2007
Mais Idéias para o Tempo de Compartilhar de Janeiro de 2007
Janeiro de 2007


Mais Idéias para o Tempo de Compartilhar de Janeiro de 2007

Seguem-se mais idéias que as líderes da Primária podem usar com a seção Tempo de Compartilhar de A Liahona de janeiro de 2007. Para a lição, instruções e atividades correspondentes a estas idéias, ver “Não Temas”, nas páginas A4 e A5 da seção infantil desta edição.

  1. Minha fé em Jesus Cristo é fortalecida quando eu oro. Convide um irmão da ala ou ramo, mediante a aprovação do bispo ou presidente do ramo, para vestir uma roupa simples que caracterize Joseph Smith e contar a história da Primeira Visão (ver Joseph Smith — História 1: 5–20). Peça-lhe que dê ênfase à fé demonstrada por Joseph, ao ler Tiago 1:5 e saber que poderia “pedir a Deus”. Peça-lhe que descreva a determinação de Joseph Smith ao retirar-se para o bosque a fim de receber resposta a suas perguntas. Enquanto o convidado estiver contando a história, peça à pianista que toque suavemente “Que Manhã Maravilhosa!” (Hinos, nº 12), ou outro, sobre o Profeta. Peça ao convidado que preste testemunho sobre Joseph Smith e o poder da oração. Deixe que as crianças usem os hinários para cantar “Que Manhã Maravilhosa!”

  2. Eu tenho fé no Senhor Jesus Cristo. Ele me ajudará a guardar os mandamentos. Mostre um grão de mostarda às crianças. Ande pela sala para que todas vejam como é pequenino. (Se não conseguir encontrar grãos de mostarda em sua área, escolha outro tipo de semente que se torna grande quando cresce, tal como um grão de milho que cresce e se transforma em um pé de milho). Peça às crianças que procurem em Lucas 17:5–6. Leiam juntos. Esclareça a escritura, explicando que os apóstolos queriam aumentar sua fé. Jesus disse-lhes que, mesmo que a fé que eles tinham fosse pequena, ainda assim poderiam mover uma grande árvore. O Élder David B. Haight (1906 – 2004) do Quórum dos Doze Apóstolos disse: “O Presidente Hinckley freqüentemente nos fala sobre a necessidade de desenvolvermos mais fé (…). Essa fé é fruto da aplicação prática dos princípios do evangelho, de vivermos do modo como devemos” (“A Fé que Possuem os Nossos Profetas”, A Liahona, janeiro de 2002, p. 26). Ao cumprir os mandamentos, aumentaremos nossa fé; e ao aumentar a nossa fé, teremos um desejo maior de cumprir os mandamentos.

    Cante “Guarda os Mandamentos” (Hinos, nº 194). Dê a cada criança uma folha de papel e um lápis ou giz de cera. Peça às crianças que dobrem o papel em quatro partes. Peça-lhes que desenhem quatro mandamentos que elas podem cumprir (ver “Atividades de Desenho”, Ensino, Não Há Maior Chamado, [1999], pp. 166–167). Para dar-lhes idéias sobre o que devem desenhar, peça à pianista que toque várias músicas da Primária sobre mandamentos específicos, como batismo, oração, dízimo, etc. Deixe que elas compartilhem os desenhos que fizerem. Explique-lhes como o fato de ter fé ajuda-nos a cumprir os mandamentos. Compartilhe uma experiência pessoal em que sua fé no Senhor a tenha ajudado a cumprir Seus mandamentos e testifique-lhes do amor que Ele tem por você.

  3. Apresentação musical: “Com Fé O Seguirei” (A Liahona, fevereiro de 2003, p. A16; ou Com Fé O Seguirei – 2007 Esboço para Tempo de Compartilhar e Apresentação das Crianças na Reunião Sacramental [2006], p. 11). Explique-lhes que a música: “Com Fé O Seguirei” é uma lista de algumas das bênçãos de Deus para nós. Escreva 1, 2, 3 e 4 no quadro negro. (Se preferir, apresente a música em duas partes, ensinando cada estrofe em uma semana. Escreva todos os quatro números no quadro, mas ensine apenas as duas primeiras bênçãos na primeira semana). Peça às crianças que escutem a primeira bênção. Cante: “O Mestre deu-me o evangelho e luz” e então cante “lá, lá, lá” para os dois próximos versos. Quando as crianças repetirem, escreva “evangelho e luz” na frente do número 1. Peça às crianças que cantem a bênção com você, e então cantem “lá, lá, lá” nos dois próximos versos, como você fez. Siga o mesmo padrão para “Com simples fé me abençoou”. Explique-lhes que a parte onde elas estão cantando “lá, lá, lá” fala sobre mais bênçãos. Ao ensinar o restante dos versos, peça às crianças para escutarem as palavras que rimam, como luz/ conduz; mostrar/proclamar, etc., nas diferentes partes. Expresse às crianças sua gratidão por todas as bênçãos que o Pai Celestial lhe dá. Preste testemunho do amor de Deus e da importância de O seguirmos com fé.