Conferência Geral
O poder de Jesus Cristo a cada dia de nossa vida
Conferência Geral de Outubro de 2023


O poder de Jesus Cristo a cada dia de nossa vida

A fonte de nossa força é a fé em Jesus Cristo à medida que procuramos nos achegar a Ele todos os dias.

Queridos irmãs e irmãos, esta é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Que alegria é estarmos reunidos como Sua Igreja! Sou grato pelo presidente Russell M. Nelson ter nos lembrado de usar frequentemente o nome correto da Igreja do Senhor para que nos recordemos de Quem é essa Igreja e de Quem são os ensinamentos que seguimos.

O presidente Nelson declarou: “Nos dias que estão por vir, veremos as mais grandiosas manifestações do poder do Salvador que o mundo viu. (…) Ele concederá inúmeros privilégios, bênçãos e milagres para os fiéis”.1

Um dos maiores privilégios para mim e para minha esposa, Renee, é nos reunir com os santos nos locais onde servimos. Ouvimos as suas histórias, testemunhamos as suas perdas, partilhamos a sua dor e regozijamo-nos com o seu sucesso. Testemunhamos muitas das bênçãos e dos milagres que o Salvador concede aos fiéis. Conhecemos pessoas que passaram pelo impossível, que sofreram o impensável.

Imagem
Presidente José Batalla e sua esposa, síster Valeria Batalla.
Imagem
Flavia Cruzado e seu pai.

Vimos a manifestação do poder do Salvador sobre uma viúva que perdeu o marido enquanto eles estavam a serviço do Senhor na Bolívia.2 Também vimos a manifestação do poder do Salvador sobre uma jovem na Argentina que caiu embaixo de um trem e perdeu a perna, apenas porque alguém queria roubar seu celular.3 E sobre seu pai solo, que precisou se erguer em meio ao sofrimento e fortalecer sua filha depois de um ato de crueldade tão inexplicável. Vimos tal manifestação nas famílias que perderam sua casa e todos os seus bens durante os incêndios no Chile, apenas dois dias antes do Natal de 2022.4 Também a vemos na vida daqueles que sofrem após um divórcio traumático e daqueles que são vítimas inocentes de maus-tratos.

Imagem
Incêndios no Chile.

O que lhes dá o poder de passar por coisas difíceis? O que lhes dá força adicional para seguir em frente quando tudo parece perdido?

Descobri que a fonte dessa força é a fé em Jesus Cristo à medida que procuramos nos achegar a Ele de modo intencional todos os dias.

O profeta Jacó ensinou: “E ele vem ao mundo para salvar todos os homens, se eles derem ouvidos à sua voz; pois eis que ele sofre as dores dos homens, sim, as dores de toda criatura vivente, tanto homens como mulheres e crianças, que pertencem à família de Adão”.5

Às vezes, ter fé em Jesus Cristo pode parecer algo impossível, quase inatingível. Podemos pensar que achegar-se a Cristo requer uma força, um poder e uma perfeição que não temos, e simplesmente não conseguimos encontrar energia para fazer tudo isso. Mas o que aprendi com todas essas pessoas é que a fé em Jesus Cristo é o que nos dá energia para iniciar a jornada. Às vezes podemos pensar: “Preciso consertar minha vida antes de me achegar a Jesus”, mas a verdade é que nós nos achegamos a Jesus para consertar nossa vida por meio Dele.

Nós não nos achegamos a Jesus porque somos perfeitos. Nós nos achegamos a Ele porque temos defeitos e Nele podemos “[ser] aperfeiçoados”.6

Como começamos a exercitar um pouco de fé a cada dia? Para mim, isso começa pela manhã: quando acordo, em vez de olhar para o celular, faço uma oração, mesmo que seja uma oração simples. Depois, leio uma escritura. Isso me ajuda com o convênio semanal que faço ao tomar o sacramento de “sempre [me lembrar] dele”.7 Quando começo meu dia com uma oração e uma escritura, posso “[me lembrar] dele” quando olho meu telefone. Posso “[me lembrar] dele” quando enfrento problemas e conflitos e tento resolvê-los como Jesus faria.

Quando “[me lembro] dele”, sinto o desejo de mudar, de me arrepender. Encontro a fonte de energia para cumprir meus convênios e sinto a influência do Espírito Santo em minha vida, “e [guardo] os mandamentos que ele [me deu], para que [eu possa] ter sempre [comigo] o seu Espírito”.8 Isso me ajuda a perseverar até o fim,9 ou pelo menos até o fim do dia! E naqueles dias em que não consigo me lembrar Dele o dia todo, Ele ainda está por perto, está me amando e me dizendo: “Está tudo bem; você pode tentar novamente amanhã”.

Embora sejamos imperfeitos em nos lembrar Dele, nosso amoroso Pai Celestial nunca deixa de Se lembrar de nós.

Um dos erros que cometemos com frequência é pensar que cumprir os convênios, ou as promessas que fazemos a Deus, é uma forma de transação que fazemos com Ele: eu obedeço e Ele me protege para que nada de ruim me aconteça. Pago meu dízimo e nunca perderei meu emprego ou minha casa não será destruída por um incêndio. Mas, então, quando as coisas não acontecem como esperamos, clamamos ao Senhor: “Não te importa que [eu pereça]?”10

Nossos convênios não são uma mera transação; eles são uma transformação.11 Por meio de meus convênios recebo o poder santificador e fortalecedor de Jesus Cristo, que me permite tornar-me uma nova pessoa, perdoar o que parece imperdoável, superar o impossível. Lembrar-se sempre de Jesus Cristo de modo intencional é algo poderoso; é algo que me dá mais força para “guardar os mandamentos que ele [me] deu”.12 É algo que me ajuda a ser mais gentil, a sorrir sem motivo, a ser um pacificador,13 a evitar conflitos, e a permitir que Deus prevaleça em minha vida.14

Quando nossa dor ou a dor de alguém que amamos é tão grande que não conseguimos suportá-la, lembrar-nos de Jesus Cristo e achegarmo-nos a Ele pode aliviar nosso fardo, abrandar nosso coração e aliviar nossa dor. Esse é o poder que permitiu a um pai, além da sua capacidade natural, dar apoio à sua filha durante a dor física e emocional que ela sofreu ao perder uma perna.

Imagem
Flavia Cruzado com o élder Ulisses Soares.

Quando o élder Soares visitou a Argentina em junho do ano passado e perguntou a Flavia sobre seu trágico acidente, ela respondeu fielmente: “Fiquei conturbada e senti amargura, raiva e ódio quando [isso aconteceu]. Algo que me ajudou foi perguntar ‘por qual motivo?’, em vez de perguntar ‘por que eu?’ (…) Isso foi algo que me aproximou das pessoas e do Senhor. (…) Em vez de me distanciar Dele, tive que me apegar a Ele”.15

O presidente Nelson ensinou: “A recompensa que recebemos ao guardarmos os convênios que fizemos com Deus é o poder celestial — um poder que nos fortalece para suportarmos melhor nossas provações, tentações e tristezas. (…) Portanto, as pessoas que guardam convênios têm o direito de receber um tipo especial de descanso”.16 Esse é o tipo de descanso e paz que vi nos olhos daquela viúva, apesar da dor de sentir falta do marido todos os dias.

Imagem
Tempestade no mar da Galileia.

O Novo Testamento conta uma ocasião em que Jesus e Seus discípulos estavam em um barco:

“E levantou-se uma grande tempestade de vento, e subiam as ondas por cima do barco[.] (…)

E ele estava (…) dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. (…)

E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Por que não tendes fé?”17

Sempre fiquei intrigado com essa história. Será que o Senhor esperava que eles usassem sua fé para acalmar a tempestade, para repreender os ventos? A fé em Jesus Cristo é o sentimento de paz para resistir à tempestade, sabendo que não pereceremos porque Ele está no barco conosco.

Esse é o tipo de fé que vimos quando visitamos as famílias após os incêndios no Chile. Aquelas casas foram totalmente queimadas; elas haviam perdido tudo. No entanto, enquanto caminhávamos pelo que costumavam ser a sua casa e eles nos contavam suas experiências, sentimos que estávamos pisando em solo sagrado. Uma irmã disse à minha esposa: “Quando vi que as casas próximas estavam queimando, tive a impressão de que a nossa casa iria pegar fogo, que iríamos perder tudo. Em vez de desespero, tive uma sensação de paz indescritível. De alguma maneira, eu sabia que tudo ia dar certo”. Confiar em Deus e guardar nossos convênios com Ele traz poder para nossas fraquezas e consolo para nossa dor.

Sou grato pela oportunidade que Renee e eu tivemos de conhecer alguns desses santos extraordinários, por seus muitos exemplos de fé, força e perseverança, pelas histórias de desgosto e decepção que nunca terão destaque na capa de um jornal ou nunca se tornarão virais. Sou grato pelas fotos que não são tiradas das lágrimas derramadas e das orações oferecidas após uma perda ou um divórcio traumático, pelas postagens que nunca são feitas sobre o medo, a tristeza e a dor que se tornam suportáveis graças à fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação. Essas pessoas fortalecem minha própria fé e sou profundamente grato por isso.

Sei que esta é a Igreja de Jesus Cristo. Sei que Ele está pronto para nos investir de Seu poder se nos achegarmos a Ele todos os dias. Em nome de Jesus Cristo, amém.