Conferência Geral
Prosseguir com Fé
Conferência geral de abril de 2020


Prosseguir com Fé

Abençoo-vos com paz e fé crescente no Senhor.

Meus amados irmãos e irmãs, ao chegarmos ao fim desta conferência histórica, expressamos a nossa gratidão ao Senhor. A música foi sublime e as mensagens inspiradoras.

Durante esta conferência, tivemos muitos pontos altos. Neste aniversário do bicentenário, apresentamos uma proclamação ao mundo que declara a realidade da Restauração do evangelho de Jesus Cristo na sua plenitude.

Comemorámos a Restauração com o Brado de Hossana.

Revelámos um novo símbolo que expressa a nossa fé no Senhor Jesus Cristo e serve de reconhecimento visual para as informações e materiais oficiais da Igreja.

Convocámos um dia mundial de jejum e oração, para que a atual pandemia possa ser controlada, os prestadores de cuidados protegidos, a economia fortalecida e a vida normalizada. Este jejum será realizado na Sexta-feira Santa, dia 10 de abril. E que sexta-feira maravilhosa será esta!

O próximo domingo é domingo de Páscoa, onde celebraremos novamente a Expiação e a Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo. Por causa da Sua Expiação, a dádiva da ressurreição chegará a todos os que já viveram. E a dádiva da vida eterna chegará a todos os que se qualificarem, por intermédio da fidelidade às ordenanças e convénios efetuados nos Seus santos templos.

Os vários elementos inspiradores desta conferência geral de abril de 2020, e a semana santa que iniciamos agora, podem ser resumidos numa palavra divinamente decretada: “Ouve-O”. 1 Oramos para que o vosso foco no Pai Celestial, que foi quem pronunciou estas palavras, e no Seu Filho Amado, Jesus Cristo, seja o que permaneça mais tempo na vossa memória de tudo o que se passou. Oramos para que recomecemos verdadeiramente a ouvir, a escutar e a obedecer às palavras do Salvador. 2 Prometo que, como consequência, sentirão uma redução do medo e um aumento da fé.

Obrigado pelo vosso desejo de fazer dos vossos lares verdadeiros santuários de fé, onde o Espírito do Senhor pode habitar. O nosso currículo de estudo do evangelho, Vem e Segue-me, continuará a abençoar a vossa vida. O vosso empenho constante neste esforço, mesmo nos momentos em que sentem que não estão a ser particularmente bem-sucedidos, mudará a vossa vida, a da vossa família e o mundo. Seremos fortalecidos à medida que nos tornarmos discípulos do Senhor ainda mais valentes, erguendo-nos e defendendo-O, onde quer que estejamos.

Agora, falemos de templos. Temos 168 templos dedicados pelo mundo fora. Outros estão em diversas fases de planeamento e construção. Sempre que anunciamos planos para a construção dum novo templo, este passa a fazer parte da nossa história sagrada.

Pode parecer estranho anunciar novos templos quando todos os nossos templos estão fechados por algum tempo.

Há mais dum século, o Presidente Wilford Woodruff anteviu condições como a nossa de hoje, tal como registado na sua oração dedicatória do Templo do Lago Salgado, realizada em 1893. Alguns podem ter visto, recentemente, excertos desta oração notável nas redes sociais.

Ouçam estas súplicas dum poderoso profeta de Deus: “Quando o Vosso povo não tiver a oportunidade de entrar nesta casa sagrada… e estiver oprimido e em dificuldades, cercado por dificuldades… e voltar o rosto para esta Vossa casa sagrada e pedir-Vos libertação, ajuda, e que o Vosso poder seja estendido a favor deles, suplicamos-Vos que olheis para baixo da Vossa santa morada em misericórdia… e ouvi os seus clamores. Ou, quando os filhos do Vosso povo, em anos futuros, forem separados deste lugar, por qualquer motivo,… e clamarem a Vós das profundezas da sua aflição e tristeza, para que lhes proporcioneis alívio e libertação, rogamos-vos, humildemente, que… ouçais os seus clamores e lhes concedais as bênçãos pelas quais suplicam”. 3

Irmãos e irmãs, nos nossos momentos de angústia em que os templos estão fechados, ainda podemos recorrer ao poder dos nossos convénios e investidura do templo, ao honrar os nossos convénios. Usem este tempo, em que os templos estão fechados, para continuar a viver uma vida digna de entrar no templo ou tornem-se dignos de entrar no templo.

Conversem sobre o templo com os vossos familiares e amigos. Uma vez que Jesus Cristo está no centro de tudo o que fazemos no templo, ao pensarmos mais sobre o templo, estaremos a pensar mais sobre Ele. Estudem e orem para aprender mais sobre o poder e o conhecimento com os quais foram investidos, ou com os quais ainda virão a ser investidos.

Hoje, temos o prazer de anunciar os planos para a construção de oito novos templos nos seguintes locais: Bahía Blanca, Argentina; Tallahassee, Florida; Lubumbashi, República Democrática do Congo; Pittsburgh, Pensilvânia; Cidade de Benim, Nigéria; Siracusa, Utah; Dubai, Emirados Árabes Unidos; e Xangai, República Popular da China.

Nos oito locais, os arquitetos da Igreja trabalharão com as autoridades locais para que o templo harmonize e contribua para a beleza de cada comunidade.

O plano para um templo no Dubai vem como resposta ao seu gracioso convite, o que reconhecemos com gratidão.

O contexto para o plano de Xangai é muito importante. Por mais de duas décadas, membros dignos na República Popular da China têm trabalhado no Templo de Hong Kong, China. Mas em julho de 2019, este templo foi encerrado para a realização de renovações há muito planeadas e necessárias.

Em Xangai, um modesto edifício multiusos proverá uma forma dos membros chineses continuarem a participar nas ordenanças do templo, na República Popular da China, para eles próprios e para os seus antepassados. 4

Em todos os países, esta Igreja ensina os seus membros a honrar, obedecer e apoiar a lei. 5 Ensinamos a importância da família, de sermos bons pais e cidadãos exemplares. Porque respeitamos as leis e os regulamentos da República Popular da China, a Igreja não envia missionários de proselitismo para lá, nem vamos fazê-lo agora.

Membros expatriados e congregações chinesas continuarão a reunir-se separadamente. O estatuto legal da Igreja permanece inalterado. Numa fase inicial da utilização do edifício, o acesso ao mesmo será somente aceite por marcação. A casa do Senhor em Xangai não será um destino para turistas de outros países.

Estes oito novos templos abençoarão a vida de muitas pessoas de ambos os lados do véu da morte. Os templos são o pináculo da Restauração da plenitude do evangelho de Jesus Cristo. Na Sua bondade e generosidade, Deus está a trazer as bênçãos do templo para mais perto dos Seus filhos em todos os lugares.

À medida que a Restauração continua, eu sei que Deus continuará a revelar muitas coisas grandes e importantes relativas ao Seu reino aqui na Terra. 6 Esse reino é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Queridos irmãos e irmãs, expresso o meu amor por vós. Durante este período de tensão e incerteza, e invocando a autoridade em mim investida, gostaria de conceder-vos uma bênção apostólica.

Abençoo-vos com paz e fé crescente no Senhor. 7

Abençoo-vos com o desejo de se arrependerem e de se tornarem um pouco mais como Ele, a cada dia. 8

Abençoo-vos para saberem que o Profeta Joseph Smith é o profeta da Restauração do evangelho de Jesus Cristo na sua plenitude.

Se houver alguma doença entre vós ou entre os vossos entes queridos, deixo uma bênção de cura, consistente com a vontade do Senhor.

Assim vos abençoo, acrescentando uma vez mais a minha expressão de amor por cada um de vós, no sagrado nome de Jesus Cristo, amém.