Conferência Geral
Nosso companheiro constante
Conferência Geral de Outubro de 2023


Nosso companheiro constante

Vocês e eu temos a oportunidade de ter o Espírito Santo como nosso companheiro constante.

Meus amados irmãos e irmãs, nesta conferência, temos sido abençoados com muitas revelações. Os servos do Senhor Jesus Cristo falaram e falarão palavras de verdade, incentivo e orientação.

Fui tocado pelos testemunhos prestados nesta conferência de que o Senhor fala conosco pessoalmente por intermédio do Espírito Santo. Ao orarmos e depois seguirmos os sussurros do Espírito, recebemos mais inspiração e bênçãos para nos guiar nos dias cada vez mais difíceis que estão por vir.

Ouvimos o alerta do presidente Russell M. Nelson repetidas vezes: “Nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo”.1

Esse alerta profético me fez pensar no que poderia ensinar aos meus filhos, netos e bisnetos sobre como ter essa orientação crucial nos difíceis dias que estão por vir.

Então, esta mensagem hoje é uma breve carta aos meus descendentes que pode ajudá-los quando eu não estiver com eles nos dias emocionantes que estão por vir. Quero que saibam o que eu aprendi que poderá ajudá-los.

Passei a compreender melhor o que será necessário para terem a influência constante do Espírito Santo nos dias em que eles viverão. E hoje, senti-me inspirado a falar sobre minha experiência pessoal de convidar o Espírito Santo, da melhor maneira que pude, a ser meu companheiro constante. Minha oração é que eu seja capaz de incentivá-los a fazer o mesmo.

Falaria para eles pensarem nos filhos de Helamã, Néfi e Leí, orarem sobre eles e os outros servos do Senhor que serviram com eles. Eles enfrentaram violenta oposição. Eles estavam servindo em um lugar iníquo e tinham de lidar com decepções terríveis. Este versículo do registro de Helamã faz com que eu me sinta mais confiante, e vocês podem sentir-se da mesma maneira:

“E no septuagésimo nono ano começaram a surgir muitas contendas. Aconteceu, porém, que Néfi, Leí e muitos de seus irmãos que conheciam os verdadeiros pontos da doutrina, recebendo diariamente muitas revelações, pregaram ao povo, de modo que puseram fim às suas contendas nesse mesmo ano”.2

Esse relato me traz motivação e pode fazer o mesmo por vocês. Os filhos de Helamã foram ensinados e guiados por uma série de experiências com o Espírito Santo. Isso me assegura que podemos ser ensinados pelo Espírito e aprender com Ele, linha sobre linha, recebendo o que precisamos e, então, quando estivermos prontos, receberemos mais.

Da mesma forma, senti-me motivado pelo relato de Néfi quando lhe foi solicitado que voltasse a Jerusalém para pegar as placas de Labão. Vocês se lembram da escolha que ele fez. Ele disse: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor”.3

A experiência de Néfi com o Espírito Santo nessa tarefa me deu coragem muitas vezes quando embarquei em tarefas que sabia que eram designações do Senhor, mas que pareciam muito além de minhas experiências passadas e além do que eu sabia ser capaz.

Vocês se lembram do que Néfi disse sobre sua experiência: “E era noite; e eu fiz com que [meus irmãos] se escondessem fora das muralhas. E depois de se haverem eles escondido, eu, Néfi, penetrei sorrateiramente na cidade e dirigi-me à casa de Labão”.

Ele continua dizendo: “E fui conduzido pelo Espírito, não sabendo de antemão o que deveria fazer”.4

Senti-me motivado ao saber que Néfi foi guiado pelo Espírito a cada minuto durante a noite, cumprindo a tarefa do Senhor.

Nós precisamos, e vocês precisarão, da companhia constante do Espírito Santo. (…) Nós a desejamos, mas sabemos por experiência própria que não é fácil consegui-la. Todos pensamos, dizemos e fazemos coisas em nosso dia a dia que podem ofender o Espírito.

Quando isso acontecer, e acontecerá, talvez sintamos a desaprovação do Senhor. E talvez nos sintamos tentados a achar que estamos sozinhos. É importante nos lembrarmos da promessa segura que recebemos a cada semana ao nos arrependermos e tomarmos o sacramento: “Para que possam ter sempre consigo o seu Espírito”.5

Se já sentiram a influência do Espírito Santo hoje, entendam isso como uma doce prova de que a Expiação está agindo em sua vida.

Como disse o élder Jeffrey R. Holland: “Sempre que esses momentos extremos ocorrerem, não devemos sucumbir ao temor de que Deus nos tenha abandonado ou de que Ele não ouça nossas orações. Ele ouve, sim. Ele vê, sim. Ele nos ama, sim”.6

Essa certeza tem me ajudado. Quando me sinto distante do Senhor, quando as respostas às minhas orações parecem demoradas, aprendi a seguir o conselho do presidente Nelson de examinar minha vida em busca de oportunidades de me arrepender. Ele nos lembra: “O arrependimento diário é o caminho para a pureza, e a pureza traz poder”.7

Se tiverem dificuldade em sentir o Espírito Santo, vocês devem ponderar se existe algo do qual devem se arrepender e receber perdão.8 Orem com fé para saber o que fazer para serem purificados e, assim, qualificarem-se mais para ter a companhia constante do Espírito Santo.

Se quiserem receber a companhia do Espírito Santo, terão que desejá-la pelos motivos certos. Nossos propósitos devem ser os propósitos do Senhor. Se os seus motivos forem muito egoístas, terão dificuldade para ouvir e sentir os sussurros do Espírito.

O mais importante para mim e para vocês é querer o que o Salvador quer. Nossos motivos precisam ser movidos pelo puro amor de Cristo. Nossas orações precisam ser: “Tudo o que quero é o que o Senhor quer. Seja feita a Tua vontade”.

Tento me lembrar do sacrifício do Salvador e de Seu amor por mim. Então, quando oro ao Pai Celestial para agradecer, sinto amor e certeza de que minhas orações são ouvidas e que receberei o que é melhor para mim e para aqueles que amo. Isso fortalece meu testemunho.

De todas as coisas que o Espírito Santo testifica, a mais valiosa para nós é saber que Jesus é o Cristo, o Filho vivo de Deus. O Salvador prometeu: “Quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, a saber, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”.9

Há alguns anos, recebi um telefonema de uma mãe desesperada. Ela me disse que sua filha tinha se mudado para longe de casa. Com o pouco contato que tivera com a filha, pressentiu que algo estava terrivelmente errado. Ela suplicou que eu a ajudasse.

Procurei saber quem era o mestre familiar da filha dela. Pelo nome, dá para perceber que foi há muito tempo. Telefonei para ele. Ele era jovem, mas tanto ele como seu companheiro tinham acordado no meio da noite, não só preocupados com a moça, mas também com a inspiração de que ela estava prestes a fazer escolhas que lhe trariam tristeza e infelicidade. Seguindo apenas a inspiração do Espírito, foram visitá-la.

A princípio, ela não queria lhes contar sobre sua situação. Sob inspiração, eles suplicaram que ela se arrependesse e escolhesse o caminho que o Senhor tinha para ela. Ela percebeu então, acredito que pelo Espírito, que somente por meio do Senhor eles poderiam saber o que estava acontecendo na vida dela. Uma mãe amorosa entregou suas preocupações ao Pai Celestial e ao Salvador. O Espírito Santo havia sido enviado àqueles mestres familiares porque estavam dispostos a servir ao Senhor. Eles tinham seguido o conselho e a promessa que se encontram em Doutrina e Convênios:

“Que tuas entranhas também sejam cheias de caridade para com todos os homens e para com a família da fé; e que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus; e a doutrina do sacerdócio destilar-se-á sobre tua alma como o orvalho do céu.

O Espírito Santo será teu companheiro constante, e teu cetro, um cetro imutável de retidão e verdade; e teu domínio será um domínio eterno e, sem ser compelido, fluirá para ti eternamente”.10

Testifico que o Senhor cumpriu Sua promessa. O Espírito Santo é enviado aos membros fiéis do convênio da Igreja de Jesus Cristo. Suas experiências serão únicas, e o Espírito guiará da maneira mais adequada à sua fé e capacidade de receber revelação para vocês e para aqueles a quem vocês amam e servem. Oro de todo meu coração para que sua confiança cresça.

Presto meu testemunho de que Deus, o Pai, vive. Ele os ama. Ele ouve todas as suas orações. Jesus Cristo orou ao Pai para que enviasse o Espírito Santo para nos guiar, consolar e testificar da verdade. O Pai e Seu Amado Filho apareceram a Joseph Smith no bosque. O profeta Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon pelo dom e poder de Deus.

Mensageiros celestiais restauraram as chaves do sacerdócio. O presidente Russell M. Nelson é o profeta de Deus para toda a Terra.

Como testemunha de Jesus Cristo, sei que Ele vive e que dirige Sua Igreja. Vocês e eu temos a oportunidade de ter o Espírito Santo como nosso companheiro constante e de ter essas verdades confirmadas ao nos lembrarmos do Salvador e O amarmos, ao nos arrependermos e pedirmos que Seu amor esteja em nosso coração. Oro para que tenhamos essa bênção e a companhia do Espírito Santo hoje e em todos os dias de nossa vida. Amo vocês. No sagrado nome de Jesus Cristo, amém.