Conferência Geral
“Tu Permanecerás em Mim e Eu, em Ti, Portanto, Anda Comigo”
Conferência geral de abril de 2023


“Tu Permanecerás em Mim e Eu, em Ti, Portanto, Anda Comigo”

A promessa do Salvador de permanecer em nós é verdadeira e está ao alcance de todos os membros, da Sua Igreja restaurada, que guardam convénios.

O antigo profeta Enoque, descrito no Velho Testamento, em Doutrina e Convénios e na Pérola de Grande Valor,1 foi fundamental para o estabelecimento da cidade de Sião.

O relato das escrituras sobre o chamado de Enoque para servir, indica que “ele ouviu uma voz do Céu, dizendo: Enoque, meu filho, profetiza a este povo e dize-lhes: Arrependei-vos (…) porque o coração deles endureceu e [os] seus ouvidos estão ensurdecidos e [os] seus olhos não conseguem enxergar longe”.2

“E tendo ouvido essas palavras, Enoque prostrou-se ante o Senhor e falou perante o Senhor, dizendo: Por que é que encontrei graça aos teus olhos? Sou apenas um menino e todo o povo [me odeia], pois sou lento no falar; porque razão sou teu servo?”3

Notem que, na época em que Enoque foi chamado a servir, ele tornou-se extremamente ciente das suas imperfeições e limitações pessoais. E suspeito que todos nós, num ou noutro momento, ao servimos na Igreja, já nos sentimos como Enoque. Mas, acredito que a resposta do Senhor à suplica de Enoque é instrutiva e aplica-se a cada um de nós, hoje em dia.

“E o Senhor disse a Enoque: Vai e faze o que te ordenei e homem algum te ferirá. Abre [a] tua boca e ela encher-se-á e dar-te-ei palavras. (…)

Eis que [o] meu Espírito está sobre ti; portanto, todas as tuas palavras justificarei; e as montanhas fugirão diante de ti e os rios desviar-se-ão [do] seu curso; e tu permanecerás em mim e eu, em ti; portanto, anda comigo.4

Enoque, acabou por se tornar num poderoso profeta e um instrumento nas mãos de Deus para realizar uma grande obra, mas ele não começou [o] seu ministério dessa forma! Pelo contrário, a sua capacidade, ao longo do tempo, foi ampliada ao aprender a permanecer em e a andar com o Filho de Deus.

Oro sinceramente pela ajuda do Espírito Santo à medida que consideramos juntos o conselho dado pelo Senhor a Enoque e o que ele pode significar para vós e para mim, hoje.

Tu Permanecerás em Mim

O Senhor Jesus Cristo estende a cada um de nós o convite para permanecer Nele.5 Mas, de que modo podemos realmente aprender e permanecer Nele?

A palavra permanecer denota que o devemos fazer de forma permanente ou estável e que deve perdurar. O Elder Jeffrey R. Holland explicou que “permanecer” como uma ação, significa “‘[estar] — mas, [estar] para sempre’. Este é o chamado contido na mensagem do evangelho para (…) todas as pessoas do mundo. Vinde, mas vinde para permanecer. Vinde com convicção e resistência. Vinde permanentemente, para o vosso bem e para o bem de todas as gerações que virão depois de vós”.6 Assim, permanecemos em Cristo quando somos firmes e inabaláveis na nossa devoção ao Redentor e aos Seus santos propósitos, tanto em tempos bons como maus.7

Começamos a permanecer no Senhor ao exercer o nosso arbítrio moral para tomar sobre nós o Seu jugo8 através dos convénios e ordenanças do evangelho restaurado. O vínculo por convénio que temos com o nosso Pai Celestial e com o Seu Filho ressurrecto e vivo, é a fonte celestial de perspetiva, esperança, paz e alegria duradoura; é também o alicerce sólido como uma rocha9 sobre o qual devemos edificar a nossa vida.

Permanecemos Nele ao lutarmos continuamente para fortalecer o nosso vínculo individual por convénio com o Pai e o Filho. Por exemplo, orar sinceramente ao Pai Eterno, em nome do Seu Filho Amado, aprofunda e fortalece o nosso vínculo por convénio com Eles.

Permanecemos Nele ao nos banquetearmos, verdadeiramente, nas palavras de Cristo. A doutrina do Salvador aproxima-nos, como filhos do convénio, para mais perto Dele10 e irá dizer-nos todas as coisas que devemos fazer.11

Permanecemos Nele ao nos prepararmos, diligentemente, para participar na ordenança do sacramento, revendo e refletindo acerca das nossas promessas feitas por convénio e arrependendo-nos sinceramente. Participar dignamente no sacramento é um testemunho para Deus de que estamos dispostos a tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo e a esforçar-nos para “recordá-lo sempre”12 após o breve período de tempo requerido para participar nesta ordenança sagrada.

E permanecemos Nele ao servirmos Deus, assim como aos Seus filhos, e ao ministrarmos aos nossos irmãos e irmãs.13

O Salvador disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; tal como eu tenho guardado os mandamentos [do] meu Pai, e permaneço no seu amor”.14

Descrevi, sucintamente, algumas das muitas maneiras pelas quais podemos “permanecer” no Salvador. E agora, convido cada um de nós, como Seus discípulos, a pedir, buscar, bater e aprender por nós mesmos, pelo poder do Espírito Santo, outras maneiras significativas pelas quais podemos fazer de Cristo o centro da nossa vida em tudo o que fazemos.

E Eu em Ti

A promessa do Salvador aos Seus seguidores é recíproca: se permanecermos Nele, Ele irá permanecer em nós. Mas, será que é realmente possível para Cristo permanecer em mim e em vós — individual e pessoalmente? A resposta a esta pergunta é um sonoro sim!

No Livro de Mórmon, aprendemos sobre os ensinamentos de Alma e o seu testemunho aos pobres, cujas aflições os tinham compelido a ser humildes. Nas suas instruções, ele comparou a palavra a uma semente que deve ser plantada e nutrida e descreveu “a palavra” como sendo a vida, a missão e o sacrifício expiatório de Jesus Cristo.

Alma disse: “Começai a acreditar no Filho de Deus, que ele virá para redimir [o] seu povo e que ele sofrerá e morrerá para expiar os pecados deles; e que ele se levantará dos mortos, proporcionando-nos a ressurreição; que todos os homens comparecerão diante dele, a fim de serem julgados no último dia, o dia do juízo final, segundo [as] suas obras”.15

Dada esta descrição da “palavra” por Alma, considerem a ligação inspiradora que ele depois identifica.

“E agora (… ) desejo que planteis esta palavra [no] vosso coração, e quando ela começar a inchar, cultivai-a com [a] vossa fé. E eis que se tornará em árvore, crescendo em vós para a vida eterna. E permita Deus que [as] vossas cargas sejam leves [para a] alegria [do] seu Filho. E tudo isso podereis fazer, se assim o quiserdes”.16

A semente que devemos esforçar-nos por plantar no nosso coração é a palavra — sim, a vida, a missão e a doutrina de Jesus Cristo. E como a palavra é nutrida pela fé, pode tornar-se numa árvore que floresce em nós para a vida eterna.17

Qual era o simbolismo da árvore na visão de Leí? A árvore pode ser considerada uma representação de Jesus Cristo.18

Meus amados irmãos e irmãs, será que a Palavra está em nós? Será que as verdades do evangelho do Salvador estão escritas nas tábuas de carne do nosso coração?19 Será que estamos gradualmente a chegar ao ponto de nos tornarmos mais semelhantes a Ele? Será que a árvore de Cristo está a crescer em nós? Será que estamos a esforçar-nos para nos tornarmos “novas criaturas”20 Nele?21

Talvez este potencial milagroso tenha inspirado Alma a perguntar: “Haveis nascido espiritualmente de Deus? Haveis recebido [a] sua imagem [no] vosso semblante? Haveis experimentado esta poderosa mudança [no] vosso coração?”22

Devemos lembrar-nos sempre da instrução do Senhor a Enoque: “Tu permanecerás em mim e eu em ti”.23 E testifico que a promessa do Salvador de permanecer em nós é verdadeira e está ao alcance de todos os membros, da Sua Igreja restaurada, que guardam os seus convénios.

Portanto, Anda Comigo

O Apóstolo Paulo admoestou os crentes que tinham recebido o Senhor: “Assim, também andai nele”.24

Andar no Salvador e com o Salvador destaca dois aspetos vitais do discipulado: (1) obedecer aos mandamentos de Deus e (2) relembrar e honrar os convénios sagrados que nos unem ao Pai e ao Filho.

João declarou:

“E nisto sabemos que o conhecemos, se guardarmos os seus mandamentos.

Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisso conhecemos que estamos nele.

Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.”25

Jesus acena a cada um de nós: “Vem, segue-me”26 e “anda comigo”.27

Testifico que, ao prosseguirmos com fé e andarmos na mansidão do Espírito do Senhor,28 somos abençoados com poder, orientação, proteção e paz.

Testemunho e Promessa

Alma descreve uma terna súplica do Senhor a todas as almas viventes:

“Eis que ele envia um convite a todos os homens, pois os braços de misericórdia lhes estão estendidos e ele diz: Arrependei-vos e receber-vos-ei. (…)

Vinde a mim e participareis do fruto da árvore da vida; sim, comereis e bebereis livremente do pão e da água da vida”.29

Enfatizo a abrangência absoluta do apelo do Salvador. Ele anseia por abençoar com a Sua graça e misericórdia cada pessoa que agora vive, que já viveu e que ainda irá viver sobre a Terra.

Alguns membros da Igreja aceitam como verdade a doutrina, os princípios e os testemunhos proclamados, repetidamente, deste púlpito do Centro de Conferências e das congregações locais pelo mundo fora — e ainda assim, têm dificuldade em acreditar que estas verdades eternas se aplicam, especificamente, às suas vidas e circunstâncias. Eles acreditam sinceramente e servem obedientemente, mas o seu vínculo por convénio com o Pai e com o Seu Filho redentor ainda não se tornou numa realidade viva e transformadora nas suas vidas.

Prometo que, pelo poder do Espírito Santo, poderão saber e sentir que as verdades do evangelho que tentei descrever, são para vós — para cada um de vós, individual e pessoalmente.

Testifico com alegria, que Jesus Cristo é o nosso terno e vivo Salvador e Redentor. Se permanecermos Nele, Ele permanecerá em nós.30 E ao andarmos com Ele, seremos abençoados para produzir muitos frutos. Disto testifico, no sagrado nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Ver Génesis 5:18-24; Doutrina e Convénios 107:48- 57; Moisés 6-7.

  2. Moisés 6:27.

  3. Moisés 6:31.

  4. Moisés 6:32, 34; ênfase acrescentada.

  5. Ver João 15:4-9.

  6. Jeffrey R. Holland, “Estai em Mim”, Liahona, maio de 2004, p. 32.

  7. Ver João 15:10.

  8. Ver Mateus 11:29-30.

  9. Ver Helamã 5:12.

  10. Ver 3 Néfi 27:14-15.

  11. Ver 2 Néfi 32:3.

  12. Moróni 4:3; 5:2.

  13. Ver Mosias 2:17.

  14. João 15:10.

  15. Alma 33:22.

  16. Alma 33:23; ênfase acrescentada.

  17. Ver Alma 26:13.

  18. Expliquei este princípio num devocional em 2017:

    “Alma ‘[começou] a pregar [a] palavra de Deus ao povo, entrando [nas] suas sinagogas e [nas] suas casas; sim, e até pregavam a palavra nas ruas’ [Alma 32:1; ênfase acrescentada]. Ele também comparou a palavra de Deus a uma semente.

    ‘Ora, se derdes lugar [no] vosso coração para que uma semente seja plantada, eis que, se for uma semente verdadeira, ou seja, uma boa semente, se não a lançardes fora [pela] vossa incredulidade, resistindo ao Espírito do Senhor, eis que ela começará a inchar [no] vosso peito; e quando tiverdes essa sensação de crescimento, começareis a dizer a vós mesmos: Deve ser uma boa semente, ou melhor, a palavra é boa porque começa a dilatar-me a alma; sim, começa a iluminar-me o entendimento; sim, começa a ser-me deliciosa’ [Alma 32:28; ênfase acrescentada].

    Curiosamente, uma boa semente torna-se numa árvore quando é plantada no coração e começa a inchar, a nascer e [a] crescer.

    E eis que, à medida que a árvore começar a crescer, direis: Tratemos dela com muito cuidado, para que crie raiz, para que cresça e dê frutos. E agora, eis que se a tratardes com muito cuidado, criará raiz e crescerá e dará frutos.

    Mas se negligenciardes a árvore e deixardes de tratá-la, eis que não criará raiz; e quando chegar o calor do sol e a abrasar, secará por falta de raiz; e arrancá-la-eis e lançareis fora.

    Ora, isso não é porque a semente não seja boa nem porque o seu fruto seja indesejável, mas porque [o] vosso terreno é estéril e não cuidais da árvore; não podeis, portanto, obter [o] seu fruto.

    E assim, se não cultivardes a palavra, esperando com os olhos da fé o seu fruto, nunca podereis colher o fruto da árvore da vida.

    E assim, se cultivardes a palavra, sim, cultivardes a árvore quando ela começar a crescer, com [a] vossa fé, com grande esforço e com paciência, esperando o fruto, ela criará raiz; e eis que será uma árvore que brotará para a vida eterna’ [Alma 32:37-41; ênfase acrescentada].

    (…) A parte central do sonho de Leí é a árvore da vida — uma representação do ‘amor de Deus’ [1 Néfi 11:21-22]”.

    ‘Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’ [João 3:16).

    O nascimento, a vida e o sacrifício expiatório do Senhor Jesus Cristo são as maiores manifestações do amor de Deus pelos Seus filhos. Tal como Néfi testificou, esse amor foi ‘a mais desejável de todas as coisas’ e a maior ‘alegria para a alma’. [1 Néfi 11:22-23; ver também 1 Néfi 8:12, 15]. O Capítulo 11 de 1 Néfi apresenta uma descrição detalhada da árvore da vida como um símbolo da vida, ministério e sacrifício do Salvador — a ‘condescendência de Deus’ [1 Néfi 11:16]. A árvore pode ser considerada uma representação de Cristo.

    Uma maneira de pensar no fruto da árvore é como um símbolo das bênçãos da Expiação do Salvador. O fruto é descrito como ‘desejável para fazer uma pessoa feliz’ [1 Néfi 8:10) e produz grande alegria e o desejo de partilhar essa alegria com outros.

    Significativamente, o tema abrangente do Livro de Mórmon, convidando todos a virem a Cristo [ver Moróni 10:32] é fundamental na visão de Leí [ver 1 Néfi 8:19]” (“O Poder Capacitador da Sua Palavra que está em Nós” [discurso dado no seminário para novos líderes de missão a 27 de jun. de 2017], p. 4-5).

  19. Ver 2 Coríntios 3:3.

  20. 2 Coríntios 5:17.

  21. A analogia de Alma ensina-nos que o desejo de acreditar, planta a semente no nosso coração, o nutrir a semente através da nossa fé, faz brotar a árvore da vida e o nutrir a árvore produz o fruto da árvore, que é “mais doce do que tudo o que é doce” (Alma 32:42) e é “a maior de todas as dádivas de Deus” (1 Néfi 15:36).

  22. Alma 5:14.

  23. Moisés 6:34; ênfase acrescentada.

  24. Colossenses 2:6.

  25. 1 João 2:3-6; ênfase acrescentada.

  26. Lucas 18:22.

  27. Moisés 6:34.

  28. Ver Doutrina e Convénios 19:23.

  29. Alma 5:33-34; ênfase acrescentada.

  30. Ver João 15:5.