Conferência Geral
Preordenados para Servir
Conferência geral de abril de 2024


Preordenados para Servir

O nosso Pai Celestial deseja revelar-vos a vossa preordenação pessoal, e fá-lo-á à medida que procurarem aprender e seguir a Sua vontade.

Esta noite, falo aos jovens da Igreja, à nova geração de rapazes e raparigas que são os responsáveis por dar o exemplo à próxima geração.

Em outubro de 2013, o nosso amado profeta, o Presidente Russell M. Nelson, declarou: “O vosso Pai Celestial já vos conhece há muito tempo. Como Seus filhos e filhas, foram escolhidos por Ele para vir à Terra precisamente nesta época, para serem os líderes na Sua grandiosa obra na Terra”.1

Há dois anos, o Presidente Nelson continuou:

“Hoje, reafirmo com firmeza que o Senhor pediu a todos os rapazes dignos e capazes para se prepararem e servirem uma missão. Para os rapazes Santos dos Últimos Dias, o serviço missionário é uma responsabilidade do sacerdócio. Vós, rapazes, fostes preparados para esta época em que a prometida coligação de Israel está em curso. […]

Para vós, irmãs jovens e capazes, uma missão é também uma poderosa, porém opcional, oportunidade. […] Orai para saber se o Senhor deseja que sirvais uma missão, e o Espírito Santo irá responder ao vosso coração e à vossa mente”.2

A referência do nosso profeta ao facto do Senhor ter reservado os jovens dos nossos dias para esta altura da coligação de Israel e o seu convite para orarem com vista a saber o que o Senhor deseja que façam refere-se, de certa forma, à vida que viveram e às bênçãos que receberam de Deus antes de nascerem nesta Terra.3 Todos nós que nascemos nesta Terra vivíamos primeiro com o nosso Pai Celestial como Seus filhos espirituais.4 O Senhor declarou a Moisés: “Eu, o Senhor Deus, criei todas as coisas […] espiritualmente, antes que elas existissem fisicamente na face da Terra”.5

Quando Ele vos criou espiritualmente, amou-vos como os Seus filhos e filhas espirituais e incorporou em cada um de vocês a vossa natureza divina e o vosso destino eterno.6

Durante a vossa vida pré-mortal, “[desenvolveram a vossa] identidade e [aumentaram a vossa] capacidade espiritual”.7 Foram abençoados com o dom do arbítrio, a capacidade de fazerem escolhas por vocês mesmos, e de facto tomaram decisões importantes, como a decisão de seguir o plano de felicidade do Pai Celestial, que consiste em “obter um corpo físico e adquirir experiência terrena a fim de progredirem […] [e acabarem] por alcançar [o vosso] destino divino como herdeiros da vida eterna”.8 Esta decisão afetou a vossa vida naquela altura, durante a vida pré-mortal, e continua a afetar a vossa vida agora.9 Como filhos de Deus, quando viviam na vida pré-mortal, “[cresceram] em inteligência [e aprenderam] a amar a verdade”.10

Antes de nascerem, Deus designou-vos para cumprir missões específicas durante a vossa vida mortal sobre a Terra.11 Se permanecerem dignos, as bênçãos desse decreto pré-mortal possibilitarão que tenham todos os tipos de oportunidades nesta vida, inclusive oportunidades para servir na Igreja e participar no trabalho mais importante que está a decorrer atualmente na Terra: a coligação de Israel.12 Estas promessas e bênçãos pré-mortais são chamadas de preordenação. “A doutrina da preordenação [aplica-se] a todos os membros da Igreja.”13 A preordenação não garante que receberão certos chamados ou responsabilidades. Estas bênçãos e oportunidades surgem nesta vida como resultado do exercício justo do vosso arbítrio, assim como a vossa preordenação na vida pré-mortal surgiu com resultado da retidão.14 À medida que provarem ser dignos e progredirem no caminho do convénio, receberão oportunidades para servir na classe das Moças ou no quórum do sacerdócio. Serão abençoados para servir no templo, para se tornarem irmãs ou irmãos ministradores e para servir missão como discípulos de Jesus Cristo.

Por que razão é importante procurarem conhecer e compreender a vossa preordenação? Numa época onde não faltam perguntas e onde muitos procuram saber a sua verdadeira identidade, o facto de que Deus nos conhece e nos abençoou individualmente antes de nascermos nesta Terra com “[características essenciais] da identidade e do propósito pré-mortal, mortal e eterno” traz à nossa mente e ao nosso coração uma agradável paz e certeza.15 Saberem quem são começa pela compreensão das bênçãos preordenadas que Deus vos deu antes de nascerem nesta Terra. O nosso Pai Celestial deseja revelar-vos a vossa preordenação pessoal e fá-lo-á à medida que procurarem aprender e seguir a Sua vontade.16

Gosto muito de ler as publicações do Presidente Nelson no Instagram. Uma das minhas favoritas foi no dia 20 de julho de 2022. Ele escreveu:

“Acredito que, se o Senhor estivesse a falar convosco diretamente, a primeira coisa que Ele faria questão que compreendessem era a vossa verdadeira identidade. Meus queridos amigos, vocês são literalmente filhos espirituais de Deus. […]

Não duvidem disto: o vosso potencial é divino. Através da vossa procura diligente, Deus irá dar-vos uns vislumbres daquilo em que se podem tornar”.17

Permitam-me partilhar convosco como o meu pai terreno me ensinou a descobrir a minha identidade e o plano de Deus para a minha vida.

Num sábado de manhã, quando eu tinha 13 anos, estava a cortar a relva como parte das minhas tarefas semanais. Quando terminei, ouvi a porta das traseiras da nossa casa a fechar-se e vi o meu pai a chamar-me para me juntar a ele. Dirigi-me ao alpendre das traseiras e ele convidou-me a sentar-me com ele nos degraus. Estava uma linda manhã. Ainda me lembro de estarmos sentados tão perto que os nossos ombros se tocavam. Começou por dizer que me amava. Perguntou-me quais eram os meus objetivos na vida. Eu pensei: “Bem, isso é canja”. Tinha a certeza de duas coisas: queria ser mais alto e queria ir acampar mais vezes. Eu era uma alma simples. Ele sorriu, fez uma pausa e disse: “Steve, quero partilhar contigo algo que é muito importante para mim. Pedi ao Pai Celestial que fizesse com que aquilo que eu te vou dizer agora ficasse permanentemente gravado na tua mente e na tua alma, para que nunca te esqueças”.

O meu pai tinha toda a minha atenção naquele momento. Voltou-se, olhou-me nos olhos e disse: “Filho, protege os momentos de privacidade da tua vida”. Depois, fez uma longa pausa para que o significado destas palavras penetrasse profundamente no meu coração.

E, então, continuou: “Sabes, aqueles momentos em que estás sozinho e ninguém mais sabe o que estás a fazer? Nas alturas em que pensas: o que eu fizer agora não vai afetar mais ninguém a não ser a mim!”

A seguir, disse: “Mais do que em qualquer outra ocasião da tua vida, o que fizeres durante esses momentos de privacidade, terá um grande impacto na forma como encaras os desafios e o sofrimento que terás de enfrentar; e, mais do que em qualquer outra ocasião, o que fizeres durante esses momentos de privacidade, terá igualmente um grande impacto na forma como encaras os sucessos e a alegria que irás vivenciar”.

O desejo do coração do meu pai foi concedido. O som e a cadência da sua voz, e o amor que senti nas suas palavras, ficaram permanentemente marcados na minha mente e na minha alma naquele dia.

Aprendi ao longo dos anos que o maior milagre daquele dia, nos degraus da casa da minha infância, foi que, nos momentos de privacidade da minha vida, eu podia recorrer a Deus em oração para receber revelação. O meu pai estava a ensinar-me como descobrir as bênçãos preordenadas de Deus. Foi naqueles momentos de privacidade que aprendi que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus. Aprendi que Deus me tinha preordenado para servir uma missão. Aprendi que Deus sabe quem eu sou e ouve e responde às minhas orações. Aprendi que Jesus é o Cristo, o nosso Salvador e Redentor.

Apesar de ter cometido muitos erros desde aquele dia memorável com o meu pai, o empenho em proteger os momentos de privacidade da minha vida permaneceu como uma âncora durante as tempestades da vida e permitiu-me procurar um porto seguro e as bênçãos de cura e de força do amor e do sacrifício expiatório do nosso Salvador.

Meus jovens irmãos e irmãs, ao protegerem os momentos de privacidade da vossa vida com atividades lúdicas saudáveis; ao ouvirem música edificante; ao lerem as escrituras; ao fazerem orações regulares e significativas e ao se empenharem em receber e ponderar na vossa bênção patriarcal, vão receber revelação. Conforme as palavras do Presidente Nelson, os vossos olhos abrir-se-ão “para a verdade de que esta vida é realmente o tempo para decidirem que tipo de vida vocês querem viver para sempre”.18

O nosso Pai Celestial responderá às vossas orações, especialmente às orações feitas durante os momentos de privacidade da vossa vida. Ele revelar-vos-á os vossos dons e talentos preordenados, e sentirão o Seu amor a envolver-vos, se pedirem com sinceridade e desejarem genuinamente saber. Ao protegerem os momentos de privacidade da vossa vida, a vossa participação nas ordenanças e nos convénios do evangelho terá mais significado. Vincular-se-ão mais profundamente a Deus através dos convénios que fazem com Ele e serão levados a ter mais esperança, fé e certeza nas promessas que Ele vos fez. Querem saber qual é o plano que Deus tem para vocês? Presto testemunho de que Ele quer que saibam e inspirou o Seu profeta na Terra a convidar cada um de nós a orar e a receber esta experiência reveladora por nós próprios.19 Presto testemunho da realidade e do poder do sacrifício expiatório do nosso Salvador, que torna possível viver e desfrutar de todas as bênçãos preordenadas de Deus, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “Decisões para a Eternidade”, Liahona, nov. 2013, p. 107; adaptado para português europeu.

  2. Russell M. Nelson, “Pregar o Evangelho da Paz”, Conferência Geral, abr. 2022.

  3. Ver Russell M. Nelson, “Juventude da Promessa”, (devocional mundial para os jovens, 3 jun. 2018), Biblioteca do Evangelho: “O nosso Pai Celestial reservou muitos dos Seus espíritos mais nobres — talvez a Sua melhor equipa, por assim dizer — para esta fase final. Estes espíritos nobres — os melhores jogadores, estes heróis — são vocês!”

  4. Ver Jeremias 1:5.

  5. Moisés 3:5.

  6. Ver “A Família: Proclamação ao Mundo”, Biblioteca do Evangelho; “Tema das Moças”, Biblioteca do Evangelho; “Tema do Quórum do Sacerdócio Aarónico”, Biblioteca do Evangelho.

  7. Tópicos e Perguntas, “Pré-mortalidade: Estudo Doutrinário”, Biblioteca do Evangelho.

  8. A Família: Proclamação ao Mundo”, Biblioteca do Evangelho.

  9. Ver Alma 13:1–4.

  10. Tópicos e Perguntas, “Pré-mortalidade: Estudo Doutrinário,” Biblioteca do Evangelho; ver também Doutrina e Convénios 138:55–56.

  11. Ver Tópicos e Perguntas, “Preordenação”, Biblioteca do Evangelho.

  12. Ver Russell M. Nelson, “Juventude da promessa”.

  13. Ver Tópicos e Perguntas, “Preordenação”, Biblioteca do Evangelho; ver também Jeremias 1:5; “Qual é a Relação entre Preordenação e Arbítrio?”, Conferência Geral, out. 2023; Guia para Estudo das Escrituras, “Preordenação” Biblioteca do Evangelho.

  14. Ver Alma 13:1–4; Doutrina e Convénios 130:20–21.

  15. A Família: Proclamação ao Mundo”, Biblioteca do Evangelho.

  16. Ver Jeremias 1:5.

  17. Russell M. Nelson, Instagram, 20 jul. 2022, instagram.com/russellmnelson.

  18. Russell M. Nelson, “Escolhas Para a Eternidade” (devocional mundial para jovens adultos, 15 mai. 2022), Biblioteca de Evangelho.

  19. Ver Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, Revelação para a Nossa Vida”, Liahona, mai. 2018, pp. 93–96.