Conferência Geral
Fé para Agir e Tornar-se
Conferência Geral de outubro de 2021


Fé para Agir e Tornar-se

Através da oração, do estudo das escrituras e da ação, podemos desbloquear as bênçãos do Céu e tornar-nos melhores seguidores do Salvador Jesus Cristo.

Pouco depois de ter sido chamado para servir como Setenta Autoridade Geral, tive a oportunidade de conversar com o Presidente Russell M. Nelson por alguns minutos. Foi um encontro não planeado no refeitório e ele foi muito amável em me convidar, a mim e ao Elder S. Mark Palmer, para nos sentarmos e almoçarmos com ele.

“Sobre o que é que se conversa quando se almoça com o profeta?” foi o pensamento que me veio à mente. Portanto, decidi perguntar ao Presidente Nelson se tinha algum conselho ou orientação para mim, já que eu estava a iniciar o meu chamado. A resposta dele foi muito simples e direta; olhou para mim e disse: “O Elder Schmeil foi chamado para aquilo em que pode tornar-se”. Saí desta experiência a pensar sobre no que é que o Senhor deseja que eu me torne. Ao pensar nisto, percebi que Ele deseja que eu me torne num melhor marido, melhor pai, melhor filho e num melhor servo. Então, percebi que poderia alcançar tudo isto ao trabalhar para me tornar num melhor discípulo do Salvador Jesus Cristo.

Na última conferência geral, o Presidente Nelson disse: “Fazer qualquer coisa bem feita requer esforço. Tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo não é exceção”.1 O Presidente Nelson está a convidar-nos a trabalhar arduamente para nos tornarmos melhores discípulos de Jesus Cristo. Ele disse que, para nos tornarmos mais semelhantes ao Salvador, temos de fortalecer a nossa fé ao pedir, agir e estudar, entre outras coisas.

1. Pedir

Ele disse: “[Peçam] ajuda ao Pai Celestial, em nome de Jesus Cristo”.2 Pedir através da oração é uma das chaves para podermos saber como ser melhores discípulos de Jesus Cristo.

Perto do fim do Seu ministério entre os nefitas nas Américas, Jesus Cristo ascendeu ao Céu. Mais tarde, os Seus discípulos reuniram-se “unidos em fervorosa oração e jejum. E Jesus novamente apareceu[-lhes], porque oravam ao Pai em seu nome”.3 Por que é que Jesus se mostrou novamente aos Seus discípulos? Porque eles estavam a orar; estavam a pedir.

Depois continuou:

“E agora vou para o Pai. E em verdade vos digo que qualquer coisa que pedirdes ao Pai, em meu nome, ser-vos-á dada.

Portanto, pedi e recebereis; batei e ser-vos-á aberto; porque aquele que pede, recebe; e ao que bate, ser-lhe-á aberto”.4

Temos de pedir com fé para conhecer a vontade do Senhor e aceitar que o Senhor sabe o que é melhor para nós.

2. Agir

Agir é outra chave essencial para nos tornarmos melhores discípulos de Jesus Cristo. À medida que agimos, Ele vai guiar-nos e orientar-nos ao longo do caminho. Tenho a certeza de que Néfi estava à procura da orientação do Senhor para saber como obter as placas de latão de Labão, contudo, ele e os seus irmãos tentaram duas vezes sem sucesso. Mas estavam a agir e o Senhor estava a guiá-los ao longo do caminho. Por fim, à terceira vez, Néfi teve sucesso. Ele relembrou: “Fui conduzido pelo Espírito, não sabendo de antemão o que deveria fazer”.5

É assim que o Senhor trabalha quando nos esforçamos e agimos, mesmo que não tenhamos um entendimento claro do que é preciso fazer. O Senhor disse a Néfi o que fazer: vai buscar as placas. Mas não lhe disse como fazê-lo. Deixou que Néfi tentasse descobrir e procurasse a ajuda do Senhor — e é geralmente assim que o Senhor trabalha na nossa vida. Ao agimos com fé, o Senhor guia-nos e orienta-nos.

3. Estudar

Em terceiro Néfi, os discípulos mencionaram ao Salvador que havia disputas entre o povo a respeito do nome da Igreja. Em resposta, o Salvador ensinou um princípio importante quando perguntou: “Não leram as escrituras?”6 Portanto, o estudo é outra chave essencial para nos tornarmos melhores discípulos de Jesus Cristo. A oração e o estudo das escrituras andam de mão dada. Trabalham juntos para o nosso beneficio. Este é o processo que o Senhor estabeleceu. “Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo vos dirão todas as coisas que deveis fazer”.7

O Salvador também ensinou que não devemos apenas estudar as escrituras, mas também ensinar a partir delas, como Ele demonstrou aos nefitas: “E então aconteceu que depois de haver explicado [numa só] todas as escrituras que haviam [registado], Jesus ordenou-lhes que ensinassem as coisas que ele havia explicado”.8

Este é um dos motivos pelo qual foi tão importante Néfi ter voltado para ir buscar as placas de latão: a família dele precisava das escrituras não apenas para os ajudar a viajar para a terra prometida, como também para os ajudar a ensinar os seus filhos. Nós também temos de procurar a orientação das escrituras para a nossa jornada e temos de ensiná-las no nosso lar e nos nossos chamados na Igreja.

4. Agir para Tornar-se

Muitas vezes, as respostas às orações não chegam de imediato. Mas temos de ter fé para continuar, agir em retidão e ser persistentes como Néfi quando estava a tentar obter as placas de latão. O Senhor mostrar-nos-á um pouco de cada vez. Ao estudarmos as escrituras, o Senhor dar-nos-á as respostas ou a força necessária para enfrentarmos mais um dia, mais uma semana e tentarmos mais uma vez. O Elder Richard G. Scott disse: “Seja grato quando, às vezes, Deus deixa que se debata por um longo tempo, antes que a resposta chegue. Isso faz com que [a] sua fé aumente e [com] que [o] seu caráter seja fortalecido”.9

Através da oração e do estudo das escrituras, o Senhor deu-me sempre forças para agir e suportar mais um dia, mais uma semana e tentar uma vez mais. Muitas vezes, as respostas não chegaram logo. Tenho perguntas que ainda não foram respondidas, mas continuo a perguntar e a estudar, e fico feliz porque o Senhor continua a dar-me forças para agir enquanto espero pelas respostas.

O Elder Scott também disse: “Depois [de caminharmos] até [ao] limite [da nossa] compreensão para dentro da penumbra da incerteza, exercendo fé, [seremos conduzidos] de modo a encontrar soluções que não [obteríamos] de outra forma”.10

Tornarmo-nos melhores seguidores do Salvador Jesus Cristo é uma jornada para toda a vida e estamos todos em estágios diferentes, movendo-nos num ritmo diferente. Devemos ter em mente que isto não é uma competição e que estamos aqui para nos amarmos e ajudarmos mutuamente. Temos de agir para permitir que o Salvador trabalhe connosco na nossa vida.

Ao falar a Sidney Rigdon, o Senhor disse o seguinte: “Tenho olhado para ti e [para as] tuas obras. Ouvi [as] tuas orações e preparei-te para uma obra maior”.11 Testifico que o Senhor ouve e responde às nossas orações. Ele conhece-nos e tem uma grande obra para cada um de nós. Através da oração, do estudo das escrituras e da ação, podemos desbloquear as bênçãos do céu e tornar-nos melhores seguidores do Salvador Jesus Cristo.

O Presidente Dallin H. Oaks ensinou que “o julgamento final não é apenas um balanço do total de atos bons e [maus], ou seja, do que fizemos. É a constatação do efeito final [dos] nossos atos e pensamentos, ou seja, do que nos tornamos”.12

Sou grato pelos profetas, videntes e reveladores; eles são os atalaias na torre. Eles veem coisas que nós não vemos. Testifico que, por intermédio das suas palavras, podemos tornar-nos melhores seguidores do Salvador Jesus Cristo e alcançar o nosso potencial. Testifico que Cristo vive e conhece cada um de nós, individualmente. Esta é a Igreja Dele. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.