Conferência Geral
A Fé para Pedir e Depois Agir
Conferência Geral de outubro de 2021


A Fé para Pedir e Depois Agir

A fé em Jesus Cristo é a chave para receber revelação da verdade.

Amados irmãos e irmãs, sou grato pela oportunidade de poder falar convosco nesta sessão de sábado à noite da conferência geral. Na sua introdução à conferência nesta manhã, o Presidente Russell M. Nelson disse que “a revelação pura para as perguntas do vosso coração irá tornar esta conferência gratificante e inesquecível. Se ainda não procuraram obter a ministração do Espírito Santo para vos ajudar a ouvir o que o Senhor deseja que ouçam durante estes dois dias, convido-vos a fazê-lo agora”.1 Procurei esta bênção ao preparar-me para receber revelação para esta conversa convosco. A minha oração sincera é que possam receber revelação de Deus.

A forma de receber revelação de Deus não mudou desde os dias de Adão e Eva. Tem sido a mesma para todos os servos chamados pelo Senhor, desde o princípio até aos dias atuais. É a mesma para nós também. É sempre ao exercer fé que esta é recebida.2

O adolescente Joseph Smith teve fé suficiente para fazer uma pergunta a Deus, acreditando que Deus responderia à sua necessidade sincera. A resposta recebida mudou o mundo. Ele queria saber qual era a igreja a que deveria filiar-se para ser limpo do pecado. A resposta que recebeu incentivou-o a continuar a fazer perguntas cada vez melhores e a agir de acordo com o fluxo contínuo de revelação que tinha acabado de começar”.3

A vossa experiência pode, possivelmente, ser semelhante nesta conferência. Têm perguntas para as quais procuram respostas. Pelo menos, têm fé suficiente para esperar receber respostas do Senhor, através dos Seus servos.4 Não terão a oportunidade de pedir em voz alta as respostas aos oradores, mas podem pedir ao vosso Pai amoroso em oração.

Sei, por experiência própria, que as respostas virão de acordo com as vossas necessidades e preparação espiritual. Se necessitarem de uma resposta que seja importante para o vosso bem-estar eterno, ou o de outras pessoas, é mais provável que a resposta venha. No entanto, ainda assim, tal como aconteceu com Joseph Smith, podem receber a resposta de serem pacientes.5

Se a vossa fé em Jesus Cristo vos levou a ter um coração enternecido através dos efeitos da Expiação, terão maior capacidade de sentir os sussurros do Espírito em resposta às vossas orações. A minha experiência pessoal é que a voz mansa e delicada — que é real — é clara e percetível na minha mente, quando sinto tranquilidade interior e submissão à vontade do Senhor. Este sentimento de humildade pode ser melhor descrito como “não se faça a minha vontade, senão a tua”.6

Este processo de revelação é a razão de ouvirem oradores ensinar nesta conferência aquilo a que se chama de doutrina de Cristo.7 Obtemos revelação na mesma proporção do grau em que procuramos colocar a doutrina de Cristo no nosso coração e implementá-la na nossa vida.

Lembram-se que, no Livro de Mórmon, Néfi ensinou-nos que a fé em Jesus Cristo é a chave para receber revelação da verdade e a chave para termos a confiança de que estamos a seguir na direção do Salvador. Néfi escreveu as seguintes palavras séculos antes do nascimento de Jesus Cristo na mortalidade:

“Os anjos falam pelo poder do Espírito Santo; falam, portanto, as palavras de Cristo. Por isto eu vos disse: Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo vos dirão todas as coisas que deveis fazer.

Portanto, agora que vos disse estas palavras, se não as puderdes compreender será porque não pedis nem bateis; de modo que não sereis levados para a luz, mas perecereis na escuridão.

Pois eis que vos digo novamente que, se entrardes pelo caminho e receberdes o Espírito Santo, ele vos mostrará todas as coisas que deveis fazer.

Eis que esta é a doutrina de Cristo e nenhuma doutrina mais será dada até depois de ele se manifestar a vós na carne. E quando ele se manifestar na carne, devereis fazer as coisas que ele vos disser”.8

O Senhor dir-nos-á coisas através dos Seus servos hoje e nos dias que se seguem. Ele vai dizer-nos o que devemos fazer.9 O Salvador não nos vai gritar ordens. Tal como Ele ensinou a Elias, o profeta:

“E ele lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento, um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;

E depois do terremoto, um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo, uma voz mansa e delicada”.10

Ouvir essa voz vai depender da nossa fé Nele. Com fé suficiente, pediremos orientação com a intenção de ir e fazer tudo o que Ele pedir.11 Teremos desenvolvido a fé para saber que tudo o que Ele pedir irá abençoar outras pessoas e que poderemos ser purificados neste processo, por causa do Seu amor por nós.

Assim como a nossa fé em Jesus Cristo nos levará a pedir respostas ao Pai, essa mesma fé também irá trazer o toque suavizante do Salvador a ponto de nos ajudar a ouvir a Sua orientação e a ser determinados e a sentir entusiasmo por obedecer. Então, cantaremos alegremente a letra do hino, mesmo quando o trabalho for árduo: “Doce é o trabalho, ó Senhor”.12

Quanto mais tivermos a doutrina de Cristo na nossa vida e no nosso coração, mais iremos sentir amor e compaixão por aqueles que nunca tiveram as bênçãos da fé em Jesus Cristo ou que se debatem por mantê-la. É difícil guardar os mandamentos do Senhor sem fé e confiança Nele. Como alguns perdem a fé no Salvador, podem até mesmo atacar os Seus conselhos, chamando ao bem mal e ao mal bem.13 Para evitar este erro trágico, é crucial que todas as revelações pessoais que recebermos estejam em consonância com os ensinamentos do Senhor e dos Seus profetas.

Irmãos e irmãs, é preciso fé para ser obediente aos mandamentos do Senhor. É preciso ter fé em Jesus Cristo para servir aos outros por Ele. É preciso ter fé para sair a ensinar o evangelho e oferecê-lo a pessoas que podem não sentir a voz do Espírito ou podem até negar a realidade da mensagem. Mas, à medida que exercemos fé em Cristo e seguirmos o Seu profeta vivo, a fé irá aumentar pelo mundo fora. Graças à tecnologia, talvez haja mais filhos de Deus a ouvir e a reconhecer a palavra de Deus, neste fim de semana, do que durante quaisquer outros dois dias da história.

Com uma fé crescente de que esta é a Igreja e o reino do Senhor na Terra, mais membros pagam o dízimo e fazem doações para ajudar os necessitados, mesmo enquanto enfrentam as suas próprias provações. Com a fé de que foram chamados por Jesus Cristo, os missionários, pelo mundo fora, encontraram formas de superar os desafios criados por uma pandemia, fazendo isso com coragem e bom ânimo. E, neste seu esforço extra, a fé deles ficou mais forte.

A oposição e as provações há muito que são uma sementeira para o crescimento da fé. Isto tem sido sempre verdade, especialmente desde o início da Restauração e da fundação da Igreja do Senhor.14

O que o Presidente George Q. Cannon disse, há muito tempo, é verdade ainda hoje e sê-lo-á até que o Salvador venha pessoalmente liderar a Sua Igreja e o Seu povo: “A obediência ao Evangelho leva as pessoas a um relacionamento muito próximo e íntimo com o Senhor. Estabelece uma ligação estreita entre os homens na Terra e o nosso Grande Criador nos Céus. Traz à mente humana um sentimento de perfeita confiança no Todo-Poderoso e na Sua vontade de ouvir e responder às súplicas daqueles que Nele confiam. Em tempos de provação e dificuldade, esta confiança não tem preço. Podem vir os problemas sobre indivíduos ou povos, podem os desastres ameaçar e toda a esperança humana parecer destruída, mas, onde as pessoas aproveitam os privilégios que a obediência ao Evangelho traz, têm um lugar seguro; os seus pés estão sobre uma rocha que não pode ser movida”.15

É meu o testemunho de que a rocha sobre a qual estamos seguros é o nosso testemunho de que Jesus é o Cristo, de que esta é a Sua Igreja, a qual Ele lidera pessoalmente, e de que o Presidente Russell M. Nelson é o Seu profeta vivo, hoje.

O Presidente Nelson procura e recebe orientação do Senhor. Para mim, ele é um exemplo de como procurar esta orientação com a determinação de a seguir. Esta mesma determinação de ser obediente à orientação do Senhor está no coração de todos aqueles que falaram ou irão falar, orar ou cantar nesta conferência geral da Igreja Dele.

Oro para que aqueles que, pelo mundo fora, veem ou ouvem esta conferência sintam o amor do Senhor por eles. O Pai Celestial respondeu à minha oração para que eu pudesse sentir, pelo menos, uma pequena porção do amor do Salvador por vós e do amor Dele pelo Pai Celestial, que é o nosso Pai Celestial.

Testifico que Jesus Cristo vive! Ele é o nosso Salvador e o nosso Redentor. Esta é a Igreja Dele. É Ele quem lidera. Ele, com o Pai Celestial, apareceram pessoalmente a Joseph Smith, num bosque, em Nova York. O evangelho de Jesus Cristo e o Seu sacerdócio foram restaurados por intermédio de mensageiros celestiais.16 Pelo poder do Espírito Santo, sei que isto é verdade.

Oro para que tenham o mesmo testemunho. Oro para que peçam ao Pai Celestial a fé em Jesus Cristo que necessitam, para fazer e guardar os convénios que irão permitir ao Espírito Santo ser o vosso companheiro constante. Deixo-vos o meu amor e o meu testemunho, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.