Conferência Geral
Milagres, Anjos e o Poder do Sacerdócio
Conferência geral de abril de 2024


Milagres, Anjos e o Poder do Sacerdócio

Se desejam as bênçãos do sacerdócio, inclusive milagres e o ministério de anjos, trilhem o caminho dos convénios que Deus disponibilizou.

Hoje, são muitos os que dizem que os milagres já não existem, que os anjos são fictícios e que os Céus estão fechados. Testifico que os milagres não cessaram, que os anjos estão entre nós e que os Céus estão verdadeiramente abertos.

Quando o nosso Salvador, Jesus Cristo, esteve na Terra, Ele deu as chaves do sacerdócio a Pedro, o Seu principal apóstolo.1 Através destas chaves, Pedro e os outros apóstolos lideraram a Igreja do Salvador. Mas quando esses apóstolos morreram, as chaves do sacerdócio foram tiradas da Terra.

Testifico que as antigas chaves do sacerdócio foram restauradas. Pedro, Tiago, João e outros profetas antigos apareceram como seres ressuscitados e conferiram ao Profeta Joseph Smith o que o Senhor descreveu como “as chaves do meu reino e uma dispensação do evangelho”.2

Essas mesmas chaves foram passadas de profeta em profeta até hoje. Os 15 homens que apoiamos como profetas, videntes e reveladores usam-nas para liderar a Igreja do Salvador. Como nos tempos antigos, há um apóstolo sénior que possui e está autorizado a exercer todas as chaves do sacerdócio. É o Presidente Russell M. Nelson, o profeta e Presidente da Igreja de Cristo restaurada nos nossos dias: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Através da Igreja do Salvador, recebemos as bênçãos do sacerdócio, inclusive o poder de Deus para nos ajudar na nossa vida. Sob as chaves autorizadas do sacerdócio, fazemos promessas sagradas a Deus e recebemos ordenanças sagradas que nos preparam para viver na Sua presença. A começar com o batismo e com a confirmação, e depois no templo, seguimos em frente num caminho de convénios que nos levam de volta a Ele.

Com mãos colocadas sobre a nossa cabeça, também recebemos bênçãos do sacerdócio, que incluem orientação, consolo, conselho, cura e o poder de seguir a Jesus Cristo. Ao longo da minha vida, tenho sido abençoado por este grande poder. Conforme foi revelado nas escrituras, referimo-nos a ele como o poder do santo Sacerdócio de Melquisedeque.3

Na minha juventude, ganhei um grande respeito por este poder, especialmente porque se manifestava nas bênçãos do sacerdócio. Enquanto servia como um jovem missionário no Chile, o meu companheiro e eu fomos presos e separados. Nunca nos disseram o porquê. Foi um momento de grande agitação política. Milhares de pessoas foram detidas pela polícia militar e nunca mais se ouviu falar delas.

Depois de ser interrogado, sentei-me sozinho numa cela de prisão, sem saber se voltaria a ver os meus entes queridos. Voltei-me para o meu Pai Celestial, a suplicar fervorosamente: “Pai, sempre me ensinaram que Vós velais pelos Vossos missionários. Por favor, Pai, não sou nada especial, mas tenho sido obediente e preciso do Vosso auxílio esta noite”.

As sementes desta ajuda tinham sido plantadas muitos anos antes. Depois do meu batismo, fui confirmado como membro da Igreja e recebi o dom do Espírito Santo. Enquanto orava, sozinho, atrás das grades, o Espírito Santo veio de imediato até mim e confortou-me. Ele trouxe-me à mente uma passagem muito especial da minha bênção patriarcal, que é outra bênção do sacerdócio. Nela, Deus prometeu-me que, através da minha fidelidade, poderia ser selado no templo para o tempo e para a eternidade a uma mulher cheia de beleza, virtude e amor, que nos tornaríamos pais de filhos e filhas preciosos e que eu seria abençoado e magnificado como um pai em Israel.

Essas palavras inspiradas sobre o meu futuro encheram a minha alma de paz. Sabia que elas tinham vindo do meu amoroso Pai Celestial, que cumpre sempre as Suas promessas.4 Naquele momento, recebi a confirmação de que seria libertado e viveria para ver essas promessas a cumprir-se.

Cerca de um ano depois, o Pai Celestial abençoou-me com uma esposa cheia de beleza, virtude e amor. Eu e a Lynette fomos selados no templo. Fomos abençoados com três filhos preciosos e quatro filhas preciosas. Tornei-me pai, tudo de acordo com as promessas de Deus na bênção patriarcal que recebi quando tinha 17 anos.

“Portanto, meus amados irmãos [e irmãs], cessaram os milagres porque Cristo subiu ao céu? […]

Não; tampouco os anjos cessaram de ministrar entre os filhos dos homens.”5

Testifico que milagres e ministrações ocorrem continuamente na nossa vida, muitas vezes como resultado direto do poder do sacerdócio. Algumas bênçãos do sacerdócio são cumpridas instantaneamente, de maneiras que podemos ver e compreender. Outras estão a desenrolar-se gradualmente e não serão plenamente realizadas nesta vida. Mas Deus cumpre todas as Suas promessas, sempre, conforme ilustrado nesta história da nossa família:

O meu avô paterno, Grant Reese Bowen, era um homem de grande fé. Lembro-me vividamente de o ouvir a contar como recebeu a sua própria bênção patriarcal. No seu diário, ele registou: “O patriarca prometeu-me o dom da cura. Ele disse: ‘Os doentes serão curados. Sim, os mortos serão ressuscitados sob as tuas mãos’”.

Anos depois, o meu avô estava a empilhar feno quando se sentiu inspirado a voltar para casa. Ele foi recebido pelo seu pai que veio ao seu encontro. “Grant, a tua mãe acabou de falecer”, disse-lhe o pai.

Cito novamente o diário do meu avô: “Nem sequer parei, mas fui a correr para casa até ao alpendre da frente, onde ela estava deitada numa maca. Olhei para ela e vi que já não apresentava qualquer sinal de vida. Lembrei-me da minha bênção patriarcal e da promessa de que, se eu fosse fiel, através da minha fé os doentes seriam curados; e os mortos seriam ressuscitados. Coloquei as minhas mãos sobre a sua cabeça e disse ao Senhor que, se a promessa que Ele me tinha feito através do patriarca era verdadeira, que a manifestasse naquele momento e ressuscitasse a minha mãe. Prometi-Lhe que, se Ele o fizesse, nunca hesitaria em fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para a edificação do Seu reino. Enquanto orava, ela abriu os olhos e disse: ‘Grant, levanta-me. Estive no Mundo Espiritual, mas tu chamaste-me de volta. Que isto seja sempre um testemunho para ti e para o resto da minha família’”.

O Presidente Russell M. Nelson ensinou-nos a procurar e a esperar milagres.6 Testifico que por causa do sacerdócio ter sido restaurado, o poder e a autoridade de Deus estão sobre a Terra. Através de chamados e conselhos, homens e mulheres, jovens e idosos, podem participar no trabalho do sacerdócio. É uma obra de milagres, acompanhada por anjos. É a obra do Céu e abençoa todos os filhos de Deus.

Em 1989, a nossa família de sete pessoas estava a voltar de um passeio com a ala. Já era tarde. A Lynette estava grávida do nosso sexto filho. Ela sentiu um forte impulso para apertar o cinto de segurança, que se tinha esquecido de apertar. Pouco tempo depois, chegámos a uma zona de curva na estrada; um carro passou a linha e veio para a nossa faixa de rodagem. Indo a cerca de 112 km por hora, guinei para evitar bater no carro que se aproximava. A nossa carrinha capotou, derrapou na autoestrada e deslizou para fora da estrada, onde acabou por parar, aterrando com o lado do passageiro para baixo.

Depois disso, só me lembro de ouvir a voz da Lynette: “Shayne, temos de sair pela tua porta”. Eu estava pendurado no ar pelo cinto de segurança. Demorei alguns segundos para me orientar. Começámos a tirar as crianças, uma a uma, da carrinha pela minha janela, que agora era o teto da carrinha. Eles estavam a chorar, sem saber o que tinha acontecido.

Rapidamente percebemos que a nossa filha de 10 anos, a Emily, tinha desaparecido. Gritámos o nome dela, mas não houve resposta. Os membros da ala, que também estavam a regressar a casa, estavam freneticamente no local do acidente à procura dela. Estava tão escuro. Procurei novamente na carrinha com uma lanterna e, para meu horror, vi o corpo minúsculo da Emily preso debaixo da carrinha. Gritei desesperadamente: “Temos que levantar a carrinha de cima da Emily”. Agarrei no tejadilho e puxei-o para trás. Eram poucos a ajudar, mas a carrinha endireitou-se milagrosamente sobre as rodas, expondo o corpo sem vida da Emily.

A Emily não estava a respirar. O rosto dela estava da cor de uma ameixa roxa. Eu disse: “Precisamos de lhe dar uma bênção”. Um grande amigo e membro da ala ajoelhou-se comigo e juntos, pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque, em nome de Jesus Cristo, ordenámos que ela vivesse. Naquele momento, a Emily respirou fundo ruidosamente.

Depois do que pareceram ser horas, a ambulância finalmente chegou. A Emily foi levada de urgência para o hospital. Tinha um pulmão colapsado e uma rotura do tendão do joelho. Os danos cerebrais eram uma preocupação pelo tempo que ela tinha estado sem oxigénio. A Emily ficou em coma durante um dia e meio. Continuámos a orar e a jejuar por ela. Ela foi abençoada com uma recuperação completa. Hoje, a Emily e o marido, Kevin, são pais de seis filhas.

Milagrosamente, todos os outros conseguiram sair pelo seu próprio pé. O bebé que a Lynette carregava no ventre era o Tyson. Ele também foi poupado de qualquer dano e nasceu no mês de fevereiro do ano seguinte. Oito meses mais tarde, depois de receber o seu corpo terreno, o Tyson voltou para casa, para o nosso Pai Celestial. Ele é o nosso filho anjo da guarda. Sentimos a sua influência na nossa família e estamos ansiosos por voltar a estar com ele.7

Aqueles que tiraram a carrinha de cima da Emily comentaram que a carrinha parecia não pesar nada. Eu sabia que os anjos celestiais se tinham juntado aos anjos terrestres para levantar o veículo de cima do corpo da Emily. Também sei que a Emily foi trazida de volta à vida pelo poder do santo sacerdócio.

O Senhor revelou esta verdade aos Seus servos: “Porque eu irei adiante de vós. Estarei à vossa direita e à vossa esquerda e o meu Espírito estará [no] vosso coração e os meus anjos ao vosso redor para vos suster”.8

Testifico que “o Santo Sacerdócio, segundo a Ordem do Filho de Deus”9 — o Sacerdócio de Melquisedeque — com as suas chaves, autoridade e poder, foi restaurado na Terra nestes últimos dias. Sei que, embora nem todas as circunstâncias resultem como podemos esperar e orar, os milagres de Deus virão sempre de acordo com a Sua vontade, no Seu tempo e segundo o Seu plano para nós.

Se desejam as bênçãos do sacerdócio, inclusive milagres e o ministério de anjos, convido-vos a trilhar o caminho dos convénios que Deus disponibilizou para cada um de nós. Os membros e líderes da Igreja que vos amam ajudar-vos-ão a dar o próximo passo.

Testifico que Jesus Cristo, o Filho de Deus, vive e lidera a Sua Igreja através de profetas vivos que possuem e exercem as chaves do sacerdócio. O Espírito Santo é real. O Salvador deu a Sua vida para nos curar, resgatar e levar para casa.

Testifico que os milagres não cessaram, que os anjos estão entre nós e que os Céus estão verdadeiramente abertos. E oh, como eles estão abertos! Em nome de Jesus Cristo. Amém.