Conferência Geral
Poder para Perseverar
Conferência Geral de outubro de 2020


Poder para Perseverar

Só a fé e a palavra de Deus, que preenchem a nossa alma, serão suficientes para nos suster — e permitir que acedamos ao Seu poder.

Ao rever os ensinamentos do nosso querido profeta, o Presidente Russell M. Nelson, descobri uma palavra que ele tem usado frequentemente em diversos discursos. Essa palavra é poder.

Na primeira conferência geral, depois de ter sido apoiado como um Apóstolo, o Presidente Nelson falou sobre poder.1 E ele tem continuado a ensinar sobre poder ao longo dos anos. Desde que apoiámos o Presidente Nelson como o nosso profeta, ele já nos ensinou sobre o princípio do poder — especificamente, o poder de Deus — e como podemos aceder ao mesmo. Ele ensinou como podemos recorrer ao poder de Deus quando ministramos outros,2 como o arrependimento convida o poder de Jesus Cristo e da Sua Expiação para a nossa vida,3 e como o sacerdócio — o poder e a autoridade de Deus — abençoa todos os que fazem e guardam convénios com Ele.4 O Presidente Nelson testificou que o poder de Deus flui para todos os que receberam a investidura do templo à medida que cumprem os seus convénios.5

Fiquei particularmente comovido com o desafio que o Presidente Nelson nos fez na conferência geral de abril de 2020. Ele instrui-nos, dizendo: “Estudem e orem para aprender mais sobre o poder e o conhecimento com os quais foram investidos, ou com os quais ainda virão a ser investidos”.6

Em resposta a este desafio, estudei e orei e aprendi algumas coisas benéficas sobre o poder e o conhecimento com os quais fui investido, ou com os quais ainda virei a ser investido.

Perceber o que devemos fazer para aceder ao poder de Deus na nossa vida não é fácil, mas descobri que é possível se o estudarmos na nossa mente e orarmos para que o Espírito Santo nos ilumine.7 O Elder Richard G. Scott deu uma definição clara do que é o poder de Deus: é o “poder de fazer mais do que aquilo que podemos fazer por nós mesmos”.8

Encher o nosso coração e, até mesmo a nossa alma, com a palavra de Deus e o alicerce da fé em Jesus Cristo é crucial para recorrer ao poder de Deus para nos ajudar nestes tempos difíceis. Sem obtermos a palavra de Deus e uma fé em Jesus Cristo profundamente enraizadas no nosso coração, o nosso testemunho e a nossa fé podem falhar, e podemos perder o acesso ao poder que Deus deseja conceder-nos. A fé superficial não é suficiente. Só a fé e a palavra de Deus, que preenchem a nossa alma, serão suficientes para nos suster — e permitir que acedamos ao Seu poder.

Enquanto eu e a irmã Johnson criávamos os nossos filhos, incentivámos cada um deles a aprender a tocar um instrumento musical. Mas, só permitíamos que os nossos filhos tivessem aulas de música se fizessem a sua parte e praticassem o seu instrumento diariamente. Certo sábado, a nossa filha Jalynn estava entusiasmada para ir tocar com os amigos, mas, ainda não tinha praticado piano. Consciente de que se tinha comprometido a praticar durante 30 minutos, ela pretendia usar um cronómetro, pois não queria praticar nem mais um minuto do que o necessário.

Ao passar pelo forno do micro-ondas a caminho do piano, ela parou e carregou nalguns botões. Mas, em vez de ajustar só o cronómetro, ela ajustou o micro-ondas para cozinhar durante 30 minutos e carregou no botão start. Passado cerca de 20 minutos de estar a praticar, ela foi até à cozinha para verificar quanto tempo faltava e viu que o forno do micro-ondas estava a arder.

Ela então correu para o quintal, onde eu estava a tratar do jardim, a gritar que a a casa estava a arder. Corri para dentro de casa e, de facto, encontrei o forno do micro-ondas em chamas.

Na tentativa de evitar que a casa incendiasse, coloquei a mão atrás do micro-ondas, desliguei-o da tomada e usei o cabo de alimentação para tirar o micro-ondas em chamas da bancada. Na esperança de ser o herói e salvar o dia, bem como a nossa casa, rodopiei o micro-ondas em chamas usando o cabo de alimentação para o manter longe do meu corpo, cheguei ao quintal e, com um movimento de balanço, lancei-o para o relvado. Com ele já na relva, conseguimos apagar as chamas com uma mangueira.

O que é que correu mal? Um forno de micro-ondas precisa de algo para absorver a sua energia, e quando não tem nada no seu interior para absorver essa energia, é o próprio forno que a absorve, acabando por aquecer e incendiar-se, destruindo-se a si mesmo e reduzindo-se a cinzas.9 O nosso micro-ondas incendiou-se e queimou-se porque não tinha nada lá dentro.

Da mesma forma, aqueles que têm a fé e a palavra de Deus profundamente enraizadas no coração serão capazes de absorver e vencer os dardos inflamados, que o adversário certamente enviará para nos destruir.10 Caso contrário, a nossa fé, esperança e convicção podem não resistir e, tal como o forno de micro-ondas vazio, podemos ser destruídos.

Aprendi que ter a palavra de Deus enraizada na minha alma, aliada à fé no Senhor Jesus Cristo e à Sua Expiação, permite-me recorrer ao poder de Deus para vencer o adversário e qualquer coisa que este lance contra mim. Ao enfrentarmos desafios, podemos confiar na promessa do Senhor ensinada por Paulo: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.11

Sabemos que o Salvador, em criança, “crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.12 Sabemos que com o passar do tempo, “crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.13 E sabemos que no início do Seu ministério, os que o ouviam “admiravam a sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade”.14

Devido à Sua preparação, o Salvador cresceu em poder e foi capaz de resistir a todas as tentações de Satanás.15 Ao seguirmos o exemplo do Salvador e nos prepararmos através do estudo da palavra de Deus e do aprofundamento da nossa fé, podemos também recorrer ao poder de Deus para resistir às tentações.

Durante este período de restrições a nível de reuniões que impossibilita a frequência regular ao templo, fiz questão de continuar a estudar e a aprender mais sobre o poder de Deus que nos advém quando fazemos e guardamos os convénios do templo. Conforme prometido na oração dedicatória do Templo de Kirtland, saímos do templo “armados” com o poder de Deus.16 Não existe nenhum prazo de validade associado ao poder que Deus concede àqueles que fazem e guardam os convénios do templo, nem nenhuma restrição de acesso a esse poder em caso de pandemia. O Seu poder só diminui na nossa vida se deixarmos de guardar os nossos convénios e não vivermos de uma forma que nos permita qualificar-nos, continuamente, para receber o Seu poder.

Enquanto eu e a minha querida esposa servíamos como líderes da missão na Tailândia, Laos e Mianmar, testemunhámos em primeira mão o poder de Deus que é concedido aos que fazem e guardam convénios sagrados no templo. O Fundo de Assistência aos Frequentadores do Templo possibilitou que muitos Santos, nestes três países, frequentassem o templo depois de terem feito tudo o que podiam com sacrifício e preparação pessoal. Lembro-me de ter conhecido um grupo de 20 Santos fiéis de Laos num aeroporto em Banguecoque, na Tailândia, para os ajudar no transbordo para um outro aeroporto em Banguecoque, onde poderiam apanhar o seu voo para Hong Kong. Estes membros irradiavam entusiasmo por poderem finalmente viajar até à casa do Senhor.

Imagem
Membros em Laos

Quando nos encontrámos com estes Santos fiéis no seu regresso, a maturidade acrescida do evangelho e o poder associado, resultante do recebimento da investidura do templo e da realização de convénios com Deus, eram evidentes. Estes Santos saíram do templo “armados [com o] poder [de Deus]”.17 Este poder de conseguirem fazer mais do que conseguiriam sozinhos, deu-lhes força para resistir aos desafios inerentes a ser membro da Igreja nos seus países de origem e prosseguir levando consigo “novas sumamente grandes e gloriosas… em verdade”,18 à medida que continuaram a edificar o reino do Senhor em Laos.

No período em que não pudemos frequentar o templo, será que todos nós confiámos nos convénios que fizemos no templo para traçar um rumo claro e imutável para a nossa vida? Estes convénios, quando guardados, dão-nos uma visão e expectativa em relação ao futuro e uma determinação clara de nos qualificarmos para receber tudo o que o Senhor prometeu em virtude da nossa fidelidade.

Convido-vos a procurar obter o poder que Deus deseja conceder-vos. Testifico que, à medida que procurarmos obter este poder, seremos abençoados com um maior entendimento do amor que o nosso Pai Celestial tem por nós.

Testifico que devido ao amor do Pai Celestial por todos nós, Ele enviou o Seu Filho Amado, Jesus Cristo, para ser o nosso Salvador e Redentor. Testifico de Jesus Cristo, Ele tem todo o poder,19 e faço-o em nome de Jesus Cristo, amém.