Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Eu Pertenço À Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias


Lição 42

Eu Pertenço À Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Propósito

Ajudar cada criança a compreender que ela pertence à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Marcos 1:9–11; Doutrina e Convênios 115:4 e Joseph Smith 2:5, 10–19. Ver também Princípios do Evangelho (31110 059), capítulo 17.

  2. Corte uma folha grande de papel ou cartolina em pedaços, como um quebracabeças. Faça a mesma quantidade de pedaços, que o número de pessoas da classe (crianças e professoras). Escreva o nome de cada uma nos pedaços do quebra-cabeças.

  3. Materiais necessários:

    1. As escrituras (Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e A Pérola de Grande Valor).

    2. Gravura 1–4: A Primeira Visão [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059)— 403]; gravura 1–8: Distribuição do Sacramento; gravura 1–12: Menina Sendo Confirmada; gravura 1–18: João Batista Batizando Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059)—208]; gravura 1–39: Bênção de um Bebê; gravura 1–40: Bênçãos dos Doentes; uma gravura do profeta vivo.

  4. Faça os preparativos necessários para as Atividades Complementares que deseje utilizar.

Atividades de aprendizagem

Convide uma criança para fazer a oração de abertura.

Atividade Motivadora

Levante o pedaço do quebra-cabeças com o seu nome. Diga às crianças que ele pertence a um quebra-cabeças. Distribua os outros pedaços e ajude as crianças a montarem o quebra-cabeças. Ao apontar para cada nome, leia-o para as crianças. Explique que, da mesma forma que cada pedaço pertence a este quebra-cabeças, cada uma delas pertence a esta classe. Explique que pertencer significa fazer parte.

• A que mais você pertence?

Explique que pertencemos a outros grupos, como a família ou a vizinhança. Pertencemos também à Igreja de Jesus.

Mostre a gravura 1–39, Bênção de um Bebê.

• O que está acontecendo nessa gravura?

Explique que a maioria das crianças da classe receberam um nome e uma bênção quando eram bebês. Por causa disso, seus nomes foram colocados nos registros da Igreja e elas podem dizer: “Eu pertenço à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”

Ajude as crianças a dizerem algumas vezes: “Eu pertenço à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”

Atividade

Faça a atividade abaixo com as crianças:

Fico Feliz em Vir à Igreja Hoje

Fico feliz em vir à Igreja hoje. (Imite a agulha da capela juntando as extremidades de dois dedos)

Aprendo a ouvir (coloque a mão em forma de concha ao redor do ouvido)

E a orar. (Cruze os braços e abaixe a cabeça)

Aprendo sobre Jesus lá no alto (aponte para cima)

Penso em Jesus e em Seu amor. (Abrace a si mesmo).

Explique às crianças que freqüentamos as reuniões da Igreja para aprender mais sobre Jesus e sobre o que Ele quer que façamos. Diga às crianças que na lição de hoje elas aprenderão a respeito de algumas coisas importantes que são parte da Igreja de Jesus.

A Igreja de Jesus tem o sacerdócio

Mostre a gravura 1–8, Distribuição do Sacramento; gravura 1–12, Menina Sendo Confirmada e gravura 1–40: Bênção dos Doentes. Peça às crianças que digam o que sabem a respeito do que está acontecendo em cada uma das gravuras. Explique que o sacerdócio é necessário para se fazer cada uma dessas coisas. O sacerdócio é o poder que o Pai Celestial e Jesus têm. Eles dividem esse poder com os homens justos, de modo que possam ajudar a fazer o trabalho do Pai Celestial e de Jesus na Terra. Mostre os portadores do sacerdócio em cada uma das gravuras. Peça às crianças que repitam a palavra sacerdócio algumas vezes.

• Quem você conhece que porta o sacerdócio?

Ajude as crianças a compreenderem que os homens que portam o sacerdócio abençoam e distribuem o sacramento, batizam, dão bênçãos às pessoas e fazem outras coisas importantes. Mostre novamente a gravura 1–39, Bênção de um Bebê, e diga às crianças que os bebês são abençoados por homens que portam o sacerdócio.

História

Mostre a gravura 1–18, João Batista Batizando Jesus. Deixe que as crianças digam o que se lembram sobre a gravura. Em breves palavras, recorde a história, conforme se encontra em Marcos 1:9–11.

• Quem está batizando Jesus (ver Marcos 1:9).

• Que poder João Batista precisava ter para batizar Jesus? (O sacerdócio.)

Explique que ser batizado por alguém que possua o sacerdócio é uma coisa importante para pertencermos à Igreja de Jesus. Diga às crianças que, quando fizerem oito anos, poderão ser batizadas na Igreja de Jesus.

A Igreja de Jesus tem um profeta

Mostre a gravura 1–4, A Primeira Visão, e conte a história de Joseph Smith e da Primeira Visão, conforme se encontra em Joseph Smith 1:5, 10–19.

• Quem falou a Joseph Smith no bosque? (Ver Joseph Smith 1:17.)

Explique que, por terem o Pai Celestial e Jesus falado com Joseph Smith, chamamos a Joseph Smith de profeta. Um profeta nos diz o que o Pai Celestial e Jesus querem que saibamos.

• O que é um profeta? (Um homem que tem o chamado especial de falar com o Pai Celestial e Jesus e de dizer-nos o que Eles querem que saibamos.)

Mostre uma gravura do profeta vivo. Fale às crianças a seu respeito. Explique que a Igreja de Jesus sempre tem um profeta vivo para nos ensinar o que o Pai Celestial e Jesus querem que saibamos e façamos.

Música

Ajude as crianças a cantarem ou repetirem a letra do estribilho de “Segue o Profeta” (Músicas para Crianças). Explique que desviar-se significa fazer coisas erradas. Peça a uma criança que segure a gravura do profeta vivo enquanto cantam.

Segue o profeta, segue o profeta,

Segue o profeta, sem hesitar.

Segue o profeta, segue o profeta,

Segue o profeta, não vais errar.

A Igreja de Jesus tem as escrituras

Segure as escrituras.

• O que estou segurando?

Deixe as crianças dizerem o que sabem a respeito das escrituras. Diga-lhes que as escrituras contêm os ensinamentos do Pai Celestial e de Jesus. As escrituras contêm muitas histórias verdadeiras a respeito de Jesus, dos profetas e de muitas outras pessoas. As escrituras são uma parte importante da Igreja de Jesus.

Pertencemos à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

• De quem é a Igreja à qual pertencemos?

• Qual o nome da Igreja à qual pertencemos?

Leia Doutrina e Convênios 115:4 para as crianças. Explique que esse nome significa que esta é a Igreja de Jesus na época em que vivemos. Ajude as crianças a compreenderem que existem muitas pessoas em todo o mundo que pertencem à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Você pode explicar que há outras igrejas na Terra hoje em dia que ensinam sobre Jesus e ensinam as pessoas a viverem vidas corretas, mas elas não possuem o sacerdócio nem um profeta vivo nem todas as escrituras.

Atividade

Peça a todos os que pertençam à Igreja de Jesus que se levantem. Lembre às crianças que todas devem ficar em pé. Peça-lhes que repitam: “Eu pertenço à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”

Recorde brevemente, utilizando as gravuras e as escrituras, que o sacerdócio, um profeta vivo e as escrituras são partes importantes da Igreja de Jesus.

Testemunho

Dê seu testemunho a respeito da veracidade do evangelho. Ajude as crianças sentirem o quão importante e maravilhoso é pertencer-se à Igreja verdadeira de Jesus.

Atividades complementares

Escolha algumas das atividades seguintes para utilizar durante a lição:

  1. Faça uma faixa para cada criança usar na volta para casa com a inscrição Eu pertenço à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Deixe cada um colorir a sua faixa.

  2. Faça a seguinte atividade com as crianças:

    Esta É a Igreja

    Esta é a Igreja (feche as mãos com os dedos entrelaçados para dentro)

    Com sua torrinha. (Junte as pontas dos indicadores)

    Abra a porta e veja, (separe as palmas das mãos, mantendo os dedos juntos)

    Uma porção de criancinhas. (Mexa os dedos)

    Feche a porta e escute-as orar. (Feche as mãos com os dedos para dentro; leve-as até um dos ouvidos)

    Abra a porta e elas já vão se retirar. (Abra as mãos, “caminhe” com os dedos)

  3. Conte uma história sobre à ida à Igreja de uma criança que pertença à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Inclua as atividades das quais as crianças de sua classe poderiam participar, tais como ficar sentadas com suas famílias na reunião sacramental, tomar o sacramento, ficar sentadas reverentemente na Primária, orar e cantar.

    Você pode também fazer com que as crianças pensem a respeito dessas idéias, fazendo perguntas assim: “O que as crianças que pertencem à Igreja devem fazer no domingo?”; “O que elas devem fazer durante a reunião sacramental? na Primária?” “O que elas devem fazer em casa no domingo?” “O que elas devem fazer durante a noite familiar?” “Como elas devem tratar suas famílias e amigos?” Ajude as crianças a compreenderem o que os meninos e meninas que pertencem à Igreja de Jesus devem fazer.

  4. Peça às crianças que pensem a respeito dos diferentes grupos a que pertencem, como a família ou a classe da Primária. Peça-lhes que digam o que é bom quando se pertence a cada um desses grupos. Termine o debate com o que é bom para elas e para você por pertencerem à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

  5. Cante ou repita a letra de “A Igreja de Jesus Cristo” (Músicas para Crianças).

Atividades adicionais para crianças menores

  1. Antes da aula, faça quatro desenhos simples — um olho, uma mão, uma orelha, uma boca — em folhas de papel separadas.

    Diga às crianças que há muitas coisas diferentes que podemos fazer na Igreja. (Mostre o desenho do olho) Podemos ler as escrituras. (Mostre o desenho da mão) Podemos brincar com nossos amigos sendo bonzinhos. (Mostre o desenho da orelha) Podemos ouvir nossas professoras com atenção. (Mostre o desenho da boca) Podemos falar baixinho quando estamos na Igreja. Peça a cada criança que vá à frente e aponte para um dos desenhos. Diga novamente às crianças o que o desenho mostrado representa.

  2. Ajude as crianças a cantarem “Histórias do Livro de Mórmon” (Músicas para Crianças), improvisando gestos que sejam sugeridos pela letra ou peça às crianças que marchem pela sala de aula enquanto cantam.