2008
Um Missionário Já Eu Posso Ser
Julho de 2008


Tempo de Compartilhar

Um Missionário Já Eu Posso Ser

“E, se (…) trouxerdes a mim mesmo que seja uma só alma, quão grande será vossa alegria” (D&C 18:15).

O Apóstolo Paulo foi um grande missionário. Ele disse: “Não me envergonho do evangelho de Cristo” (Romanos 1:16). Viajou por muitos lugares para pregar o evangelho. Sentia alegria ao proclamar o evangelho e ao ajudar as pessoas a serem felizes.

Samuel, irmão do Profeta Joseph Smith, foi o primeiro missionário nos últimos dias. Desde aquela época, mais de um milhão de homens e mulheres serviram como missionários. Cada missionário, como Samuel Smith e Paulo, tem um testemunho do evangelho e quer partilhá-lo com os outros.

O Presidente David O. McKay (1873–1970) disse: “Todo membro é um missionário”.1 Isso quer dizer que você pode ser um missionário agora! Partilhar o evangelho com as pessoas ajudará você a ter em mente o seu convênio batismal de recordar sempre de Jesus Cristo. Lembre-se destas palavras:

Um missionário já eu posso ser,

Não preciso esperar crescer.

Um bom exemplo sempre eu serei

E, assim, que tenho um testemunho mostrarei;

Que tenho um testemunho mostrarei.2

Atividade

Retire a página A4. Recorte a casa e as cinco janelas. Cole cada janela no respectivo contorno existente na casa da família que prega o evangelho. Com a sua família, converse sobre as idéias da casa. Decidam juntos o que podem fazer para ser missionários desde já. Coloque a ilustração do lar que prega o evangelho num local bem visível para toda a família.

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. Reúna objetos para tarefas simples que exijam preparação para serem realizadas. (Por exemplo: lavar a louça — objetos como sabão e pano de prato; cozinhar — uma receita e ingredientes.) Prepare uma bolsa com uma tarefa diferente para cada grupo. Peça a um deles que abra a bolsa, determine qual tarefa precisa ser realizada e explique por que cada artigo é necessário para isso. Convide cada classe para fazer uma apresentação ao restante da Primária. Explique às crianças que, assim como precisamos de certas coisas para nos preparar para realizar uma tarefa, devemos fazer certas coisas para nos preparar para ser bons missionários. Coloque as fotografias 605 (Um Menino Orando) e 617 (Examinar as Escrituras) do Pacote de Gravuras do Evangelho no quadro-negro e escreva embaixo delas: “Vou me preparar para ser um missionário orando e lendo as escrituras todos os dias”. Peça às crianças que digam como a prática desse princípio pode prepará-las para a missão. Resuma a história de Alma, o Filho, e dos filhos de Mosias. Ajude as crianças a acharem Alma 17:2–3 e leiam juntos essa passagem. Sublinhe as frases “haviam examinado diligentemente as escrituras para conhecerem a palavra de Deus” e “haviam-se devotado a muita oração”. Preste testemunho do poder da oração e do estudo diário das escrituras e de como isso pode nos preparar para ser missionários.

  2. Ponha num recipiente vazio a etiqueta “Fiel e Obediente”. Prepare vários estudos de caso sobre a fé e a obediência para as crianças menores e as maiores (ver Ensino, Não Há Maior Chamado [1999], pp. 161–162). Comece o tempo de compartilhar escrevendo no quadro-negro: “Vou me preparar para ser um missionário sendo fiel e obediente”. Leia essa frase com as crianças. Peça a alguém que escolha um estudo de caso. Deixe a criança ou a classe responder o que fazer. Ressalte que a resposta exige fé e obediência e deixe a criança pôr alguns pequenos objetos (grãos de feijão ou pedrinhas, por exemplo) no recipiente. Depois de cada estudo de caso, cante “Seguindo a Jesus, verdade e luz ao mundo anunciarei”, de “A Igreja de Jesus Cristo” (Músicas para Crianças, 48). A frase “verdade e luz ao mundo anunciarei” significa que seremos missionários. Continue até encher o recipiente.

Notas

  1. Conference Report, abril de 1959, p. 122.

  2. “Um Missionário Já Eu posso Ser”, Músicas para Crianças, p. 90.