Conferência Geral
O Poder de Jesus Cristo na Nossa Vida Todos os Dias
Conferência geral de outubro de 2023


O Poder de Jesus Cristo na Nossa Vida Todos os Dias

A fonte da nossa força é a fé em Jesus Cristo ao procurarmos intencionalmente vir a Ele, dia após dia.

Meus queridos irmãos e irmãs, esta é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Que alegria é estarmos reunidos como membros da Sua Igreja. Estou grato pelo Presidente Russell M. Nelson nos ter lembrado de usar o nome correto da Igreja do Senhor com frequência, para que nos lembremos de quem é esta Igreja e de quem são os ensinamentos que seguimos.

O Presidente Nelson afirmou: “Em dias vindouros, veremos as maiores manifestações do poder do Salvador alguma vez vistas. […] Ele irá derramar incontáveis privilégios, bênçãos e milagres sobre os fiéis”.1

Um dos maiores privilégios para mim e para a minha esposa, Renee, é podermos reunir-nos com os Santos onde servimos. Ouvimos as suas histórias, testemunhamos as suas perdas, partilhamos a sua dor e regozijamo-nos com o seu sucesso. Temos testemunhado muitas das bênçãos e milagres que o Salvador concedeu aos fiéis. Conhecemos pessoas que passaram pelo impossível, que sofreram o impensável.

Imagem
O Presidente José Batalla e a sua esposa, a Irmã Valeria Batalla.
Imagem
Flavia Cruzado e o seu pai.

Vimos a manifestação do poder do Salvador numa viúva que perdeu o marido enquanto estavam ao serviço do Senhor na Bolívia.2 Vimo-lo no caso de uma jovem, na Argentina, que caiu e foi atropelada por um comboio e perdeu a perna só porque alguém queria roubar-lhe o telemóvel.3 E no pai solteiro desta jovem, que agora tem de “juntar os cacos” e fortalecer a sua filha depois deste ato de crueldade tão inexplicável. Vimo-lo nas famílias que perderam as suas casas e todos os seus bens durante os incêndios no Chile, apenas dois dias antes do Natal em 2022.4 Vimo-lo naqueles que sofrem após um divórcio traumático e naqueles que são vítimas inocentes de abuso.

Imagem
Incêndios no Chile.

O que é que lhes dá o poder de enfrentar coisas difíceis? O que é que lhes dá uma camada extra de força para conseguirem continuar quando tudo parece perdido?

Descobri que a fonte dessa força é a fé em Jesus Cristo ao procurarmos intencionalmente vir a Ele, dia após dia.

O profeta Jacó ensinou: “E ele vem ao mundo para salvar todos os homens, se eles derem ouvidos à sua voz; pois eis que ele sofre as dores dos homens, sim, as dores de toda [a] criatura vivente, tanto homens como mulheres e crianças, que pertencem à família de Adão”.5

Por vezes, ter fé em Jesus Cristo pode parecer algo impossível, quase inatingível. Podemos pensar que vir a Cristo requer a força, poder e perfeição que não temos, e simplesmente não conseguimos encontrar energia para fazer tudo. Mas o que aprendi com todas estas pessoas é que é a fé em Jesus Cristo que nos dá a energia para começar a jornada. Às vezes, podemos pensar: “Preciso de pôr em ordem a minha vida antes de vir a Jesus”, mas a verdade é que vimos a Jesus para pôr em ordem a nossa vida através d’Ele.

Não vimos a Jesus porque somos perfeitos. Vimos a Ele porque temos falhas e n’Ele podemos ser “aperfeiçoados”.6

Como é que começamos a exercitar um pouco de fé todos os dias? Para mim, começa pela manhã: quando acordo, em vez de olhar para o telemóvel, faço uma oração. Uma simples oração. Em seguida, leio uma escritura. Isto ajuda-me com o meu convénio semanal, que faço ao partilhar do sacramento, de “sempre [me lembrar] d’Ele”.7 Quando começo o dia com uma oração e uma escritura, consigo “lembrar-me d’Ele” quando olho para o telemóvel. Consigo “lembrar-me d’Ele” quando enfrento problemas e conflitos, e tento enfrentá-los como Jesus faria.

Ao “lembrar-me d’Ele”, sinto o desejo de mudar, de me arrepender. Encontro a fonte de energia para guardar os meus convénios, sinto a influência do Espírito Santo na minha vida “e [guardo] os mandamentos que ele [me] deu, para que [possa] ter sempre [comigo] o seu Espírito”.8 Isto ajuda-me a perseverar até ao fim.9 Ou, pelo menos, até ao fim do dia! E naqueles dias em que não me consigo lembrar d’Ele o dia todo, Ele ainda está comigo a amar-me e a dizer-me: “Está tudo bem. Amanhã voltas a tentar”.

Embora sejamos imperfeitos em lembrar-nos d’Ele, o nosso amoroso Pai Celestial nunca deixa de se lembrar de nós.

Um dos erros que cometemos com frequência é pensar que guardar os convénios, ou as promessas que fazemos a Deus, é, de alguma forma, uma transação que fazemos com Ele: eu obedeço e Ele protege-me de qualquer coisa má que me possa acontecer. Pago o dízimo e nunca vou perder o emprego ou o fogo não vai queimar a minha casa. Mas, então, quando as coisas não acontecem como esperávamos, clamamos ao Senhor: “Não te importa que eu pereça?”10

Os nossos convénios não são meramente transacionais, são transformacionais.11 Através dos meus convénios recebo o poder santificador e fortalecedor de Jesus Cristo, que me permite tornar-me uma nova pessoa, perdoar o que parece imperdoável, superar o impossível. Lembrar-me sempre de Jesus Cristo intencionalmente é poderoso, dá-me mais força para “guardar os mandamentos que ele [me] deu”.12 Ajuda-me a ser mais amável, a sorrir sem motivo, a ser um pacificador,13 a evitar conflitos, a deixar que Deus prevaleça na minha vida.14

Quando a nossa dor, ou a dor de alguém que amamos, é tão grande que não a conseguimos suportar, lembrar-nos de Jesus Cristo e virmos a Ele pode aliviar o fardo, abrandar o coração e aliviar a dor. É este o poder que permitiu a um pai, para além da sua capacidade natural, apoiar a filha durante a dor física e emocional da perda da sua perna.

Imagem
Flavia Cruzado com o Elder Ulisses Soares.

Quando o Elder Soares visitou a Argentina, em junho passado, e perguntou à Flávia sobre o trágico acidente, ela respondeu fielmente: “Senti perturbação, amargura, raiva e ódio quando [isto aconteceu]. Algo que me ajudou foi não questionar ‘porquê eu?’, mas sim ‘para quê?’ […] Isto foi algo que me aproximou dos outros e do Senhor. […] Em vez de me distanciar d’Ele, tive de agarrar-me a Ele”.15

O Presidente Nelson ensinou: “A recompensa por guardarmos os convénios com Deus, é o poder celestial — poder este que nos fortalece, para conseguirmos resistir melhor às nossas provações, tentações e sofrimentos. Assim, os que guardam os convénios têm direito a um tipo de descanso especial”.16 Este é o tipo de descanso e paz que vi nos olhos da viúva, apesar da sua dor por sentir falta do marido todos os dias.

Imagem
Tempestade no Mar da Galileia.

O Novo Testamento conta sobre uma ocasião em que Jesus e os Seus discípulos estavam num barco:

“E levantou-se uma grande tempestade de vento, e subiam as ondas por cima do barco. […]

E ele estava […] dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. […]

E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Por que não tendes fé?”17

Fiquei sempre intrigado com esta história. Será que o Senhor esperava que eles usassem a fé para acalmar a tempestade? Para repreender os ventos? A fé em Jesus Cristo é o sentimento de paz para resistir à tempestade, sabendo que não pereceremos porque Ele está no navio connosco.

Este é o tipo de fé que vimos quando visitámos as famílias após os incêndios no Chile. As suas casas tinham ardido por completo e tinham perdido tudo. No entanto, à medida que caminhávamos pelo que costumavam ser as suas casas e nos contavam as suas experiências, sentimos que estávamos a pisar solo sagrado. Uma irmã disse à minha esposa: “Quando vi que as casas nas imediações estavam a arder, tive o sentimento de que a nossa casa ia arder, que íamos perder tudo. Em vez de desespero, tive uma sensação de paz indescritível. De alguma forma, senti que ia ficar tudo bem”. Confiar em Deus e guardar os nossos convénios com Ele traz poder às nossas fraquezas e conforto à nossa dor.

Estou grato pela oportunidade que eu e a Renee tivemos de conhecer alguns destes Santos extraordinários, pelos seus muitos exemplos de fé, força e perseverança. Pelas histórias de desgosto e desapontamento que nunca serão primeira página de um jornal ou que nunca se tornarão virais. Pelas fotografias que não são tiradas de lágrimas derramadas e orações proferidas após uma perda ou divórcio traumático; pelas publicações que nunca são feitas do medo, da tristeza e da dor que se torna suportável graças à fé em Jesus Cristo e na Sua Expiação. Estas pessoas fortalecem a minha fé e estou profundamente grato por isso.

Eu sei que esta é a Igreja de Jesus Cristo. Eu sei que Ele está pronto para nos investir com o Seu poder, se viermos a Ele, dia após dia. Em nome de Jesus Cristo. Amém.