Biblioteca
Unidade 25, Dia 3: Filipenses 1–3


Unidade 25: Dia 3

Filipenses 1–3

Introdução

O Apóstolo Paulo incentivou os santos em Filipos a trabalharem juntos para viverem o evangelho de Jesus Cristo. Ele os aconselhou a seguir o exemplo do Salvador de humildade e altruísmo, e ensinou que Deus estava trabalhando entre eles para levar-lhes a salvação. Paulo descreveu os sacrifícios que havia feito para seguir Jesus Cristo.

Filipenses 1

Paulo descreve as bênçãos que advêm da oposição

Que palavras poderiam ser usadas para preencher os espaços em branco da seguinte declaração do Presidente Brigham Young?

Imagem
Presidente Brigham Young

“Toda vez que perseguirem o ‘mormonismo’ estarão impulsionando-o ____________________, nunca ____________________. O Senhor Todo-Poderoso assim determina” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 264).

(Você descobrirá as respostas durante a lição.)

Quais são alguns exemplos, da história antiga ou atual da Igreja, de pessoas combatendo, ou opondo-se, a Igreja do Salvador e Seus seguidores?

Ao estudar Filipenses 1, identifique uma verdade que pode ajudá-lo a entender como a oposição pode afetar a obra do Senhor.

Localize Filipos no mapa que mostra as viagens missionárias do Apóstolo Paulo.

Imagem
mapa, leste do Mediterrâneo

Paulo estabeleceu um ramo da Igreja em Filipos em sua segunda viagem missionária (ver Atos 16). Mais tarde ele escreveu sua epístola aos filipenses enquanto estava na prisão, provavelmente em Roma. Em Filipenses 1:1–11, lemos que Paulo expressou gratidão e amor pelos santos filipenses.

Leia Filipenses 1:12–14 e identifique o que aconteceu devido à oposição que Paulo enfrentou durante seu trabalho missionário.

Como está descrito nesses versículos, a oposição que Paulo vivenciou “[contribuiu] para maior proveito do evangelho” (Filipenses 1:12). Toda a “guarda pretoriana”, ou base militar, sabia que Paulo estava preso por pregar a respeito de Jesus Cristo. A prisão de Paulo também inspirou outros membros da Igreja a serem mais destemidos ao pregarem o evangelho.

Aprendemos em Filipenses 1:12–14 que a oposição que enfrentamos ao seguir Jesus Cristo pode ajudar a promover Sua obra.

Complete a declaração do Presidente Young com as palavras para cima (que significa promover, nesse contexto) e para baixo.

  1. Imagine que você escreve para um blog ou para um jornal. No diário de estudo das escrituras, escreva uma manchete para duas ou três situações em que a oposição ajudou a promover a obra do Salvador. Essas histórias podem ter como base as escrituras ou a vida de pessoas que você conhece. (A seguir, há um exemplo de manchete: “Protestos contra o trabalho missionário acabam aumentando o interesse das pessoas em aprender as mensagens do evangelho com os missionários locais”.)

Conforme registrado em Filipenses 1:15–26, Paulo ensinou que tudo o que acontecesse com ele magnificaria o Salvador.

Leia Filipenses 1:27–30 e identifique o que Paulo incentivou os santos de Filipos a fazerem pelo evangelho. Observe que as palavras portai-vos, no versículo 27, se referem à conduta.

Na Tradução de Joseph Smith de Filipenses 1:28, lê-se: “E em nada vos espanteis dos que resistem, que rejeitam o evangelho, o que traz sobre eles a destruição; mas para vós que recebeis o evangelho, salvação; e isso, de Deus” (Filipenses 1:28, nota de rodapé a).

Observe em Filipenses 1:27–30 o que os membros da Igreja enfrentariam em nome do Salvador. Pense em como os santos de Filipos seriam abençoados por se lembrarem de que a oposição que enfrentavam ao seguir Jesus Cristo poderia ajudá-los a promover Sua obra.

Filipenses 2

Paulo ensina sobre a condescendência do Salvador e instrui os santos sobre a salvação

Leia Filipenses 2:2–4 e identifique o conselho do Apóstolo Paulo aos santos de Filipos. No versículo 3, a palavra vanglória significa arrogância.

Ao ler Filipenses 2:5–9, você pode marcar ou anotar palavras ou frases que demonstram a humildade e o altruísmo de Jesus Cristo.

Podemos aprender o seguinte princípio com os ensinamentos de Paulo nesses versículos: Se seguirmos o exemplo de humildade e altruísmo de Jesus Cristo em relação a outras pessoas, seremos mais unidos.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são algumas maneiras de seguir o exemplo de humildade e altruísmo do Salvador em nossa família, na escola e em nossas alas e nossos ramos?

    2. Quando você viu pessoas pensando nas necessidades de outras pessoas antes das suas próprias necessidades? Como esse empenho fez crescer a união?

Conforme registrado em Filipenses 2:9–11, Paulo ensinou que, no fim, “se [dobrará] todo joelho” e “toda língua [confessará] que Jesus Cristo é o Senhor”. Reserve um tempo para visualizar esse momento e pensar sobre como vai ser essa experiência para você.

Leia Filipenses 2:12–13 e identifique o que Paulo aconselhou os santos de Filipos a fazerem que poderia tornar a experiência de reverenciar o Salvador deleitosa. A frase “temor e tremor”, no versículo 12, refere-se à reverência e admiração (ver Salmos 2:11; Guia para Estudo das Escrituras, “Temor”, scriptures.LDS.org).

Algumas pessoas interpretam erroneamente a instrução de Paulo para “operar a vossa salvação” (Filipenses 2:12), entendendo que somos salvos por nossas próprias obras. Podemos ser salvos somente por meio da Expiação de Jesus Cristo. No entanto, devemos satisfazer os requisitos para a salvação, os quais Deus determinou (ver Regras de Fé 1:3–4). Conforme registrado em Filipenses 2:13, Paulo ensinou que Deus ajuda aqueles que estão buscando satisfazer os requisitos para a salvação, ajudando-os a “querer”, ou desejar, e a obedecerem à “sua boa vontade”, ou aos mandamentos.

Aprendemos em Filipenses 2:12–13 que Deus nos ajuda a desejar e fazer o que é necessário para a nossa salvação, o que só é possível por meio da Expiação de Jesus Cristo. Você pode escrever ou anotar essa verdade em suas escrituras.

Devido à influência do Espírito Santo, Deus pode nos ajudar a mudar e purificar nossos desejos, de modo que desejemos obedecer a Ele (ver Mosias 5:2). Quando sentiu que Deus mudou seu coração para que desejasse obedecer a Ele? Como Ele o ajudou a guardar os mandamentos mais fervorosamente?

Conforme registrado em Filipenses 2:14–30, Paulo relembrou os santos de que eles “[resplandecem] como luminares no mundo” (Filipenses 2:15) e disse-lhes que enviaria mensageiros para saber sobre seu bem-estar.

Filipenses 3

Paulo descreve os sacrifícios que fez para seguir a Jesus Cristo

Qual é um objeto que representa algo valioso para você que o mundo também consideraria valioso (por exemplo, um objeto que representa a família, os amigos, a educação, a alimentação, a tecnologia ou riqueza)?

Pelo que estaria disposto a abandonar isso?

Ao estudar Filipenses 3, identifique o que Paulo abandonou para ganhar um prêmio que também é valioso para nós.

Conforme registrado em Filipenses 3:1–2, Paulo advertiu os membros da Igreja em Filipos sobre os mestres corruptos (“cães”) que afirmavam que os conversos da Igreja deveriam obedecer a certas práticas judaicas, incluindo a circuncisão. Em Filipenses 3:3, ele ensinou que aqueles que “[servem] a Deus em espírito, e que [se gloriam] em Jesus Cristo” eram “a circuncisão”, ou as pessoas do convênio de Deus.

Leia Filipenses 3:4–6 e identifique o que Paulo disse sobre sua herança judaica.

Observe as vantagens sociais e religiosas na sociedade judaica que Paulo havia desfrutado. Ele tinha linhagem israelita, era fariseu, zelava pelo judaísmo e obedecia estritamente à lei religiosa judaica.

Leia Filipenses 3:7–11 e marque ou anote as palavras ou frases que indicam como Paulo via as vantagens que havia usufruído na sociedade judaica.

Paulo de boa vontade “[sofreu] a perda de todas essas coisas” (Filipenses 3:8) para que pudesse conhecer Jesus Cristo; “[ser] achado nele” (Filipenses 3:9), ou fazer convênio com Ele; ser justificado pela fé Nele; sofrer por amor a Ele; e fazer parte da “ressurreição dos justos”, ou das pessoas dignas [Tradução de Joseph Smith, Filipenses 3:11 (Filipenses 3:11, nota de rodapé a)].

Leia Filipenses 3:12–14 e identifique o que Paulo reconheceu sobre seu progresso espiritual. Observe que a palavra conquistar nesse contexto significa obter.

Em vez de ter como foco o que havia deixado para trás, Paulo prosseguia para obter “[o] prêmio da soberana vocação de Deus” (Filipenses 3:14), que é a vida eterna. Complete o princípio a seguir com base no que podemos aprender com o exemplo de Paulo: Se nós , então poderemos conhecê-Lo e obter a vida eterna.

O Presidente Gordon B. Hinckley contou sobre a ocasião em que conheceu um oficial da marinha que havia ido aos Estados Unidos para receber treinamento avançado e que havia se filiado à Igreja nesse período. Pense sobre o que esse jovem estava disposto a abandonar para seguir Jesus Cristo.

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“Ele foi apresentado a mim pouco antes de voltar a seu país. (…) Eu disse: ‘O seu povo não é cristão. O que acontecerá quando você voltar para casa como cristão e, ainda por cima, um cristão mórmon?’

O rosto do oficial mostrou sinais de preocupação, e ele respondeu: ‘Minha família vai se decepcionar. Pode ser que me expulsem de casa e me considerem morto. Quanto ao meu futuro e a minha carreira, todas as portas poderão estar fechadas’.

Perguntei: ‘Está disposto a pagar um preço tão alto pelo evangelho?’

Os olhos escuros, marejados de lágrimas, brilharam-lhe no belo rosto moreno ao responder: ‘É verdadeiro, não é?’

Envergonhado por ter feito a pergunta, respondi: ‘Sim, é verdadeiro’.

Ao que o oficial respondeu: ‘Então o que mais importa?’” (“É Verdadeiro, Não É?”, A Liahona, outubro de 1993, pp. 3–4).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. O que você (ou alguém que você conhece) abandonou para seguir ao Salvador?

    2. Por que os prêmios de conhecer Jesus Cristo e progredir rumo à vida eterna valem os sacrifícios que fez?

  1. Pondere se há algo que precisa abandonar para seguir Jesus Cristo mais plenamente. Em uma folha de papel separada, escreva uma meta para abandonar isso. Coloque o papel em um local visível durante as próximas semanas. No diário de estudo das escrituras, escreva Completei o exercício 4.

Em Filipenses 3:15–21, lemos a advertência de Paulo sobre a destruição que adviria sobre aqueles cujo único foco são os prazeres terrenos. Ele também ensinou que Jesus Cristo transformará nosso corpo físico imperfeito em um corpo imortal como o Seu.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Filipenses 1–3 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: