Conferência Geral
Como o Sacerdócio Abençoa os Jovens
Conferência geral de abril de 2020


Como o Sacerdócio Abençoa os Jovens

Através do sacerdócio podemos ser edificados. O sacerdócio traz luz ao nosso mundo.

Sou grata por estar aqui. Quando descobri que teria a oportunidade de falar hoje, fiquei muito entusiasmada mas ao mesmo tempo senti-me muito humilde. Passei muito tempo a pensar no que poderia partilhar e espero que o Espírito vos fale diretamente através da minha mensagem.

No Livro de Mórmon, Leí dá uma bênção a cada um dos seus filhos antes de morrer, o que os ajuda a perceber a sua força e potencial eterno. Eu sou a mais nova de oito irmãos e, no ano passado, pela primeira vez, era a única filha em casa. Não ter os meus irmãos por perto e não ter sempre alguém com quem falar tem sido difícil para mim. Tive noites em que me senti muito sozinha. Sou grata aos meus pais, que fizeram o possível para me ajudar. Um exemplo disso, foi quando o meu pai se ofereceu para me dar uma bênção de conforto do sacerdócio, durante um período particularmente desafiante. Depois daquela bênção, as coisas não mudaram de imediato, mas pude sentir a paz e o amor do meu Pai Celestial e do meu próprio pai. Sinto-me abençoada por ter um pai digno que pode dar bênçãos do sacerdócio sempre que eu precisar delas e que me ajuda a ver a minha força e potencial eterno, tal como Leí fez quando abençoou os seus filhos.

Independentemente das nossas circunstâncias, podemos ter sempre acesso às bênçãos do sacerdócio. Por intermédio de familiares, amigos, irmãos ministradores, líderes do sacerdócio e um Pai Celestial que nunca nos desamparará, podemos receber as bênçãos do sacerdócio. O Elder Neil L. Andersen declarou: “As bênçãos do sacerdócio são infinitamente maiores do que aquele a quem é solicitado administrar este dom… Se formos dignos, as ordenanças do sacerdócio enriquecem a nossa vida”.1

Não hesitem em pedir uma bênção quando precisarem de mais orientação. É nos momentos difíceis que precisamos do Espírito para nos ajudar ainda mais. Ninguém é perfeito e todos passamos por dificuldades. Alguns podem sofrer de ansiedade, depressão, vícios ou sentimentos de que não somos suficientemente bons. As bênçãos do sacerdócio podem ajudar-nos a superar estes desafios e a obter paz à medida que avançamos rumo ao futuro. Espero que nos esforcemos para sermos dignos de receber estas bênçãos.

Outra forma pela qual o sacerdócio nos abençoa é através das bênçãos patriarcais. Aprendi a recorrer à minha bênção patriarcal sempre que me sinto triste ou sozinha. A minha bênção ajuda-me a reconhecer o meu potencial e o plano específico que Deus tem para mim. Conforta-me e ajuda-me a ver para além da minha perspetiva terrena. Faz-me lembrar dos meus dons e das bênçãos que receberei se viver dignamente. Também me ajuda a lembrar e a sentir a paz que advém de saber que Deus dará as respostas e abrirá as portas no exato momento que eu mais precisar.

As bênçãos patriarcais ajudam na preparação para voltarmos a viver com o nosso Pai Celestial. Sei que as bênçãos patriarcais vêm de Deus e podem ajudar-nos a transformar as nossas fraquezas em pontos fortes. Estas não são mensagens de um “astrólogo”; estas bênçãos dizem-nos o que precisamos ouvir. São como uma Liahona para cada um de nós. Quando colocamos Deus em primeiro lugar e temos fé Nele, Ele guia-nos pelo nosso próprio deserto.

Tal como Deus abençoou Joseph Smith com o sacerdócio para que as bênçãos do evangelho pudessem ser restauradas, nós podemos receber as bênçãos do evangelho na nossa vida através do sacerdócio. Todas as semanas, temos o privilégio e a oportunidade de tomar o sacramento. Através desta ordenança do sacerdócio, podemos ter sempre connosco o Espírito, que pode limpar-nos e purificar-nos. Se sentirem a necessidade de eliminar algo da vossa vida, procurem um líder de confiança que possa ajudar-vos a seguir o caminho certo. Os vossos líderes podem ajudar-vos a aceder à plenitude do poder da Expiação de Jesus Cristo.

Graças ao sacerdócio, também podemos receber as bênçãos das ordenanças do templo. Desde que pude entrar no templo estabeleci como meta e, prioridade, ir lá regularmente. Ao dedicar o tempo e ao fazer os sacrifícios necessários para estar mais perto do meu Pai Celestial na Sua santa casa, tenho sido abençoada através de revelações e sussurros que, verdadeiramente, me têm ajudado ao longo da vida.

Através do sacerdócio podemos ser edificados. O sacerdócio traz luz ao nosso mundo. O Elder Robert D. Hales disse: “Sem o poder do sacerdócio, ‘toda a Terra seria completamente devastada’ (ver D&C 2:1–3). Não haveria luz, nem esperança — só escuridão”.2

Deus está a encorajar-nos. Ele deseja que regressemos para junto Dele. Ele conhece-nos individualmente. Ele conhece-vos. Ele ama-nos. Ele está sempre ciente de nós e abençoa-nos mesmo quando sentimos que não somos merecedores. Ele sabe o que precisamos e quando precisamos.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre” (Mateus 7:7–8).

Se ainda não têm um testemunho do sacerdócio, orem e peçam para conhecer, por vós mesmos, o seu poder e, depois, leiam as escrituras para ouvir as palavras de Deus. Sei que se fizermos um esforço para desfrutar do poder do sacerdócio de Deus na nossa vida, seremos abençoados. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. Neil L. Andersen, “Poder no Sacerdócio”, Liahona, novembro de 2013.

  2. Robert D. Hales, “As Bênçãos do Sacerdócio”, Liahona, novembro de 1995.