Conferência Geral
Cumprimento da Profecia
Conferência geral de abril de 2020


Cumprimento da Profecia

As profecias que foram cumpridas pela Restauração da plenitude do evangelho de Jesus Cristo são muitas.

Meus queridos irmãos e irmãs, é uma honra poder falar nesta conferência geral histórica que comemora a Primeira Visão de Joseph Smith de Deus, o Pai, e do Seu Filho, Jesus Cristo, no que é, sem dúvida, um Bosque Sagrado. Esta visão foi um começo magnífico para a Restauração do evangelho e tudo o que se desenrolou desde então: O Livro de Mórmon, o regresso da autoridade e das chaves do sacerdócio, a organização da verdadeira Igreja do Senhor, os templos de Deus e os profetas e apóstolos que lideram o trabalho nestes últimos dias.

Por desígnio divino, os antigos profetas de Deus, quando movidos pelo Espírito Santo, profetizaram sobre a Restauração e o que iria acontecer nos nossos dias, na última dispensação e na plenitude dos tempos. Este trabalho “inflamou a alma” dos videntes da antiguidade.1 Ao longo das gerações do tempo, estes predisseram, sonharam, imaginaram e profetizaram sobre o futuro do reino de Deus na Terra, a que Isaías chamou de “uma obra maravilhosa e um assombro”.2

As profecias que foram cumpridas pela Restauração da plenitude do evangelho de Jesus Cristo, e que incluem A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, são muitas. Hoje, porém, destacarei apenas algumas das minhas favoritas. Estas foram-me ensinadas pelas minhas queridas professoras da Primária e ao colo da minha angélica mãe.

Imagem
Daniel na cova dos leões

Daniel, que afastou os leões através da sua fé no Senhor Jesus Cristo e pela intercessão dos anjos ministradores de Deus, foi um dos que viu os nossos dias numa visão. Interpretando um sonho do rei da Babilónia, Nabucodonosor, Daniel profetizou que a Igreja do Senhor cresceria nos últimos dias como uma pequena pedra “cortada da montanha, sem mãos”.3 “Sem mãos”, isto é, por intervenção divina, a Igreja do Senhor aumentaria em magnitude até encher toda a Terra e “não [será] jamais [destruída]… [mas] estará [estabelecida] para sempre”.4

Imagem
Daniel a interpretar o sonho

É um testemunho profundo do cumprimento das palavras de Daniel o facto de termos membros da Igreja, de todas as partes do mundo, a assistir e a ouvir a conferência hoje.

O devoto apóstolo Pedro descreveu os “tempos da restauração de todas as coisas… desde o princípio do mundo”.5 O apóstolo Paulo escreveu que, na plenitude dos tempos, Deus “[congregaria] em Cristo todas as coisas”,6 “Jesus Cristo [sendo] a principal pedra de esquina”.7 Eu senti, vivamente, estas profecias quando participei da dedicação do Templo de Roma, Itália. Todos os profetas e apóstolos estavam lá a prestar testemunho de Jesus Cristo, o Redentor do mundo, como o tinham feito Pedro e Paulo. A Igreja é um exemplo vivo desta restituição, irmãos e irmãs, e os nossos membros são testemunhas destas antigas profecias divinas.

Imagem
Os Profetas e Apóstolos no Templo de Roma Itália

José do Egito profetizou que nos últimos dias: “O Senhor meu Deus levantará um vidente, que será um vidente escolhido para o fruto dos meus lombos”;8 “porque fará o trabalho [do Senhor]”.9 Joseph Smith, o profeta da Restauração, era este vidente.

João, o Revelador, profetizou que um anjo do Todo-Poderoso reuniria elementos importantes da Restauração, com estas palavras: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para proclamá-lo aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo”.10 Moróni era este anjo. Ele viu os nossos dias tal como registado no Livro de Mórmon. Em várias visitas, ele preparou Joseph Smith para o seu ministério, inclusive para a tradução do Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo.

Imagem
Moróni aparece a Joseph Smith

Outros profetas predisseram os nossos dias. Malaquias falou de Elias, o profeta, que iria voltar “o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais”.11 O profeta Elias já veio e, como resultado, hoje temos 168 templos espalhados pelo mundo. Cada templo serve membros dignos, que fazem convénios sagrados e recebem ordenanças abençoadas, tanto para si mesmos como para os seus antepassados. Este trabalho sagrado descrito por Malaquias é “essencial ao plano do Criador para o destino eterno [dos] Seus filhos”.12

Vivemos neste tempo profetizado; nós somos o povo encarregue de receber a Segunda Vinda de Jesus Cristo; devemos coligar os filhos de Deus, aqueles que ouvirão e abraçarão as verdades, convénios e promessas do evangelho eterno. O Presidente Nelson diz que este é “o maior desafio, a maior causa e o maior trabalho que está a ser realizado hoje na Terra”.13 Deste milagre, eu presto testemunho.

Imagem
Dedicação do Templo de Durban África do Sul

Em fevereiro deste ano, por designação do Presidente Russell M. Nelson, dediquei o Templo de Durban, na África do Sul. Vou lembrar-me deste dia para o resto da vida. Estive com membros que conheceram o evangelho como Jeremias profetizou há muito tempo: “Um de uma cidade, e dois de uma família”.14 A doutrina de Jesus Cristo une-nos a todos, pelo mundo fora, como filhos e filhas de Deus, como irmãos e irmãs no evangelho. Independentemente da nossa aparência ou vestuário, somos um povo com um Pai Celestial, cujo plano desde o princípio era, e é, que a Sua família seja reunida ao fazer e guardar convénios sagrados no templo.

Em 1834, o Profeta Joseph profetizou numa pequena reunião de portadores do sacerdócio numa escola em Kirtland, Ohio: “Estão [a ver] apenas um pequeno grupo de portadores do sacerdócio hoje aqui, mas esta Igreja encherá a América do Norte e do Sul e o mundo todo”.15

Durante os últimos anos, tenho viajado pelo mundo para me encontrar com os membros da Igreja. Os meus irmãos do Quórum dos Doze têm tido designações semelhantes. Ainda assim, não há quem consiga acompanhar a agenda do nosso querido profeta, o Presidente Nelson, cujas viagens nos primeiros dois anos como Presidente da Igreja o levaram a encontrar-se com os Santos em 32 países e territórios dos EUA,16 para testificar do Cristo vivo.

Lembro-me quando recebi o meu chamado para a missão quando era jovem. Eu queria servir na Alemanha, como o meu pai, o meu irmão e o meu cunhado. Sem esperar que mais alguém chegasse a casa, corri para a caixa de correio e abri o chamado. Li que tinha sido chamado para a Missão dos Estados do Leste dos Estados Unidos, sediada na cidade de Nova Iorque. Fiquei desapontado, por isso, entrei e abri as escrituras em busca de consolo. Comecei a ler Doutrina e Convénios: “Eis que tenho muita gente neste lugar, nas regiões circunvizinhas; e uma porta eficaz abrir-se-á nas regiões circunvizinhas nesta região leste”.17 Esta profecia, dada ao Profeta Joseph Smith, em 1833, foi uma revelação para mim. Soube, então, que tinha sido chamado exatamente para a missão onde o Senhor queria que eu servisse. Ensinei sobre a Restauração e o seu início dramático quando o nosso Pai Celestial falou com Joseph Smith e disse: “Este é [o] meu Filho Amado. Ouve-O!”18

De grande significado para toda a Igreja é a profecia de Isaías, dada a mais de 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo: “E acontecerá nos últimos dias que o monte da casa do Senhor se firmará no cume dos montes,… e concorrerão a ele todas as nações”.19

Hoje, na minha mente, imagino milhões dos nossos membros e amigos conectados a estas reuniões eletronicamente pela televisão, internet ou outros meios. Estamos sentados como se estivéssemos juntos “no cume dos montes”.20 Foi Brigham Young que proferiu as palavras proféticas: “Este é o lugar”.21 Os Santos, alguns deles meus antepassados pioneiros, trabalharam para estabelecer Sião nas Montanhas Rochosas “pela vontade e prazer daquele que comanda as nações da terra”.22

Imagem
Templo do Lago Salgado durante os Jogos Olímpicos de inverno de 2002

Hoje, estou no terreno sagrado que atraiu milhões de visitantes. Em 2002, a Cidade de Lago Salgado recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno. O Coro do Tabernáculo cantou nas cerimónias de abertura, e a Igreja ofereceu concertos e programas para convidados e participantes de muitas e muitas nações. Nunca me esquecerei de ver o templo como cenário das transmissões mundiais das notícias da noite.

Imagem
Os líderes da Igreja e da NAACP

Ao longo dos anos, presidentes dos Estados Unidos, reis, juízes, primeiros-ministros, embaixadores e oficiais de diversos países vieram à Cidade do Lago Salgado e conheceram os nossos líderes. O Presidente Nelson recebeu líderes da NAACP (Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor), uma organização dos Estados Unidos comprometida com a igualdade de direitos, sem discriminação baseada na raça. Lembro-me de estar lado a lado com estes amigos e líderes, quando o Presidente Nelson se juntou a eles para pedir “maior civismo e harmonia racial no mundo”.23

Muitos mais foram à Praça do Templo e reuniram-se em conselho com os líderes da Igreja. Por exemplo, no ano passado, para citar apenas alguns, recebemos a 68ª Conferência da Sociedade Civil das Nações Unidas, uma reunião global e a primeira deste tipo fora da cidade de Nova Iorque. Reunimo-nos com o Comité de Assuntos Religiosos do Vietname e com embaixadores de Cuba, Filipinas, Argentina, Roménia, Sudão, Qatar e Arábia Saudita. Também recebemos o secretário-geral da Liga Mundial Muçulmana.

O que estou a descrever é o cumprimento da profecia de Isaías de que, nos últimos dias, as nações fluirão para “o monte da casa do Senhor”.24 O grande Templo do Lago Salgado está no centro desta majestade e glória.

Imagem
Pináculo do Templo do Lago Salgado

Não é pela paisagem que as pessoas são atraídas, embora a nossa localização seja magnífica; mas sim pela essência da religião pura exibida no espírito, crescimento, bondade e generosidade d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e do seu povo; pelo facto de amarmos como Deus ama; e pelo nosso compromisso com uma causa mais elevada, a que Joseph Smith chamou de “a causa de Cristo”.25

Não sabemos quando é que o Salvador irá voltar, mas isto sabemos. Devemos estar preparados de mente e coração, dignos de recebê-Lo e honrados por fazer parte de tudo o que foi profetizado há tanto tempo.

Testifico que o Presidente Russell M. Nelson é o profeta do Senhor na Terra e, ao lado dele, estão apóstolos chamados por Deus, apoiados como profetas, videntes e reveladores. E, meus queridos irmãos e irmãs, a Restauração continua.

Termino com a profecia de Joseph Smith, cujas palavras testifico que são verdadeiras: “Nenhuma mão ímpia conseguirá impedir o progresso desta obra; mesmo que sejam deflagradas violentas perseguições, que se reúnam multidões enfurecidas, que exércitos sejam mobilizados, mesmo que haja calúnias e difamações, a verdade de Deus seguirá adiante, com destemor, nobreza e independência, até que tenha penetrado em todos os continentes, visitado todas as regiões, varrido todos os países e soado em todos os ouvidos, até que os propósitos de Deus sejam cumpridos, e o Grande Jeová declare estar a obra concluída”.26 Testifico que estas profecias de Joseph Smith estão a ser cumpridas.

Prometo que, ao seguirmos o conselho inspirado do nosso querido profeta, o Presidente Russell M. Nelson, dos seus conselheiros, dos Apóstolos e outros líderes da Igreja, e ao prestarmos atenção aos profetas antigos que predisseram os nossos dias, ficaremos com o coração e a alma profundamente cheios, com o espírito e o trabalho da Restauração. Prometo-vos que verão a mão de Deus na vossa vida, ouvirão os Seus sussurros e sentirão o Seu amor. Em nome de Jesus Cristo, com gratidão pela Restauração do Seu evangelho e da Sua Igreja, uma evidência do Seu amor incomparável, amém.