2006
Seu Fardo Tornou-se Leve
Março de 2006


Seu Fardo Tornou-se Leve

Inspirado em uma histórica verídica

“O Senhor fortaleceu-os para que pudessem carregar seus fardos com facilidade” (Mosias 24:15).

Quando Horst Scharffs tinha 14 anos de idade, a mãe deu-lhe dinheiro para comprar uma passagem de trem e o enviou ao campo para tentar comprar comida. A família Scharff morava em Hamburgo, Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, e os alimentos eram escassos e precisavam ser racionados. As pessoas da cidade freqüentemente tentavam comprar comida de fazendeiros que porventura tivessem um pouco de sobra.

Depois de viajar de trem por duas horas, Horst chegou a uma vila onde começou a bater de porta em porta. Embora tendo falado com os moradores de mais de quarenta casas, ninguém lhe vendeu nada.

Horst estava decidido a não voltar para casa de mãos vazias, por isso decidiu caminhar mais quatro quilômetros e meio até a vila mais próxima. Depois de caminhar por 45 minutos e parar em todas as casas pelo caminho, encontrou um fazendeiro que lhe vendeu 45 quilos de batatas. Horst mal pôde acreditar na sorte que tivera! O máximo que ele tinha esperado conseguir era meio quilo de manteiga e alguns gramas de toucinho.

O fazendeiro colocou o saco de batatas nos ombros de Horst, e o rapaz começou a voltar pelo caminho por onde viera. Pouco depois, deu-se conta da dificuldade daquela tarefa. As batatas, que tinham quase o peso dele, eram um fardo pesado demais para o rapaz malnutrido que ele era. Se abaixasse o fardo ao chão para descansar, talvez não conseguisse erguê-lo de volta nos ombros.

Enquanto Horst se debatia com esse problema, lembrou-se, de repente, de sua mãe, que por meio das escrituras lhe ensinara o poder da oração. Lembrou-se de uma história do Livro de Mórmon a respeito do povo de Alma, na terra de Helã. Aqueles nefitas, que tinham sido escravizados pelos lamanitas, pediram ajuda ao Senhor para suportar seu fardo. O Senhor respondeu à oração deles fazendo com que seu fardo lhes parecesse leve. Ocorreu a Horst que o Senhor também poderia tornar leve o fardo que ele estava carregando.

Horst começou a orar. Imediatamente, sentiu como se o fardo tivesse sido tirado de seus ombros. Conseguiu andar facilmente todo o caminho até a estação de trem, sem descansar.

Na estação, aconteceu outro milagre. A polícia da vila tinha autoridade para confiscar todo alimento encontrado com os passageiros. Muitas pessoas tentavam esconder a comida, mas não havia maneira de Horst esconder quarenta e cinco quilos de batatas. Para sua surpresa, nada lhe foi dito quando subiu no trem, e ele conseguiu levar as batatas para a mãe, em casa.

Aquelas batatas não apenas alimentaram a família de Horst durante um período difícil da vida deles, mas também nutriram seu espírito — ele desenvolveu um testemunho inabalável de que o Senhor ouve nossas orações e responde a elas.

Sandra Dawn Brimhall é membro da Ala Welby IV, Estaca West Jordan Utah Welby.

“Alcançamos a fé por meio da oração com o desejo sincero de achegar-nos a Deus e confiar que Ele levará os nossos fardos.”

Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, “Encontrar a Fé no Senhor Jesus Cristo”, A Liahona, novembro de 2004, p. 73.