Conferência Geral
As Coisas da Minha Alma
Conferência Geral de outubro de 2021


As Coisas da Minha Alma

Em que coisas ponderamos? Que coisas são realmente importantes para nós? Quais são as coisas da nossa alma?

Meus irmãos e irmãs, o estar novamente no nosso amado Centro de Conferências, trouxe-me à mente as palavras do Apóstolo Pedro: “Senhor, bom é estarmos aqui”.1

Hoje, os meus pensamentos estão centrados nas palavras do profeta Néfi, que manteve o registo do seu povo após a morte do Pai Leí. Néfi escreveu: “E nestas escrevo as coisas [da] minha alma”.2

Eu costumava passar por este versículo e pensar que a palavra coisas não era muito elegante nem espiritual, e não era suficientemente grandiosa para combinar com “minha alma”. Contudo, aprendi que a palavra coisas é usada 2.354 vezes nas escrituras.3 Por exemplo, em Moisés: “Eu sou o Princípio e o Fim, o Deus Todo-Poderoso; por [intermédio do] meu Unigénito eu criei estas coisas”.4 E as palavras de Néfi: “Eis que [a] minha alma se deleita nas coisas do Senhor; e [o] meu coração medita continuamente nas coisas que vi e ouvi”.5

As palavras de Néfi levantam as questões: “Em que coisas ponderamos?” “Que coisas são realmente importantes para nós?” “Quais são as coisas da nossa alma?”

As coisas da nossa alma são, muitas vezes, esclarecidas e aprofundadas por intermédio de perguntas.

Imagem
O Elder Rasband numa reunião virtual
Imagem
Devocional para os jovens
Imagem
Devocional para os jovens adultos

Durante a pandemia, encontrei-me com jovens de todas as partes do mundo em muitos devocionais, grandes e pequenos, através de transmissões e redes sociais, e debatemos as suas perguntas.

O jovem de catorze anos, Joseph Smith, tinha uma pergunta no fundo da alma e levou-a ao Senhor. O Presidente Russell M. Nelson enfatizou: “Levem as vossas perguntas ao Senhor e a outras fontes fidedignas. Estudem mais com o desejo de acreditar do que com a esperança de encontrar uma falha na estrutura da vida dum profeta ou uma discrepância nas escrituras. Parem de aumentar as vossas dúvidas, ensaiando-as com (…) céticos. Permitam que o Senhor vos conduza na vossa jornada de descoberta espiritual”.6

Os jovens, muitas vezes, perguntam-me em que é que eu acredito e por que é que acredito.

Lembro-me de ter visitado virtualmente a casa de uma jovem. Perguntei se era a primeira vez que um apóstolo estava na sua casa. Ela sorriu e respondeu rapidamente: “Sim”. A pergunta que ela me fez foi boa: “Quais são as coisas mais importantes que eu devo saber?”

Respondi com as coisas da minha alma, as coisas que me preparam para ouvir os sussurros, que elevam a minha visão para além dos caminhos do mundo, que dão propósito à minha obra no evangelho e à minha própria vida.

Posso partilhar convosco algumas das coisas da minha alma? Estas coisas aplicam-se a todos os que procuram ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Dez seria um número bom e redondo. Hoje, dou-vos sete, na esperança que completem as oito, nove e dez com as vossas próprias experiências.

Primeiro, amar Deus, o Pai, e Jesus Cristo, o nosso Salvador.

Jesus decretou o primeiro grande mandamento: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”.7

O Presidente Nelson declarou a sua devoção a Deus, o nosso Pai Eterno, e a Seu Filho, Jesus Cristo, quando foi chamado para liderar a Igreja do Senhor, dizendo: “Eu [conheço-Os], eu [amo-Os] e [comprometo-me] a servi-Los — e a vocês — até [ao] último momento [da] minha vida”.8

Portanto, primeiro, amar o Pai e o Filho.

Segundo: “Amarás o teu próximo”.9

Isto não é apenas uma boa ideia; é o segundo grande mandamento. Os vossos “próximos” são o vosso cônjuge e familiares, os membros da ala, os colegas de trabalho, os companheiros de quarto, aqueles que não pertencem à nossa religião, aqueles que precisam de uma mão amiga e, francamente, são todos. A essência de “amarás o teu próximo” está expressa no hino “Amai-vos Uns Aos Outros”.10

O Presidente Nelson lembra-nos: “Quando amamos a Deus de todo o coração, Ele conduz o nosso coração para o bem-estar dos outros”.11

Terceiro, amarmo-nos a nós mesmos.

É aqui que muitos têm dificuldade. Não é curioso que amarmo-nos a nós mesmos pareça ser menos fácil do que amar os outros? No entanto, o Senhor disse: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.12 Ele valoriza a divindade dentro de nós; portanto, também devemos fazê-lo. Quando estamos sobrecarregados com erros, mágoas, sentimentos de inadequação, desapontamento, raiva ou pecado, o poder da Expiação do Salvador é, por desígnio divino, uma das coisas que elevam a alma.

Quarto, guardar os mandamentos.

O Senhor deixou claro: “Se me amais, guardai os meus mandamentos”.13 Esforcem-se a cada dia para serem um pouco melhores e fazerem as coisas um pouco melhor, e prosseguir em retidão.

Quinto, ser sempre digno de frequentar o templo.

A isto chamo ser recomendado ao Senhor. Quer tenham, ou não, acesso a um templo, serem dignos de uma recomendação válida para o templo mantém-vos firmemente focados nas coisas que importam, o caminho do convénio.

Sexto, ter alegria e entusiasmo.

“Tende bom ânimo e não temais”,14 disse o Senhor. Porquê? Como, quando enfrentamos desafios ao virar de cada esquina? Por causa da promessa feita por Jesus Cristo: “Eu, o Senhor, estou convosco e ficarei ao vosso lado”.15

O Presidente Nelson descreve o evangelho restaurado como “uma mensagem de alegria!”16 E explica: “A alegria que sentimos tem pouco a ver com as circunstâncias [da] nossa vida e tem tudo a ver com o enfoque [da] nossa vida”.17

Sétimo, seguir o profeta vivo de Deus.

Isto pode estar em sétimo na minha lista de coisas, mas está no topo da minha mente em termos da sua importância hoje.

Temos um profeta de Deus hoje na Terra! Nunca desvalorizem o que isto significa para vós. Lembrem-se da jovem que mencionei no início. Ela queria saber quais eram as coisas mais importantes. “Seguir o profeta vivo”, disse eu na altura e enfatizo hoje novamente.

Diferenciamo-nos por sermos uma Igreja guiada por profetas, videntes e reveladores chamados por Deus para este tempo. Prometo-vos que, ao ouvirem e seguirem os seus conselhos, nunca se perderão. Nunca!

Vivemos numa época em que somos “levados em roda”,18 quando a espiritualidade, a decência, a integridade e o respeito estão sob ataque. Temos de fazer escolhas. Temos a voz do Senhor através do Seu profeta para acalmar os nossos temores e elevar a nossa visão, pois quando o Presidente Nelson fala, fala pelo Senhor.

Somos abençoados com escrituras e ensinamentos que nos relembram: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor”.19

Foi o que aconteceu com Naamã, um grande líder militar da Síria, que era leproso, a quem foi dito que o profeta Eliseu poderia curá-lo. Eliseu enviou o seu mensageiro para dizer a Naamã que se lavasse sete vezes no rio Jordão e ficaria limpo. Naamã riu-se. Certamente havia rios mais poderosos do que o Jordão e por que enviar um servo quando esperava que Eliseu, o profeta, o curasse pessoalmente? Naamã afastou-se, mas acabou por ser persuadido pelos seus servos: “Se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias?”20 Naamã, finalmente, mergulhou sete vezes no Jordão e foi curado.

O relato de Naamã lembra-nos do risco de selecionar e escolher as partes do conselho profético que se encaixam na nossa maneira de pensar, nas nossas expectativas ou normas atuais. O nosso profeta indica-nos, continuamente, o nosso próprio rio Jordão para sermos curados.

As palavras mais importantes que podemos ouvir, ponderar e seguir são aquelas reveladas por intermédio do nosso profeta vivo. Presto testemunho de que me sentei em conselho com o Presidente Nelson para abordar assuntos importantes da Igreja e do mundo, e vi revelação fluir por intermédio dele. Ele conhece o Senhor, conhece os Seus caminhos e deseja que todos os filhos de Deus ouçam o Senhor Jesus Cristo.

Durante muitos anos, ouvimos o profeta duas vezes por ano, na conferência geral. Mas, com as questões complexas dos nossos dias, o Presidente Nelson fala com muito mais frequência em fóruns,21 redes sociais,22 devocionais23 e até em comunicados à imprensa.24 Observei-o a preparar e a apresentar mensagens reveladoras profundas que incentivaram a mais gratidão, promoveram uma maior inclusão de todos os nossos irmãos e irmãs na Terra, e aumentaram a paz, a esperança, a alegria, a saúde e a cura na vida de cada um.

O Presidente Nelson é um comunicador talentoso, mas, o mais importante, é que ele é um profeta de Deus. Quando pensamos nisso é espantoso, mas é fundamental perceber que a sua orientação clara proteger-nos-á contra o engano, a astúcia e as formas seculares que estão a ganhar força no mundo de hoje.25

O manto profético tem tudo a ver com revelação. “A Restauração da Plenitude do Evangelho de Jesus Cristo: Uma Proclamação Bicentenária ao Mundo”, dada na conferência geral de abril de 2020, enfatiza que o Senhor está a orientar este trabalho. Nesta proclamação, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos declaram: “Temos o prazer de declarar que a Restauração prometida prossegue através de revelação contínua. A Terra nunca mais será a mesma, à medida que Deus ‘congregar em Cristo todas as coisas’ (Efésios 1:10)”.26

“Em Cristo todas as coisas”27 e “as coisas da minha alma”28 são o significado desta Igreja, deste evangelho e deste povo.

Termino com um convite para que cada um de vós considere as sete “coisas da minha alma” que partilhei hoje: amar Deus, o Pai, e Jesus Cristo, o nosso Salvador; amar o próximo; amarmo-nos a nós mesmos; guardar os mandamentos; ser sempre digno de frequentar o templo; ter alegria e entusiasmo; e seguir o profeta vivo de Deus. Convido-vos a identificar as vossas próprias oito, nove e dez coisas. Pensem em formas de partilhar as vossas “coisas” sinceras com as outras pessoas e incentivem-nas a orar, ponderar e procurar a orientação do Senhor.

As coisas da minha alma são tão preciosas para mim como as vossas são para vós. Estas coisas fortalecem o nosso serviço na Igreja e em todas as áreas da vida. Comprometem-nos com Jesus Cristo, lembram-nos dos nossos convénios e ajudam-nos a sentir segurança nos braços do Senhor. Testifico que Ele deseja que a nossa alma “nunca [tenha] fome nem sede, mas [fique] satisfeita”29 com o Seu amor, ao procurarmos tornar-nos Seus verdadeiros discípulos, para sermos um com Ele tal como Ele é com o Pai. Em nome de Jesus Cristo. Amém.