Biblioteca
Unidade 26, Dia 3: 2 Tessalonicenses


Unidade 26: Dia 3

2 Tessalonicenses

Introdução

Pouco depois de escrever sua primeira epístola aos santos de Tessalônica, o Apóstolo Paulo escreveu-lhes uma segunda epístola em que explicou mais princípios sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele ensinou que o Salvador não voltaria até depois que houvesse uma apostasia. Paulo então pregou contra a ociosidade e aconselhou os santos a “não [se cansarem] de fazer o bem” (2 Tessalonicenses 3:13).

2 Tessalonicenses 1–2

Paulo incentiva os santos profetizando sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou: “Com admiração e incentivo a todos os que necessitam manter-se firmes nestes últimos dias, digo a todos e especialmente aos jovens da Igreja que, se ainda não foram, certamente um dia serão conclamados a defender sua fé ou talvez até a suportar alguma agressão pessoal simplesmente pelo fato de serem membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Esses momentos exigirão coragem e cortesia da sua parte” (“O Custo — e as Bênçãos — do Discipulado, A Liahona, maio de 2014, p. 6).

  1. No diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma experiência em que precisou defender sua fé ou suportar a oposição por ser membro da Igreja. Inclua o que você fez nessa situação. Se você nunca precisou defender sua fé ou sentiu oposição por ser membro da Igreja, escreva sobre como acha que reagiria se enfrentasse esse tipo de situação.

O Apóstolo Paulo escreveu uma segunda carta aos santos de Tessalônica e abordou vários temas, incluindo a perseguição que os santos enfrentavam. Ao estudar 2 Tessalonicenses 1, identifique um princípio que pode ajudá-lo a suportar a oposição e as tribulações que talvez você enfrente como membro da Igreja.

Leia 2 Tessalonicenses 1:3–5 e identifique por que Paulo elogiou os santos de Tessalônica.

Você pode marcar o versículo 5 ou anotar a recompensa que os santos receberiam por suportar a perseguição e as tribulações com “paciência e fé” (2 Tessalonicenses 1:4).

Aprendemos em 2 Tessalonicenses 1:3–5 que, se suportarmos fielmente a oposição e as tribulações com paciência e fé, poderemos ser considerados dignos do reino de Deus.

Pense sobre o que significa suportar as provações com paciência. Por que precisamos de fé e paciência para suportar a oposição ou as tribulações?

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

Leia a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, e marque o que significa suportar as provações com paciência: “A paciência não é resignação passiva nem deixar de agir por temor. A paciência significa esperar ativamente e perseverar. Significa permanecer em algo e fazer todo o possível: trabalhar, esperar e exercer fé; suportar as dificuldades com coragem, mesmo que os desejos de nosso coração demorem a ser cumpridos. A paciência não é apenas suportar, mas suportar bem!” (“Prosseguir com Paciência”, A Liahona, maio de 2010, p. 57.)

  1. Pense em alguém que conhece pessoalmente, ou das escrituras, que suportou fielmente e com paciência perseguições e tribulações. No diário de estudo das escrituras, escreva por que o exemplo dessa pessoa é significativo para você.

Pense sobre a oposição e as tribulações que você talvez esteja enfrentando e decida como pode suportar esses desafios com paciência e fé. Você pode orar por orientação.

Paulo profetizou a respeito da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Leia 2 Tessalonicenses 1:6–10 e identifique as palavras e frases que Paulo usou para descrever a Segunda Vinda. Ao ler, observe como a experiência dos justos será diferente da experiência dos iníquos quando o Senhor voltar.

Uma verdade que podemos aprender com esses versículos é que, na Segunda Vinda de Jesus Cristo, os justos descansarão e os iníquos serão destruídos.

Do que acha que os justos descansarão?

Como essa doutrina pode consolar aqueles que atualmente estão enfrentando dificuldades devido a seu compromisso com Jesus Cristo?

Você já quis saber quando a Segunda Vinda de Jesus Cristo vai acontecer? 2 Tessalonicenses 2:2 sugere que os santos em Tessalônica poderiam ter pensado que a Segunda Vinda do Senhor estava para acontecer ou já havia acontecido. Paulo estava preocupado que eles tivessem sido enganados.

Leia 2 Tessalonicenses 2:1–3 e veja o que Paulo disse que aconteceria antes da Segunda Vinda. No versículo 3, a frase “aquele dia” refere-se à Segunda Vinda e a palavra “apostasia” significa o afastamento da verdade. (Observe que 2 Tessalonicenses 2:1–3 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente a fim de localizá-la com facilidade no futuro.)

Aprendemos em 2 Tessalonicenses 2:1–3 que, antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo, ocorreria a apostasia.

Nesses versículos, Paulo sugeriu que os membros da Igreja de sua época deveriam se preocupar mais com a apostasia, que já havia começado entre eles, do que quando o Senhor viria. A explicação a seguir pode ajudá-lo a entender a Grande Apostasia, que ocorreu pouco depois da morte de Paulo e de outros apóstolos. Paulo sabia que essa apostasia aconteceria antes da Segunda Vinda do Senhor.

“Depois da morte de Jesus Cristo, pessoas iníquas perseguiram os apóstolos e os membros da Igreja e mataram muitos deles. Com a morte dos apóstolos, as chaves do sacerdócio e a autoridade do sacerdócio foram tiradas da Terra. Os apóstolos conservavam as doutrinas do evangelho puras, mantinham a ordem e determinavam qual era o padrão de dignidade para os membros da Igreja. Sem os apóstolos, ao longo do tempo as doutrinas foram corrompidas, e mudanças não autorizadas foram feitas na organização da Igreja e nas ordenanças do sacerdócio, como o batismo e o modo de conferir o dom do Espírito Santo.

Sem revelação e autoridade do sacerdócio, as pessoas se baseavam na sabedoria humana para interpretar as escrituras e os princípios e ordenanças do evangelho de Jesus Cristo. Ideias falsas foram ensinadas como se fossem verdade. Perdeu-se grande parte do conhecimento sobre o verdadeiro caráter e natureza de Deus, o Pai, de Seu Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo. As doutrinas da fé em Jesus Cristo, arrependimento, batismo e o dom do Espírito Santo foram distorcidas ou esquecidas. A autoridade do sacerdócio dada aos apóstolos de Cristo já não estava mais presente à Terra. Essa apostasia acabou levando ao surgimento de muitas igrejas” (Pregar Meu Evangelho: Guia para o Serviço Missionário, 2004, p. 35).

Pense no que aprendeu sobre a apostasia e pondere por que foi necessário que o evangelho de Jesus Cristo e Sua Igreja fossem restaurados antes da vinda do Senhor.

O “homem do pecado”, mencionado em 2 Tessalonicenses 2:3, refere-se a Satanás. A Restauração do evangelho, inclusive o surgimento do Livro de Mórmon, expôs as mentiras de Satanás e de seus seguidores.

Lemos em 2 Tessalonicenses 2:4–17 que Paulo profetizou que o Senhor permitiria que Satanás enganasse os habitantes da Terra até a Segunda Vinda [ver Tradução de Joseph Smith, 2 Tessalonicenses 2:7–9 (no apêndice da Bíblia)]. Paulo incentivou os santos a “[estarem] firmes” nas verdades que ele havia ensinado (2 Tessalonicenses 2:15).

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — 2 Tessalonicenses 2:1–3

  1. Usando os auxílios para o estudo das escrituras (como as notas de rodapé, o Guia para Estudo das Escrituras ou os Tópicos do Evangelho), encontre outra escritura que ensine sobre a Apostasia. Você pode escrever essa referência em suas escrituras ou anotá-la ao lado de 2 Tessalonicenses 2:1–3. No diário de estudo das escrituras, escreva como usaria esses versículos para explicar as doutrinas básicas referentes à Apostasia e à Restauração a alguém que não seja membro da Igreja.

2 Tessalonicenses 3

Paulo adverte aqueles que não seguem o conselho do Senhor e prega sobre autossuficiência

Na época que Paulo escreveu a segunda epístola aos Tessalonicenses, alguns membros da Igreja eram ociosos, ou preguiçosos, e não trabalhavam para se tornarem autossuficientes. Eles esperavam ser supridos com o trabalho das outras pessoas.

Que problemas podem ter surgido por causa dessa situação?

De acordo com 2 Tessalonicenses 3:1–9, Paulo ordenou aos santos de Tessalônica que fossem fiéis e os advertiu sobre se associarem com aqueles que eram “[desordenados]” (versículo 6). Um significado da palavra desordenadamente é indisciplinado e, no contexto de 2 Tessalonicenses 3, significa ser preguiçoso ou ocioso. Os membros da Igreja que estavam sendo desordenados eram aqueles que eram capazes de trabalhar para prover para si mesmos, mas se recusavam a fazer isso. Paulo salientou que ele e seus companheiros haviam dado exemplo de autossuficiência trabalhando para proverem para si mesmos.

Leia 2 Tessalonicenses 3:10–13 e identifique o que Paulo instruiu os santos a fazerem com relação àqueles que se recusavam a trabalhar.

Paulo também aconselhou os santos a “não [se cansarem] de fazer o bem” (2 Tessalonicenses 3:13). Ele os estava instruindo a se aperfeiçoarem em todas as áreas e a ajudarem outras pessoas (ver também D&C 64:33).

Aprendemos com as instruções de Paulo que somos ordenados a nos empenharmos em sermos autossuficientes e a ajudar outras pessoas.

Leia a seguinte declaração e identifique o que significa ser autossuficiente:

“Uma das bênçãos do trabalho é o desenvolvimento da autossuficiência. Quando somos autossuficientes, usamos as bênçãos e habilidades que Deus nos deu para cuidar de nós mesmos e de nossa família e para encontrar soluções para nossos próprios problemas. A autossuficiência não significa que precisamos ser capazes de fazer todas as coisas sozinhos. Para ser verdadeiramente autossuficientes, precisamos aprender a trabalhar com outras pessoas e voltar-nos ao Senhor para pedir-Lhe ajuda e forças.

Lembre-se de que Deus tem um grande trabalho para você fazer. Ele vai abençoá-lo em seu empenho de realizar esse trabalho” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 41).

Pense em algo que pode fazer para se tornar mais autossuficiente agora e no futuro. Estabeleça uma meta e busque a ajuda do Senhor para alcançar essa meta.

Conforme registrado em 2 Tessalonicenses 3:14–18, Paulo concluiu sua epístola incentivando os santos a ajudarem aqueles que estavam ociosos a se tornarem mais autossuficientes “não [se misturando] com” eles, ou desviando-se deles (versículo 14). Entretanto, ele incentivou os santos a não tratar os ociosos como inimigos, mas como irmãos e irmãs no evangelho.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei 2 Tessalonicenses e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: