Conferência Geral
Vinde A Cristo ― Viver como Santos dos Últimos Dias
Conferência geral de abril de 2020


Vinde A Cristo ― Viver como Santos dos Últimos Dias

Podemos fazer coisas difíceis e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo, porque sabemos em quem podemos confiar.

Obrigado, Elder Soares, pelo seu poderoso e profético testemunho do Livro de Mórmon. Recentemente tive a oportunidade única de ter nas minhas mãos uma página do manuscrito original do Livro de Mórmon. Nesta página específica, pela primeira vez nesta dispensação, estas corajosas palavras foram registadas: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.”1

Imagem
Página original do manuscrito do Livro de Mórmon.

Ao segurar esta página, fiquei profundamente agradecido pelos esforços de Joseph Smith, que com 23 anos de idade, traduziu o Livro de Mórmon pelo “dom e poder de Deus”.2 Também senti apreço pelas palavras de um jovem Néfi, a quem tinha sido solicitado que realizasse uma tarefa muito difícil de obter as placas de latão, das mãos de Labão.

Néfi sabia que, se continuasse focado no Senhor, seria bem sucedido no cumprimento do que o Senhor lhe ordenara. Ele permaneceu concentrado no Salvador durante toda a vida, mesmo sofrendo tentações, provações físicas e até a traição de alguns da sua família imediata.

Néfi sabia em quem podia confiar.3 Pouco depois de exclamar: “Oh! Que homem miserável sou! Sim, [o] meu coração se entristece por causa de minha carne”4, declarou Néfi, “[O] Meu Deus tem sido [o] meu apoio; guiou-me através de minhas aflições no deserto e salvou-me das águas do grande abismo.”5

Como seguidores de Cristo, não somos poupados de desafios e provações na nossa vida. Muitas vezes somos obrigados a fazer coisas difíceis que, se tentadas sozinhos, seriam esmagadoras e talvez impossíveis. Ao aceitarmos o convite do Salvador de “Vinde a Mim”6, Ele dará o apoio, o conforto e a paz necessários, tal como fez com Néfi e Joseph. Mesmo nas nossas provações mais profundas, podemos sentir o abraço caloroso do Seu amor, quando confiamos Nele e aceitamos a Sua vontade. Podemos experimentar a alegria reservada aos Seus fiéis discípulos, pois “Cristo é alegria”.7

Em 2014, enquanto servia uma missão de tempo integral, a nossa família experienciou uma reviravolta inesperada. Ao descer uma colina íngreme numa prancha comprida, o nosso filho mais novo caiu e sofreu uma lesão cerebral grave. À medida que a sua situação se deteriorava, a equipa médica apressou-se a operá-lo de emergência.

A nossa família ajoelhou-se no chão dum quarto de hospital vazio e derramámos os nossos corações a Deus. A meio desse momento confuso e doloroso, fomos preenchidos pelo o amor e paz do nosso Pai Celestial.

Não sabíamos o que o futuro nos reservava ou se veríamos, novamente, o nosso filho com vida. Sabíamos com muita clareza que a sua vida estava nas mãos de Deus e os resultados, de uma perspetiva eterna, funcionariam para o bem dele e para o nosso. Por intermédio do dom do Espírito, estávamos totalmente preparados para aceitar qualquer resultado.

Não foi fácil! O acidente resultou num internamento de dois meses, enquanto estávamos a presidir mais de 400 missionários de tempo integral. O nosso filho sofreu uma perda significativa de memória. A sua recuperação incluiu longas e difíceis sessões de terapia física, da fala e ocupacional. Os desafios permanecem mas, com o tempo, testemunhámos um milagre.

Entendemos claramente que nem todo o desafio que enfrentamos terá o resultado que desejamos. No entanto, ao permanecermos focados em Cristo, sentiremos paz e veremos os milagres de Deus, sejam eles quais forem, no Seu tempo e à Sua maneira.

Haverá momentos em que não seremos capazes de visualizar se a situação atual terminará bem e poderemos expressar, como Néfi: “[O] Meu coração se entristece por causa [da] minha carne”.8 Pode haver momentos em que a única esperança que temos é em Jesus Cristo. Que bênção ter esta esperança e confiança Nele. Cristo é aquele que cumprirá sempre as Suas promessas. O Seu descanso é garantido a todos que vêm a Ele.9

Os nossos líderes desejam profundamente que todos sintam a paz e o conforto que advém da confiança e do foco no Salvador Jesus Cristo.

O nosso profeta vivo, o Presidente Russell M. Nelson, tem comunicado a visão do Senhor ao mundo e aos membros da Igreja de Cristo: “A nossa mensagem ao mundo é simples e sincera: convidamos todos os filhos de Deus de ambos os lados do véu a achegar-se ao seu Salvador, a receber as bênçãos do templo sagrado, a desfrutar de alegria duradoura e a qualificar-se para a vida eterna”.10

Este convite para “Vir a Cristo” tem implicações específicas para os Santos dos Últimos Dias.11 Como membros da Igreja do Salvador, fizemos convénios com Ele e tornámo-nos Seus filhos e filhas gerados espiritualmente.12 Também nos foi dada a oportunidade de trabalhar com o Senhor ao convidar outras pessoas a virem a Ele.

Ao trabalharmos com Cristo, o nosso maior e profundo esforço dever ser o foco no nosso próprio lar. Haverá momentos em que membros da família e amigos chegados, enfrentarão desafios. As vozes do mundo, e talvez os seus próprios desejos, podem levá-los a questionar a verdade. Devemos fazer tudo o que pudermos para ajudá-los a sentir tanto o amor do Salvador, quanto o nosso amor. Lembro-me do versículo de onde vem o nosso amado hino “Amai-vos uns aos Outros”, que ensina: “Assim saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.13

No nosso amor por aqueles que estão a questionar verdade, o inimigo de toda a alegria pode tentar fazer-nos sentir que traímos aqueles que amamos se, nós próprios, continuarmos a viver a plenitude do evangelho e a ensinar as suas verdades.

A nossa capacidade de ajudar outras pessoas a virem a Cristo ou a regressarem a Cristo, será determinada, em grande parte, pelo exemplo que damos através do nosso compromisso pessoal de permanecer no caminho do convénio.

Se o nosso verdadeiro desejo é resgatar aqueles que amamos, nós mesmos devemos permanecer firmemente com Cristo, abraçando a Sua Igreja e a plenitude do Seu evangelho.

Voltando à história de Néfi, sabemos que a inclinação de Néfi para confiar no Senhor foi influenciada pela propensão dos seus pais em confiar no Senhor e pelo exemplo deles no cumprimento de convénios. Isto é lindamente exemplificado na visão de Leí da árvore da vida. Depois de partilhar do fruto mais doce da árvore, Leí “[olhou] ao redor para ver se acaso descobriria a [sua] família”.14 Ele viu Sariah, Sam, e Néfi parados “como se não soubessem para onde ir”.15 Então, Leí declarou: “Eu [acenei-lhes] e também lhes disse, em alta voz, que [viessem] ter comigo e comessem do fruto, que era mais desejável que qualquer outro fruto”.16 Por favor, notem que Leí não saiu de perto da árvore da vida. Ele ficou espiritualmente com o Senhor e convidou a sua família a vir para onde ele estava a comer do fruto.

O adversário incentivaria alguns a deixar a alegria do evangelho, separando os ensinamentos de Cristo da Sua Igreja. Ele gostaria que acreditássemos que podemos permanecer firmes no caminho do convénio pela nossa própria espiritualidade, independentemente da Igreja de Cristo.

Nestes últimos dias, a Igreja de Cristo foi restaurada para ajudar os filhos do convénio de Cristo a permanecerem no caminho do Seu convénio.

Em Doutrina e Convénios lemos: “Eis que esta é a minha doutrina — Aquele que se arrepende e vem a mim, esse é a minha igreja”.17

Através da Igreja de Cristo, somos fortalecidos por intermédio das nossas experiências como comunidade de Santos. Ouvimos a Sua voz através dos Seus profetas, videntes e reveladores. Mas, o mais importante, por intermédio da Sua Igreja, recebemos todas as bênçãos essenciais da Expiação de Cristo, que só podem ser realizadas através da participação em ordenanças sagradas.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja de Cristo na Terra, restaurada nestes últimos dias para o benefício de todos os filhos de Deus.

Presto testemunho de que, ao nos chegarmos a Cristo e vivermos como Santos dos Últimos Dias, seremos abençoados com uma medida adicional do Seu amor, da Sua alegria e da Sua paz. Como Néfi, podemos fazer coisas difíceis e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo, porque sabemos em quem podemos confiar.18 Cristo é a nossa luz, a nossa vida e a nossa salvação.19 Em nome de Jesus Cristo, amém.