2006
Segue o Profeta
Março de 2006


Tempo de Compartilhar

Segue o Profeta

“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7).

Quando George Albert Smith (1870–1951) era o Presidente da Igreja, ele ensinou os membros da Igreja a doarem trabalho, alimento e roupas para ajudar a alimentar e vestir outras pessoas. Depois da Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas estavam morrendo de fome na Europa. O Presidente Smith procurou o presidente dos Estados Unidos e pediu ajuda para enviar alimentos e roupas para aquelas pessoas. Como os membros da Igreja tinham produzido alimentos e doado roupas em um programa de bem-estar, a Igreja tinha o suficiente para ajudar os necessitados. O governo dos Estados Unidos concordou em enviar o alimento e as roupas, que ajudaram muitas pessoas na Europa.

Os membros da Igreja seguiram o profeta e doaram voluntariamente trabalho, alimento e roupas. Quando um momento terrível de necessidade chegou, a Igreja estava preparada para ajudar. Muitas pessoas na Europa foram abençoadas porque os membros da Igreja seguiram o profeta.

Somos abençoados por termos um profeta vivo. Nosso profeta nos ensina a vestir-nos com recato e a ler, ver e ouvir somente o que seja agradável ao Pai Celestial. Quando fazemos isso, ficamos protegidos de muitas coisas perigosas do mundo. Nosso profeta nos ensina a ser cordiais e gentis com todos. Jesus disse que quando somos bondosos e servimos aos outros estamos servindo a Ele. O profeta nos incentiva a ler as escrituras. Nas escrituras aprendemos sobre o Pai Celestial e Jesus. Aprendemos que, quando guardamos os mandamentos, somos abençoados. O profeta nos diz o que o Pai Celestial deseja que façamos. Quando seguimos o profeta, o Pai Celestial nos abençoa.

Gravuras dos Profetas

Para fazer gravuras dos profetas, cole a página A4 em cartolina. Recorte as gravuras e cole-as em um pauzinho. Use as gravuras para contar histórias sobre cada profeta ou para cantar “Segue o Profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59).

Nota: Se não quiser remover páginas da revista, essa atividade pode ser copiada ou impressa a partir do Web site www.lds.org. Para o inglês, clique em “Gospel Library”. Para outros idiomas, clique no mapa-múndi.

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Convide três ou quatro membros da ala a participarem de um debate (ver Ensino, Não Há Maior Chamado, pp. 175–176) sobre os profetas que os influenciaram. Dê-lhes antecipadamente alguns exemplos de perguntas que fará, como estas: Que profeta das escrituras o inspira? O que esse profeta ensina a você? Cite alguns dos profetas modernos durante sua vida. Compartilhe uma experiência na qual ouviu um desses profetas e soube o que o Pai Celestial queria que você fizesse. Compartilhe algo da última conferência geral que o profeta pediu que fizéssemos. Reserve algum tempo no final do debate para as crianças fazerem perguntas ou compartilharem sentimentos ou experiências que tiveram na família delas em relação a seguir o profeta. Preste testemunho de que você sabe que o profeta fala em nome do Senhor.

  2. 2. Cole o pôster Meus Padrões do Evangelho no quadro. Usando a edição da última conferência geral de A Liahona (novembro de 2005), escolha quatro discursos feitos pelo profeta ou pelos apóstolos. Diga o nome do orador, mostre a fotografia e ensine os princípios abordados nesses discursos. Se possível, peça às crianças que façam a correspondência do princípio a um dos Meus Padrões do Evangelho. Peça-lhes que passem um saquinho de feijões de mão em mão, enquanto cantam uma música ou hino sobre os profetas. Pare a música de vez em quando e peça à criança que estiver com o saquinho que diga uma coisa que ela pode fazer para colocar em prática os princípios ensinados nos discursos da conferência. Incentive as crianças a ouvirem a conferência geral.