Biblioteca
Unidade 29, Dia 2: Tiago 4–5


Unidade 29: Dia 2

Tiago 4–5

Introdução

O Apóstolo Tiago aconselhou os santos a resistir ao diabo, aproximar-se de Deus e suportar as aflições pacientemente enquanto aguardam a Segunda Vinda do Salvador. Ele ensinou que os doentes deveriam chamar “os anciãos da Igreja” (Tiago 5:14) para administrar a eles. Tiago também ensinou sobre a importância de ajudar os pecadores a se arrependerem.

Tiago 4

Tiago aconselha os santos a se aproximarem de Deus e resistirem ao diabo

Pense em um membro da família ou amigo de quem você se sente próximo. Por que você se sente próximo dessa pessoa?

Como você se tornou próximo dessa pessoa?

Agora reflita sobre o quanto você se sente próximo de Deus. Como sua vida seria abençoada por ter um relacionamento mais forte com Deus?

Ao estudar Tiago 4, identifique as verdades que podem ajudar você a aumentar seu relacionamento com Deus.

Conforme registrado em Tiago 4:1–3, Tiago repreendeu os santos por ceder aos desejos mundanos. Leia Tiago 4:4 e identifique o tipo de amizade sobre o qual Tiago advertiu os santos. A palavra inimizade significa hostilidade ou ódio.

O conselho de Tiago no versículo 4 não significa que devemos evitar nos associar com pessoas que não são membros da Igreja. Em vez disso, devemos evitar aceitar as práticas e seguir os falsos ensinamentos, os padrões, as práticas e os desejos iníquos do mundo. Tiago ensinou que a amizade do mundo (coisas do mundo) nos faria inimigos de Deus.

Leia Tiago 4:6–8 e identifique o que Tiago aconselhou que os santos fizessem.

De acordo com o que você aprendeu com Tiago 4:8, complete o seguinte princípio: Ao nos aproximarmos de Deus, … Você pode marcar as palavras em Tiago 4:8 que ensinam esse princípio. Esse princípio é confirmado na revelação moderna (ver D&C 88:63).

  1. No diário de estudo das escrituras, faça uma lista do que você pode fazer para aproximar-se de Deus.

Uma maneira pela qual você pode se aproximar de Deus é seguir o conselho de Paulo de “[limpar] as mãos” e “[purificar] o coração” (Tiago 4:8). Conforme usado nas escrituras, as mãos podem representar nossas ações e o coração pode representar nossos desejos. Reflita sobre como ter mãos limpas e um coração puro pode ajudá-lo a aproximar-se de Deus.

Leia Tiago 4:9–12, 27 e identifique o conselho adicional que Tiago deu aos santos para ajudá-los a se aproximarem de Deus. A frase “converta-se o vosso riso em pranto”, no versículo 9, refere-se a sentir a tristeza segundo Deus pelo pecado.

De acordo com Tiago 4:17, o que Tiago ensina que é pecado?

Podemos aprender com Tiago 4:17 que, se sabemos fazer o bem, mas escolhemos não o fazer, cometemos pecado. Você pode marcar as palavras em Tiago 4:17 que ensinam essa verdade.

Por que você acha que é pecado conhecer as coisas boas que devemos fazer, mas escolher não fazê-las?

O Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, expôs sobre essa verdade: A palavra omissão nesse contexto refere-se aos bons atos que devemos fazer, mas negligenciamos ou deixamos de fazer.

Imagem
Presidente James E. Faust

“Sinto que alguns dos nossos maiores pecados são os pecados de omissão. Esses são alguns dos assuntos mais importantes da lei, que o Salvador disse que não deveríamos deixar de fazer (ver Mateus 23:23). Essas são as ações refletidas de cuidado, que deixamos de fazer e nos sentimos tão culpados por ter negligenciado.

Quando eu era um garotinho na fazenda durante o forte calor do verão, lembro que minha avó Mary Finlinson preparava refeições deliciosas no calor do fogão a lenha. Quando a caixa de lenha ao lado do fogão esvaziava, minha avó pegava a caixa sem fazer alarde, saía para enchê-la com lenha de cedro que ficava numa pilha lá fora e depois trazia a pesada caixa de volta para casa. Eu era tão insensível e interessado na conversa da cozinha que ficava lá, sentado, e deixava minha querida avó encher a caixa de lenha. Arrependi-me e me envergonhei [do pecado] de minha omissão a vida toda. Espero um dia pedir-lhe perdão” (“O Mais Importante da Lei: O Juízo, a Misericórdia e a Fé”, A Liahona, janeiro de 1998, p. 68).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são alguns exemplos de “pecados de omissão” que podem impedir que você se aproxime de Deus?

    2. Cite uma coisa que você vai fazer para aproximar-se de Deus. Comprometa-se a agir sobre quaisquer inspirações que receber que o ajudem a atingir essa meta.

Tiago 5

Tiago ensina os santos a suportar as aflições com paciência e instrui os doentes a chamar os anciãos.

Em Tiago 5:1–6, lemos que o Apóstolo Tiago condenou o rico que usou indevidamente sua riqueza e perseguiu o justo. Ele advertiu que a miséria e o julgamento o esperavam.

Leia Tiago 5:7–11 e identifique o que Tiago instruiu que os santos fizessem quando enfrentassem aflição enquanto esperavam pela Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Esses versículos mostram o relacionamento entre as provações e a paciência e como os fiéis, como Jó, reagem ao sofrimento e à adversidade. Observe em Tiago 5:10 quem os santos podem olhar para obter exemplos de pessoas que suportaram aflições com paciência.

Faça uma lista a partir das escrituras dos profetas que suportaram aflições com paciência.

Reflita sobre qual conselho você daria a um amigo que dissesse: “Sinto-me muito mal. Estou doente há mais de uma semana. Fui a um médico e tomei remédios, mas ainda não me sinto melhor. Não sei mais o que fazer”.

Leia Tiago 5:13–16 e identifique o que Tiago aconselhou que as pessoas que estavam doentes ou aflitas fizessem.

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Quando os élderes ungem uma pessoa enferma e selam a unção, abrem as janelas do céu para que o Senhor derrame a bênção que Ele deseja conceder à pessoa aflita” (“Curar os Enfermos”, A Liahona, maio de 2010, p. 48).

Imagem
moça doente recebendo uma bênção

Veja novamente Tiago 5:15. Além do poder do sacerdócio, o que mais Tiago disse que salvaria ou curaria o doente?

Uma verdade que podemos aprender em Tiago 5:14–16 é que, por meio da oração da fé e do poder do sacerdócio, o doente pode ser curado.

O Élder Oaks ensinou o seguinte sobre a oração da fé e o poder de cura do sacerdócio:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Ao exercermos o indubitável poder do sacerdócio de Deus tendo em mente Sua promessa de ouvir e responder a oração da fé, não podemos esquecer que a fé e o poder de cura do sacerdócio não podem produzir um resultado contrário à vontade Daquele a Quem o sacerdócio pertence. (…)

Mesmo exercendo Seu divino poder em uma situação em que haja suficiente fé para curar, os servos do Senhor não podem dar uma bênção do sacerdócio que faça uma pessoa ser curada se a cura não for a vontade do Senhor.

Como filhos de Deus, sabendo de Seu grande amor e de Seu conhecimento supremo do que é melhor para nosso bem-estar eterno, confiamos Nele. O primeiro princípio do evangelho é fé no Senhor Jesus Cristo, e fé significa confiança. Senti essa confiança em um discurso feito por um amigo meu no funeral de uma adolescente que morreu de uma doença grave. Ele proferiu estas palavras, que a princípio me surpreenderam e depois me edificaram: ‘Sei que foi da vontade do Senhor que ela morresse. Ela recebeu bons cuidados médicos. Recebeu bênçãos do sacerdócio. Seu nome foi colocado na lista de orações do templo. Ela foi o enfoque de centenas de orações para que sua saúde fosse restabelecida. E sei que havia suficiente fé em sua família para que ela fosse curada, a menos que fosse da vontade do Senhor levá-la de volta para casa nesta ocasião’. Senti essa mesma confiança nas palavras do pai de outra adolescente cuja vida foi levada por um câncer. Ele declarou: ‘Nossa família tem fé em Jesus Cristo, e essa fé não depende dos resultados’. Esses ensinamentos me soam como verdadeiros. Fazemos todo o possível para a cura de um ente querido e depois confiamos no Senhor para o resultado” (“Curar os Enfermos”, p. 50).

Como os ensinamentos do Élder Oaks o ajudam a entender o poder de cura do sacerdócio? Por que nossa fé e nossas orações precisam estar em harmonia com a vontade do Senhor? (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Oração”.)

  1. Imagine que um de seus amigos ou familiares está doente. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma carta para essa pessoa explicando-lhe o que você aprendeu sobre o poder de cura do sacerdócio. Certifique-se de explicar por que é importante que nossa fé em Jesus Cristo não dependa do resultado da bênção do sacerdócio. Inclua exemplos de pessoas que você conhece que foram abençoadas por meio de orações, da fé e do poder do sacerdócio.

Tiago também comparou a cura do doente ao perdão do pecado (ver Tiago 5:16).

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que a humildade e a fé são necessárias para que sejamos curados fisicamente e a mesma humildade e fé são necessárias para que recebamos o perdão: “Há (…) ocasiões sagradas em que os homens são privilegiados para ascender às alturas espirituais e obter a aprovação justificadora do Espírito por sua conduta e como consequência são perdoados de seus pecados. Tiago citou a ordenança da administração dos doentes como uma delas. A pessoa que pela fé, dedicação, retidão e dignidade pessoal se qualifica a ser curada também está em condições de receber do Espírito a aprovação de seu modo de vida, e seus pecados lhe são perdoados, e isso lhe é confirmado pela companhia do Espírito, que não seria possível se ela não fosse digna” (Mormon Doctrine [Doutrina Mórmon], 2ª ed., 1966, pp. 297–298).

Isso não significa, entretanto, que uma pessoa que não é curada quando recebe uma bênção do sacerdócio é indigna. Todas as bênçãos são dadas de acordo com o maior entendimento de Deus, e podemos sentir Seu amor e a paz do Espírito confirmando nossa dignidade.

Conforme registrado em Tiago 5:17–20, Tiago citou o Profeta Elias como um exemplo de alguém que usou o poder da oração fervorosa. Ele também aconselhou os santos a ajudar os pecadores a se arrependerem. Observe em Tiago 5:20 as bênçãos prometidas que recebem aqueles que “[converterem] do erro do seu caminho um pecador”.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Tiago 4–5 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: