Conferência Geral
Templos, Casas do Senhor a Pontilhar a Terra
Conferência geral de abril de 2024


Templos, Casas do Senhor a Pontilhar a Terra

Se chegarem à Sua casa dignamente e em espírito de oração, serão armados com o Seu poder.

Não amam as lindas palavras que acabámos de cantar? “Se Deus é convosco, a quem temereis? Ele é vosso Deus, seu auxílio tereis. […] Com mão poderosa, vos há de suster”.1 O Senhor está a fortalecer os Seus Santos de todas as idades à medida que estes chegam à Sua santa casa. De Kinshasa a Zollikofen, de Fukuoka a Oakland, os jovens, por iniciativa própria, estão a encher os batistérios dos templos. No passado, a maioria dos adorados trabalhadores de ordenanças tinham cabelos grisalhos, mas isto já não acontece. Missionários de tempo integral, missionários de serviço e ex-missionários estão em cada esquina. Por todo o mundo, há um sentimento crescente que nos atrai à casa do Senhor.

Há pouco mais de um ano, uma amiga querida da família, de 95 anos, que mora na costa leste dos Estados Unidos e que foi ensinada por missionários durante 70 anos, disse à filha: “Quero ir ao templo contigo”.

A sua filha respondeu: “Bem, mãe, primeiro tens de ser batizada”.

Imagem
O batismo da irmã idosa.

“Tudo bem”, respondeu ela, “então quero ser batizada”. E foi batizada. Uns dias mais tarde, reverentemente, ela entrou no batistério do templo. E há pouco mais de um mês, recebeu a sua investidura e selamento. “Que [os] teus missionários os povos convençam; e o véu da descrença consigam romper!”2

Imagem
A irmã idosa no exterior do templo.

Já se perguntaram por que razão o Senhor orientou o Seu profeta a pontilhar, neste momento, toda a Terra com os Seus templos sagrados?3 Porque será que Ele, nesta época específica, dá a prosperidade necessária ao Seu povo do convénio para que, através dos seus dízimos sagrados, centenas de casas do Senhor possam ser construídas?

Esta manhã, o Presidente Dallin H.Oaks mostrou uma bela imagem dos templos que estão a ser construídos por todo o mundo. Eu e a Kathy estivemos recentemente nas Filipinas. Ponderem neste milagre: O Templo de Manila foi dedicado em 1984. Foram necessários 26 anos até que o segundo templo, na Cidade de Cebu, fosse concluído em 2010. Agora, 14 anos depois, 11 templos estão a ser construídos, projetados ou em preparação para a dedicação. De norte a sul: Laoag, Tuguegarao, Santiago, Urdaneta, Alabang, Naga, Cidade de Tacloban, Iloilo, Bacolod, Cagayan de Oro e Davao. É de tirar a respiração contemplar as obras maravilhosas de Deus!

Imagem
Templos nas Filipinas.

Pelo mundo fora, as casas do Senhor estão a aproximar-se de nós. Porquê nos nossos dias?

Os Últimos Dias

O Senhor advertiu que nos últimos dias haveria angústia entre as nações,4 as pessoas seriam “amantes de si [mesmas]”,5 “todas as coisas [estariam] tumultuadas”,6 a confusão seria abundante7 e “o coração dos homens [lhes falharia]”.8 Certamente vimos o coração de homens e de mulheres a falhar-lhes: as tentações do mundo, a distração de vozes sedutoras, a negligência da nutrição espiritual, a fadiga das exigências do discipulado.9 Talvez já tenham ficado tristes ao ver alguém que amam, que no passado expressou sinceramente a sua fé em Jesus Cristo, prestou testemunho do Livro de Mórmon e diligentemente ajudou a construir o reino de Deus e que, de repente se afastou, pelo menos por agora, das suas crenças e fica à margem da Igreja. O meu conselho é que não desesperem! Está tudo bem. Para Deus, nada é impossível.10

Com esta profetizada agitação e descrença no mundo, o Senhor prometeu que haveria um povo do convénio, um povo que aguardaria ansiosamente o Seu regresso, um povo que permaneceria em lugares santos e que não seria movido do seu lugar.11 Ele falou de um povo justo que resiste às flechas do adversário, que disciplina a sua fé, que pensa celestial e que confia completamente no Salvador, Jesus Cristo.

Porque será que o Senhor está a trazer agora centenas dos Seus templos para mais perto de nós? Uma das razões é que no meio das turbulências e tentações do mundo, Ele prometeu, fortalecer e abençoar os Seus Santos do convénio, e as Suas promessas estão a ser cumpridas.

Promessas do Templo de Kirtland

Como é que estas casas sagradas nos fortalecem, confortam e protegem? Encontramos uma resposta nas súplicas do Profeta Joseph Smith, na dedicação do Templo de Kirtland. Foi naquele templo que os Santos cantaram: “Cantemos, clamemos, com hostes celestes”.12 O próprio Salvador apareceu, e profetas antigos voltaram e concederam as chaves do sacerdócio ao evangelho restaurado.13

Naquela ocasião sagrada, no Templo de Kirtland, o Profeta orou para que, na santa casa do Senhor, os Santos fossem armados com o poder de Deus, que o nome de Jesus Cristo estivesse sobre eles, que os Seus anjos os protegessem, e que crescessem no Senhor e “[recebessem] a plenitude do Espírito Santo”.14 Estas súplicas poderosas cumprem-se na nossa vida quando adoramos fielmente na casa do Senhor.

Armados com Poder

Na Sua Casa, somos literalmente investidos com o poder dos Céus.15 A nossa fé em Jesus Cristo e o nosso amor por Ele são confirmados e fortalecidos. Estamos espiritualmente convictos da nossa verdadeira identidade e dos propósitos da vida.16 Ao sermos fiéis, somos abençoados com proteção contra tentações e distrações. Sentimos o amor do nosso Salvador quando Ele nos eleva das nossas dificuldades e tristezas. Somos armados com o poder de Deus.

O Seu nome Sobre Nós

Na Sua santa casa, tomamos o Seu nome mais plenamente sobre nós. Quando somos batizados, professamos a nossa crença n’Ele e a nossa disposição de guardar os Seus mandamentos. No templo, fazemos promessas sagradas, através dos nossos convénios, de segui-Lo para sempre.

Imagem
Representação do Templo de Heber Valley Utah.

Os jovens desta Igreja são incríveis. Num mundo difícil, eles tomam sobre si o nome de Cristo. Em Heber City, Utah, foi realizada uma reunião pública para debater os detalhes de um templo cuja construção está prevista. Trezentos jovens lotaram o parque adjacente para demonstrar o seu apoio ao templo proposto. Um rapaz, dirigindo-se aos líderes do governo num fórum aberto, explicou corajosamente: “Espero casar-me neste templo. [O templo ajudar-me-á] a manter-me limpo e puro”. Outro descreveu o templo como um símbolo de luz e esperança. Rapazes e raparigas da Igreja, de todos os cantos do mundo, estão a demonstrar o desejo de aceitar o nome de Jesus Cristo.17

Imagem
Jovens enchem um parque em Heber City.

Anjos Connosco

No Templo de Kirtland, o Profeta Joseph orou para que “os anjos [guardassem] os [Seus Santos]”.18 Realizar as ordenanças, com regularidade, pelos nossos antepassados traz uma doce e segura confirmação de que a vida continua para além do véu.

Embora muitas das nossas experiências na casa do Senhor sejam sagradas demais para serem partilhadas publicamente, podemos partilhar algumas. Há quarenta anos, enquanto morávamos na Flórida, eu e a Kathy viajámos para o templo em Atlanta, Geórgia. Na noite de quarta-feira do dia 9 de Maio de 1984, ao concluirmos uma sessão no templo, um oficiante aproximou-se de mim e perguntou-me se eu teria tempo para realizar apenas uma ordenança iniciatória. O nome da pessoa que representei era incomum. O seu nome era Eleazar Cercy.

No dia seguinte, o templo estava repleto de Santos. Ao preparar-me para realizar a minha segunda investidura do dia, recebi o nome da pessoa que representaria. Surpreendentemente, o nome era o mesmo do da noite anterior, Eleazer Cercy. Senti o Espírito do Senhor quando a investidura terminou. No final da tarde, ainda no templo, a Kathy viu uma amiga idosa da família, a irmã Dolly Fernandez, que morava agora em Atlanta. Sem nenhum membro masculino da sua família presente, ela perguntou se eu poderia ajudar no selamento do seu pai aos pais dele. Claro que para mim foi uma honra.

Ao ajoelhar-me numa ponta do altar para esta ordenança sagrada, ouvi mais uma vez o nome que estava agora inscrito na minha mente, o pai dela, Eleazer Cercy. Acredito plenamente que, após esta vida, conhecerei e abraçarei um homem, conhecido na sua vida mortal como Eleazer Cercy.

Muitas das nossas experiências na casa do Senhor trazem uma paz cheia de alegria e uma revelação tranquila, mais do que uma intervenção dramática. E tenham esta certeza: os anjos estão a guardar-nos!

A plenitude do Espírito Santo.

O dom do Espírito Santo é-nos dado quando somos confirmados membros da Igreja. Todas as semanas, ao partilharmos dignamente do pão e da água, em memória do nosso Salvador, recebemos a promessa de que o Seu Espírito estará sempre connosco.19 Ao chegarmos à casa do Senhor, o lugar mais sagrado da Terra, com o coração disposto a servir, crescemos no Senhor e “recebemos uma [maior] plenitude do Espírito Santo”.20 Através do poder do Espírito Santo, enchemo-nos de paz, alegria e esperança indescritíveis.21 Recebemos força para permanecer como Seus discípulos mesmo quando não nos encontramos em lugares santos.

O Presidente Russell M. Nelson ensinou: “O nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo, realizará algumas das Suas obras mais poderosas no período que compreende o presente e o dia em que Ele vier novamente. Veremos indicações milagrosas de que Deus, o Pai, e […] Jesus Cristo, […] presidem esta Igreja em majestade e glória”.22 Pontilhar a Terra com as casas do Senhor é uma obra poderosa e uma indicação milagrosa.23

Meus amados amigos, se estiver ao nosso alcance e ainda assim não tivermos aumentado a nossa frequência ao templo, que encontremos regularmente mais tempo para adorar na casa do Senhor. Oremos pelos templos que foram anunciados — para que propriedades possam ser compradas, para que os governos aprovem os planos, para que trabalhadores talentosos vejam os seus dons magnificados e para que as dedicações sagradas tragam a aprovação do Céu e a visita de anjos.

Promessas

O templo é, literalmente, a casa do Senhor. Prometo-vos que, ao entrarem dignamente e em espírito de oração na Sua santa casa, serão armados com o Seu poder, o Seu nome estará sobre vós, os Seus anjos irão guardar-vos e crescerão na bênção do Espírito Santo.

O Senhor prometeu: “Toda [a] alma que abandonar [os] seus pecados e vier a mim, e invocar [o] meu nome, e obedecer à minha voz, e guardar [os] meus mandamentos verá a minha face e saberá que eu sou”.24 Existem muitas maneiras diferentes de ver a face de Cristo e não há lugar melhor do que na Sua santa casa.25

Nestes dias de confusão e agitação, testifico que o templo é a casa do Senhor e ajudará a preservar-nos, proteger-nos e a preparar-nos para o dia glorioso quando, com todos os Seus santos anjos, o nosso Salvador voltar em majestade, poder e grande glória. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. “Que Firme Alicerce”, Hinos, n.º 42.

  2. “Tal Como um Facho”, Hinos, n.º 2.

  3. Existem atualmente 182 templos em funcionamento. Seis estão a ser renovados. Sete aguardam dedicação e mais um aguarda rededicação. Há 45 em construção e mais 94 anunciados ou em fase de planeamento e projeto.

  4. Ver Lucas 21:10.

  5. 2 Timóteo 3:2.

  6. Doutrina e Convénios 88:91.

  7. O Elder David A. Bednar disse: “Os princípios do evangelho são para mim, e para vós, o equivalente a um leme para um navio. Os princípios corretos permitem-nos encontrar o nosso caminho e permanecer firmes, constantes e inamovíveis, para não perdermos o equilíbrio e não cairmos nas violentas tempestades de escuridão e confusão dos últimos dias” (“Os Princípios do Meu Evangelho”, Conferência Geral, abr. 2021).

  8. Doutrina e Convénios 45:26.

  9. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mateus 16:24).

  10. Ver Lucas 1:37.

  11. Ver Doutrina e Convénios 87:8.

  12. Hinos, n.º 2.

  13. Ver Doutrina e Convénios 110. Antes dessa época, o Profeta Joseph Smith tinha recebido o Sacerdócio Aarónico, e as suas chaves, de João Batista e o Sacerdócio de Melquisedeque, e as suas chaves, dos apóstolos Pedro, Tiago e João (Ver Doutrina e Convénios 13:1; 27:12–13).

  14. Doutrina e Convénios 109:15; ver também o versículo 22.

  15. O Presidente Russell M. Nelson disse: “O templo pode ajudar-nos nesta demanda. Lá, somos investidos com o poder de Deus, que nos concede a capacidade de vencer Satanás, o instigador de toda a discórdia” (“Precisam-se Pacificadores”, Conferência Geral, abr. 2023).

  16. Ver Russell M. Nelson, “Escolhas Para a Eternidade” (devocional mundial para jovens adultos, 15 mai. 2022), Biblioteca de Evangelho.

  17. Elder Colin Stauffer, correspondência pessoal, 30 de jan., 2024.

  18. Doutrina e Convénios 109:22.

  19. Ver Doutrina e Convénios 20:77, 79.

  20. Doutrina e Convénios 109:15.

  21. Ver Romanos 15:13.

  22. Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, Revelação para Nossa Vida”, Liahona, abr. 2018, p. 96; adaptado para português europeu.

  23. O Presidente Brigham Young disse: “Teremos centenas de templos e milhares de homens e mulheres [a oficiar] neles por aqueles que adormeceram sem terem tido o privilégio de ouvir e obedecer ao Evangelho” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young [1997], p. 312; adaptado para português europeu. E o Presidente Ezra Taft Benson disse: “Os nossos antecessores profetizaram que os templos irão pontilhar a paisagem da América do Norte e do Sul, as ilhas do Pacífico, a Europa e outros lugares. Se este trabalho redentor for feito à escala que deve ser, centenas de templos serão necessários” (Ensinamentos de Ezra Taft Benson [1988], p. 247; adaptado para português europeu).

  24. Doutrina e Convénios 93:1.

  25. O Elder David B. Haight disse:

    “É verdade que alguns viram realmente o Salvador, mas quando se consulta o dicionário, aprende-se que há muitos outros significados da palavra ver, tais como, vir a conhecê-Lo, discerni-Lo, reconhecê-Lo e à Sua obra, perceber a Sua importância, ou vir a compreendê-Lo.

    Tal entendimento e bênçãos celestiais estão disponíveis para cada um de nós” (“Temples and Work Therein”, Ensign, nov. 1990, p. 61).