2006
Pensamentos Inspiradores
Março de 2006


Mensagem da Primeira Presidência

Pensamentos Inspiradores

Crer em Deus

“Creiam em Deus. Creiam em Deus, o Pai Eterno. Ele é o grande Governador do universo, mas é nosso Pai e nosso Deus, a quem podemos recorrer em oração. Somos Seus filhos e filhas. Já pensaram realmente no fato de que vocês são filhos de Deus e que possuem algo de divino dentro de si?

Creiam em Deus e não sejam descrentes. Adorem-No em espírito e verdade. Creiam Nele. Leiam a Sua palavra e sigam Seus ensinamentos.

Creiam em Jesus Cristo. (…) Ele é o Filho de Deus, que veio à Terra, que deixou as elevadas cortes reais e veio habitar entre os homens e deu a vida por nós, por vocês e por mim. É por intermédio Dele que nos achegamos ao Pai. Não sejam descrentes, mas creiam no Senhor Jesus Cristo, o Salvador e Redentor do mundo” (Reunião, Moscou, Rússia, 10 de setembro de 2002).

Uma Fé Inabalável

“Espero que vocês tenham no coração uma fé inabalável, um conhecimento seguro das coisas grandiosas e importantes do evangelho de Jesus Cristo do qual fazemos parte — desta que é a Igreja e o reino de Deus — o conhecimento de que o Deus do céu e Seu Filho Amado, o Senhor Jesus Cristo, abriram as cortinas nestes [dias] e apareceram ao Profeta Joseph Smith.

Vocês têm uma segura fé nessas coisas? Crêem que João Batista veio à Terra? Que Pedro, Tiago e João; Moisés, Elias, o Profeta, e Elias vieram e restauraram o sacerdócio e suas chaves, dando início a esta grande dispensação? E que, no final das contas, é aqui que se encontra a verdade?

Têm essa firme fé no coração? Se tiverem, o fardo será leve, prometo. Se não tiverem, (…) há um meio de adquiri-la. O Salvador indicou o meio ao dizer: ‘Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo’ (João 7:17)” (Conferência Regional, American Fork, Utah, 24 de agosto de 2002).

Cultivar o Relacionamento Familiar

“Não viva de maneira (…) a ter remorsos depois. (…) Não importará muito quanto você ganhava, em que tipo de casa morava, que tipo de carro possuía, qual o tamanho de sua conta bancária — nenhuma dessas coisas. O importante será a querida mulher que caminhou a seu lado como sua companheira durante todos os anos de sua vida, seus filhos, netos, bisnetos, e a fidelidade deles, (…) e o fato de olharem para você com respeito, amor, estima e bondade. (…)

As únicas coisas que você levará consigo, no fim de tudo, serão seus relacionamentos familiares. (…) Deus nos abençoe para que sejamos bons pais, (…) para que sejamos um bom pai e um bom marido para a nossa boa esposa” (Reunião, Pleasant Grove, Utah, 18 de janeiro de 2003).

Sejam Boas Mulheres, Sejam Boas Mães

“Sejam boas mulheres, sejam boas mães. Sejam bondosas, gentis e generosas. Fortaleçam seus filhos com sua fé e seu testemunho. Elevem-nos. Ajudem-nos a andar pelos caminhos conturbados do mundo à medida que crescem nesta época tão difícil. Dêem-lhes todo o seu apoio e abençoem seu marido com seu amor e incentivo; e o Senhor as abençoará. Mesmo que ele não seja membro da Igreja, abençoem-no com bondade e estendam a mão para ele de todas as maneiras que puderem. Há muita probabilidade de que ele se torne membro da Igreja antes de chegar o momento de sua morte. Pode ser que leve muito tempo e talvez vocês tenham que suportar muitas coisas, mas se isso acontecer, sentirão que tudo valeu a pena” (Reunião, Filadélfia, Pensilvânia, 25 de outubro de 2002).

Honrem Sua Esposa

“Vocês, homens, que possuem o sacerdócio de Deus, honrem sua esposa. Respeitem-na. Ela é a mãe de seus filhos. No final de tudo, quando sua vida terminar, e vocês forem para a eternidade, não levarão consigo nem cinco centavos da riqueza que acumularam. Há apenas uma coisa que poderão levar consigo: a sua alma eterna e o amor e a companhia de sua esposa ou marido. Vivam de modo a serem dignos disso” (Reunião, Kingston, Jamaica, 15 de maio de 2002).

Mais Amor no Lar

“Gostaria de ver mais amor em nossos lares. (…) Vocês, que são pais e mães, valorizem seus filhos como se fossem um tesouro. Olhem para eles com amor. Liderem seus filhos (…) com amor. (…) Eles os seguirão, se fizerem isso. Faço-lhes a promessa de que se agirem assim, tempo virá em que vocês se sentirão extremamente gratos por terem feito isso, em que se ajoelharão e agradecerão ao Senhor pelos preciosos filhos que lhes foram concedidos e que cresceram sob sua direção” (Reunião, Port of Spain, Trinidad, 20 de maio de 2002).

Um Sacerdócio Real

“Estes são os dias preditos por Pedro, nos quais haveria um sacerdócio real sobre a Terra ao alcance de todos os homens que aceitassem o evangelho.

Meus queridos irmãos, vocês se dão conta do que possuem ao terem o sacerdócio de Deus? Vocês podem servir no governo desta Igreja. Podem ocupar um cargo. Podem administrar os assuntos da Igreja. Talvez ainda mais importante do que isso, no sacerdócio está o poder e a autoridade para impor as mãos sobre a cabeça de seus familiares e abençoá-los. Conhecem algum outro grupo no mundo em que o pai tenha o direito, a oportunidade e o privilégio de impor as mãos sobre a cabeça de sua esposa e de seus filhos e abençoá-los em nome do Senhor? Que privilégio inestimável! Digo-lhes, portanto, (…) vivam de modo a serem dignos dessa grande bênção” (Reunião, Kiev, Ucrânia, 9 de setembro de 2002).

Ser Leais à Igreja

“Sejam leais à Igreja. Tenho um testemunho da veracidade desta Igreja. Vocês também o têm. (…) Quase todos aqui podem erguer-se e dizer: ‘Sei que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que esta é a obra Deles’. (…) Nunca façam coisa alguma que expresse qualquer tipo de deslealdade. Apóiem [a Igreja], orem por ela, trabalhem por ela e ajudem-na a progredir. (…) O futuro desta obra (…) depende de vocês. Precisamos de santos dos últimos dias leais e fiéis. (…)

Sejam leais à sua fé. Sejam leais a Deus. Sejam leais a Jesus Cristo. Sejam leais à Igreja de Jesus Cristo, e ao fazê-lo, estarão sendo leais a si mesmos” (Reunião, Kingston, Jamaica, 15 de maio de 2002).

“Sejam leais a esta Igreja, meus irmãos e irmãs. (…) Quero deixar-lhes o meu testemunho de que as Autoridades Gerais desta Igreja nunca os conduzirão por caminhos que os levarão para baixo. Eles os liderarão numa senda que conduz para cima, se seguirem com fé e fidelidade” (Conferência Regional, Salt Lake City, Utah, 5 de maio de 2002).

Sejam Fiéis e Verdadeiros

“A todo membro da Igreja, de toda parte, gostaria de dizer: Sejam boas pessoas. Sejam bons cidadãos de sua comunidade. Sejam fiéis e leais. Sejam leais à maravilhosa Igreja da qual fazem parte. Todos vocês são importantes. Todos vocês são membros de uma grande irmandade de santos dos últimos dias. Todos vocês são filhos e filhas de nosso Pai Celestial. Depositem sua confiança no Senhor” (Transmissão via satélite de conferência de estaca do Japão, 6 de novembro de 2004).

Casais Missionários

“Temos hoje, ao todo, cerca de 5.300 [agora 5.800] homens e mulheres aposentados servindo na importante função de missionários desta Igreja em todo o mundo. O número está crescendo. Esses missionários vão para onde quer que forem chamados. Servem onde são necessários. Criam-se amizades; aptidões são compartilhadas; abrem-se oportunidades para pessoas que nunca se esquecerão dos homens e mulheres que estiveram entre eles, em espírito de total abnegação, para ensinar e fazer o bem. Não recebem remuneração. Pagam suas próprias despesas. Sua devoção não tem limites. Os frutos de seu trabalho são incalculáveis. (…)

O grande segredo desta Igreja é o trabalho. Todos trabalham. A pessoa não cresce a menos que trabalhe. A fé, o testemunho da verdade, é como o músculo do meu braço. Se for usado, fica mais forte. Se for colocado numa tipóia, torna-se mais fraco e flácido. Fazemos as pessoas trabalharem. Esperamos grandes coisas delas, e é maravilhoso ver que fazem o que delas é esperado. Produzem frutos” (Conselho de Assuntos Mundiais, Los Angeles, Califórnia, 12 de junho de 2002).

Ir à Casa do Senhor

“Freqüentem o templo. Serão abençoados por isso. Todo homem ou mulher que entrar na casa do Senhor sairá dali melhor do que era quando entrou. A casa do Senhor terá uma influência enaltecedora sobre vocês. Desenvolverá a abnegação em sua vida. Edificará a retidão. Incutirá em vocês a importância de fazerem o que devem fazer. Freqüentem a casa do Senhor” (Conferência de estaca, Provo, Utah, 22 de setembro de 2002).

Uma Casa Dedicada a Deus

“Para nós, não há edifício tão sagrado quanto uma casa dedicada a Deus. Somente nos templos da Igreja são preservados em uma união indissolúvel para toda a eternidade os preciosos relacionamentos da mortalidade. Entre as muitas coisas de natureza doutrinária que diferenciam esta Igreja de todas as outras está o trabalho realizado na casa do Senhor, sob a divina autoridade do sacerdócio.

Todo templo no mundo é um visível monumento à fé que este povo tem na certeza da imortalidade e da continuidade dos laços sagrados nessa esfera imortal” (Cerimônia de abertura de terra do templo, Sacramento, Califórnia, 22 de agosto de 2004).

A Grande Força da Igreja

“Qual é a grande força [desta] Igreja? (…) É a ênfase que colocamos na família. Vivemos num mundo em que a família está se desfazendo. Damos muita ênfase à família. Mantenham sua família unida, amem e honrem seus filhos. Criem-nos em verdade e fé para que amem o Senhor” (Reunião, Reykjavík, Islândia, 11 de setembro de 2002).

Um Verdadeiro Milagre

“Testemunhei o que considero ser um milagre ao contemplar o progresso desta obra grandiosa. (…) Vocês podem achar que é algo comum. Considero um verdadeiro milagre, meus irmãos e irmãs, aquela pequena pedra que foi cortada do monte sem auxílio de mãos e que está destinada a rolar e encher toda a Terra. Vimos apenas o início. (…) Estou convencido de que esta obra prosseguirá e tocará a vida de milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro. E o Deus do céu, a quem esta Igreja pertence, abrirá o caminho para tornar tudo isso possível, se nós, os membros desta Igreja, onde quer que estejamos, fizermos nossa parte para auxiliar nesse processo” (Conferência Regional, Salt Lake City, Utah, 5 de maio de 2002).

Idéias para os mestres familiares

Depois de se prepararem em espírito de oração, compartilhem esta mensagem, utilizando um método que incentive a participação daqueles que vocês estiverem ensinando. Seguem-se alguns exemplos.

  1. Explique-lhes que lerá algumas declarações de um respeitado líder mundial. Testifique aos membros da família que o Presidente Gordon B. Hinckley é um profeta para o mundo inteiro. Selecione e leia vários trechos da mensagem e convide a família a acatar o conselho do Presidente Hinckley.

  2. Se possível, mostre um mapa-múndi ou um globo terrestre e peça a um membro da família que aponte um lugar no mapa (ou peça a um membro da família que diga o nome de um país qualquer do mundo). Leia a mensagem transmitida pelo Presidente Hinckley aos santos que moram mais perto daquele lugar. Repita a atividade, se o tempo permitir. Explique-lhes que as mensagens do Presidente Hinckley são para os membros da Igreja no mundo inteiro.

  3. Escreva os títulos das mensagens em tiras de papel. Peça aos membros da família que se revezem pegando uma tira por vez e lendo o título em voz alta. Leia as palavras do Presidente Hinckley sobre o tópico escolhido e troque idéias com a família sobre como podem colocá-las em prática. Convide os membros da família a compartilharem experiências que tiveram com esses princípios.