Conferência Geral
Uma Casa de Ordem Sequencial
Conferência Geral de outubro de 2021


Uma Casa de Ordem Sequencial

A “ordem sequencial” é uma maneira simples, natural e eficaz do Senhor nos ensinar, como Seus filhos, princípios importantes.

Na minha vida profissional e no meu serviço na Igreja, fiz isto milhares de vezes, mas nunca perante os 15 homens sentados atrás de mim. Sinto as vossas orações e as deles.

Irmãos e irmãs, sou natural do Reino de Tonga, no Sul do Pacífico, mas fui criado na América do Norte. A pandemia impediu centenas, talvez milhares de jovens missionários tonganeses, que servem por todo o mundo, de regressar à sua amada pátria por esta ter as suas fronteiras fechadas. Alguns elderes de Tonga já estão na missão há três anos e algumas irmãs há mais de dois anos! Eles aguardam, pacientemente, com a fé que caracteriza o nosso povo. Entretanto, não se assustem se alguns dos que servem nas vossas alas e estacas estiverem cada vez mais parecidos comigo — envelhecidos e grisalhos. Somos gratos aos missionários, de todas as partes do mundo, pelo seu serviço dedicado, mesmo quando este é mais longo ou mais curto do que o previsto devido à pandemia.

Certo domingo, quando eu ainda era um diácono, estava no átrio com uma bandeja de água a distribuir o sacramento, quando uma mulher entra no edifício. Respeitosamente, aproximei-me e estendi-lhe a mão com a bandeja. Ela acenou com a cabeça, sorriu e pegou num copo de água. Tinha chegado tarde demais para receber o pão. Pouco depois desta experiência, o meu mestre familiar, Ned Brimley, ensinou-me que muitos aspetos e bênçãos do evangelho de Jesus Cristo são-nos dados em ordem sequencial.

Mais tarde, naquela semana, Ned e o seu companheiro vieram a nossa casa com uma lição memorável. Ned relembrou-nos que a Terra tinha sido criada por Deus segundo uma determinada ordem. O Senhor teve muito cuidado ao explicar a Moisés a ordem em que criou a Terra. Primeiro, começou por separar a luz das trevas e depois a água da terra seca. Ele acrescentou vida vegetal e animais antes de introduzir no planeta recém-formado a Sua maior criação: a humanidade, começando com Adão e Eva.

“E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou. (…)

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” (Génesis 1:27, 31).

O Senhor ficou satisfeito. E descansou no sétimo dia.

A ordem sequencial em que a Terra foi criada dá-nos um vislumbre não só do que é mais importante para Deus, mas também do ‘porquê’ e ‘para quem’ Ele criou a Terra.

Imagem
Ned Brimley e a sua família

Ned Brimley pontuou a sua lição inspirada com uma declaração simples: “Vai, a casa de Deus é uma casa de ordem. Ele espera que vivas a tua vida com ordem. Na sequência adequada. Ele quer que sirvas missão antes de te casares. Até hoje, os líderes da Igreja ensinam que “o Senhor espera que todo [o] rapaz em boas condições de saúde se prepare para servir. (…) [As] moças (…) que tiverem o desejo de servir também devem preparar[-se]” (Manual Geral: Servir [n’A] Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 24.0, ChurchofJesusChrist.org). O irmão Brimley continuou: “Deus quer que cases antes de teres filhos. E deseja que desenvolvas continuamente os teus talentos à medida que estudas na escola”. Se escolhermos viver a vida fora da sequência, achá-la-emos mais difícil e caótica.

O irmão Brimley também nos ensinou que, através do Seu sacrifício expiatório, o Salvador nos ajuda a restaurar a ordem na nossa vida, que se tornou caótica ou fora da ordem por causas inerentes às nossas próprias escolhas ou pelas escolhas erradas de outros.

Daquele momento em diante, passei a ter um fascínio pela “ordem sequencial”. Desenvolvi o hábito de procurar padrões sequenciais na vida e no evangelho.

O Elder David A. Bednar ensinou este princípio: “Ao estudar, aprender e viver o evangelho de Jesus Cristo, a sequência geralmente é instrutiva. Pensem, por exemplo, nas lições sobre prioridades espirituais que nos ensinam a sequência dos principais acontecimentos da Restauração da plenitude do evangelho do Salvador nestes últimos dias”.

O Elder Bednar relacionou a Primeira Visão e a visita inicial de Moróni a Joseph Smith com o ensinar ao menino profeta primeiro, a natureza e o caráter de Deus, seguido pelo papel que o Livro de Mórmon e Elias desempenhariam na coligação de Israel, de ambos os lados do véu, nesta última dispensação.

O Elder Bednar conclui: “[Esta] inspiradora sequência é instrutiva sobre as questões espirituais de maior prioridade para Deus” (”O Coração dos Filhos Voltar-se-á”, Liahona, nov. de 2011).

Uma observação que fiz é de que a “ordem sequencial” é uma maneira simples, natural e eficaz do Senhor nos ensinar, como Seus filhos, princípios importantes.

Viemos à Terra para aprender e ganhar experiência que não teríamos de outra forma. O nosso crescimento é único para cada um de nós, individualmente, e um componente vital do plano do Pai Celestial. O nosso crescimento físico e espiritual começa com etapas e desenvolve-se lentamente à medida que ganhamos experiência, sequencialmente.

Alma dá um poderoso sermão sobre fé, baseando-se na analogia de uma semente que, se for devidamente cuidada e nutrida, germina de um pequeno rebento até se tornar numa árvore adulta e madura que produz frutos deliciosos (ver Alma 32:28-43). A lição é que a vossa fé irá aumentar à medida que lhe derem espaço e nutrirem a semente, ou a palavra de Deus, no vosso coração. A vossa fé irá aumentar à medida que a palavra de Deus começar a “inchar [no] vosso peito” (versículo 28). Que “incha e brota e começa a crescer” (versículo 30) é visual e instrutivo. Também é sequencial.

O Senhor ensina-nos, individualmente, de acordo com a nossa capacidade e forma de aprender. O nosso crescimento depende da nossa vontade, curiosidade natural, nível de fé e compreensão.

Néfi aprendeu o que Joseph Smith aprenderia em Kirtland, Ohio, mais de 2.300 anos depois: “Pois eis que assim diz o Senhor Deus: Darei aos filhos dos homens linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali; e abençoados os que dão ouvidos aos meus preceitos e escutam os meus conselhos, porque obterão sabedoria” (2 Néfi 28:30).

O facto de aprendermos “linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali”, é novamente sequencial.

Pensem nas seguintes frases que ouvimos durante a maior parte das nossas vidas: “As coisas mais importantes primeiro” ou “Dar-lhes leite antes da carne”. Que tal: “Temos que andar antes de correr?” Cada um destes axiomas descreve algo que é sequencial.

Os milagres operam de acordo com uma ordem sequencial. Os milagres ocorrem depois de exercermos fé. A fé precede o milagre.

Os rapazes também são ordenados aos ofícios do Sacerdócio Aarónico em sequência, de acordo com a idade de quem está a ser ordenado: diácono, mestre e depois sacerdote.

As ordenanças de salvação e exaltação são sequenciais por natureza. Somos batizados antes de recebermos o dom do Espírito Santo. As ordenanças do templo são igualmente sequenciais. É claro que, como o meu amigo Ned Brimley tão sabiamente me ensinou, o sacramento é sequencial: começa com o pão, seguido pela água.

“E quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

E tomando o cálice, e dando graças, deu-o a eles, dizendo: Bebei dele todos;

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados” (Mateus 26:26-28).

Em Jerusalém e nas Américas, o Salvador instituiu o sacramento exatamente na mesma ordem.

“Eis que [a] minha casa é uma casa de ordem, diz o Senhor Deus, e não uma casa de confusão” (Doutrina e Convénios 132:8).

O arrependimento é sequencial. Começa com fé em Jesus Cristo, mesmo que seja apenas uma partícula. A fé requer humildade, que é um elemento essencial para se ter um “[coração quebrantado] e [espírito contrito]” (2 Néfi 2:7).

Na verdade, os primeiros quatro princípios do evangelho são sequenciais. “Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para a remissão de pecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo” (Regras de Fé 1:4).

O rei Benjamim ensinou ao seu povo esta importante verdade: “E vede que todas estas coisas sejam feitas com sabedoria e ordem; porque não se exige que o homem corra mais rapidamente do que [as] suas forças o permitam. E, novamente, é necessário que ele seja diligente, para que assim possa ganhar o galardão; portanto, todas as coisas devem ser feitas em ordem” (Mosias 4:27).

Que possamos viver a vida com ordem e procurar seguir a sequência que o Senhor delineou para nós. Seremos abençoados ao procurar e seguir os padrões e a sequência em que o Senhor nos ensina o que é mais importante para Ele. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.