] beneficio”.30 No plano perfeito de Deus, o sofrimento com fé em Cristo, está ligado ao nosso aperfeiçoamento em Cristo.31 Tal como o sábio da parábola que construiu a sua casa sobre uma rocha,32 quando a chuva cair, as enchentes surgirem, os ventos soprarem e assolarem a casa que o Travis e a Kacie estão a construir, esta não vai cair, por ter sido edificada sobre a rocha.33

Jesus não falou na possibilidade de chuvas, inundações e ventos nas nossas vidas; falou da certeza de que tempestades virão. A variável nesta parábola não é se as tempestades virão, mas sim como é que atenderemos ao Seu amoroso convite de ouvirmos e fazermos o que Ele ensinou.34 Não há outra maneira de sobreviver.

Quando construímos as nossas casas sobre o alicerce de um relacionamento de convénio com Cristo, estamos a confiar na doutrina de Cristo e ao virmos a Ele, temos a Sua promessa de vida eterna. As pessoas que confiam na doutrina de Cristo prosseguem com firmeza em Cristo e perseveram até ao fim. Não há outra forma de sermos salvos no reino dos Céus.35

Presto testemunho pessoal da realidade viva do Senhor Jesus Cristo ressuscitado. Testifico que Deus, o nosso Pai, amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu Filho para nos redimir do pecado36 e curar-nos da tristeza.37 Testifico que Ele chamou um profeta de Deus nos nossos dias, o Presidente Russell M. Nelson, através do qual Ele se comunica connosco e nos guia.

De todo o meu coração, convido-vos a confiar na doutrina de Cristo e a edificar a vossa vida sobre a rocha do Redentor. Ele nunca vos falhará. Em nome de Jesus Cristo. Amém.