Biblioteca
Unidade 20, Dia 2: Atos 23–28


Unidade 20: Dia 2

Atos 23–28

Introdução

Depois de ter sido aprisionado em Jerusalém, Paulo foi levado à Cesareia, onde se defendeu contra as falsas acusações diante de vários líderes romanos. Paulo contou novamente sobre sua conversão e testificou de Jesus Cristo. Enquanto viajava para Roma como prisioneiro, Paulo escapou de um naufrágio e ficou numa ilha, onde permaneceu após ter sido picado por uma víbora, sem nada ter sofrido, e curou muitos que estavam doentes. No final, Paulo foi levado a Roma. Enquanto lá esteve, foi confinado a uma casa como prisioneiro por dois anos e ensinou e testificou sobre Jesus Cristo.

Atos 23–26

Paulo é perseguido, aprisionado e julgado pelo rei Agripa

Imagem
diagrama, caminho para Cristo e para longe de Cristo

Que bênçãos você recebeu por seguir os mandamentos e ensinamentos de Deus?

O que poderia levar uma pessoa a afastar-se de Deus e parar de viver de acordo com Seus mandamentos e ensinamentos?

Pondere as consequências de as pessoas se desviarem e se afastarem de Deus.

Ao estudar Atos 23–26, identifique princípios que podem ajudá-lo quando sentir que se distanciou de Deus e de Suas bênçãos.

Lembre-se de que Paulo foi aprisionado do lado de fora do templo em Jerusalém e levado diante dos líderes judeus (ver Atos 21:30–33; 22:23–30). Em Atos 23–25, lemos sobre seu encontro com os líderes judeus e que Paulo foi aprisionado. Enquanto estava na prisão, o Senhor apareceu-lhe para consolá-lo e dar-lhe bom ânimo (ver Atos 23:11). O capitão romano que aprisionou Paulo enviou-o a Cesareia para impedir que um bando de judeus o matasse. Em Cesareia, Paulo declarou sua inocência diante de Félix, o governador romano. Embora convencido da inocência de Paulo, Félix continuou a mantê-lo confinado em uma casa como prisioneiro por dois anos. Festo tomou o lugar de Félix como governador da Judeia, e o rei Herodes Agripa, que governava uma área a nordeste do Mar da Galileia, visitou Festo e quis ouvir o caso de Paulo. Paulo, então, foi levado diante do rei Agripa.

Leia Atos 26:4–11 e veja como Paulo descreveu seu passado para o rei Agripa.

Conforme lemos em Atos 26:12–16, Paulo contou novamente sobre a visão que teve do Salvador na estrada para Damasco.

Leia Atos 26:16–18 e identifique a missão que o Senhor deu a Paulo. A palavra herança, no versículo 18, refere-se à entrada no Reino Celestial de Deus.

Pense nas seguintes perguntas: Em sua opinião, o que ajuda a abrir espiritualmente os olhos de alguém? O que poderia afastar uma pessoa das trevas e levá-la para a luz e para os mandamentos e as bênçãos de Deus?

Leia Atos 26:19–23 e identifique o que Paulo disse que ensinou não só aos judeus, mas aos gentios a respeito do que deveriam fazer para receber as bênçãos mencionadas no versículo 18.

De acordo com o versículo 20, o que Paulo ensinou tanto aos judeus como aos gentios?

Um princípio que podemos aprender com esses versículos é que, se nos arrependermos e voltarmos para Deus, podemos vencer o poder de Satanás em nossa vida, receber o perdão de nossos pecados e qualificar-nos para o Reino Celestial. Escreva esse princípio em suas escrituras, ao lado de Atos 26:18–20.

Para ajudar a compreender esse princípio, leia a seguinte declaração do Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

“Quando pecamos, afastamo-nos de Deus. Quando nos arrependemos, retornamos para Deus.

O convite ao arrependimento raramente é uma repreensão, mas um pedido amoroso para que nos voltemos e retornemos a Deus (ver Helamã 7:17). É o convite de um Pai amoroso e de Seu Filho Unigênito para que sejamos mais do que somos, que busquemos um modo de vida mais elevado e que sintamos a felicidade de guardar os mandamentos” (“Arrependendo-vos (…) para Que Eu vos Cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 40).

Imagem
diagrama, caminho para Cristo e para longe de Jesus Cristo
  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Com base no que aprendeu com Paulo e com o Élder Andersen, o que podemos obter se nos arrependermos e voltarmos para o Pai Celestial e Jesus Cristo?

Ao continuar a estudar Atos 26, identifique o que impediu Festo e o rei Agripa de se arrependerem, voltarem-se para Deus e converterem-se a Jesus Cristo.

Leia Atos 26:24–29 e procure como Festo e o rei Agripa reagiram aos ensinamentos de Paulo e ao seu testemunho do Salvador. No quadro a seguir, escreva as frases que descrevem a reação deles aos ensinamentos de Paulo:

Reações aos Ensinamentos de Paulo

Festo

Rei Agripa

Observe que Festo não acreditou nos ensinamentos de Paulo. O rei Agripa acreditava nas palavras dos profetas, mas não quis assumir o verdadeiro compromisso de tornar-se cristão.

Imagem
Paulo e o rei Agripa

Paulo diante do rei Agripa

Um princípio que aprendemos com Festo e o rei Agripa é que, para converter-nos a Jesus Cristo, precisamos acreditar no evangelho e assumir o compromisso de vivê-lo inteiramente.

Leia a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, e procure o que ele ensinou a respeito de compromisso.

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Dois jovens irmãos subiram ao topo de um penhasco que se erguia junto às águas cristalinas de um lago azul. Era um lugar de onde muitos saltavam para mergulhar no lago, e os irmãos sempre diziam que um dia saltariam dali — como tinham visto outros fazerem.

Embora os dois quisessem saltar, nenhum queria ser o primeiro. O penhasco não era tão alto assim, mas para os dois meninos, parecia que a altura aumentava sempre que começavam a se inclinar para frente — e logo perdiam a coragem.

Por fim, um dos irmãos pôs o pé na beira do penhasco e impeliu o corpo para frente com determinação. Naquele momento, o irmão sussurrou: ‘Talvez seja melhor esperar até o próximo verão’.

O outro irmão, porém, já estava em movimento, caindo para frente. ‘Quando assumo algo’, replicou ele, ‘é para valer!’

Mergulhou ruidosamente na água e logo voltou à superfície com um grito de vitória. O irmão que ficou no penhasco o seguiu imediatamente. Depois disso, ambos riram do que o primeiro menino dissera antes de lançar-se à água: ‘Quando assumo algo, é para valer’.

Um compromisso é como mergulhar na água. Ou você o assume ou não. Ou você se move para frente ou fica parado onde está. Não há meio-termo. Como membros da Igreja, devemos perguntar a nós mesmos: ‘Vou mergulhar ou apenas ficar parado na beira? Vou dar um passo à frente ou vou simplesmente verificar a temperatura da água com a ponta do pé?’ (…)

Os que estão apenas meio comprometidos só podem meio que esperar receber as bênçãos de testemunho, alegria e paz. As janelas do céu podem só meio que se abrir para eles. (…)

De algum modo, cada um de nós está passando por um momento de decisão, ao contemplar a água. É minha oração que tenhamos fé, sigamos em frente, enfrentemos nossos temores e nossas dúvidas com coragem e digamos a nós mesmos: ‘Quando assumo algo, é para valer!’” (“Quando Assumo Algo, É para Valer”, A Liahona, julho de 2011, pp. 4–5.)

De acordo com o Presidente Uchtdorf, por que é importante assumir um compromisso para valer, em vez de estar apenas “meio comprometido” em viver o evangelho?

  1. Faça uma das atividades a seguir (ou ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Escreva sobre como seu compromisso de viver um mandamento ou princípio do evangelho ajudou a aumentar sua conversão a Jesus Cristo.

    2. Faça uma lista de mandamentos ou princípios do evangelho que você acha estar totalmente comprometido em seguir. Pense em outros princípios do evangelho que você acha que está “meio”, mas não “totalmente” comprometido em seguir (ver Atos 26:29). Escreva uma meta do que você vai fazer para aumentar seu entendimento de um desses compromissos e sua determinação de vivê-lo.

Ore para obter ajuda em seu empenho de tornar-se verdadeiramente convertido a Jesus Cristo, vivendo com mais fidelidade Seu evangelho.

Em Atos 26:30–32, lemos que Festo e o rei Agripa acharam que Paulo era inocente e o teriam livrado, mas, como Paulo apelou para César, eles tiveram que enviá-lo a Roma.

Atos 27–28

Paulo é levado a Roma, onde ensina e testifica de Jesus Cristo

Imagem
tornado

O Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, referiu-se aos desafios e às provações da vida como “redemoinhos espirituais” (ver “Redemoinhos Espirituais”, A Liahona, maio de 2014, p. 18).

Pondere sobre exemplos de provações e dificuldades que podem ser comparados a redemoinhos na vida de uma pessoa.

Ao estudar Atos 27–28, identifique um princípio que pode ajudá-lo a vencer com fé os redemoinhos espirituais de sua vida.

Atos 27 fala sobre como Paulo foi levado a Roma de navio durante os meses de inverno. O navio foi quase destruído em uma tempestade, e Paulo e todos os que estavam na embarcação naufragaram, mas salvaram-se na Ilha de Malta (ver Mapas da Bíblia, nº 13, “As Viagens Missionárias do Apóstolo Paulo” na Bíblia SUD).

  1. Leia Atos 28:1–10 e Atos 28:16–24 e identifique o que aconteceu com Paulo na ilha e em Roma. Em seu diário de estudo das escrituras, desenhe e escreva uma manchete de jornal que resuma os acontecimentos descritos em cada uma dessas passagens de escritura.

Reflita sobre as provações que Paulo teve, registradas em Atos 23–28: ele foi preso injustamente, sobreviveu a um naufrágio, foi picado por uma víbora e levado a Roma, onde foi confinado a prisão domiciliar.

Leia Atos 28:30–31 e procure o que Paulo conseguiu fazer em Roma embora estivesse prisioneiro em uma casa.

O que Paulo fez que mostra que ele permaneceu fiel a Deus apesar das provações que passou?

Que benefícios resultaram das provações que Paulo teve no mar, no naufrágio e enquanto esteve prisioneiro em Roma?

Um princípio que podemos aprender com as experiências de Paulo é que, se formos fieis, Deus pode ajudar-nos a transformar nossas provações em bênçãos para nós e outras pessoas.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são alguns exemplos de como Deus pode ajudar as pessoas a transformar provações em bênçãos para elas mesmas e para os outros?

    2. Em que ocasião o Senhor o ajudou ou ajudou alguém que você conhece a transformar uma provação em bênção para você ou para outras pessoas?

Tome a decisão de seguir o exemplo de Paulo, permanecendo fiel nas provações para que Deus o ajude a transformar essas dificuldades em bênçãos para si mesmo e para outras pessoas.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Atos 23–28 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: