Conferência Geral
Jesus Cristo é o Vigor da Juventude
Conferência geral de outubro de 2022


Jesus Cristo é o Vigor da Juventude

Coloquem a vossa confiança em Jesus Cristo. Ele guiar-vos-á pelo caminho certo. Ele é a vossa força.

Ao preparar-me para esta mensagem de hoje, senti uma forte inspiração para dirigir-me às moças e aos rapazes.

Dirijo-me também àqueles que já foram jovens e até mesmo àqueles que, na verdade, já nem se lembram que o foram.

E falo a todos os que amam os nossos jovens e querem que eles tenham sucesso na vida.

Para a nova geração, tenho, especialmente para vós, uma mensagem do nosso Salvador, Jesus Cristo.

A Mensagem do Salvador para Vós

Meus queridos jovens amigos, se o Salvador estivesse aqui agora, o que é que Ele vos diria?

Acredito que Ele começaria por expressar o Seu profundo amor por vós. Ele poderia fazê-lo com palavras, mas também fluiria tão fortemente, apenas da Sua presença, que seria inconfundível, atingindo profundamente o vosso coração, enchendo toda a vossa alma!

E, no entanto, como somos todos fracos e imperfeitos, algumas preocupações poderiam vir à vossa mente. Poderiam lembrar-se de erros que cometeram, de alturas em que cederam à tentação, de coisas que gostariam de não ter feito, ou que gostariam de ter feito melhor.

O Salvador sentiria isso e acredito que iria encorajar-vos com as palavras que proferiu nas escrituras:

“Não temais”.1

“Não duvideis”.2

“Tende bom ânimo”.3

“Não se turbe o vosso coração”.4

Penso que não iria justificar os vossos erros. Não iria minimizá-los. Não, Ele iria pedir-vos que se arrependessem, que deixassem os vossos pecados para trás, que mudassem, para que pudesse perdoar-vos. Iria lembrar-vos que há 2.000 anos atrás tomou esses pecados sobre Si para que possam arrepender-se. Isso faz parte do plano de felicidade que nos foi dado pelo nosso amoroso Pai Celestial.

Jesus poderia salientar que os vossos convénios com Ele, feitos quando foram batizados e renovados a cada vez que tomam o sacramento, concedem-vos uma ligação especial com Ele. O tipo de ligação que as escrituras descrevem como estar “unidos por um jugo” para que, com a ajuda Dele, possam carregar qualquer fardo.5

Acredito que o Salvador Jesus Cristo gostaria que vissem, sentissem e soubessem que Ele é a vossa força. Que com a ajuda Dele, não há limites para o que podem realizar. Que o vosso potencial é ilimitado. Ele gostaria que se vissem como Ele vos vê. E isso é muito diferente da forma como o mundo vos vê.

O Salvador declararia, em termos inequívocos, que são uma filha ou um filho do Deus Todo-Poderoso. O vosso Pai Celestial é o ser mais glorioso do universo, cheio de amor, alegria, pureza, santidade, luz, graça e verdade. E Ele quer que, um dia, sejam herdeiros de tudo o que Ele tem.6

Esta é a razão pela qual estão na Terra: para aprender, crescer, progredir e tornar-vos em tudo para o qual o vosso Pai Celestial vos criou.

Para tornar isto possível, Ele enviou Jesus Cristo para ser o vosso Salvador. Este é o propósito por detrás do Seu grande plano de felicidade, da Sua Igreja, do Seu sacerdócio, das escrituras, de tudo.

Este é o vosso destino. Este é o vosso futuro. Esta é a vossa escolha!

Verdade e Escolhas

No centro do plano de Deus para a vossa felicidade está o vosso poder de escolha.7 É claro que o vosso Pai Celestial quer que escolham a alegria eterna com Ele, e ajudar-vos-á a alcançá-la, mas nunca vos iria impô-la.

Portanto, Ele permite-vos escolher: Luz ou trevas? Bem ou mal? Alegria ou miséria? Vida eterna ou morte espiritual?8

Parece uma escolha fácil, não é? Mas, por alguma razão, aqui na Terra, a escolha parece mais complicada do que deveria ser.

O problema é que nem sempre vemos as coisas com a clareza que gostaríamos. O apóstolo Paulo comparou isto a vermos “por espelho, em enigma”.9 Há muita confusão no mundo sobre o que é certo e errado. A verdade é distorcida para fazer o mal parecer bom e o bem parecer mau.10

Mas quando procuram sinceramente a verdade — a verdade eterna e imutável — as vossas escolhas tornam-se muito mais claras. Sim, ainda têm tentações e provações. Coisas más ainda acontecem. Coisas intrigantes. Coisas trágicas. Mas podem lidar bem com estes desafios quando sabem quem são, quando conhecem a razão de estarem aqui e quando confiam em Deus.

Então, a onde é que podem encontrar a verdade?

Ela faz parte do evangelho de Jesus Cristo. E a plenitude desse evangelho é ensinada n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”.11

Quando têm escolhas importantes a fazer, Jesus Cristo e o Seu evangelho restaurado são a melhor escolha. Quando têm dúvidas, Jesus Cristo e o Seu evangelho restaurado são a melhor resposta. Quando se sentirem fracos, Jesus Cristo é a vossa força.

Ele dá força ao cansado; e para aqueles que se sentem impotentes, Ele dá mais força.

Os que esperam no Senhor serão renovados pela força Dele.12

Força dos Jovens

Para ajudar-vos a encontrar o Caminho e a fazer da doutrina de Cristo a influência orientadora da vossa vida, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias preparou um novo recurso, uma versão revista do guia Para o Vigor da Juventude.

Imagem
A versão de 2011 do guia “Para o Vigor da Juventude”

Ao longo de mais de 50 anos, o guia Para o Vigor da Juventude tem sido um guia para gerações de jovens Santos dos Últimos Dias. Tenho sempre uma cópia no bolso e partilho-a com pessoas que têm curiosidade sobre os nossos padrões. Foi atualizado e renovado para fazer face aos desafios e tentações dos nossos dias. A nova versão do guia Força dos Jovens está disponível em 50 idiomas diferentes e também estará disponível em papel. Será uma ajuda significativa para fazerem escolhas na vossa vida. Por favor, abracem-no como se fosse vosso e partilhem-no com os vossos amigos.

Imagem
A versão de 2022 do guia “Força dos Jovens”

Esta nova versão do guia Força dos Jovens tem como subtítulo: Um Guia para Fazer Escolhas.

Para que não haja dúvidas, o melhor guia que podem ter para fazer escolhas é Jesus Cristo. Jesus Cristo é o vigor da juventude.

Portanto, o propósito do guia Força dos Jovens é direcionar-vos para Ele. Este guia ensina-vos verdades eternas do evangelho restaurado de Cristo — verdades sobre quem são, quem Ele é e o que podem realizar com a força Dele. Ensina-vos como fazer escolhas retas, com base nestas verdades eternas.13

Também é importante saber o que é que o guia Força dos Jovens não faz. Este guia não toma decisões por vós. Não vos dá um “sim” ou “não” sobre todas as escolhas com que se venham a deparar. O guia Força dos Jovens foca-se no alicerce das vossas escolhas. Foca-se em valores, princípios e doutrina, em vez de cada comportamento específico.

O Senhor, através dos Seus profetas, tem-nos sempre guiado nessa direção. Ele está a suplicar-nos para “[aumentarmos a nossa] capacidade espiritual de receber revelações”.14 Está a convidar-nos a “ouvi-Lo”.15 Está a chamar-nos para segui-Lo de formas mais elevadas e sagradas.16 E estamos a aprender de forma semelhante, todas as semanas, no guia Vem, e Segue-Me.

Suponho que o guia podia dar-vos longas listas de roupas que não deviam usar, de palavras que não deviam dizer e de filmes que não deviam ver. Mas será que isso seria realmente útil numa igreja global? Será que tal abordagem realmente vos prepararia para viver de forma cristã a vida inteira?

Joseph Smith disse: “Eu ensino-lhes princípios corretos e eles governam-se a si mesmos”.17

E o rei Benjamim disse ao seu povo, no Livro de Mórmon: “Não vos posso dizer todas as coisas pelas quais podeis cometer pecado; porque há vários modos e meios, tantos que não os posso enumerar”.18

O rei Benjamim continuou: “Isto, porém, posso dizer-vos (…) [tomai] cuidado com vós mesmos, e vossos pensamentos e vossas palavras e vossas obras; e (…) [observai] os mandamentos de Deus (…) [continuai a ter] fé no (…) nosso Senhor, até [ao] fim [da] vossa vida”.19

Imagem
O Salvador Jesus Cristo

É errado ter regras? Claro que não. Todos precisamos delas diariamente. Mas é errado focar-nos apenas nas regras em vez de nos focarmos no Salvador. É necessário saberem o “porquê” e o “como”, para poderem avaliar as consequências das vossas escolhas. Têm de colocar a vossa confiança em Jesus Cristo. Ele guiar-vos-á pelo caminho certo. Ele é a vossa força.20

O Poder da Verdadeira Doutrina

O guia Força dos Jovens é arrojado a declarar a doutrina de Jesus Cristo. É arrojado ao convidar-vos a fazer escolhas baseadas na doutrina de Cristo. E é arrojado a descrever as bênçãos que Jesus Cristo promete àqueles que seguem o Seu Caminho.21

O Presidente Russell M. Nelson ensinou: “Quando o vosso maior desejo é deixar que Deus prevaleça [na vossa vida], (…) diversas decisões tornam-se mais fáceis de tomar. (…) Muitos problemas deixam de ser um problema! Conseguem saber melhor como se devem vestir. Conseguem saber o que devem ver e ler, onde passar o tempo e com quem se associar. Conseguem saber o que querem alcançar. Conseguem saber o tipo de pessoa que (…) realmente querem ser”.22

Um Padrão Mais Elevado

Jesus Cristo tem padrões muito elevados para os Seus seguidores. O convite para procurar sinceramente a vontade Dele e viver de acordo com as Suas verdades, é o padrão mais elevado possível!

As importantes escolhas temporais e espirituais não devem ser baseadas apenas na preferência pessoal, ou no que é conveniente ou popular.23 O Senhor não está a dizer: “Faz o que quiseres”.

Ele está a dizer: “Deixa que Deus prevaleça”.

Ele está a dizer: “Vem, e Segue-me”.24

Ele está a dizer: “Vive de uma forma mais sagrada, mais elevada e mais madura”.

Ele está a dizer: “Guarda os meus mandamentos”.

Jesus Cristo é o nosso exemplo perfeito e esforçamo-nos, com toda a energia da nossa alma, para segui-Lo.

Meus queridos amigos, deixem-me repetir, se o Salvador estivesse aqui hoje, Ele expressaria o Seu amor infinito por vós e a Sua total confiança em vós. Iria dizer-vos que vão conseguir. Que podem construir uma vida alegre e feliz porque Jesus Cristo é a vossa força. Que podem encontrar confiança, paz, segurança, felicidade e pertença agora e eternamente, porque encontrareis tudo isto em Jesus Cristo, no Seu evangelho e na Sua Igreja.

Disto presto o meu solene testemunho como Apóstolo do Senhor Jesus Cristo e deixo-vos a minha sincera bênção com profunda gratidão e amor por vós, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Lucas 5:10; 8:50; 12:7; Doutrina e Convénios 38:15; 50:41; 98:1.

  2. Doutrina e Convénios 6:36.

  3. Mateus 14:27; João 16:33; Doutrina e Convénios 61:36; 68:6; 78:18.

  4. João 14:1, 27.

  5. Ver Mateus 11:28–30.

  6. Ver Doutrina e Convénios 84:38.

  7. Podemos dizer que o plano do Pai foi projetado para nos permitir expressar os nossos desejos através das nossas escolhas, para podermos receber os resultados completos daquilo que desejamos. Tal como ensinou o Elder Dale G. Renlund: “O objetivo do nosso Pai Celestial ao ensinar-nos, não é o de fazer com que os Seus filhos façam o que é certo, mas sim, o de ajudar os Seus filhos a escolher fazer o que é certo e, em última instância, a tornarem-se semelhantes a Ele” (“Escolhei Hoje”, Conferência Geral, out. de 2018).

  8. Ver 2 Néfi 2:26-27.

  9. 1 Coríntios 13:12.

  10. Ver Isaías 5:20.

  11. João 14:6.

  12. Ver Isaías 40:29-31.

  13. Como Santos dos Últimos Dias, muitas vezes somos conhecidos pelo que fazemos ou deixamos de fazer — os nossos comportamentos. Isto pode ser bom, mas é ainda melhor sermos conhecidos pelo que sabemos (as verdades que orientam os nossos comportamentos) e através de quem o sabemos (o Salvador — e como o nosso amor por Ele inspira o nosso comportamento)

  14. Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, Revelação para a Nossa VidaLiahona, maio de 2018, p.96.

  15. Ver Russell M. Nelson, “Ouve-O”, Conferência Geral, abr. de 2020.

  16. A abordagem baseada em princípios do novo guia Força dos Jovens é consistente com outras iniciativas recentes introduzidas pela Igreja do Salvador, que incluem o Pregar [o] Meu Evangelho, o ministrar, o currículo centrado no lar Vem, e Segue-Me, o programa Crianças e Jovens, o Ensinar à Maneira do Salvador, e o novo Manual Geral. Claramente, o Senhor está a edificar a nossa capacidade espiritual. Ele está a demonstrar maior confiança no Seu povo do convénio, nos últimos dias.

  17. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith (2007), p. 284.

  18. Mosias 4:29. De certa forma, foi isto que os fariseus dos dias de Jesus tentaram fazer. No seu zelo para impedir as pessoas de infringir a lei, compilaram centenas de regras com base na sua compreensão dos escritos sagrados. O erro dos fariseus foi pensar que as suas regras os salvariam. Por este motivo, quando o Salvador apareceu, eles não O reconheceram.

  19. Mosias 4:30; ênfase acrescentada.

  20. Outra razão pela qual uma abordagem baseada em princípios é necessária hoje, é a crescente diversidade cultural da Igreja do Senhor. Os princípios são eternos e universais. Regras específicas, ou aplicações desses princípios, funcionam bem nalguns lugares, mas noutros não. O que nos une é Jesus Cristo e as verdades eternas que Ele ensinou, mesmo que as aplicações específicas variem ao longo do tempo e entre as culturas. Portanto, o problema de fazer uma lista de tudo o que se pode ou não se pode fazer, não é apenas impraticável e insustentável. O problema é que desvia o nosso foco da verdadeira Fonte da nossa força, o nosso Salvador, Jesus Cristo.

  21. Há muitos anos atrás, o Presidente Boyd K. Packer proferiu estas palavras poderosas: “A verdadeira doutrina, quando compreendida, modifica atitudes e comportamento. O estudo das doutrinas do evangelho melhora o comportamento com mais rapidez do que um estudo sobre comportamento” (“Não Temais”, Liahona, maio de 2004, p.79).

    O Presidente Ezra Taft Benson ensinou uma verdade semelhante: “O Senhor trabalha de dentro para fora. O mundo opera de fora para dentro. O mundo moldaria o comportamento humano, mas Cristo pode mudar a natureza humana” (“Born of God”, Ensign, nov. de 1985, p. 6).

    Quando o profeta do Livro de Mórmon, Alma, viu o mal no mundo ao seu redor, ele voltou-se para a palavra de Deus porque sabia que ela “surtia um efeito mais poderoso sobre a mente do povo do que a espada ou qualquer outra coisa que lhe houvesse acontecido — Alma, portanto, pensou que seria aconselhável pôr à prova a virtude da palavra de Deus” (Alma 31:5).

  22. Russell M. Nelson, “Que Deus Prevaleça”, Conferência Geral, out. 2020. O Presidente Nelson exemplificou esta abordagem quando nos ensinou acerca de honrar o Dia do Senhor: “Quando eu era muito jovem, estudei o trabalho de outros que tinham compilado listas de coisas para fazer e coisas para não fazer no Dia do Senhor. Foi só mais tarde que aprendi nas escrituras que [a] minha conduta e [a] minha atitude no Dia do Senhor constituíam um sinal entre mim e meu Pai Celestial. Com esse entendimento, não precisei mais de listas do que fazer ou evitar. Quando tinha que tomar a decisão sobre uma atividade ser ou não adequada para o Dia do Senhor, simplesmente me perguntava: “Que sinal quero dar a Deus?” Essa pergunta fez com que [as] minhas escolhas para o Dia do Senhor ficassem muito claras” (“O Dia do Senhor É Deleitoso”, Liahona, maio de 2015, p. 130).

  23. O Elder David A. Bednar ensinou que “os princípios da retidão (…) nos ajudam a ver para além das nossas preferências pessoais e desejos egocêntricos, proporcionando a preciosa perspetiva da verdade eterna ao navegarmos pelas diferentes circunstâncias, desafios, decisões e experiências da mortalidade” (“Os Princípios do Meu Evangelho”, Conferência Geral, maio de 2021).

  24. Lucas 18:22.