Biblioteca
Unidade 27, Dia 3: Filemom


Unidade 27: Dia 3

Filemom

Introdução

Nessa epístola o Apóstolo Paulo elogiou Filemom por sua fé, seu amor pelo Salvador e por seus companheiros membros da Igreja. Ele aconselhou Filemom a receber seu escravo fugitivo, Onésimo, de volta como irmão no evangelho.

Filemom

Paulo aconselha Filemom a receber seu escravo fugitivo, Onésimo, de volta como irmão no evangelho

  1. Como membros da Igreja, conhecemos novas pessoas com frequência. Imagine que alguém novo passa a frequentar sua ala ou seu ramo. No diário de estudo das escrituras, escreva sobre os desafios sociais que alguém pode sentir quando começa a frequentar a Igreja ou uma nova ala ou ramo. Se você começou a frequentar a Igreja ou se mudou para uma nova ala ou ramo nos últimos anos, descreva quaisquer desafios sociais que teve de enfrentar.

Pense em respostas para as seguintes perguntas: Como você trata os novos membros de sua ala ou seu ramo? Como você trata os membros da Igreja que se comportam de modo diferente, têm interesses diferentes ou pertencem a grupos sociais diferentes dos seus?

Ao estudar a epístola do Apóstolo Paulo a Filemom, identifique uma verdade que pode guiá-lo em suas inteirações com seus amigos membros da Igreja.

Durante a primeira vez que foi preso em Roma, em prisão domiciliar, Paulo escreveu a Filemom, que provavelmente era um converso grego. Conforme registrado em Filemom 1:1–3, Paulo começou sua epístola saudando Filemom e outras pessoas, inclusive a congregação que se reunia na casa de Filemom.

Leia Filemom 1:4–7 e identifique por que Paulo elogiou Filemom. Nesse contexto a palavra comunhão refere-se à participação e fraternidade (ver Filemom 1:6, nota de rodapé a).

Pode ajudar saber que, quando Paulo disse que “o coração dos santos [havia sido] reanimado” (Filemom 1:7), ele quis dizer que o coração deles havia recebido um novo ânimo devido a Filemom.

O propósito principal de Paulo ao escrever a Filemom era abordar uma situação envolvendo Filemom e seu servo, ou escravo, chamado Onésimo. Onésimo havia fugido e talvez tivesse roubado algo de Filemom (ver Filemom 1:18). A escravidão não era vista como algo ruim dentro da cultura judaica cristã do Novo Testamento e tinha o apoio da lei romana. As punições para escravos fugitivos incluíam apanhar severamente, receber uma marca na testa ou até mesmo a morte. Após fugir, Onésimo encontrou o Apóstolo Paulo.

Leia Filemom 1:8–12 e identifique o que Paulo implorou, ou pediu sinceramente, que Filemom fizesse. Observe que, no versículo 8, a palavra mandar significa ordenar e convém significa próprio ou adequado.

Se estivesse no lugar de Filemom, o que teria pensado ou sentido ao receber o pedido de Paulo?

Observe a frase “que gerei nas minhas prisões” (Filemom 1:10). Um significado do verbo gerar é dar vida a alguém. Enquanto Paulo estava na prisão, ele ajudou Onésimo a começar uma vida nova como seguidor de Jesus Cristo.

Conforme registrado em Filemom 1:13–14, Paulo queria que Onésimo continuasse com ele para que o ajudasse, mas Paulo não queria fazer isso sem o consentimento de Filemom.

Leia Filemom 1:15–16 e identifique como Paulo incentivou Filemom a rever seu relacionamento com o recém-converso Onésimo. Se desejar, marque ou anote o que encontrar.

Por que ver Onésimo como um “irmão amado” (Filemom 1:16) pode ter sido difícil para Filemom?

Uma verdade que aprendemos no versículo 16 é que somos irmãos e irmãs no evangelho.

Somos todos filhos espirituais do Pai Celestial (ver Hebreus 12:9) e, assim, somos todos irmãos. Além disso, por meio da ordenança do batismo e da confirmação, do exercício contínuo da fé em Jesus Cristo e do arrependimento constante, renascemos espiritualmente. Dessa maneira nos tornamos filhos e filhas de Jesus Cristo (ver Mosias 5:7) e, portanto, irmãos e irmãs na família do convênio. Independentemente de nosso gênero, de nossa cultura, idade, experiência ou posição social, somos iguais no reino de Deus.

Ao ler a declaração a seguir dada pelo Presidente Spencer W. Kimball, identifique maneiras como a verdade de que somos irmãos e irmãs no evangelho pode influenciar o modo como tratamos uns aos outros, principalmente os novos membros da Igreja:

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

“Tenho sido sempre elevado ao ler a pequena epístola de Paulo a Filemom; ela nos ensina um princípio e um espírito relacionado à irmandade no evangelho. (…)

Traz inspiração e alegria ver esse mesmo espírito de trabalho na Igreja, ver os santos abraçando, ajudando, socorrendo e orando por aqueles que entram diariamente no reino de nosso Senhor. Continuem a estender a mão uns aos outros — e às muitas pessoas que ainda entrarão para a Igreja. Façam-nos sentirem-se bem-vindos, recebam-nos com amor e amizade.

Infelizmente, tem havido alguns incidentes ocasionais em que alguns entre nós não têm feito isso. Há relatos de alguns que rejeitaram aqueles que o Senhor aceitou pelo batismo. Se o Senhor ‘não se envergonha de lhes chamar de irmãos’ (Hebreus 2:11), permitam-nos, portanto, (…) tomar nossos irmãos e irmãs pelas mãos e elevá-los em nossos círculos de cuidado e amor” (“Sempre uma Igreja de Conversos”, A Liahona, junho de 1976, p. 2).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Por que você acha que é importante entender que somos irmãos no evangelho?

    2. Quando viu alguém tratar outras pessoas como irmãos no evangelho? Quais são as boas consequências desse carinho e amor?

  2. Escreva uma carta para alguém de sua ala ou seu ramo que pode precisar se sentir amado e aceito. Você pode elogiar essa pessoa por seus dons e suas contribuições, e expressar sua estima para com ele como irmão no evangelho. Depois de escrever a carta, faça um resumo dela no diário de estudo das escrituras.

Em preparação para identificar outra verdade encontrada na epístola de Paulo a Filemom, pense em uma ocasião em que alguém o ofendeu ou o prejudicou.

Leia Filemom 1:17 e identifique o que Paulo aconselhou Filemom a fazer por Onésimo, seu escravo fugitivo.

Paulo estava pedindo a Filemom que recebesse bem Onésimo em sua casa, sem infligir-lhe as severas punições que os escravos fugitivos normalmente recebiam. Conforme demonstrado na orientação de Paulo a Filemom, aprendemos que os discípulos de Jesus Cristo concedem misericórdia e perdão às pessoas.

Por que às vezes é difícil conceder misericórdia e perdão às pessoas?

Observe que conceder misericórdia e perdão àqueles que o prejudicaram não significa necessariamente permitir que eles evitem as consequências de seus atos nem que nossa confiança neles será imediatamente restaurada. Em vez disso, significa que demonstramos compaixão e esquecemos qualquer ressentimento, raiva ou dor que ainda tenhamos. No devido tempo, também podemos permitir que aqueles que nos prejudicaram tenham nossa confiança novamente.

Leia Filemom 1:18–21 e identifique o que Paulo ofereceu fazer em nome de Onésimo.

Assim como Paulo intercedeu por Onésimo, Jesus Cristo intercederá por nós e defenderá nossa causa perante o Pai Celestial (ver D&C 45:3–5). Jesus Cristo também pagou a dívida espiritual que temos devido aos nossos pecados.

Como lembrar do que Jesus Cristo fez em nosso favor nos ajuda a conceder misericórdia e perdão às pessoas?

  1. Responda um ou mais dos seguintes grupos de perguntas no diário de estudo das escrituras (certifique-se de não escrever nada muito pessoal ou particular):

    1. Quando você, assim como Filemom, precisou conceder misericórdia e perdão a outra pessoa? Como você conseguiu conceder misericórdia e perdoar essa pessoa? Que bênçãos recebeu por isso?

    2. Quando você, assim como Onésimo, esperou receber misericórdia e perdão de outra pessoa? Como você buscou a misericórdia e o perdão dessa pessoa? Que bênçãos recebeu por fazer isso?

    3. Quando você, assim como Paulo, serviu como mediador entre alguém que estava buscando o perdão e a pessoa que precisava conceder perdão e misericórdia? Como você conseguiu ajudar o transgressor a receber perdão e a pessoa prejudicada a perdoar o transgressor?

Pense no que pode fazer para conceder misericórdia e perdão a outras pessoas. Ao buscar incluir, aceitar e conceder perdão a outras pessoas, o Senhor o ajudará em seu empenho.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Filemom e conclui esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: