2017
Eles O Viram
Abril 2017


Eles O Viram

Estas pessoas realmente viram o Salvador ressuscitado, mas você também pode ser uma testemunha de Cristo à sua própria maneira.

Imagem
Jesus and Mary in front of the tomb

He Is Risen [Ele Ressuscitou], de Greg K. Olsen, reprodução proibida

Como você acha que teria sido testemunhar o Salvador ressuscitado? Centenas de pessoas na época de Jesus não tiveram que imaginar — elas vivenciaram. As escrituras falam de pelo menos uma dúzia de exemplos registrados no Novo Testamento e vários outros no Livro de Mórmon quando o Senhor ressuscitado apareceu ao povo. Essas pessoas testemunharam um dos maiores milagres da história: o fato de Jesus Cristo ter vencido a morte e tornado possível que cada um de nós volte a viver. Impressionante, não é?

Então, o que significa exatamente ser uma testemunha de Cristo? Vamos verificar alguns desses momentos nas escrituras e pensar em como nós, mesmo sem vê-Lo fisicamente, também podemos ser testemunhas de Cristo.

Maria Madalena

Maria Madalena foi a primeira testemunha. Na manhã de domingo após a crucificação, ela foi ao sepulcro com algumas outras mulheres para ungir o corpo do Senhor. Quando Maria descobriu o sepulcro vazio, chorou. Alguém se aproximou dela por trás e perguntou: “Mulher, por que choras?” Imagine a surpresa dela ao descobrir que era Jesus, ressuscitado dentre os mortos (ver João 20:1–18).

Dois Discípulos na Estrada de Emaús

Imagem
Christ on the road to Emmaus

Road to Emmaus [Estrada para Emaús], de Jon McNaughton

Cleofas e outro discípulo estavam andando na estrada de Emaús quando um desconhecido se juntou a eles. Eles não reconheceram seu novo companheiro, mas, durante a refeição da noite, o desconhecido partiu o pão. Então seus olhos se abriram, e eles perceberam que haviam viajado com o Salvador desde o início. “Porventura não ardia em nós o nosso coração (…)?”, perguntaram um ao outro, refletindo sobre a confirmação que sentiram de que Ele realmente tinha estado com eles (ver Lucas 24:13–34).

Os Dez Apóstolos

Imagem
Resurrected Christ with Apostles

Jesus Mostra os Ferimentos, de Harry Anderson

Os dois discípulos que viajaram para Emaús com Cristo voltaram a Jerusalém e contaram a experiência deles a dez dos apóstolos. Enquanto estavam falando, o próprio Salvador apareceu a eles, dizendo: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (ver Lucas 24:36–41, 44–49).

O Apóstolo Tomé

Imagem
Christ with Thomas

Pintura de Tomé, de Brian Call

O Apóstolo Tomé não estava presente quando o Salvador apareceu pela primeira vez aos outros apóstolos, então não acreditou que Cristo havia ressuscitado. Uma semana mais tarde, Cristo apareceu novamente aos apóstolos. Desta vez, Tomé estava ali e, porque viu Cristo, acreditou que Ele havia ressuscitado. O Salvador advertiu Tomé por ter acreditado somente depois de vê-Lo: “Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram, e creram” (ver João 20:24–29).

Os Onze Apóstolos no Mar de Tiberíades

Imagem
Apostles on the Sea of Tiberias

The Resurrected Christ at the Sea of Tiberias [O Cristo Ressuscitado no Mar de Tiberíades], de David Lindsley

Certo dia, pouco depois da Ressurreição, vários apóstolos foram pescar no Mar de Tiberíades, mas não tiveram muita sorte. Na manhã seguinte, o Salvador foi até eles e os aconselhou a lançar a rede para o lado direito do barco. Quando o fizeram, a rede pegou tantos peixes que eles mal puderam puxá-la! Depois de jantarem juntos, o Salvador ensinou sobre a importância de ministrar a outras pessoas, dizendo: “Apascenta os meus cordeiros”. Os apóstolos iam passar o resto de sua vida fazendo exatamente isso — ensinar as pessoas sobre Cristo — e em alguns casos até deram sua vida pela causa (ver João 21:1–22).

Os Nefitas nas Américas

Imagem
Christ among the Nephites

One Shepherd [Um Pastor], de Howard Lyon

Durante a Crucificação, a terra nas Américas foi devastada por terremotos, incêndios, outros desastres naturais e três dias de escuridão para marcar a morte do Salvador. Mais tarde, Cristo desceu do céu e visitou uma multidão de 2.500 pessoas reunidas perto do templo, na terra de Abundância. Ele convidou-as a tocarem as marcas em Suas mãos, Seus pés e Seu lado, proferiu um sermão e abençoou as crianças nefitas, uma a uma. Mais pessoas ainda se reuniram no dia seguinte, e o Salvador as visitou e ensinou. Os discípulos, por fim, organizaram a Igreja de Cristo, e os nefitas receberam um testemunho tão forte que eles e os lamanitas também se converteram ao Senhor (ver 3 Néfi 11–18; ver também 3 Néfi 8–10; 4 Néfi 1).

Testemunhas de Ontem e Hoje

Cristo também apareceu a muitos outros, inclusive várias mulheres que tinham ido ao sepulcro para ajudar Maria Madalena a ungir o corpo de Cristo, um grupo de mais de 500 homens, Tiago e Paulo (ver Mateus 28:9; Atos 9:4–19; 1 Coríntios 15:6–7; ver também 3 Néfi 19; 26:13).

Talvez não tenhamos a oportunidade de ver o Salvador como essas testemunhas, mas você ainda pode ser uma testemunha de Cristo. Você pode buscar o Salvador pessoalmente, como fez Maria quando foi ao sepulcro, aprendendo mais sobre Ele. Ou pode exercer fé Nele, guardando os mandamentos e seguindo os conselhos dos profetas. Ou pode reconhecer as bênçãos do Salvador em sua vida, como fizeram os dois discípulos caminhando para Emaús. Nesta época de Páscoa, pense sobre o que significa ser uma testemunha de Cristo. Essas pessoas foram testemunhas literais, que realmente viram o Cristo ressuscitado — mas essa não é a única maneira pela qual você pode testificar Dele em sua vida.