Biblioteca
Unidade 19, Dia 4: Atos 18–19


Unidade 19: Dia 4

Atos 18–19

Introdução

Paulo foi rejeitado por muitos judeus em Corinto, mas teve sucesso entre os gentios. Em Éfeso, Áquila e Priscila, um casal fiel, ensinaram Apolo, um judeu de Alexandria, e o ajudaram a entender o caminho de Deus. Paulo pregou a respeito do Espírito Santo, realizou milagres e escapou de uma turba no teatro de Éfeso.

Atos 18:1–17

Paulo prega em Corinto

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são algumas maneiras de participar da obra do Senhor?

    2. Que dificuldade você já vivenciou ao tentar fazer a obra do Senhor?

Ao estudar Atos 18, identifique um princípio que pode ajudá-lo ao tentar fazer a obra do Senhor.

Em Atos 18:1–5, lemos que Paulo saiu de Atenas e viajou para Corinto, onde ensinou em uma sinagoga. Leia Atos 18:6 e identifique as dificuldades que Paulo teve ao ensinar os judeus em Corinto sobre Jesus Cristo.

O que Paulo planejou fazer porque os judeus na sinagoga rejeitaram sua mensagem?

Leia Atos 18:7–10 e descubra o que aconteceu que pode ter encorajado Paulo. Marque, no versículo 10, o que o Senhor prometeu a Paulo se ele continuasse a pregar o evangelho em Corinto.

Um princípio que podemos aprender com esses versículos é que, se vivermos em retidão, o Senhor estará conosco ao realizarmos Sua obra. Anote esse princípio à margem de suas escrituras, ao lado de Atos 18:9–10.

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

O Presidente Thomas S. Monson deu o seguinte incentivo: “Alguns de vocês podem ser tímidos por natureza ou considerar-se inadequados para aceitar um chamado. Lembrem-se de que esta obra não é apenas sua ou minha. É a obra do Senhor e, quando estamos a serviço do Senhor, temos o direito de receber Sua ajuda. Lembrem-se de que o Senhor molda a pessoa para que ela seja capaz de carregar o fardo que lhe foi colocado nas costas” (“Aprender, Fazer e Ser”, A Liahona, novembro de 2008, p. 62).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que é importante saber que o Senhor estará com você ao realizar Sua obra?

    2. Em que ocasião o Senhor esteve com você ao fazer Sua obra? Como você sabia que Ele estava ao seu lado?

Em Atos 18:11–17, lemos que Paulo continuou a pregar em Corinto por um ano e meio. Enquanto estava em Corinto, certos judeus tentaram levá-lo a julgamento pelo que ele estava ensinando, mas o procônsul recusou o caso, cumprindo assim a promessa que o Senhor fez a Paulo.

Atos 18:18–28

Áquila e Priscila ajudam Apolo a entender o caminho de Deus

Em Atos 18:18–23, lemos que um casal, Áquila e Priscila, acompanhou Paulo a Éfeso. Deixando o casal em Éfeso, Paulo viajou para a área de Jerusalém e norte da Antioquia, onde concluiu sua segunda viagem missionária. Essa viagem missionária durou três anos. Durante esse período, Paulo viajou aproximadamente 4.800 quilômetros.

Depois de algum tempo, Paulo saiu da Antioquia e começou sua terceira viagem missionária (ver Mapas da Bíblia, nº 13, “As Viagens Missionárias do Apóstolo Paulo”). Nessa viagem, ele viajou mais uma vez para as áreas onde havia estabelecido ramos da Igreja anteriormente, fortalecendo os discípulos.

Leia Atos 18:24–25 e descubra o que aconteceu em Éfeso depois que Paulo saiu de lá.

O que Apolo já entendia a respeito “[das] coisas do Senhor” (versículo 25)?

“Conhecendo somente o batismo de João” (versículo 25), Apolo não possuía um entendimento completo sobre Jesus Cristo e Sua missão. Leia Atos 18:26 e veja o que Áquila e Priscila fizeram quando ouviram os ensinamentos de Apolo.

A frase “e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus” (versículo 26) significa que Áquila e Priscila ensinaram a Apolo mais a respeito de Jesus Cristo e Seu evangelho, o que aumentou o conhecimento e a compreensão de Apolo.

Leia Atos 18:27–28 e procure uma evidência de que Áquila e Priscila ajudaram Apolo a entender o caminho do Senhor mais perfeitamente.

Atos 19:1–20

Paulo concede o dom do Espírito Santo e realiza milagres

Quando Paulo começou sua terceira viagem missionária, ele viajou pelas áreas da Galácia e da Frígia (ver Atos 18:23) e depois retornou a Éfeso. Leia Atos 19:2–6 e identifique como Paulo ajudou as pessoas em Éfeso a entender melhor o caminho do Senhor.

Imagem
ruínas gregas

Ruínas do teatro grego em Éfeso, onde o Apóstolo Paulo pregou

Que doutrina Paulo ajudou os discípulos em Éfeso a entender melhor?

Ao ler a declaração a seguir, que foi publicada sob a direção do Profeta Joseph Smith, identifique por que essas pessoas em Éfeso precisaram ser rebatizadas: “Parece (…) que alguns judeus sectários estavam batizando como João Batista, mas se esqueceram de informá-los de que, depois, um homem chamado Jesus Cristo batizaria com fogo e com o Espírito Santo. Isso mostrou a esses conversos que seu primeiro batismo não estava correto e, quando ouviram isso, foram batizados novamente de boa vontade, receberam a imposição de mãos e os dons de acordo com a promessa” (“Baptism”, Times and Season, 1 de setembro de 1842, p. 904).

Com isso aprendemos que, para que um batismo seja válido, ele deve ser realizado por um servo autorizado de Deus e que, a fim de que o batismo seja completo, a pessoa também deve receber o Espírito Santo.

Imagem
Profeta Joseph Smith

O Profeta Joseph Smith ensinou que o batismo deve ser acompanhado do “dom do Espírito Santo pela imposição de mãos”: “Vocês poderiam muito bem batizar um saco de areia no lugar de um homem, se isso não for feito tendo em vista a remissão de pecados e o recebimento do Espírito Santo. O batismo pela água é apenas metade do batismo e de nada serve sem a outra metade — ou seja, o batismo do Espírito Santo” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 95).

Em Atos 19:7–10, lemos que Paulo continuou a pregar em Éfeso por mais de dois anos. Leia Atos 19:11–12 e identifique os milagres que Deus realizou por intermédio de Paulo.

Uma doutrina que podemos aprender com esse relato é que uma das maneiras de Deus manifestar Seu poder é por meio de Seus servos autorizados.

Leia Atos 19:13–16 e descubra o que aconteceu quando alguns homens tentaram expulsar demônios como Paulo tinha feito.

Como os filhos de Ceva não tinham autoridade do sacerdócio para ministrar em nome de Jesus Cristo, o espírito maligno não reconheceu ou respeitou a autoridade deles embora clamassem representar o Salvador.

Leia Atos 19:17–20 e veja o que muitas pessoas fizeram depois que souberam do que aconteceu. O termo “artes mágicas”, citado no versículo 19, refere-se à feitiçaria e a outras práticas malignas.

Como essas pessoas demonstraram sua fé em Jesus Cristo?

Podemos aprender o seguinte princípio com esses versículos: Quando confessamos nossos pecados e abandonamos práticas malignas, mostramos nossa fé em Jesus Cristo.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Quais são alguns sacrifícios que uma pessoa talvez tenha de fazer a fim de abandonar um pecado que confessou?

Reflita se há algum pecado que o Senhor queira que você confesse e abandone. Decida agir de acordo com qualquer inspiração que sentir ao estudar esta lição.

Atos 19:21–41

Adoradores da falsa deusa Diana falam contra Paulo e causam agitação na cidade.

Em Atos 19:21–41, lemos que alguns comerciantes em Éfeso ganhavam a vida com a adoração à falsa deusa Diana. Como Paulo pregava contra a adoração de falsos deuses, os artífices que faziam ídolos de Diana fizeram com que o povo se voltasse contra Paulo. As pessoas pegaram dois dos companheiros de Paulo e reuniram-se no anfiteatro, que tinha capacidade para 24 mil espectadores. Paulo quis falar à multidão, mas foi persuadido por alguns discípulos e líderes do governo a não entrar no teatro. O escrivão da cidade acabou acalmando e dispersando a multidão. O fato de que Paulo e seus companheiros foram protegidos é um exemplo de que a obra de Deus vai continuar mesmo que haja protestos e perseguições iníquas.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Atos 18–19 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: