Conferência Geral
É Sabedoria do Senhor que Tenhamos o Livro de Mórmon
Conferência geral de abril de 2024


É Sabedoria do Senhor que Tenhamos o Livro de Mórmon

Oro para que a leitura do Livro de Mórmon este ano seja uma alegria e uma bênção para cada um de nós.

Queridos irmãos e irmãs, estamos muito gratos pelos vossos esforços no que respeita à leitura das escrituras com o Vem, e Segue-me. Obrigado, obrigado por tudo o que fazem. A vossa ligação diária com Deus e com a Sua palavra tem consequências profundas. “Estais [a lançar] o alicerce de uma grande obra. E de pequenas coisas provém aquilo que é grande”.1

Ler os ensinamentos do Salvador nas escrituras ajuda-nos a transformar o nosso lar num santuário de fé e num centro de aprendizagem do evangelho.2 Isto convida o Espírito a entrar nos nossos lares. O Espírito Santo enche as nossas almas de alegria3 e converte-nos em discípulos de Jesus Cristo para toda a vida.

Ao longo destes últimos anos, ao ler os livros das escrituras sagradas, temos observado o panorama dos ensinamentos de Deus aos Seus filhos em todas as principais dispensações do evangelho.4

Em cada dispensação, vimos um padrão familiar. Deus restaura ou revela o evangelho de Jesus Cristo através dos Seus profetas. As pessoas seguem os profetas e são grandemente abençoadas. No entanto, com o tempo, algumas pessoas deixam de prestar atenção às palavras dos profetas e distanciam-se do Senhor e do Seu evangelho. Isto é o que chamamos de apostasia. O evangelho foi revelado pela primeira vez a Adão, mas alguns dos filhos de Adão e Eva afastaram-se do Senhor em apostasia.5 Vemos um padrão de restauração e apostasia repetido nas dispensações de Enoque, Noé, Abraão, Moisés e outros.

Nós agora, vivemos na dispensação da plenitude dos tempos.6 Esta é a única dispensação que não vai acabar em apostasia.7 É esta dispensação que irá receber a Segunda Vinda do Salvador Jesus Cristo e o Seu reinado milenar

Assim sendo, o que tem esta dispensação de diferente? O que nos providenciou hoje o Senhor, especialmente para o nosso tempo, que nos ajudará a aproximarmo-nos do Salvador e a nunca O deixar?

Uma resposta que me vem à mente são as escrituras — e particularmente o Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo.

Embora Deus tenha prometido que nunca haverá outra apostasia geral, precisamos de estar atentos e ter cuidado para evitar uma apostasia pessoal — lembrando-nos, como ensinou o Presidente Russell M. Nelson, que: “Nós somos responsáveis pelo nosso próprio crescimento espiritual”.8 Estudar o Livro de Mórmon, como estamos a fazer este ano, aproxima-nos sempre do Salvador — e ajuda-nos a ficar perto d’Ele.

Chamamos a isto de “estudo” e isso é bom porque implica esforço. Mas nem sempre precisamos de aprender algum facto novo. Às vezes, ler o Livro de Mórmon tem só que ver com sentirmo-nos ligados a Deus hoje: nutrir a nossa alma, sermos fortalecidos espiritualmente antes de sair para enfrentar o mundo ou encontrar a cura depois de um dia difícil no mundo.

Estudamos as escrituras para que o Espírito Santo, o grande professor, possa aprofundar a nossa conversão ao Pai Celestial e a Jesus Cristo e ajudar-nos a tornarmo-nos mais semelhantes a Eles.9

Com estes pensamentos em mente, poderíamos considerar: “O que nos ensinou o Espírito Santo esta semana durante o nosso estudo do Livro de Mórmon?” e “Como é que isto nos aproxima do Salvador?”

Estas são boas perguntas para o nosso estudo das escrituras no lar. Também são excelentes perguntas para começar uma aula de domingo na igreja. Melhoramos o nosso ensino na igreja aos domingos, ao melhorarmos a nossa aprendizagem no lar durante a semana. Assim, nas nossas aulas dominicais, “aquele que prega e aquele que recebe se compreendem um ao outro e ambos são edificados e juntos se regozijam”.10

Aqui estão alguns versículos do estudo do Livro de Mórmon desta semana que o Espírito incutiu na minha mente:

  • Néfi instruiu Jacó a “guardar estas placas e transmiti-las […] de geração em geração. E se houvesse prédicas sagradas ou […] revelações ou profecias”, Jacó deveria “gravar […] nestas placas […] para o bem do [seu] povo”.11

  • Mais tarde, Jacó testificou: “Estudamos as [escrituras] […] e com todos estes testemunhos obtemos uma esperança e [a] nossa fé torna-se inabalável”.12

Agora, estes versículos fizeram-me lembrar o que Néfi tinha dito anteriormente sobre as placas de latão:

“E havíamos obtido os registos […] e os havíamos examinado e visto que eram […] de tão grande valor que poderíamos preservar os mandamentos do Senhor para [os] nossos filhos.

Era, pois, sábio para o Senhor que os levássemos connosco enquanto viajávamos pelo deserto rumo à terra da promissão”.13

Agora, se era sabedoria para Leí e para a sua família ter as escrituras, é igualmente sábio para nós hoje. O grande valor e o poder espiritual das escrituras continuam intactos na nossa vida hoje.

Nunca houve um povo na história com acesso ao Livro de Mórmon e a outras escrituras como as que desfrutamos hoje.14 Sim, Leí e a sua família foram abençoados por levarem as placas de latão com eles, mas não tinham uma cópia para cada tenda! A cópia mais importante do Livro de Mórmon é a nossa cópia pessoal. É a cópia que lemos.

Na visão de Leí da árvore da vida, Leí ensinou-nos a importância da experiência pessoal com o amor de Deus. Depois de comer do fruto, Leí viu a sua esposa, Saria, e os seus filhos Néfi e Sam um pouco afastados.

“Eles permaneciam ali, como se não soubessem para onde ir.

[…] Eu [acenei-lhes]”, disse Leí, “e também lhes disse, em alta voz, que [viessem] ter comigo e comessem do fruto, que era mais desejável que qualquer outro fruto.

E […] indo eles ter comigo, comeram também do fruto”.15

Adoro o exemplo de educação intencional de Leí. Saria, Néfi e Sam viviam vidas boas e retas. Mas o Senhor tinha algo melhor, algo mais doce para eles. Eles não sabiam onde encontrá-lo, mas Leí sabia. Então, ele chamou-os, “em alta voz”, para virem à árvore da vida e comerem do fruto por si mesmos. A orientação dele era clara. Não poderia haver qualquer mal-entendido.

Sou o produto de um tipo semelhante de educação intencional.16 Quando eu era um menino, talvez com 11 ou 12 anos de idade, a minha mãe perguntou-me: “Mark, sabes por ti mesmo, pelo Espírito Santo, que o evangelho é verdadeiro?”

A pergunta dela surpreendeu-me. Eu sempre tentei ser um “bom menino” e pensei que isso era o suficiente. Mas a minha mãe, tal como Leí, sabia que era necessário mais alguma coisa. Precisava de agir e saber por mim mesmo.

Respondi que ainda não tinha tido essa experiência. E ela não me pareceu surpreendida com a minha resposta.

Ela então disse uma coisa que eu nunca mais me esqueci. Lembro-me das suas palavras até hoje: “O Pai Celestial quer que tu saibas por ti mesmo. Mas tens de te esforçar. Precisas de ler o Livro de Mórmon e orar para saber pelo Espírito Santo. O Pai Celestial responderá às tuas orações”.

Bem, eu nunca tinha lido o Livro de Mórmon antes. Achava que não tinha idade suficiente para o fazer. Mas a minha mãe sabia que não era bem assim.

A pergunta dela despertou em mim um desejo de saber por mim mesmo.

Então, todas as noites, no quarto que dividia com dois dos meus irmãos, acendia a luz por cima da minha cama e lia um capítulo do Livro de Mórmon. De seguida, apagava a luz, deslizava da cama para me pôr de joelhos e orava. Orava com mais sinceridade e maior desejo do que nunca. Pedia ao Pai Celestial que, por favor, me fizesse saber a respeito da veracidade do Livro de Mórmon.

Desde o momento em que comecei a ler o Livro de Mórmon, senti que o Pai Celestial estava ciente dos meus esforços. E senti que eu era importante para Ele. Enquanto lia e orava, sentimentos confortáveis e pacíficos repousavam sobre mim. Capítulo após capítulo, a luz da fé estava a ficar cada vez mais brilhante dentro da minha alma. Com o tempo, percebi que estes sentimentos eram confirmações da verdade do Espírito Santo.17 Aprendi por mim mesmo que o Livro de Mórmon é verdadeiro e que Jesus Cristo é o Salvador do mundo. Como estou grato pelo convite inspirado da minha mãe.

Esta experiência de ler o Livro de Mórmon enquanto menino, iniciou um padrão de estudo das escrituras que continua a abençoar-me até hoje. Ainda leio o Livro de Mórmon e me ajoelho em oração. E o Espírito Santo confirma repetidas vezes as suas verdades.

Néfi disse-o corretamente. O Senhor foi sábio ao dizer que devemos levar as escrituras connosco por toda a vida. O Livro de Mórmon é a “pedra angular” que torna esta dispensação diferente de todas as dispensações anteriores. Ao estudarmos o Livro de Mórmon e seguirmos o profeta vivo, não haverá apostasia pessoal na nossa vida.18

O convite de vir à árvore da vida ao nos apegarmos à palavra de Deus não é apenas um convite de Leí para a sua família, e não é apenas um convite da minha mãe para que eu lesse e orasse acerca do Livro de Mórmon. É também um convite do nosso profeta, o Presidente Russell M. Nelson, para cada um de nós.

“Prometo”, disse ele, “que ao estudarem o Livro de Mórmon em espírito de oração todos os dias, tomarão melhores decisões — todos os dias. Prometo que, ao ponderarem sobre aquilo que estudarem, as janelas do céu abrir-se-ão e receberão respostas para as vossas próprias perguntas e orientação para a vossa própria vida”.19

Oro para que a leitura do Livro de Mórmon este ano, seja uma alegria e uma bênção para cada um de nós e nos aproxime cada vez mais do Salvador.

O Pai Celestial vive. Jesus Cristo é o nosso Salvador e Redentor. O Livro de Mórmon contém as Suas palavras e transmite o Seu amor. O Presidente Russell M. Nelson é o profeta vivo do Senhor na Terra hoje. Sei que estas coisas são verdadeiras por causa do testemunho confirmador do Espírito Santo, testemunho que recebi pela primeira vez ao ler o Livro de Mórmon enquanto menino. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Doutrina e Convénios 64:33.

  2. “O novo currículo integrado centrado no lar e apoiado pela Igreja, tem o potencial de libertar o poder das famílias, à medida que cada família o seguir conscienciosa e cuidadosamente, com vista a transformar o seu lar num santuário de fé. Prometo que, ao trabalharem diligentemente para reorganizar o vosso lar num centro de ensino do evangelho, com o passar do tempo, os vossos Dias do Senhor serão um deleite. Os vossos filhos terão entusiasmo em aprender e em viver os ensinamentos do Salvador e a influência do adversário, na vossa vida e no vosso lar, diminuirá. As mudanças na vossa família serão dramáticas e sustentáveis” (Russell M. Nelson, “Tornar-se Um Santo dos Últimos Dias Exemplar”, Conferência Geral, out. 2018).

  3. “Em verdade, em verdade eu te digo: Dar-te-ei do meu Espírito, o qual iluminará [a] tua mente e encher-te-á a alma de alegria” (Doutrina e Convénios 11:13).

  4. As dispensações são períodos de tempo em que o Senhor tem pelo menos um servo autorizado na Terra que possui as chaves do sacerdócio e tem o encargo divino de pregar o evangelho aos habitantes da Terra. (Tópicos e Perguntas, “Dispensações”, Biblioteca do Evangelho).

  5. Ver Moisés 5:12–16.

  6. O profeta Daniel viu os nossos dias, a nossa dispensação, quando interpretou o sonho de Nabucodonosor. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a pedra daquele sonho, cortada da montanha sem mãos e a rolar para encher toda a Terra (ver Daniel 2:34–35, 44–45; Doutrina e Convénios 65:2).

  7. “Deus, o Pai, e Jesus Cristo chamaram o Profeta Joseph Smith para ser o profeta desta dispensação. Todos os poderes divinos das dispensações anteriores deveriam ser restaurados através dele. Esta dispensação da plenitude dos tempos não seria limitada no tempo nem no espaço. Não acabaria em apostasia e encheria o mundo” (Russell M. Nelson, “A coligação da Israel dispersa”, Liahona, nov. 2006, pp. 79–80; adaptado para português europeu).

  8. Russell M. Nelson, “Comentários de Abertura”, Conferência Geral, out. 2018.

  9. Ver “A Conversão é a Nossa Meta”, Vem, e Segue-Me — Para o Lar e para a Igreja: Livro de Mórmon 2024, v.

  10. Doutrina e Convénios 50:22; ver também os versículos 17–21.

  11. Jacó 1:3–4.

  12. Jacó 4:6.

  13. 1 Néfi 5:21–22.

  14. Foi anunciado recentemente que 200 milhões de exemplares do Livro de Mórmon foram distribuídos nesta dispensação. Isto é mesmo notável. O Livro de Mórmon já foi traduzido em 113 idiomas, com 17 novas traduções em andamento. Que bênção é ter o Livro de Mórmon impresso, em formato digital, em versão áudio, vídeo e noutros formatos. (Ver Ryan Jensen, “Church Distributes 200 Millionth Copy of the Book of Mormon,” Church News, 29 dez. 2023, thechurchnews.com.)

  15. 1 Néfi 8:14–16; ênfase acrescentada.

  16. “A influência espiritual mais poderosa na vida de uma criança é o exemplo reto de pais e avós amorosos, que guardam fielmente os seus próprios convénios sagrados. Pais conscientes ensinam aos seus filhos a fé no Senhor Jesus Cristo, para que também eles ‘saibam em que fonte procurar a remissão [dos] seus pecados’.[2 Néfi 25:26]. O cumprimento descuidado e inconsistente dos convénios leva a fatalidades espirituais. O dano espiritual é frequentemente maior nos nossos filhos e netos” (Kevin W. Pearson, “Ainda Tendes o Desejo?”, Conferência Geral, out. 2022).

  17. Ver Doutrina e Convénios 6:22–24.

  18. O Profeta Joseph Smith disse: “Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental da nossa religião; e que seguindo os seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro” (na Introdução do Livro de Mórmon).

  19. Russell M. Nelson, “O Livro de Mórmon: Como Seria a Sua Vida Sem o Livro de Mórmon?”, Liahona, nov. 2017, pp. 62–63.