2007
Não Temas
Janeiro de 2007


Tempo de Compartilhar

Não Temas

“Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” (Alma 32:21).

Olhe para a gravura à esquerda. Imagine que você é uma das crianças. Você teria medo de cruzar aquela correnteza? Teria medo se o Salvador estivesse segurando sua mão?

Essa bela gravura se chama Não Temas. As crianças da gravura não precisam ter medo porque o Salvador as está ajudando a passar para o outro lado.

O irmão Greg Olsen, o artista que fez essa pintura, explicou que as crianças representam cada um de nós. “A correnteza representa a época difícil e desafiadora em que estamos vivendo”, disse ele. “Precisamos fazer a nossa parte, esforçar-nos ao máximo, então o Salvador nos conduzirá em segurança para o outro lado.”

Se tivermos fé no Senhor Jesus Cristo, compreenderemos que não estamos sozinhos em nossa jornada pela vida. Se formos humildes e tivermos fé, poderemos saber que o Senhor nos conduzirá pela mão e responderá a nossas orações (ver D&C 112:10). Se tivermos fé em Jesus Cristo, não teremos medo.

Atividade

Cole a gravura e as peças da moldura da página A4 em cartolina. Recorte a gravura e as peças da moldura e cole cuidadosamente os cantos com cola ou fita adesiva para formar uma moldura. Coloque a moldura em torno da gravura e fixe-a com cola ou fita adesiva. Coloque a gravura Não Temas em um lugar em que ela possa lembrá-lo de ter fé em Jesus Cristo. Imagine que você é a criança que está estendendo a mão para segurar Sua mão, ou que é a que está segura nos braços Dele.

Nota: Se não quiser remover páginas da revista, essa atividade pode ser copiada ou impressa a partir do website www.lds.org. Para o inglês, clique em “Gospel Library”. Para outros idiomas, clique no mapa-múndi.

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Explique às crianças que, se tivermos fé no Senhor Jesus Cristo, permitiremos que Ele nos conduza, mesmo que não vejamos ou compreendamos para onde estamos indo. Use cadeiras, mesas e outros objetos para criar um caminho. Escolha uma criança para andar pelo caminho. Em seguida peça a ajuda de um voluntário, que será vendado. Primeiro, deixe que ele ande pelo caminho. Diga ao voluntário que ele será vendado, mas explique-lhe que você irá mudar o arranjo das cadeiras. Peça-lhe que escolha um amigo – que não estará vendado – para ser seu guia. Peça às duas crianças que saiam da sala. Reorganize o caminho. Chame-os de volta e deixe que o amigo guie a criança de olhos vendados pelo caminho. O guia pode usar instruções verbais e segurar delicadamente o braço da criança. Repita a atividade, mudando o caminho a cada vez, conforme o tempo permitir. Explique às crianças que, ao seguirmos pela jornada da vida, precisamos de um guia para ajudar-nos. Precisamos escolher um guia no qual possamos confiar. Preste testemunho de que o melhor guia é Jesus Cristo.

  2. 2. Pergunte às crianças: “O que aconteceria se vocês calçassem os sapatos antes de calçarem as meias?” “O que aconteceria se vocês fossem para a faculdade quando tivessem cinco anos de idade?” Discuta a importância de fazer as coisas na ordem certa. Pergunte às crianças qual é o primeiro princípio do evangelho. Peça-lhes que olhem a resposta nas Regras de Fé. Explique-lhes que o primeiro princípio do evangelho não é apenas “fé”, mas, sim, “fé no Senhor Jesus Cristo”. Pergunte às crianças por que acham que fé em Jesus Cristo é o primeiro princípio em vez de algum outro princípio importante como o arrependimento, o sacerdócio ou o dízimo. Mostre as seguintes gravuras: Pacote de Gravuras do Evangelho 100 (Criação — Os Seres Vivos), 243 (Cristo Anda sobre as Águas), 318 (O Irmão de Jarede Vê o Dedo do Senhor), 412 (Mary Fielding e Joseph F. Smith Cruzam as Planícies). Faça um breve resumo de cada história. Depois da história, faça perguntas para as crianças, como: “O que Pedro precisava ter antes de poder andar sobre a água?” Peça às crianças que respondam, dizendo: “Primeiro, fé no Senhor Jesus Cristo”. Repita o processo com cada história.