Conferência Geral
Prestar testemunho de Jesus Cristo em palavras e ações
Conferência Geral de Outubro de 2023


Prestar testemunho de Jesus Cristo em palavras e ações

Ao nos esforçarmos para viver em harmonia com o evangelho de Jesus Cristo, nossa conduta será um testemunho vivo de nosso Redentor.

No batismo, uma das promessas que fazemos é a de que desejamos tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo. Meu propósito hoje é lembrar-nos de que podemos mostrar a Deus que tomamos o nome de Seu filho sobre nós ao prestar testemunho, em palavras e ações, sempre que pudermos, de que Jesus é o Cristo.

Ao ministrar e ensinar ao povo das Américas após Sua Ressurreição, o Salvador declarou:

“Não leram as escrituras, que dizem que deveis tomar sobre vós o nome de Cristo, que é o meu nome? Porque por esse nome sereis chamados no último dia.

E todo aquele que tomar sobre si o meu nome e perseverar até o fim, será salvo no último dia”.1

O presidente Russell M. Nelson nos ensinou que “tomar sobre nós o nome do Salvador inclui declararmos e testemunharmos aos outros — por meio de nossas ações e palavras — que Jesus é o Cristo”.2

Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, temos a bênção e o privilégio de ser testemunhas do Senhor e de Seu nome em todos os lugares em que estivermos.3 Ao nos esforçarmos para viver em harmonia com o evangelho de Jesus Cristo, nossa conduta será um testemunho vivo de nosso Redentor e de Seu nome. Além disso, prestamos testemunho de Cristo em palavras ao compartilhar com as pessoas o que acreditamos, sentimos ou conhecemos a respeito de Jesus Cristo.

Quando prestamos humilde testemunho do Senhor por meio de palavras e ações, o Espírito Santo confirma4 aos que têm real intenção, um coração receptivo e uma mente solícita que Jesus é verdadeiramente o Cristo.5

Gostaria de relatar dois exemplos recentes e inspiradores de membros que mostraram a Deus que tomaram sobre si o nome de Jesus Cristo ao falar Dele e prestar sincero testemunho do Senhor nas reuniões da Igreja.

Primeiro exemplo: Quando minha esposa, Elaine, e eu fomos à Espanha em 2022, assistimos às reuniões de domingo em uma pequena unidade da Igreja ali. Quando me sentei ao púlpito e minha esposa na congregação, notei que ela ficou ao lado de uma mulher mais idosa. Quando a reunião sacramental terminou, fui até Elaine e pedi que me apresentasse sua nova amiga. Ela o fez e disse que aquela mulher, que não era membro da Igreja, vinha visitando a Igreja já havia dois anos. Quando ouvi isso, perguntei àquela mulher temente a Deus o que a tinha feito voltar e frequentar nossas reuniões por tanto tempo. A mulher respondeu com muito amor: “Gosto de vir aqui porque vocês falam de Jesus Cristo em suas reuniões”.

Sem dúvida, os membros daquela unidade da Igreja na Espanha falavam, ensinavam e testificavam de Cristo em suas reuniões.

Segundo exemplo: Depois de servir na área Brasil, recebi uma nova designação de servir na sede da Igreja. Quando nos mudamos para Salt Lake City no final de julho deste ano, passamos a frequentar as reuniões de domingo em nossa nova e maravilhosa ala. Uma dessas reuniões foi de jejum e testemunhos. Depois de tomar reverentemente o sacramento, os membros se levantaram, um a um, e prestaram sincero testemunho do Salvador. A reunião se centralizou em Jesus Cristo e sentimos o Espírito muito forte. Fomos edificados, e nossa fé foi fortalecida. Se houvesse amigos da Igreja que sinceramente buscassem a verdade naquela reunião, eles teriam reconhecido que esta é a Igreja de Jesus Cristo.

Que bênção é ver que nossas reuniões da Igreja são ocasiões especiais para testificarmos de Cristo e sinalizarmos a Deus que nos regozijamos em tomar sobre nós o nome de Seu filho.

Gostaria agora de mencionar um exemplo vigoroso de como tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo prestando testemunho Dele por meio de ações.

Em agosto passado, acompanhei o élder Jonathan S. Schmitt na visitação pública do Templo de Feather River Califórnia, em Yuba City. Ali, tive a bênção de guiar grupos de pessoas em um tour pelo templo. Em um desses grupos havia um membro da Igreja, Virgil Atkinson, e sete amigos seus de outras religiões. Quase no final da visita, em uma sala de selamento, o irmão Atkinson se emocionou ao expressar seu amor por seus amigos que tinham ido ao templo naquele dia. Quase imediatamente após ele ter feito isso, uma mulher do grupo se levantou e disse: “Todos nós amamos o Virgil. Ele nunca nos impôs sua religião. Mas também nunca foi tímido em relação a ela. Ele simplesmente vive aquilo em que acredita”.

Ao longo dos anos, a vida cristã do irmão Atkinson foi um vigoroso testemunho para seus amigos. Seu exemplo é uma forte prova de que ele tomou sobre si o nome de Cristo.

Para concluir, gostaria de compartilhar a lição que aprendi sobre como tomar sobre nós o nome de Cristo e prestar testemunho Dele usando o nome correto da Igreja.

O presidente Nelson, o profeta vivo de Deus, em um discurso da conferência geral de 2018 intitulado “O nome correto da Igreja”, disse: “É uma correção. É mandamento do Senhor. Não foi Joseph Smith quem determinou o nome da Igreja restaurada por seu intermédio nem Mórmon. Foi o próprio Salvador que disse: ‘Pois assim será a minha igreja chamada nos últimos dias, sim, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’ (Doutrina e Convênios 115:4)”.6

Todos saímos da conferência geral naquele dia com o firme compromisso e determinação de seguir o profeta e usar o nome revelado da Igreja a partir dali. Eu realmente me esforcei para usar o nome correto da Igreja. Nas primeiras vezes, tive que prestar muita atenção para não voltar ao costume antigo. Depois das primeiras tentativas, senti-me mais à vontade em usar o nome revelado da Igreja. Admito que, em muitas ocasiões, eu dizia o nome da Igreja rapidamente. Ficava preocupado que as pessoas não prestassem atenção no nome completo da Igreja e que talvez o achassem um pouco longo.

No entanto, posteriormente me dei conta de que ao falar o nome completo da Igreja, com intenção, isso me dava oportunidades valiosas de falar o nome de Jesus Cristo e, de fato, prestar testemunho do Salvador ao declarar o nome Dele no nome de Sua Igreja. Também notei que, quando eu falava o nome correto da Igreja para as pessoas, eu me lembrava de Jesus Cristo com mais frequência e sentia Sua influência em minha vida.

Ao seguir o profeta, todos podemos aprender a testificar mais sobre Jesus Cristo usando o nome correto da Igreja e assim tomar mais plenamente sobre nós o nome do Senhor.

Nesta manhã de domingo, testifico com alegria que o presidente Nelson é o profeta vivo de Deus e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja restaurada de Cristo. Presto humilde testemunho do Filho de Deus e de Sua divindade. Ele é o Primogênito e o Unigênito de Deus, nosso Salvador e Redentor, o Emanuel.7 Em nome de Jesus Cristo, amém.