Biblioteca
Unidade 5, Dia 3 Mateus 21:17–22:14


Unidade 5: Dia 3

Mateus 21:17–22:14

Introdução

Após passar a noite em Betânia, Jesus voltou ao templo. No caminho, Ele amaldiçoou uma figueira. Os líderes dos judeus foram até Ele no templo e questionaram Sua autoridade. Jesus os reprovou e ensinou-lhes várias parábolas que ilustram as consequências de rejeitar ou aceitar a Ele e a Seu evangelho.

Mateus 21:17-32

Jesus amaldiçoa uma figueira e reprova os líderes judeus

Às vezes, uma comida, algumas formas de entretenimento, alguns produtos e até mesmo a vida de algumas pessoas não são tão boas quanto parecem ser.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que descobriu que algo não era tão bom quanto parecia ser.

Mateus 21 contém um relato de uma ocasião em que Jesus encontrou algo que não era tão bom quanto parecia ser. Ao continuar a estudar este capítulo, identifique princípios que possam levá-lo a viver mais retamente.

Após Jesus fazer Sua entrada triunfal em Jerusalém e purificar o templo, Ele passou a noite em Betânia, um pequeno vilarejo perto de Jerusalém. Leia Mateus 21:18–22 e identifique o que o Salvador fez no outro dia, enquanto viajava de Betânia de volta para o templo em Jerusalém.

Imagem
ramo de figueira com folhas

As folhas em um ramo de figueira normalmente indicam que a árvore tem frutos. Na primavera (quando o Salvador encontrou a figueira que não tinha frutos), as figueiras normalmente produzem os primeiros frutos. Caso isso não aconteça, significa que ela não produzirá frutos o ano todo. A árvore descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore que estava produzindo frutos, mas não tinha fruto algum.

Uma razão para o Salvador ter amaldiçoado a figueira era a de ensinar aos discípulos sobre a hipocrisia e a corrupção religiosa dos líderes judeus. Muitos desses líderes davam a impressão de seguir a Deus, mas não produziam frutos reais, ou obras de retidão. Eles eram hipócritas.

“A palavra hipócrita é traduzida da palavra grega que significa ‘ator’ e refere-se a alguém que finge, exagera ou é enganosamente inconsistente com seus atos. O Senhor denunciou [aqueles que eram falsos] em sua observância [aos mandamentos] e arrogantes e insinceros em seu coração” (ver New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 68).

Em Mateus 21:23–27 lemos que alguns desses líderes judeus aproximaram-se de Jesus no templo e perguntaram com que autoridade Ele havia feito Sua entrada triunfal em Jerusalém e purificado o templo. O Salvador respondeu perguntando-lhes se o batismo (ou o ministério) de João Batista tinha sido designado por Deus ou pelo homem. Esses líderes não podiam responder à pergunta do Salvador por medo de se condenarem ou ofenderem as pessoas que aceitavam João como profeta. O Salvador disse que não responderia à pergunta deles se eles não respondessem à Sua, e então, contou-lhes três parábolas que ilustram as ações dos líderes corruptos judeus.

A primeira parábola descreve as diferentes maneiras que dois filhos responderam a seu pai. Leia Mateus 21:28–30 e identifique qual dos filhos era mais semelhante à figueira e aos líderes judeus.

Leia Mateus 21:31–32 e identifique o que o Salvador ensinou sobre os líderes judeus corruptos, por meio dessa parábola. (Para ajudá-lo a entender melhor, os publicanos eram coletores de impostos e as meretrizes eram prostitutas. Os líderes judeus desprezavam esses dois grupos de pessoas por considerá-los pecadores.)

Como os publicanos e as meretrizes que acreditaram em João Batista eram como o primeiro filho na parábola?

Aprendemos com essa parábola que para entrar no reino de Deus, devemos obedecer ao Pai Celestial e nos arrepender de nossos pecados, em vez de somente dizer ou fingir que O obedecemos.

  1. Leia as situações a seguir e depois responda às duas perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    Um rapaz sempre diz a seus pais que vai às atividades da Igreja quando, na verdade, vai à casa de um amigo. Quando está na presença dos professores e líderes da Igreja, ele fala e age como se guardasse os mandamentos do Pai Celestial, mas longe desse ambiente, ele está quebrando muitos mandamentos de modo consciente.

    Uma moça fofoca com as amigas sobre várias garotas de sua escola, mas finge ser amiga delas quando estão por perto. Ela frequenta a Igreja e toma o sacramento regularmente, mas durante as reuniões ela em geral envia mensagens de texto, criticando as pessoas ao seu redor.

    1. O que você diria a esses jovens para ajudá-los a mudar seu comportamento?

    2. Além dos exemplos nessas situações, de que outras maneiras podemos ser tentados a fingir obedecer ao Pai Celestial em vez de obedecer-Lhe de verdade?

Ao continuar a estudar Mateus 21, identifique o que pode fazer para evitar ser como a figueira que não produzia frutos.

Mateus 21:33–22:14

Jesus ensina as parábolas dos lavradores iníquos e das bodas do filho do rei

Imagem
cacho na vide

Leia Mateus 21:33–41 e complete o seguinte quadro com o que acha que representa os últimos três símbolos. Pode ser útil saber que os lavradores são aqueles que cuidam da vinha e a protegem e que são responsáveis por verificar se a vinha produz frutos. (Ao terminar, compare suas respostas com as que se encontram no final da lição.)

A Parábola dos Lavradores Iníquos

(Mateus 21:33–41)

Símbolo

Significado

Dono da Vinha

Pai Celestial

Lavradores

Servos

O filho do dono da vinha

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, resuma o que acha que Jesus queria demonstrar com essa parábola.

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, fez o seguinte comentário sobre a parábola dos lavradores iníquos:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“As interações [de Deus] com os homens desde a criação de Adão até a Segunda Vinda do Filho do Homem estão resumidas na Parábola dos Lavradores Iníquos.

Deus é o dono da vinha, Sua vinha é o mundo e seus habitantes; e os lavradores trabalhando na vinha são os mestres espirituais das pessoas. Aqueles que são apedrejados, açoitados, perseguidos e mortos são os profetas e videntes enviados para ministrar entre os homens; e o Filho e Herdeiro, expulso da vinha e morto por incitação dos lavradores iníquos, logicamente, é Jesus” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário sobre o Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, pp. 593–594).

Por meio dessa parábola Jesus Cristo estava demonstrando que, ao longo dos séculos, alguns líderes israelitas rejeitaram os profetas de Deus e que Ele sabia que os atuais líderes judeus pretendiam matá-Lo.

Leia Mateus 21:43 e identifique a quem seria dado o reino de Deus (significando a Igreja de Jesus Cristo e as bênçãos do evangelho) depois de os líderes judeus o terem rejeitado.

A Tradução de Joseph Smith de Mateus 21:53 (no Guia para Estudo das Escrituras) identifica “os gentios” como a nação a quem o reino de Deus seria dado. “Às vezes, [a palavra gentios] serve para designar pessoas não pertencentes à linhagem de Israel; outras, para referir-se a povos não judeus e às vezes, ainda, a nações que não possuíam o evangelho, embora existindo nelas pessoas de sangue israelita” (Guia para Estudo das Escrituras, “Gentios”, scriptures.LDS.org). A transferência do reino para os gentios começou quando o evangelho foi levado a eles pela primeira vez pelos apóstolos, depois da Ressurreição do Salvador. Isso continuou nos últimos dias com a Restauração do evangelho por meio do Profeta Joseph Smith, que morava em uma nação gentia.

Como membros da Igreja de Jesus Cristo estamos entre aqueles a quem foi dado o reino de Deus. Assim, de acordo com os ensinamentos do Salvador em Mateus 21:43, como membros da Igreja de Jesus Cristo, somos responsáveis por produzir frutos de retidão.

  1. No diário de estudo das escrituras, desenhe uma figueira com frutos. Identifique cada fruto com palavras que descrevam coisas justas que podemos fazer como membros da Igreja de Jesus Cristo. Pondere sobre por que é importante produzir esse tipo de fruto. Depois, escreva sobre uma ocasião em que viu um membro da Igreja produzir um desses frutos de modo sincero.

Mateus 21:45–46 descreve como os principais dos sacerdotes e os fariseus ficaram zangados ao perceberem que os lavradores iníquos na parábola eram uma representação deles. Entretanto, abstiveram-se de colocar as mãos no Salvador porque temiam a reação do povo se fizessem isso.

Em Mateus 22:1–10 lemos que Jesus Cristo contou uma parábola em que comparou as bênçãos do evangelho a um banquete de casamento que um rei deu a seu filho. As pessoas que foram convidadas primeiramente para o banquete (que representavam muitos dos judeus, inclusive os líderes) recusaram-se a ir. Aqueles que foram convidados depois (que representavam os gentios) aceitaram o convite e aproveitaram o banquete.

Leia Mateus 22:11–14 e identifique o que aconteceu no banquete.

Por que esse convidado foi expulso do banquete?

O rei tinha cumprido um antigo costume, dando aos convidados roupas limpas e apropriadas para usar no casamento. Entretanto, esse homem preferiu não usar as roupas que o rei providenciara. Nas escrituras, vestes e mantos limpos com frequência simbolizam a retidão e a pureza daqueles que se purificaram por meio da Expiação de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 27:19).

A Tradução de Joseph Smith de Mateus 22:14 acrescenta que nem todos os presentes no banquete estarão usando as vestimentas para o casamento. Em outras palavras, nem todos aqueles que reconhecem o Salvador e aceitam o convite para fazer parte do reino estarão preparados e dignos de habitar para sempre com Ele e com o Pai Celestial. Essa parábola se relaciona às pessoas que ainda não se filiaram à Igreja — o reino de Deus na Terra — e às pessoas que se filiaram à Igreja, mas, não se prepararam adequadamente para viver eternamente com Deus.

Pondere sobre o que está fazendo atualmente para aceitar o convite do Pai Celestial de receber todas as bênçãos do evangelho. Aplicar o que aprendeu nesta lição pode ajudá-lo a se preparar para receber todas essas bênçãos.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Mateus 21:17–22:14 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor:

  • Respostas do quadro “A Parábola dos Lavradores Iníquos”: Os lavradores representam os líderes israelitas corruptos, os servos representam os profetas de Deus e o filho do dono da vinha representa Jesus Cristo.