2017
O Poder de Deus
Abril 2017


Até Voltarmos a Nos Encontrar

O Poder de Deus

Extraído de um discurso proferido numa sessão geral do sacerdócio intitulado “A Doutrina do Sacerdócio”, A Liahona, julho de 1982, p. 53; uso de maiúsculas padronizado.

Fé é poder, e poder é sacerdócio.

Imagem
Enoch and the city of Zion

A Cidade de Sião É Transladada, de Del Parson

Deus é Deus por ser a personificação de toda a fé, todo o poder e todo o sacerdócio. A vida que Ele tem se chama vida eterna.

E na mesma medida em que nos tornarmos semelhantes a Ele, obtemos Sua fé, adquirimos Seu poder e exercemos Seu sacerdócio. E quando nos tivermos tornado iguais a Ele no pleno e verdadeiro sentido da palavra, também teremos vida eterna.

Fé e sacerdócio andam de mãos dadas. Fé é poder, e poder é sacerdócio. Depois de conseguir fé, recebemos o sacerdócio. Em seguida, por meio do sacerdócio, crescemos na fé até que, ao termos todo o poder, nos tornamos semelhantes a nosso Senhor.

Nosso tempo aqui na mortalidade deve ser um tempo de experiência e provação. Enquanto aqui nos encontramos, temos o privilégio de aperfeiçoar nossa fé e crescer no poder do sacerdócio. (…)

O santo sacerdócio fez muito mais para aperfeiçoar os homens nos dias de Enoque do que em qualquer outra época. Conhecido então como a ordem de Enoque (ver D&C 76:57), era o poder pelo qual ele e seu povo foram transladados. E isso aconteceu porque tinham fé e exerciam o poder do sacerdócio.

Foi com Enoque que o Senhor fez o convênio eterno de que todos os que recebessem o sacerdócio teriam poder, pela fé, para governar e controlar todas as coisas na Terra, para vencer os exércitos das nações e apresentar-se em glória e exaltação perante o Senhor.

Melquisedeque era um homem que tinha uma fé assim, “e seu povo praticou a retidão, e obteve o céu, e procurou a cidade de Enoque” (Tradução de Joseph Smith, Gênesis 14:34). (…)

Qual então é a doutrina do sacerdócio? E como devemos viver como os servos do Senhor?

A doutrina é que Deus, nosso Pai, é um ser glorificado, aperfeiçoado e exaltado que tem todo poder e todo domínio, que conhece todas as coisas e é infinito em Seus atributos e vive na unidade familiar.

É que nosso Pai Eterno desfruta dessa suprema condição de glória e perfeição e poder porque Sua fé é perfeita, e Seu sacerdócio, ilimitado.

E que o sacerdócio é o próprio nome do poder de Deus e que, se quisermos tornar-nos como Ele é, precisamos receber e exercer Seu sacerdócio ou poder como Ele o exerce. (…)

É que nós temos o poder, pela fé, para governar e controlar todas as coisas, tanto materiais como espirituais; para operar milagres e aperfeiçoar a vida; para estar na presença de Deus e ser como Ele, porque adquirimos Sua fé, Suas perfeições e Seu poder ou, em outras palavras, a plenitude do Seu sacerdócio.

Essa, pois, é a doutrina do sacerdócio. Não existe nem pode existir nada maior. Esse é o poder que podemos alcançar pela fé e retidão.

Certamente existe poder no sacerdócio — um poder que procuramos adquirir para usar, um poder que oramos piedosamente para que permaneça conosco e nossa posteridade para sempre.