Biblioteca
Unidade 9, Dia 2: Lucas 1


Unidade 9: Dia 2

Lucas 1

Introdução

O anjo Gabriel apareceu a Zacarias e anunciou que Zacarias e a esposa, Isabel, teriam um filho a quem chamariam de João. Seis meses mais tarde, o mesmo anjo apareceu a Maria e anunciou que ela seria a mãe do Filho de Deus. Maria visitou Isabel e elas se regozijaram com a vinda do Salvador. Três meses depois, Isabel deu à luz a João, que seria conhecido como João Batista.

Lucas 1:1–4

Lucas explica as razões pelas quais escreveu seu evangelho

Você consegue reconhecer o acontecimento mostrado em cada uma das gravuras? Abaixo de cada gravura, escreva uma descrição do acontecimento.

Imagem
José e Maria a Caminho de Belém
Imagem
Um Anjo Aparece aos Pastores
Imagem
Simeão Reverencia o Menino Jesus
Imagem
Cristo no Templo

Cristo no Templo, de Heinrich Hofmann, cortesia de C. Harrison Conroy Co., Inc.

Imagem
O Bom Samaritano
Imagem
Maria e Marta
Imagem
Os Dez Leprosos

Elas representam alguns dos acontecimentos e ensinamentos do ministério mortal do Salvador que foram registrados por Lucas, mas não estão nos livros de Mateus, Marcos e João.

Lucas começou seu evangelho dirigindo-se a alguém chamado Teófilo (ver Lucas 1:3) e explicou suas razões para escrever. Teófilo significa “amigo de Deus” (Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Theophilus”).

Leia Lucas 1:1–4 e identifique as razões de Lucas para escrever seu evangelho.

Com base em Lucas 1:4, o que o estudo do evangelho de Lucas pode fazer por você?

Ao estudar o evangelho de Lucas, você pode vir a “[conhecer] a certeza” (Lucas 1:4) das verdades que aprendeu sobre Jesus Cristo.

Lucas 1:5–25

O anjo Gabriel anuncia o nascimento de João a Zacarias e Isabel fica grávida

Por quanto tempo você acha que consegue segurar a respiração? Marque 10 a 30 segundos no cronômetro e comece quando segurar a respiração ou você pode olhar para o ponteiro de segundos em um relógio. Se possível, segure a respiração até o cronômetro tocar ou o tempo acabar.

No que você estava pensando durante os últimos segundos antes de o cronômetro tocar e o tempo acabar? Como segurar a respiração pode ser semelhante à ansiedade sentida ao esperar que as palavras de Deus sejam cumpridas?

Pense sobre uma bênção ou resposta de Deus pela qual você está esperando. Ao estudar Lucas 1, identifique verdades que podem ajudá-lo quando estiver esperando que as palavras de Deus sejam cumpridas em sua vida.

Leia Lucas 1:5–7 e identifique que bênçãos Zacarias e Isabel esperaram durante a maior parte da vida deles.

O que podemos aprender sobre Zacarias e Isabel nesses versículos?

Zacarias e Isabel eram descendentes de Aarão, de quem todos os sacerdotes e sumos sacerdotes de Israel eram escolhidos. Isso significa que João era um herdeiro natural do Sacerdócio Aarônico e da liderança. O Profeta Joseph Smith disse: “Zacarias era um sacerdote de Deus e oficiava no templo, e João era um sacerdote assim como seu pai e possuía as chaves da Sacerdócio Aarônico” (History of the Church [História da Igreja], vol. V, p. 257).

Lucas 1:8–10 relata que Zacarias foi nomeado para oferecer incenso no templo de Jerusalém. Essa era uma honra para um sacerdote apenas uma vez na vida.

Leia Lucas 1:11–13 e procure o que aconteceu enquanto Zacarias estava no templo.

Observe, no versículo 13, que o anjo disse: “tua oração foi ouvida”. Zacarias e Isabel haviam orado provavelmente por muitos anos para ter um filho. Você pode marcar essa frase em suas escrituras.

Como Zacarias pode ter se sentido quando ouviu que ele e Isabel teriam um filho mesmo sendo eles “avançados em idade” (Lucas 1:7)?

Lucas 1:14–17 relata que o anjo Gabriel disse a Zacarias que ele e Isabel “teriam prazer e alegria” (ver Lucas 1:14) e que o filho deles prepararia muitas pessoas para o Senhor.

Leia Lucas 1:18–20 e identifique como Zacarias reagiu à mensagem de Gabriel. O Profeta Joseph Smith ensinou que Gabriel era Noé e “ele é o próximo em autoridade no sacerdócio depois de Adão” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 109).

Observe o que aconteceu a Zacarias por ter duvidado das palavras do anjo. Você pode marcar no versículo 20 o que o anjo disse sobre as palavras — a mensagem — que ele transmitira a Zacarias.

Uma verdade que aprendemos com o anjo Gabriel é que as palavras que o Senhor fala por meio de Seus servos serão cumpridas a Seu tempo. “A seu tempo” significa de acordo com o tempo do Senhor.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como o fato de saber que as palavras do Senhor serão cumpridas a Seu tempo afeta a maneira como reagimos às promessas do Senhor?

    2. Como essa verdade pode ajudar alguém que espera que uma promessa divina se cumpra?

Em Lucas 1:21–24 aprendemos que quando Zacarias saiu do templo, ele não podia falar. Algum tempo depois Isabel ficou grávida como o anjo prometera.

Leia as palavras de Isabel em Lucas 1:25 e pense como Isabel pode ter se sentido ao preparar-se para ter um filho. A declaração dela de que o Senhor iria “destruir o meu opróbrio entre os homens” refere-se à vergonha que ela havia passado por não ter filhos. Naquela época e cultura, ter um filho era algo altamente estimado, e não poder ter filhos trazia desrespeito e um sentimento de inferioridade.

Lucas 1:26–38

O anjo Gabriel anuncia a Maria o futuro nascimento de Jesus

Em Lucas 1:26–27 aprendemos que no sexto mês de gravidez de Isabel, o anjo Gabriel foi mandado a Maria, uma virgem em Nazaré.

Leia Lucas 1:28–33 e identifique as frases que podem ter ajudado Maria a entender a importância da tarefa que Deus estava dando a ela. Se desejar, marque o que encontrar. Jesus é “a forma grega do nome Josué, ‘Deus é ajuda’” (Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Jesus”).

Observe que o título “filho do Altíssimo” (Lucas 1:32) refere-se à doutrina de que Jesus Cristo é o Filho de Deus o Pai.

Leia Lucas 1:34 e identifique a pergunta de Maria. A declaração dela “não conheço homem algum” significa que ela era virgem.

Leia Lucas 1:35–37 e identifique a resposta do anjo à pergunta de Maria.

Não sabemos, além dos relatos das escrituras, como o milagre da concepção de Jesus Cristo aconteceu; sabemos apenas que foi miraculoso e que a criança que nasceria seria o Filho de Deus.

Observe em Lucas 1:37 a verdade que o anjo declarou que ajuda a explicar o acontecimento miraculoso. Você pode marcar isso em suas escrituras.

Pondere algumas circunstâncias nas quais pode parecer difícil ou até impossível obedecer a certos mandamentos. Faça uma lista de três ou quatro exemplos no espaço fornecido:

  1. Reflita sobre a verdade de que para Deus nada é impossível. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: O que você acha que Maria ou Isabel poderiam dizer para dar-nos coragem se sentirmos que o que o Senhor pediu a nós é difícil ou impossível? Em seguida, escreva uma experiência que tenha fortalecido sua crença de que nada é impossível para Deus.

Leia Lucas 1:38 e identifique como Maria reagiu ao anjo.

Que evidência de que Maria acreditou nas palavras do anjo você vê nesse versículo?

Reflita sobre como a aceitação de Maria às palavras do anjo diferem da resposta de Zacarias ao anúncio do anjo no templo. Pondere sobre como podemos seguir o exemplo de Maria e Isabel ao acreditar que em nossa vida, nada que o Senhor nos peça será impossível com a ajuda Dele.

Lucas 1:39–56

Maria visita Isabel e elas testificam do Salvador

Imagem
Isabel e Maria

Isabel e Maria cumpriram papéis importantes que ajudaram a mudar o mundo. Leia Lucas 1:41–45 e identifique o testemunho de Isabel quando ela estava “cheia do Espírito Santo” (Lucas 1:41).

Devido ao testemunho que Isabel recebeu do Espírito Santo, o que ela já sabia sobre Maria?

Leia Lucas 1:46–49 e identifique como Maria louvou ao Senhor.

Observe, no versículo 49, que Maria disse que o Senhor havia feito “grandes coisas” por ela. Releia Lucas 1:34, 38, 45–46 e identifique o que Maria fez que permitiu que o Senhor fizesse “grandes coisas” por ela.

Assim como Zacarias, Isabel e Maria tiveram seu papel a desempenhar no plano divino, nós também temos papéis importantes designados pelo Senhor. Aprendemos com esse relato que, se nos esforçarmos fielmente para cumprir os papéis que o Senhor tem para nós, Ele pode fazer grandes coisas em nossa vida.

  1. Pense nos papéis que o Senhor quer que você cumpra em Seu plano e responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: O que aconteceria em sua vida se você reagisse como Maria às instruções do Senhor?

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

O Presidente Ezra Taft Benson testificou sobre as bênçãos de voltarmos nossa vida para o Senhor e fielmente nos esforçarmos para seguir Sua vontade: “Os homens e as mulheres que voltarem sua vida para Deus descobrirão que Ele pode fazer muito mais na vida deles do que eles próprios conseguiriam. Ele lhes ampliará a alegria, expandirá a visão, acelerará o raciocínio, fortalecerá os músculos, elevará o espírito, multiplicará as bênçãos, aumentará as oportunidades, consolará a alma, suscitará amigos e encherá a vida de paz. Todo aquele que perder a vida a serviço de Deus encontrará a vida eterna” (“Jesus Cristo — Dádivas e Expectativas”, A Liahona, dezembro de 1987, p. 3).

Lucas 1:57–80

O nascimento de João Batista

Lucas 1:57–80 explica que, depois que Isabel deu à luz, Zacarias escreveu que a criança deveria se chamar João. O nome João significa “Deus é misericordioso”. Nesse momento ele começou a falar e profetizou sobre a missão de Jesus Cristo e de João. Ao cumprirmos fielmente os papéis que recebemos de Deus, assim como Zacarias, Isabel e Maria fizeram, o Senhor também pode fazer coisas grandiosas por nós e por nosso intermédio. Pense em como você pode cumprir seus papéis no plano do Senhor.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o seguinte no final das designações de hoje:

    Estudei Lucas 1 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: