Conferência Geral
Dízimo: Abrir as Janelas do Céu
Conferência geral de outubro de 2023


Dízimo: Abrir as Janelas do Céu

As janelas do Céu abrem-se de muitas maneiras. Confiem no tempo do Senhor; as bênçãos vêm sempre.

Recentemente, enquanto estive na América do Sul, o irmão Roger Parra, da Venezuela, partilhou comigo a seguinte experiência:

“Em 2019, a Venezuela foi abalada por problemas que causaram um apagão de energia durante cinco dias.

O caos e a anarquia reinaram nas ruas, e muitas pessoas desesperadas não tinham alimentos suficientes.

Alguns começaram a saquear lojas de produtos alimentares, deixando um rasto de destruição por onde passavam.

Como proprietário de uma pequena padaria, estava muito preocupado com o nosso negócio. Em família, decidimos doar toda a comida da nossa padaria às pessoas necessitadas.

Numa noite muito escura, os tumultos ouviam-se por todo o lado. A minha única preocupação era a segurança da minha querida esposa e dos meus filhos.

Ao amanhecer, fui até à nossa padaria. Todas as lojas de produtos alimentares das redondezas tinham sido destruídas pelos saqueadores, mas para minha grande surpresa, a nossa padaria estava intacta. Nada tinha sido destruído. Agradeci humildemente ao Pai Celestial.

Ao chegar a casa, contei à minha família da bênção e proteção de Deus.

Eles ficaram todos muito gratos.

O meu filho mais velho, Rogelio, de apenas doze anos, disse: ‘Papá!!! Eu sei porque é que a nossa loja foi protegida. Tu e a mamã pagam sempre o dízimo’”.

O irmão Parra concluiu: “As palavras de Malaquias vieram-me à mente. ‘E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos destrua o fruto da terra’ [Malaquias 3:11]. Ajoelhámo-nos e agradecemos ao nosso Pai Celestial pelo Seu milagre”.1

Imagem
Família Parra.

Fazei prova de mim

Tudo o que temos e tudo o que somos vem de Deus. Como discípulos de Cristo, partilhamos de bom grado com aqueles que nos rodeiam.

Tendo em conta tudo o que o Senhor nos dá, Ele pediu-nos que Lhe devolvêssemos, a Ele e ao Seu reino na Terra, dez por cento do nosso rendimento. Ele prometeu-nos que, se formos honestos nos nossos dízimos, Ele vai “abrir as janelas do céu, e […] derramar […] uma bênção tal, até que não haja mais lugar para a [recolhermos]”.2 Ele prometeu proteger-nos do mal.3 Estas promessas são tão certas,4 que o Senhor declara: “E provai-me nisto”,5 uma frase que não se encontra em nenhuma outra parte das escrituras, exceto quando cita Malaquias.

As janelas do Céu abrem-se de muitas maneiras. Algumas são temporais, mas muitas são espirituais. Algumas são subtis e passam despercebidas. Confiem no tempo do Senhor; as bênçãos vêm sempre.

Entristecemo-nos com aqueles que lutam para fazer face às necessidades da vida. A Igreja doou recentemente 54 milhões de dólares americanos para ajudar crianças e mães vulneráveis a nível mundial.6 E com as ofertas do vosso jejum mensal, os nossos bondosos bispos ajudam, todas as semanas, milhares de pessoas que precisam temporariamente de comida na mesa, agasalhos para o corpo e um teto sobre a suas cabeças. A única solução permanente para a pobreza deste mundo é o evangelho de Jesus Cristo.7

A Fogueira da Fé

O Apóstolo Paulo advertiu que a sabedoria dos homens compreende as coisas dos homens, mas tem dificuldade em compreender as coisas de Deus.8 O mundo fala do dízimo em termos de dinheiro, mas a lei sagrada do dízimo é principalmente uma questão de fé. Ser honesto no pagamento do dízimo é uma forma de demonstrar a nossa disposição de colocar o Senhor em primeiro lugar na nossa vida, acima das nossas próprias necessidades e interesses. Prometo que, se confiarem no Senhor, as bênçãos do céu virão.

Jesus disse para darmos “a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.9 O Salvador ressuscitado pediu aos nefitas que escrevessem nos seus registos as Suas promessas encontradas em Malaquias.10 Nos nossos dias, o Senhor reconfirmou a lei divina do dízimo, declarando: “E esse será o início do dízimo [do] meu povo. […] E [eles] pagarão a décima parte de toda a sua renda anual; e isto será uma lei permanente para eles”.11

O Senhor determinou claramente como o dízimo deveria ser distribuído, ao dizer: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro”12 , ou seja, trazei os dízimos para o Seu reino restaurado, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.13 Ele ordenou que o uso destes dízimos sagrados fosse analisado, em espírito de oração, por um conselho da Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos, o Bispado Presidente, “e [pela] minha própria voz a eles, diz o Senhor”.14

Os Fundos Sagrados do Senhor

Estes fundos sagrados não pertencem aos líderes da Igreja. Pertencem ao Senhor. Os Seus servos estão profundamente conscientes da natureza sagrada da sua mordomia.

O Presidente Gordon B. Hinckley contou a seguinte experiência da sua infância: “Quando eu era menino, coloquei uma questão ao meu pai […] a respeito de como é que os fundos da Igreja eram utilizados. Ele lembrou-me de que tenho a obrigação, dada por Deus, de pagar o dízimo e as ofertas. Quando o faço, [dizia o meu pai,] aquilo que dou já não é meu. Aquilo que eu consagrei pertence ao Senhor”. O pai dele acrescentou: “O que as autoridades da Igreja fazem com ele já não é uma preocupação tua [Gordon]. Eles são responsáveis perante o Senhor, que irá exigir-lhes que prestem contas”.15

Sentimos profundamente o peso de sermos “responsáveis perante o Senhor”.

Os Vossos Dízimos e Ofertas Generosos

Dos generosos dízimos e ofertas que consagraram ao Senhor, no ano passado, mais de mil milhões de dólares americanos foram usados para abençoar os necessitados.16

Na nossa importante responsabilidade de levar o evangelho restaurado ao mundo inteiro, temos 71.000 missionários a servir em 414 missões.17 Graças aos vossos dízimos e ofertas, os missionários podem servir, independentemente da situação financeira das suas famílias.

Pelo mundo fora, os templos estão a ser construídos em números sem precedentes. Atualmente, estão em funcionamento 177 templos, 59 estão em fase de construção ou remodelação e outros 79 estão em fase de projeto e planeamento.18 Os vossos dízimos estão a permitir que as bênçãos do templo estejam em lugares que só o Senhor podia antever.

Há mais de 30.000 congregações que se reúnem em milhares de capelas e outras instalações em 195 países e territórios.19 Por causa dos vossos dízimos fiéis, a Igreja está a estabelecer-se em lugares remotos que talvez nunca cheguem a visitar e entre Santos justos que talvez nunca venham a conhecer.

A Igreja patrocina atualmente cinco instituições de ensino superior.20 Estas servem mais de 145.000 estudantes. Cento e dez mil aulas estão a ser dadas, semanalmente, nos nossos seminários e institutos.21

Estas bênçãos e muitas outras vêm em grande parte dos jovens e idosos de todas as situações económicas que pagam um dízimo honesto.

O poder espiritual da lei divina do dízimo não é medido pela quantia monetária doada, pois tanto os prósperos como os pobres são ordenados pelo Senhor a contribuir com dez por cento dos seus rendimentos.22 O poder vem de colocarmos a nossa confiança no Senhor.23

A abundância adicional do Senhor, transmitida através dos vossos dízimos generosos, tem fortalecido as reservas da Igreja, proporcionando oportunidades para fazer avançar a obra do Senhor para além de tudo o que já vivenciámos. Tudo é conhecido pelo Senhor e, com o tempo, veremos todos os Seus propósitos sagrados serem cumpridos.24

As Bênçãos Vêm de Muitas Maneiras

As bênçãos do dízimo vêm de muitas maneiras. Em 1998, acompanhei o então Elder Henry B. Eyring a uma grande reunião da Igreja na região de Utah, hoje conhecida como Silicon Slopes, uma comunidade de grande inovação tecnológica. Era uma época de crescente prosperidade e o Elder Eyring advertiu os Santos a não compararem o que tinham com o que os outros tinham e a não quererem ter mais do que eles. Irei sempre lembrar-me da promessa dele de que, ao pagarem um dízimo honesto, o desejo por mais bens materiais iria diminuir. Em dois anos, a bolha tecnológica estourou. Muitos perderam o emprego e as empresas enfrentaram dificuldades durante esse período de ajuste financeiro. Aqueles que seguiram o conselho do Presidente Eyring foram abençoados.

A promessa dele fez-me lembrar de uma outra experiência. Em 1990, conheci a Charlotte Hlimi, de 12 anos, perto de Carcassonne, na França, enquanto servia como presidente de missão. Os Hlimis eram uma família fiel que vivia num apartamento modesto com os seus oito filhos. Eles tinham uma gravura do Salvador e do profeta na parede. Na entrevista para a sua bênção patriarcal, perguntei à Charlotte se ela pagava um dízimo honesto. Ela respondeu: “Sim, Presidente Andersen. A minha mãe ensinou-me que há bênçãos temporais e bênçãos espirituais que advêm do pagamento do dízimo. A minha mãe ensinou-me que, se pagarmos sempre o dízimo, nada nos faltará. E, Presidente Andersen, não nos falta nada”.

Imagem
Família Hlimi.

Ao dar-me permissão para partilhar a sua história, Charlotte, agora com 45 anos e selada no templo, comentou: “O meu testemunho do dízimo era muito real na época, e agora ainda é mais forte. Estou profundamente grata por este mandamento. Ao vivê-lo, continuo a ser abundantemente abençoada”.25

Um dia, todos terminaremos a nossa jornada terrena. Há vinte e cinco anos, poucos dias antes da minha sogra, Martha Williams, morrer de cancro, ela recebeu um pequeno cheque pelo correio. Prontamente, ela pediu à Kathy o seu livro de cheques para pagar o dízimo. Como a sua mãe estava tão debilitada e mal conseguia escrever, a Kathy perguntou-lhe se podia passar o cheque por ela. A mãe respondeu: “Não, Kathy. Quero ser eu a fazê-lo”. E depois acrescentou calmamente: “Quero estar bem perante o Senhor”. Uma das últimas coisas que a Kathy fez pela mãe foi entregar o envelope do dízimo ao bispo.

A importante obra de Deus

Meus irmãos e irmãs, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está “a sair da obscuridade”,26 trazendo bênçãos notáveis a todo o mundo. Haverá aqueles que nos incentivam a prosseguir e aqueles que não o fazem. Pensei nas palavras do sábio Gamaliel, que, ao ver os milagres dos Apóstolos Pedro e João, advertiu o conselho de Jerusalém:

“Deixai [estes homens, porque, se […] essa obra, é de homens, se desfará:

Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus”.27

Fazemos todos parte da importante obra de Deus na Terra. Ela não será em vão e irá prosseguir pelo mundo, preparando o caminho para o regresso do Salvador. Testifico das palavras do Presidente Russell M. Nelson: “Em dias vindouros, veremos as maiores manifestações do poder do Salvador alguma vez vistas. Entre agora e o momento em que Ele voltar […] Ele concederá inúmeros privilégios, bênçãos e milagres para os fiéis”.28

Este é o meu testemunho: Jesus é o Cristo. Esta é a Sua obra santa. Ele virá novamente. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Correspondência pessoal de Roger Parra, 4 ago. 2023.

  2. Malaquias 3:10.

  3. Ver Malaquias 3:11. O Elder Jeffrey R. Holland disse: “Por exemplo, [na] minha vida, já vi [cumprir-se] a promessa de Deus [de] que ‘por [minha] causa [Ele repreenderia] o devorador’ (Malaquias 3:11). Essa bênção de proteção [contra o mal] foi derramada sobre mim e sobre os meus entes queridos [para] além [de qualquer] capacidade que [eu tenha] de recebê-la ou reconhecê-la [adequadamente]. Acredito que recebemos essa proteção divina, pelo menos em parte, devido à nossa determinação, individual e como família, de pagar o dízimo” (“Como um Jardim Regado”, Liahona, jan. 2002, p. 38).

  4. O Senhor abrirá as janelas do céu de acordo com a nossa necessidade, e não de acordo com a nossa ganância. Se estamos a pagar o dízimo para ficarmos ricos, estamos a fazê-lo pelo motivo errado. […] A bênção para o doador […] pode não ser sempre na forma de benefício financeiro ou material” (Ensinamentos de Gordon B. Hinckley [1997], p. 657).

  5. Malaquias 3:10; 3 Néfi 24:10.

  6. Ver “A Igreja de Jesus Cristo ajuda a aliviar a desnutrição global,” 11 ago. 2023, newsroom.ChurchofJesusChrist.org; ver também “Como a Igreja de Jesus Cristo e a UNICEF estão a ajudar as mães e crianças a ficar saudáveis ​​e seguras,” 17 ago. 2023, newsroom.ChurchofJesusChrist.org.

  7. “E o Senhor chamou [o] seu povo Sião, porque eram unos de coração e vontade e viviam em retidão; e não havia pobres entre eles” (Moisés 7:18).

  8. Ver 1 Coríntios 2:14. A lógica do homem nem sempre coincide com a sabedoria de Deus. No tempo de Malaquias, muitos tinham-se afastado do Senhor. O Senhor implorou ao povo da sua aliança, “retornai a mim, e eu retornarei a vós”. O que se segue a este terno convite é uma questão profundamente importante para cada um de nós: “mas vós dizeis: Em que havemos de retornar?” (Malaquias 3:7). Ou, por outras palavras: “Em que é que eu devo mudar? Como posso aproximar-me de Ti?” O Senhor responde ao ensinar sobre a importância do dízimo, não apenas como uma lei financeira, mas como uma forma tangível de voltar os desejos do nosso coração para Ele.

    Observamos isto na nossa própria família. A mãe da Kathy filiou-se à Igreja aos 22 anos. A Martha e o Bernard Williams frequentaram a Igreja por um breve período, mas depois de se mudarem para outro estado, tornaram-se menos ativos. O Bernard serviu uma missão militar no exterior, e a Martha mudou-se para Tampa, Flórida, onde aceitou o generoso convite de morar com os tios, que se opunham à Igreja. Enquanto vivia em condições muito humildes, grávida do seu primeiro filho e não estando a frequentar a Igreja, a Martha Williams tomou a decisão de começar a enviar o seu cheque do dízimo para o bispo. Mais tarde, quando lhe perguntaram o porquê, ela disse que se lembrava de algo que os missionários lhe tinham ensinado sobre o dízimo e as bênçãos de Deus: “Precisávamos desesperadamente das bênçãos de Deus na nossa vida e, por isso, comecei a enviar o cheque do dízimo para o bispo”. A Martha e o Bernard Williams voltaram para a Igreja. A sua maior bênção — seis gerações foram abençoadas por causa da sua decisão de pagar o dízimo quando ela não tinha nada para além da fé em Deus e da esperança nas Suas promessas.

  9. Mateus 22:21.

  10. Ver 3 Néfi 24.

  11. Doutrina e Convénios 119:3–4. “O dízimo é a doação de um décimo [da] sua renda para a Igreja de Deus (ver Doutrina e Convénios 119:3-4; renda anual entende-se por rendimento). Todos os membros que têm rendimentos devem pagar dízimo” (Manual Geral: Servir n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 34.3.1, Biblioteca do Evangelho).

  12. Malaquias 3:10.

  13. “Pagamos o dízimo, como o Salvador ensinou, levando os dízimos ‘à casa do tesouro’ [Malaquias 3:10; 3 Néfi 24:10]. Fazemos [isto ao pagar] o dízimo ao nosso bispo ou presidente de ramo. Não pagamos o dízimo ao contribuirmos para as nossas instituições de caridade favoritas. As contribuições que devemos fazer para as instituições de caridade vêm do nosso próprio dinheiro, não do dízimo que nos foi ordenado pagar ao armazém do Senhor” (Dallin H. Oaks, “Tithing”, Ensign, mai. 1994, p. 35).

  14. Doutrina e Convénios 120:1.

  15. Gordon B. Hinckley, “Rise to a Larger Vision of the Work”, Ensign, mai. 1990, p. 96.

  16. Ver “The 2022 Report on How the Church of Jesus Christ Cared for Those in Need”, 22 de março de 2023, newsroom.ChurchofJesusChrist.org.

  17. Recebido por email do Departamento Missionário, 14 de Setembro de 2023.

  18. Ver “Lista de Templos”, churchofjesuschrist.org/temples/list.

  19. Recebido por email dos Registos de Membros e Estatísticas, 28 de julho de 2023.

  20. Isto inclui a Universidade Brigham Young, a Universidade Brigham Young-Idaho, a Universidade Brigham Young-Havai, a Ensign College e a BYU Pathway Worldwide.

  21. Recebido por email dos Seminários e Institutos a 28 de julho de 2023.

  22. Ver Manual Geral, 34.3.1.

  23. O Presidente Dallin H. Oaks contou esta história sobre confiar no Senhor: “A minha mãe viúva sustentava os seus três filhos pequenos com um salário [escasso]. […] Perguntei à minha mãe porque é que ela pagava tanto do seu salário como dízimo. Nunca me esqueci da explicação dela: ‘Dallin, talvez haja quem passe bem sem pagar o dízimo, mas nós não. O Senhor escolheu levar o vosso pai e deixou-me sozinha a cuidar [dos meus filhos]. Não consigo fazê-lo sem as bênçãos do Senhor, e obtenho-as ao pagar um dízimo honesto” (“Dízimo”, p. 33).

  24. “Que pela minha providência, não obstante as atribulações que sobre vós cairão, a igreja permaneça independente, acima de todas as outras criaturas abaixo do mundo celestial” (Doutrina e Convénios 78:14).

  25. Correspondência pessoal de Charlotte Martin, 30 de agosto de 2023.

  26. Doutrina e Convénios 1:30.

  27. Atos 5:38–39.

  28. Russell M. Nelson, “Vencer o Mundo e Encontrar Descanso”, Conferência Geral, out. 2022.