2017
Como saber que Deus está ouvindo minhas orações?
Abril 2017


Perguntas & Respostas

“Como saber que Deus está ouvindo minhas orações?”

A oração é uma grande bênção e recebemos a promessa de que o Pai Celestial está sempre ouvindo, mas muitas vezes é preciso algum esforço para reconhecer Suas respostas.1

Pense nisto: Deus ouve você ou não. Se Ele não ouve, não há motivo para orar. Mas se Ele ouve (e de fato o faz!), precisamos aprender a realmente nos comunicar com Ele em oração, reconhecer as respostas e seguir em frente fielmente.

Quando sentimos que Ele não está ouvindo, talvez precisemos passar por crescimento pessoal. Você pode fazer algumas perguntas a si mesmo: Estou limpo? Minhas intenções são dignas? Estou disposto a fazer o que Ele me pede?2 Se a resposta para cada uma delas for afirmativa, você pode confiar que “o Senhor teu Deus te (…) dará resposta às tuas orações” (D&C 112:10). Lembre-se de que às vezes as respostas vêm de maneira sutil ou inesperada.

Se você respondeu não a algumas dessas perguntas, nunca é tarde demais! Faça as mudanças necessárias em sua vida para poder ter o Espírito. Esteja disposto a agir de acordo com a inspiração que receber.

E não se esqueça de que todos recebem respostas de maneiras diferentes. Ore para que o Espírito Santo lhe ensine como você pode reconhecer as respostas. Talvez não seja fácil reconhecê-las a princípio, mas é como qualquer outra habilidade: a prática leva à perfeição. Tenha fé e confie que o Pai Celestial está sempre ouvindo.

Ouvir o Espírito

Tente ouvir o Espírito Santo. As pessoas ouvem o Espírito Santo de maneiras diferentes, talvez você esteja tentando ouvir uma voz mansa e delicada quando a inspiração pode vir como um sentimento. Sei que o Espírito Santo vai lhe dizer tudo o que precisa saber — basta ouvir.

Elise G., 13 anos, Alberta, Canadá

Respostas na Igreja

Uma vez tive uma dúvida imensa. Não sabia se devia sair com um não membro. Certo domingo na reunião sacramental, uma irmã fez um discurso que parecia dirigido pessoalmente para mim. Naquele momento, recebi a certeza de que o Senhor havia respondido à minha oração. Antes, estava confusa sobre o que fazer, mas então fui consolada pelo Espírito Santo, que encheu meu coração de alegria e coragem. Deus nos responde por meio de sentimentos, pensamentos, das escrituras e até mesmo dos oradores na Igreja!

Karen V., 19 anos, Minas Gerais, Brasil

Lembre-se de Quem Você É

Sei que Deus nos ouve porque a oração produz um sentimento de paz, alívio e amor no coração. Percebo que Ele me livra de muitos perigos do dia a dia e que protege minha família, e sinto-me amada por Ele. Antes de ir à escola, sempre recito o tema das Moças. Isso me ajuda a lembrar que sou filha do Pai Celestial, que me ama.

Nicol M., 19 anos, Lima, Peru

Oração de uma Criança

Sei que o Pai Celestial ouve minhas orações por causa dessas palavras na música da primária “Oração de uma Criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7): “Meu Pai Celeste, estás mesmo aí? Ouves e atendes da criança a oração? Alguém me disse que é longe o céu, mas sinto-Te perto quando oro a Ti”. Quando me lembro dessa música, sei que Ele está ouvindo, pois sinto o Espírito e Seu infinito amor por mim. Ao lembrar que Ele me ama, sinto consolo e sei que Ele ouve minhas orações.

Elaine B., 16 anos, Carolina do Norte, EUA

Confie Nele

O Pai Celestial sempre ouve nossas orações, mas às vezes parece que não está respondendo a elas porque nem sempre Ele nos responde como ou quando desejamos. Precisamos estar dispostos a submeter nossa vontade à Dele e ter fé de que Ele sabe o que é melhor para nós. O Pai Celestial nos ama e sempre vai tentar nos ajudar a aprender e crescer à medida que responde às nossas orações.

Mosiah M., 17 anos, Utah, EUA

Pedi e Recebereis

Por meio das escrituras, aprendemos que Deus sempre ouve nossas orações e vai respondê-las se nos dirigirmos a Ele com fé e real intenção. Em nosso coração, vamos sentir a confirmação de que Ele realmente nos ama, um sentimento de paz e tranquilidade. Podemos também sentir que tudo ficará bem quando seguimos a vontade do Pai. Se temos dúvida de que Ele nos ouve, devemos buscar orientação nas escrituras e em seguida perguntar se as coisas que lemos são verdadeiras.

Constanza L., 20 anos, Bío Bío, Chile

Orar com Sinceridade

Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele. Ele não responde apenas para satisfazer nossa curiosidade.

Jean-Claude N., 16 anos, Kasaï-Central, República Democrática do Congo

Buscar

Uma vez me perguntei se Deus podia ouvir minhas orações e em seguida senti a resposta no coração. Ouvi alguém prestar testemunho sobre a oração e senti o Espírito Santo. Meu outro conselho seria perguntar a seus pais, ao bispo ou a outros membros de sua ala. Você pode até orar para obter ajuda sobre esse assunto!

Joshua S., 13 anos, Oregon, EUA