Conferência Geral
Vir a Cristo mas Não Vir Sozinhos
Conferência Geral de outubro de 2021


Vir a Cristo mas Não Vir Sozinhos

A melhor maneira de melhorar o mundo é prepará-lo para Cristo e convidar todos a segui-Lo.

Recentemente, recebi uma carta de uma jovem curiosa. Ela escreveu: “Estou num dilema… Não tenho a certeza de quem sou, mas sinto que estou aqui para algo grandioso”.

Será que já tiveram aquele sentimento inquisitivo, a pensar se o Pai Celestial sabe quem são e se Ele precisa de vós? Meus queridos jovens e os demais, testifico que a resposta é sim! O Senhor tem um plano para vós. Ele preparou-vos para este dia, agora mesmo, para serem uma força e um impulso para o bem no Seu magnífico trabalho. Nós precisamos de todos vós! Simplesmente, não será tão grandioso sem a vossa ajuda!

Sob circunstâncias sagradas, o nosso amado profeta, o Presidente Russell M. Nelson, certa vez relembrou-me de duas verdades simples que são fundamentais para o vosso grande e glorioso trabalho.

Estava sentada no sofá com o meu marido, quando o nosso profeta puxou a sua cadeira até nós, ficando mesmo frente a frente connosco, e olhou para mim com os seus olhos azuis penetrantes. Eu não tinha a certeza se o meu coração batia desenfreadamente ou se tinha parado por completo quando ele me chamou para servir como Presidente Geral das Moças. Ele fez uma pergunta que ainda hoje ecoa no meu coração: “Bonnie, qual é a coisa mais importante que os [jovens] precisam de saber?”

Eu ponderei durante uns instantes e respondi: “Eles precisam de saber quem são”.

“SIM!” exclamou ele, “e eles precisam de saber qual é o seu propósito”.

A Nossa Identidade Divina

Sois filhos amados do Pai Celestial. Ele ama-vos tão perfeitamente que enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, para expiar por cada um de vós e por mim.1 O amor do Salvador por nós é infalível ― mesmo quando falhamos. Nada poderá separar-nos do amor de Deus.2 Lembrarem-se desse amor pode ajudar-vos a afastar a confusão do mundo que tenta enfraquecer a vossa confiança na vossa identidade divina e impedir-vos de ver o vosso potencial.

Numa conferência do FSY, conheci duas moças que estavam a passar por dificuldades. As duas moças referiram que se voltaram para a bênção patriarcal para redescobrir o amor e a orientação do Senhor por cada uma delas individualmente. Encontrem a vossa bênção patriarcal, se for necessário tirem-lhe o pó, mas estudem-na com frequência. Se ainda não têm uma bênção patriarcal, façam por obtê-la ― não percam tempo. Não se demorem a descobrir o que o Senhor vos quer dizer agora, acerca de vós.

O Nosso Propósito Eterno

A segunda verdade que o Presidente Nelson mencionou naquele dia foi da necessidade de conhecermos qual é o nosso propósito. Este é o nosso grande e nobre encargo.

Há muitos anos atrás, o meu filho Tanner tinha cinco anos quando participou no seu primeiro jogo de futebol. Ele estava emocionado!

Quando chegámos ao jogo, percebemos que a sua equipa estava a usar uma baliza de futebol de dimensões padrão ― não uma baliza pequena desmontável, mas uma de rede enorme que parecia grande demais para crianças de cinco anos.

O jogo assumiu proporções míticas quando vi o Tanner assumir a posição de guarda-redes. Fiquei surpreendida. Será que ele realmente compreendia o seu propósito ao defender a baliza?

O apito soou e ficámos tão absorvidos pelo jogo que nos esquecemos completamente do Tanner. De repente, um dos membros da equipa adversária recebeu a bola e começou a fintar todos a grande velocidade na sua direção. Olhei na direção do Tanner para ter certeza de que ele estava pronto para se manter firme e defender a baliza. Vi algo que não esperava.

Imagem
O menino guarda redes

Nalgum momento do jogo, o Tanner tinha-se distraído e começara a entrelaçar o braço esquerdo pelos buracos da rede. Depois, fez o mesmo com o braço direito. A seguir, foi o pé esquerdo. E por fim, foi a vez do pé direito. O Tanner estava completamente emaranhado na rede. Ele tinha-se esquecido do seu propósito e do que fora incumbido.

Imagem
O menino entrelaçado na rede

Embora a carreira do Tanner no futebol não tenha durado muito, a lição que ele me ensinou naquele dia, nunca irá desvanecer-se. Todos nós ocasionalmente nos distraímos das razões de estarmos aqui e desviamos as nossas energias noutra direção. Uma das armas mais poderosas de Satanás é distrair-nos com causas boas e melhores que, em tempos de necessidade, podem deixar-nos “cegos” e afastar-nos ― do próprio trabalho que nos trouxe a este mundo.3

O nosso propósito eterno é vir a Cristo e juntarmo-nos ativamente a Ele e ao Seu grandioso trabalho. É muito simples, tal como ensinou o Presidente Nelson: “Sempre que fazemos algo que ajude alguém (…) a fazer e guardar os seus convénios com Deus, estamos a ajudar a coligar Israel”.4 E quando fazemos o Seu trabalho com Ele, passamos a conhecê-Lo e amá-Lo mais.

Procuramos continuamente chegar perto Dele através da fé, do precioso arrependimento e do cumprimento dos nossos convénios. Ao nos ligarmos a Ele através de convénios e ordenanças, preenchemos a nossa vida com mais confiança5, proteção6, e alegria profunda e duradoura.7

À medida que nos chegamos a Ele, vemos os outros através dos Seus olhos.8 Venham a Cristo. Venham agora, mas não venham sozinhos!9

O evangelho de Jesus Cristo não é apenas bom; é essencial para todos. “(…) não há outro caminho ou meio pelo qual o homem possa ser salvo, a não ser em Cristo e por intermédio Dele”.10 Nós precisamos de Jesus Cristo! O mundo precisa de Jesus Cristo.11

Lembrem-se, a melhor maneira de melhorar o mundo é prepará-lo para Cristo e convidar todos a segui-Lo.

Há uma história poderosa no Livro de Mórmon onde o Salvador ressuscitado passou algum tempo com os nefitas. Conseguem imaginar como seria?

Quando Cristo anunciou que devia voltar para o Pai “olhou novamente para a multidão que o cercava”.12 Vendo as lágrimas nos olhos das pessoas, soube que os seus corações ansiavam que Ele permanecesse.

Imagem
O Salvador convida os nefitas para serem curados

Ele perguntou: “Tendes enfermos entre vós? Trazei-os aqui. Há entre vós coxos ou cegos (…) ou surdos ou pessoas que estejam aflitas de algum modo? Trazei-os aqui e eu os curarei”.13

Com grande compaixão, não estabeleceu qualquer limite e chamou todos que “[estivessem] aflitos de algum modo”. Eu adoro o facto de que nada é demasiado grande ou demasiado pequeno para Jesus Cristo curar.

Ele conhece o nosso sofrimento bem como as nossas dificuldades e chama para que Lhe levemos os ansiosos e os deprimidos, os cansados, os orgulhosos e inseguros, os incompreendidos, os solitários ou aqueles que “estão aflitos de algum modo”.

Imagem
O Salvador Cura

E toda a multidão “adiantou-se (…) e ele curou a todos.

… E todos eles, tanto os que [tinham] sido curados como os que eram sãos, prostraram-se [aos] seus pés e adoraram-no”.14

Todas as vezes que leio este relato, pergunto a mim mesma: Quem é que eu vou trazer até Cristo? Quem é que vão trazer?

Poderemos nós olhar novamente à nossa volta, como Ele olhou, para ter certeza de que ninguém foi esquecido e convidar todos para vir conhecê-Lo?

Deixem-me partilhar um exemplo de quão simples é fazê-lo. A minha amiga Peyton, de 15 anos, tinha uma meta de ler cinco versículos das escrituras ao pequeno-almoço, todos os dias, mas ela não o fazia sozinha. Olhando novamente, a Peyton convidou os seus pais e os seus irmãos, até mesmo o de cinco anos. Este ato, aparentemente simples, ilustra o que Cristo estava a ensinar quando convidou: “Trazei-os aqui”.

Este mesmo convite do Senhor continua a ser estendido nos nossos dias. Moças e rapazes, comecem agora, na vossa própria casa. Será que vão orar e perguntar ao Pai Celestial como é que podem apoiar os vossos pais à medida que estes continuam a vir a Cristo. Eles precisam de vós tanto quanto vocês precisam deles.

Depois olhem novamente para os vossos irmãos, amigos e vizinhos. Quem é que vão trazer a Cristo?

O nosso Salvador declarou: “Eis que eu sou a luz; eu dei-vos o exemplo”.15 Iremos sentir o amor e a paz do Salvador ao nos juntarmos a Ele para salvar a família de Deus, pois Ele prometeu: “(…) quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.16

Que época gloriosa para nos empenharmos na causa de Cristo!

Sim, todos estão aqui para algo grandioso. Associo-me ao Presidente Nelson, que disse: “O Senhor precisa de vós para mudar o mundo. Ao aceitar e seguir a vontade Dele para vós, descobrir-se-ão a realizar o impossível!”17

Testifico, ousadamente, que o Senhor sabe quem são e ama-vos! Juntos, avançaremos com o Seu propósito até ao grande dia em que o próprio Cristo voltará a esta Terra e chamará cada um de nós para vir “aqui”. Então, juntar-nos-emos com alegria, pois somos aqueles que vêm a Cristo e não vimos sozinhos. Em nome de Jesus Cristo. Amém.