Conferência Geral
Os Ensinamentos de Jesus Cristo
Conferência geral de abril de 2023


Os Ensinamentos de Jesus Cristo

São-nos dadas as escrituras para nos orientarem na vida. A minha mensagem de hoje consiste numa seleção de palavras do nosso Salvador — o que Ele disse.

Nós acreditamos em Cristo. Como membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, adoramo-Lo e seguimos os Seus ensinamentos nas escrituras.

Antes da Queda, o nosso Pai Celestial falava diretamente com Adão e Eva. Posteriormente, o Pai apresentou o Seu Filho Unigénito, Jesus Cristo, como o nosso Salvador e Redentor e deu-nos o mandamento de O ouvir.1 Com esta orientação, concluímos que os registos bíblicos das palavras proferidas por “Deus” ou pelo “Senhor” são quase sempre as palavras de Jeová, o nosso Senhor ressuscitado, Jesus Cristo.2

São-nos dadas as escrituras para nos orientarem na vida. Conforme o profeta Néfi nos ensinou, devemos “[Banquetear-nos] com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo [nos] dirão todas as coisas que [devemos] fazer”.3 A maioria das escrituras que relatam os ministérios mortais de Jesus são descrições do que Ele fez. A minha mensagem de hoje consiste numa seleção de palavras do nosso Salvador — o que Ele disse. Estas são palavras registadas no Novo Testamento (inclusive nas adições inspiradas feitas por Joseph Smith) e no Livro de Mórmon. A maioria destas seleções encontram-se na sequência em que o nosso Salvador as proferiu.

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”4

“E bem-aventurados são (…) os que têm fome e sede de retidão, porque eles serão cheios do Espírito Santo.”5

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.”6

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

Eu vos digo, porém, que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar, já [no] seu coração cometeu adultério com ela.”7

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Eu vos digo, porém: Amai [os] vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;

Para que sejais filhos do vosso Pai que estás nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre os maus e os bons, e [que] a chuva desça sobre os justos e os injustos.”8

“Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também [o] vosso Pai Celestial vos perdoará a vós;

Se, porém, não perdoardes aos homens [as] suas ofensas, tampouco [o] vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”9

“Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”10

“Portanto, não busqueis as coisas deste mundo, mas buscai primeiro edificar o reino de Deus, e estabelecer a sua retidão, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”11

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos afaçam, fazei-o também vós a eles, porque esta é a lei e os profetas.”12

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm a vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

[Pelos] seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.”13

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade [do] meu Pai, que está nos céus.”14

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”15

“Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si [a] sua cruz, e siga-me;

E eis que tomar um homem a sua cruz significa negar-se a toda a iniquidade, e a toda a concupiscência mundana, e guardar os meus mandamentos.”16

“Portanto, renunciai ao mundo, e salvai a vossa alma; pois que aproveita ao homem, se ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” 17

“Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.”18

“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;

Porque qualquer que pede, recebe; e quem busca, acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.”19

“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém conduzir estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor.”20

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.”21

“[Este é o grande mandamento da lei]: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”22

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado [do] meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”23

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.24

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”25

“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”26

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até [à] consumação dos séculos.”27

Após o Seu ministério na Terra Santa, Jesus Cristo apareceu aos justos no continente americano. Estas são algumas das palavras que Ele proferiu lá:

“Eis que sou Jesus Cristo, o Filho de Deus. Eu criei os céus e a Terra e todas as coisas que neles há. Eu estava com o Pai desde o princípio. Estou no Pai e o Pai está em mim; e em mim o Pai glorificou [o] seu nome.”28

“Eu sou a luz e a vida do mundo, sou Alfa e Ómega, o princípio e o fim.

E vós não me oferecereis mais derramamento de sangue; sim, [os] vossos sacrifícios e holocaustos cessarão, porque não aceitarei qualquer dos vossos sacrifícios e holocaustos.

E oferecer-me-eis como sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito. E todo aquele que a mim vier com um coração quebrantado e um espírito contrito, eu batizarei com fogo e com o Espírito Santo (…)

Eis que vim ao mundo para trazer redenção ao mundo e salvar o mundo do pecado.”29

“E novamente vos digo que vos deveis arrepender e ser batizados em meu nome e tornar-vos como uma criancinha, ou não podereis, de modo algum, herdar o reino de Deus.”30

“Portanto, quisera que fôsseis perfeitos, assim como eu ou como o vosso Pai que está nos céus é perfeito.”31

“Em verdade, em verdade vos digo que deveis vigiar e orar sempre, para que não sejais tentados pelo diabo e levados cativos por ele.”32

“Portanto, deveis sempre orar ao Pai em meu nome.”33

“Portanto, tudo quanto fizerdes, vós o fareis em meu nome; por conseguinte chamareis a igreja pelo meu nome.”34

“Eis que vos dei o meu evangelho e este é o evangelho que vos dei — que vim ao mundo para fazer a vontade [do] meu Pai, porque [o] meu Pai me enviou.

E [o] meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens, (…) a fim de serem julgados [pelas] suas obras, sejam elas boas ou más.”35

“Ora, este é o mandamento: Arrependei-vos todos vós, confins da Terra; vinde a mim e sede batizados em meu nome, a fim de que sejais santificados, recebendo o Espírito Santo, para comparecerdes sem mancha perante mim no último dia.”36

Nós acreditamos em Cristo. Concluo com o que Ele disse sobre o modo como podemos conhecer e seguir os Seus ensinamentos:

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.37

Declaro a veracidade destes ensinamentos, em nome de Jesus Cristo. Amém.