Conferência Geral
Venham e Façam Parte
Conferência geral de abril de 2020


Venham e Façam Parte

Convidamos todos os filhos de Deus, de todas as partes do mundo, a juntarem-se a nós neste grande empreendimento.

Meus queridos irmãos e irmãs, meus queridos amigos, todas as semanas, os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por todo o mundo, adoram o nosso amado Pai Celestial, o Deus e Rei do universo, e o Seu Amado Filho, Jesus Cristo. Ponderamos sobre a vida e sobre os ensinamentos de Jesus Cristo — a única alma que já viveu sem pecado, o Cordeiro de Deus sem mancha. Tão sempre que é possível, participamos do sacramento em lembrança do Seu sacrifício e reconhecemos que Ele é o centro da nossa vida.

Nós amamo-Lo e honramo-Lo. Por causa do Seu profundo e eterno amor, Jesus Cristo sofreu e morreu por todos nós. Ele abriu os portões da morte, desfez as barreiras que separavam amigos e entes queridos1, e trouxe esperança aos desesperados, cura aos doentes e libertação aos cativos.2

A Ele dedicamos o nosso coração, a vida e a nossa devoção diária. Por esta razão: “Falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo [e] profetizamos de Cristo, (…) para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados”.3

Praticar o Discipulado

No entanto, ser um discípulo de Jesus Cristo envolve muito mais do que falar e pregar sobre Cristo. O próprio Salvador restaurou a Sua Igreja para ajudar-nos na caminhada de nos tornarmos mais semelhantes a Ele. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está estruturada para oferecer oportunidades à prática dos fundamentos do discipulado. Por intermédio da nossa participação na Igreja, aprendemos a reconhecer e agir de acordo com os sussurros do Espírito Santo. Desenvolvemos a disposição de estender a mão aos outros, com compaixão e bondade.

Este é um esforço de uma vida e requer prática.

Atletas bem-sucedidos passam inúmeras horas a praticar os princípios básicos das suas atividades desportivas. Enfermeiras, informáticos, engenheiros nucleares, e até eu como aprendiz de cozinheiro na cozinha da minha esposa, tornamo-nos competentes e qualificados se praticarmos diligentemente o nosso ofício.

Como comandante de uma companhia aérea, regularmente formei pilotos recorrendo a um simulador de voo — uma máquina sofisticada que reproduz a experiência de voo. O simulador não só ajuda os pilotos a aprender os princípios básicos de voo, como também lhes permite experimentar e reagir a eventos inesperados que podem acontecer ao assumir o comando de uma aeronave verdadeira.

Aplicam-se os mesmos princípios aos discípulos de Jesus Cristo.

Participar ativamente na Igreja de Jesus Cristo e na sua grande variedade de oportunidades, ajudar-nos-á a ficar melhor preparados para a alteração das circunstâncias da vida, sejam elas quais forem e por mais graves que sejam. Como membros da Igreja, somos encorajados a imergir nas palavras de Deus por intermédio dos Seus profetas, antigos e modernos. Através da oração sincera e humilde ao Pai Celestial, aprendemos a reconhecer a voz do Espírito Santo. Aceitamos chamados para servir, ensinar, planear, ministrar e administrar. Estas oportunidades permitem-nos crescer em espírito, mente e caráter.

Elas ajudar-nos-ão a preparar-nos para fazer e guardar convénios sagrados que nos abençoarão nesta vida e na vida futura.

Venham, Juntem-se a Nós!

Convidamos todos os filhos de Deus, de todas as partes do mundo, a juntarem-se a nós neste grande empreendimento. Venham e vejam! Mesmo durante este período desafiador do COVID-19, reúnam-se connosco online. Encontrem-se com os nossos missionários online. Descubram por vós mesmos de que se trata esta Igreja! Quando este momento difícil passar, encontrem-se connosco nas nossas casas e nos nossos locais de adoração!

Convidamos-vos a vir e a ajudar! Venham e sirvam connosco, ministrando aos filhos de Deus, seguindo os passos do Salvador e tornando este mundo um lugar melhor.

Venham e façam parte! Convosco seremos mais fortes. E tornar-se-ão melhores, mais gentis e mais felizes também. A vossa fé tornar-se-á mais profunda e crescerá mais resiliente — mais capaz de suportar as turbulências e as provações inesperadas da vida.

E como é que podemos começar? Há muitas maneiras possíveis.

Convidamos-vos a ler o Livro de Mórmon. Se não tiverem um exemplar, podem lê-lo em https://www.churchofjesuschrist.org/study?lang=por4 ou fazer o download da aplicação do Livro de Mórmon. O Livro de Mórmon é outro testamento de Jesus Cristo e acompanha o Velho e o Novo Testamentos. Adoramos todas estas sagradas escrituras e aprendemos com elas.

Convidamos-vos a passar algum tempo no vindeacristo.pt para descobrir o que os membros da Igreja ensinam e acreditam.

Convidem os missionários a encontrarem-se convosco online ou na privacidade da vossa casa, quando isto for possível ― eles têm uma mensagem de esperança e cura. Estes missionários são os nossos preciosos filhos e filhas que servem em muitos lugares do mundo, com o seu próprio tempo e dinheiro.

Na Igreja de Jesus Cristo, encontrarão uma família de pessoas que não são assim tão diferentes de vós. Encontrarão pessoas que precisam da vossa ajuda e que desejam ajudar-vos enquanto se esforçam para se tornarem na melhor versão de vós mesmos ― ser aquela pessoa para a qual Deus vos criou.

O Abraço do Salvador Estende-se a Todos

Podem estar a pensar: “Cometi erros na minha vida. Não tenho a certeza se algum dia sentirei que pertenço à Igreja de Jesus Cristo. Deus não estaria interessado em alguém como eu”.

Jesus, o Cristo, embora seja o “Rei dos Reis”5, o Messias, o “Filho do Deus vivo”6, importa-se profundamente com cada um dos filhos de Deus. Ele importa-se, independentemente da condição da pessoa ― se somos pobres ou ricos, imperfeitos ou experientes. Durante a Sua vida mortal, o Salvador ministrou a todos: aos felizes e realizados, aos quebrantados e perdidos, e àqueles sem esperança. Muitas vezes, as pessoas a quem Ele servia e ministrava não eram indivíduos proeminentes, bonitos ou ricos. Muitas vezes, as pessoas que Ele ajudava a levantar-se tinham pouco a oferecer em troca, a não ser gratidão, um coração humilde e o desejo de ter fé.

Se Jesus passou a Sua vida mortal a ministrar ao “[menor destes]”7, será que não continuaria a amá-los hoje? Será que não existe um lugar na Sua Igreja para todos os filhos de Deus? Mesmo para aqueles que se sentem indignos, esquecidos ou sozinhos?

Não existe limiar de perfeição que devamos atingir para nos qualificarmos para a graça de Deus. As vossas orações não têm de ser ruidosas, nem eloquentes ou gramaticalmente corretas para alcançarem o Céu.

Na verdade, Deus não demonstra favoritismo8 — as coisas que o mundo valoriza nada significam para Ele. Ele conhece o vosso coração e Ele ama-vos independentemente do vosso título, património financeiro ou número de seguidores do Instagram.

Ao inclinarmos o nosso coração para o Pai Celestial e ao nos aproximarmos Dele, sentiremos que Ele se aproxima de nós.9

Somos os Seus filhos amados.

Mesmo aqueles que O rejeitam.

Mesmo aqueles que, como uma criança obstinada e indisciplinada, ficam irados com Deus e com a Sua Igreja, fazem as malas e saem a correr porta fora, anunciando que estão a fugir e que nunca mais voltarão.

Quando um filho foge de casa, pode não se perceber que os seus pais preocupados estão a olhar pela janela. Com coração terno, eles veem o seu filho ou filha sair — na esperança que o seu precioso filho aprenda algo com esta experiência desoladora e talvez veja a vida com outros olhos — e, eventualmente, regresse a casa.

O mesmo acontece com o nosso amoroso Pai Celestial. Ele está à espera do nosso regresso.

O vosso Salvador, com lágrimas de amor e compaixão nos Seus olhos, espera o vosso regresso. Mesmo quando se sentirem longe de Deus, Ele estará a ver-vos; Ele terá compaixão por vós e correrá para abraçar-vos.10

Venham e façam parte.

Deus Permite que Aprendamos com os Nossos Erros

Somos peregrinos, a percorrer o caminho da mortalidade, numa grande busca para encontrar propósito e verdade suprema. Muitas vezes, tudo o que vemos é o caminho diretamente à nossa frente — não conseguimos ver para onde é que as curvas da estrada nos conduzirão. O nosso amoroso Pai Celestial não nos deu todas as respostas. Ele espera que descubramos muitas coisas por nós mesmos. Ele espera que acreditemos — mesmo quando é difícil fazê-lo.

Ele espera que endireitemos os nossos ombros e desenvolvamos um pouco de determinação — um pouco de força de caráter — e que demos outro passo em frente.

É assim que aprendemos e crescemos.

Será que, honestamente, queremos que tudo seja explicado ao mínimo detalhe? Será que, honestamente, queremos que todas as perguntas sejam respondidas? Todos os destinos mapeados?

Acredito que a maioria de nós se cansaria rapidamente deste tipo de micro gestão celestial. Aprendemos as lições importantes da vida através da experiência. Ao aprendermos com os nossos erros. Ao arrepender-nos e compreendermos por nós mesmos, que a “iniquidade nunca foi felicidade”.11,

Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu para que os nossos erros não nos condenassem e impedissem o nosso progresso, para sempre. Por causa Dele, podemos arrepender-nos e os nossos erros podem tornar-se um trampolim para uma glória maior.

Não temos de caminhar nesta estrada sozinhos. O nosso Pai Celestial não nos deixou a vaguear nas trevas.

Foi por isto que, na primavera de 1820, Ele apareceu acompanhado pelo Seu filho, Jesus Cristo, a um jovem, Joseph Smith.

Pensem nisto por um momento! O Deus do universo apareceu ao homem!

Este foi o primeiro de muitos encontros que Joseph teve com Deus e outros seres celestes. Muitas das palavras que estes seres divinos falaram com ele estão registadas nas escrituras d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Estas são de fácil acessibilidade. Qualquer um pode lê-las e aprender, por si mesmo, a mensagem que Deus tem para nós, nos dias de hoje.

Convidamos-vos a estudá-las por vós mesmos.

Joseph Smith era muito jovem quando recebeu estas revelações. A maioria delas aconteceu antes dos seus 30 de idade.12 Ele não tinha experiência e, para algumas pessoas, provavelmente parecia pouco qualificado para ser o profeta do Senhor.

E no entanto o Senhor chamou-o ― seguindo um padrão, que encontramos nas escrituras sagradas.

Deus não esperou para encontrar uma pessoa perfeita que restaurasse o Seu evangelho.

Se o tivesse feito, provavelmente ainda estaria à espera.

Joseph era muito parecido convosco ou comigo. Embora Joseph tenha cometido erros, Deus usou-o para realizar os Seus grandes propósitos.

O Presidente Thomas S. Monson repetia muitas vezes este conselho: “O Senhor qualifica aqueles que chama”.13

O Apóstolo Paulo argumentou com os Santos em Corinto: “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres são chamados”.14

Deus usa os fracos e os simples para realizar os Seus propósitos. Esta verdade é um testemunho de que é o poder de Deus, não o do homem, que realiza a Sua obra na Terra.15

Ouvi-O, Segui-O

Quando Deus apareceu a Joseph Smith, Ele apresentou o Seu Filho, Jesus Cristo, e disse: “Ouve-O”.16

Joseph passou o resto da sua vida a ouvi-Lo e a segui-Lo.

Assim como Joseph, o nosso discipulado começa com a nossa decisão de ouvir e seguir o Salvador Jesus Cristo.

Se desejam segui-Lo, reúnam a vossa fé e tomem sobre vós Sua cruz.

Descobrirão que verdadeiramente o vosso lugar é na Igreja Dele — um lugar de acolhimento caloroso, onde podem juntar-se à grande busca do discipulado e da felicidade.

Espero que, neste ano do bicentenário da Primeira Visão, ao contemplarmos e aprendermos sobre a Restauração da Igreja de Jesus Cristo, percebamos que não é apenas um evento histórico. Nós desempenhamos um papel crucial nesta grande e história em curso.

Qual é, então, a nossa parte?

É aprender sobre Jesus Cristo. É estudar as Suas palavras. É ouvi-Lo e segui-Lo ao participar ativamente nesta grande obra. Convido-vos a vir e a fazer parte!

Não têm de ser perfeitos. Só precisam de ter o desejo de desenvolver a vossa fé e de se aproximarem Dele, todos os dias.

A nossa parte é amar e servir a Deus e amar e servir os filhos de Deus.

Ao procederem desta maneira, Deus cercar-vos-á com o Seu amor, alegria e com a segura orientação, durante toda esta vida, mesmo nas circunstâncias mais graves, e mesmo para além delas.

Disto testifico e deixo-vos a minha bênção com profunda gratidão e amor por cada um de vós, no nome sagrado do nosso Salvador, o nosso Mestre ― em nome de Jesus Cristo, amém.