Conferência Geral
A Nossa Mordomia Terrena
Conferência geral de outubro de 2022


A Nossa Mordomia Terrena

Grandes bênçãos espirituais são prometidas àqueles que amam e cuidam da Terra e dos seus semelhantes.

Recentemente, ao visitar o nosso país natal, a França, eu e a minha esposa tivemos o prazer de levar alguns dos nossos netos para explorar um magnífico jardim situado na pequena vila de Giverny. Adorámos passear pelos trilhos e admirar os belos canteiros de flores, os elegantes nenúfares e a luz que cintilava nas lagoas.

Imagem
O Jardim de Giverny

Este lugar incrível é o resultado da paixão criativa de um homem: o grande pintor Claude Monet, que, ao longo de 40 anos, moldou e cultivou, cuidadosamente, o seu jardim de forma a torná-lo no seu atelier de pintura. Monet imergia no esplendor da natureza; depois, com o seu pincel, transmitia as impressões que sentia com pinceladas de cor e de luz. Ao longo dos anos, ele criou uma extraordinária coleção de centenas de pinturas, inspiradas diretamente no seu jardim.

Imagem
Pintura de Monet de um jardim

Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água, 1899, de Claude Monet

Irmãos e irmãs, as nossas interações com a beleza da natureza ao nosso redor podem gerar algumas das experiências mais inspiradoras e encantadoras da vida. As emoções que sentimos despertam em nós um profundo sentimento de gratidão pelo nosso Pai Celestial e pelo Seu Filho, Jesus Cristo, que criou esta magnífica Terra — com as suas montanhas e riachos, plantas e animais — e os nossos primeiros pais, Adão e Eva.1

A obra da Criação não é um fim em si mesma. É parte integrante do plano de Deus para os Seus filhos. O Seu propósito é prover o cenário onde homens e mulheres podem ser testados, exercer o seu arbítrio, ter alegria, aprender e progredir, para que possam um dia regressar à presença do seu Criador e herdar a vida eterna.

Estas maravilhosas criações foram preparadas inteiramente para o nosso benefício e são a prova viva do amor que o Criador tem pelos Seus filhos. O Senhor declarou: “Sim, todas as coisas que provêm da terra (…) são feitas para o benefício e uso do homem, tanto para agradar aos olhos como para alegrar o coração”.2

No entanto, o dom divino da Criação não vem sem deveres e responsabilidades. Estes deveres são melhor descritos pelo conceito da mordomia. Em termos do evangelho, a palavra mordomia designa uma responsabilidade, espiritual ou temporal sagrada, de cuidar de algo que pertence a Deus e pelo qual somos responsáveis.3

Conforme ensinado nas sagradas escrituras, a nossa mordomia terrena inclui os seguintes princípios:

Primeiro princípio: Toda a Terra, inclusive toda a vida que nela existe, pertence a Deus.

O Criador confiou, ao nosso cuidado, os recursos da Terra e todas as formas de vida, mas Ele mantém o estatuto de proprietário. Ele disse: “Eu, o Senhor, estendi os céus e formei a Terra, obra [das] minhas mãos; e todas as coisas que neles há são minhas”.4 Tudo o que existe na Terra pertence a Deus, inclusive a nossa família, o nosso corpo físico e até mesmo a nossa própria vida.5

Segundo princípio: Como mordomos das criações de Deus, temos o dever de as honrar e cuidar delas.

Como filhos de Deus, recebemos o encargo de ser mordomos, zeladores e guardiões das Suas criações divinas. O Senhor disse que fez “cada homem responsável como mordomo de bênçãos terrenas, que [fez] e [preparou] para as [Suas] criaturas”.6

O nosso Pai Celestial permite que usemos os recursos terrenos de acordo com o nosso livre-arbítrio. No entanto, o nosso arbítrio não deve ser interpretado como uma licença para usar ou consumir as riquezas deste mundo sem sabedoria nem restrição. O Senhor deu a seguinte admoestação: “E agrada a Deus ter dado ao homem todas essas coisas; pois para esse fim foram feitas, para serem usadas com discernimento, não com excesso nem por extorsão”.7

Certa vez, o Presidente Russell M. Nelson comentou: “Como beneficiários da divina Criação, o que faremos? Devemos cuidar da Terra, ser mordomos [sábios] e preservá-la para as futuras gerações”.8

Para além de ser, simplesmente, uma necessidade científica ou política, cuidar da Terra e do nosso meio ambiente natural é uma responsabilidade sagrada que nos foi confiada por Deus e que deve encher-nos de um profundo sentido de dever e humildade. É também um componente do nosso discipulado. Como é que conseguimos honrar e amar o Pai Celestial e Jesus Cristo sem honrar e amar as Suas criações?

Há muitas coisas que podemos fazer — coletiva e individualmente — para sermos bons mordomos. Tendo em conta as nossas circunstâncias individuais, todos nós podemos usar os abundantes recursos da Terra com mais reverência e prudência. Podemos apoiar os esforços comunitários de cuidar da Terra. Podemos adotar estilos de vida e comportamentos pessoais que respeitem as criações de Deus e tornem os espaços onde vivemos mais organizados, mais bonitos e mais inspiradores.9

A nossa mordomia sobre as criações de Deus também inclui, no seu auge, o sagrado dever de amar, respeitar e cuidar de todos os seres humanos com quem partilhamos a Terra. Eles são filhos e filhas de Deus, nossos irmãos e irmãs, e a sua felicidade eterna é o verdadeiro propósito da obra da Criação.

O escritor Antoine de Saint-Exupéry relatou o seguinte: Certo dia, enquanto viajava de comboio, ele viu-se sentado no meio de um grupo de refugiados. Profundamente comovido pela desolação que viu no rosto de uma criança, exclamou: “Quando, por mutação, uma nova rosa nasce num jardim, todos os jardineiros se alegram. Eles isolam a rosa, tratam dela e cuidam dela. Mas, não há jardineiros de homens”.10

Meus irmãos e irmãs, não devíamos nós ser os jardineiros dos nossos semelhantes? Não somos nós os guardiães dos nossos irmãos? Jesus ordenou-nos que amassemos o nosso próximo como a nós mesmos.11 Da Sua boca, a palavra próximo não significa apenas uma proximidade geográfica; implica uma proximidade do coração. Abrange todos os habitantes deste planeta — tanto os que vivem perto de nós, como os que vivem num país distante, independentemente das suas origens, antecedentes pessoais ou circunstâncias.

Como discípulos de Cristo, temos o solene dever de trabalhar, incansavelmente, pela paz e harmonia entre todas as nações da Terra. Devemos dar o nosso melhor para proteger e trazer consolo e alívio aos fracos, necessitados e a todos os que sofrem ou são oprimidos. Acima de tudo, a maior dádiva de amor que podemos oferecer aos nossos semelhantes é a de partilhar com eles a alegria do evangelho e convidá-los a achegar-se ao Salvador através de convénios e ordenanças sagradas.

Terceiro princípio: Somos convidados a participar na obra da criação.

O processo divino de criação ainda não está completo. Todos os dias, as criações de Deus continuam a crescer, a expandir-se e a multiplicar-se. O mais maravilhoso é que o nosso Pai Celestial nos convida a participar no Seu trabalho criativo.

Participamos na obra da Criação sempre que cultivamos a Terra ou adicionamos as nossas próprias construções a este mundo — desde que demonstremos respeito pelas criações de Deus. As nossas contribuições podem ser expressas através da criação de obras de arte, arquitetura, música, literatura e cultura, que embelezam o nosso planeta, aguçam os nossos sentidos e iluminam as nossas vidas. Também contribuímos através de descobertas médicas e científicas que preservam a Terra e a vida que nela há. O Presidente Thomas S. Monson resumiu este conceito com estas belas palavras: “Deus deixou o mundo inacabado para que o homem aplicasse o seu engenho (…) e pudesse conhecer as alegrias e glórias da criação”.12

Na parábola dos talentos, contada por Jesus, quando o mestre regressou da sua viagem, elogiou e recompensou os dois servos que tinham magnificado e feito crescer os seus talentos. Por outro lado, ele chamou ao servo, que tinha enterrado o seu único talento, de “inútil” e tirou-lhe até mesmo o que lhe tinha dado.13

Da mesma forma, o nosso papel como mordomos das criações terrenas não passa só por conservá-las ou preservá-las. O Senhor espera que nos esforcemos diligentemente, movidos pelo Seu Espírito Santo, para fazer crescer, aprimorar e melhorar os recursos que Ele nos confiou — não só para benefício próprio, como para abençoar outros.

Entre todas as realizações do homem, nenhuma pode igualar-se à experiência de nos tornarmos cocriadores com Deus ao dar vida ou ao ajudar uma criança a aprender, a crescer e a prosperar — seja como pais, professores, líderes ou em qualquer outro papel. Não há mordomia mais sagrada, mais gratificante e também mais exigente do que a parceria com o nosso Criador no processo de prover corpos físicos para os Seus filhos espirituais e de os ajudar a alcançar o seu potencial divino.

A responsabilidade da cocriação serve como um lembrete constante de que a vida e o corpo de cada pessoa são sagrados, que não pertencem a nenhum outro senão a Deus e que Ele nos fez guardiões para os respeitar, proteger e cuidar. Os mandamentos de Deus, que governam os poderes da procriação e do estabelecimento de famílias eternas, orientam-nos nesta mordomia sagrada e tão crucial para o Seu plano.

Meus irmãos e irmãs, devemos reconhecer que tudo é espiritual para o Senhor — inclusive os aspetos mais temporais da nossa vida. Testifico que grandes bênçãos espirituais são prometidas àqueles que amam e cuidam da Terra e dos seus semelhantes. À medida que permanecerem fiéis nesta mordomia sagrada e honrarem os vossos convénios eternos, irão crescer no conhecimento de Deus e do Seu Filho, Jesus Cristo, e irão sentir o Seu amor e a Sua influência com maior abundância na vossa vida. Tudo isto irá preparár-vos para morar com Eles e receber poder criativo adicional14 na vida futura.

No fim desta existência mortal, o Mestre irá pedir-nos que prestemos contas da nossa mordomia sagrada, inclusive de como cuidámos das Suas criações. Oro para que, nesse momento, ouçamos as Suas palavras de amor sussurradas aos nossos corações: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.15 Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. A Terra e todas as coisas que nela existem (com exceção de Adão e Eva) foram criadas por Jesus Cristo sob a direção do Pai; Adão e Eva, os nossos primeiros pais, foram criados por Deus o Pai (ver João 1:1–3; Moisés 2:1, 26–27).

  2. Doutrina e Convénios 59:18.

  3. Ver Spencer W. Kimball, “Welfare Services: The Gospel in Action”, Ensign, nov. de 1977, p. 76–79.

  4. Doutrina e Convénios 104:14.

  5. Ver Spencer W. Kimball, “Welfare Services”, p. 76–79.

  6. Doutrina e Convénios 104:13.

  7. Doutrina e Convénios 59:20.

  8. Russell M. Nelson, “A Criação”, Liahona, jul. de 2000, p.104.

  9. Ver Tópicos do Evangelho, “Responsabilidade com o Meio Ambiente e [com a] sua Conservação”, https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/gospel-topics/environmental-stewardship-and-conservation?lang=por

  10. Antoine de Saint-Exupéry, Terre des Hommes (1939), 214; ver também Wind, Sand and Stars (1939) in Airman’s Odyssey (1984), 206.

  11. Ver Marcos 12:31.

  12. Thomas S. Monson, “In Search of an Abundant Life”, Tambuli, ago. de 1988, p. 3.

  13. Ver Mateus 25:14–30.

  14. Ver David A. Bednar e Susan K. Bednar, “Moral Purity” (Devocional da Universidade de Brigham Young–Idaho, 7 de jan. de 2003), speeches.byu.edu.

  15. Mateus 25:21.