Biblioteca
Unidade 21, Dia 1: Romanos 8–11


Unidade 21: Dia 1

Romanos 8–11

Introdução

O Apóstolo Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm aos que renascem espiritualmente e se submetem à vontade do Pai Celestial. Ele ensinou sobre a rejeição, por parte dos israelitas, do convênio feito por Deus com Abraão e sua posteridade. Paulo ensinou que o povo escolhido do Senhor é determinado não pela linhagem, mas pela fidelidade ao convênio, e falou sobre a pregação do evangelho aos gentios.

Romanos 8

Paulo descreve as bênçãos de se renascer espiritualmente

Você conhece alguém que tenha herdado algo importante ou valoroso de outra pessoa? Por exemplo, algo de grande valor que tenha sido passado de pai para filho.

Se pudesse receber uma herança de outra pessoa, o que você gostaria que fosse e por quê?

Pense nas bênçãos que você receberia se herdasse tudo o que o Pai Celestial possui. Ao estudar Romanos 8:1–18, identifique o que precisamos fazer para herdar tudo o que o Pai Celestial possui.

Leia Romanos 8:1, 5–7, 13 e identifique o que o Apóstolo Paulo ensinou a respeito de andar “segundo a carne”, ou entregar-se à tendência natural de pecar, e a respeito de se viver “segundo o Espírito”.

Nesses versículos, Paulo trata de duas atitudes opostas: ter “inclinação da carne” e ter “inclinação do Espírito” (Romanos 8:6). Ter inclinação da carne significa ter uma mente carnal e preocupar-se com os prazeres, as paixões e os apetites do corpo físico. O que você acha que significa ter inclinação do Espírito?

A expressão “[mortificar] as obras do corpo” (Romanos 8:13) significa subjugar ou dominar as fraquezas, as tentações e os pecados do corpo mortal (ver Romanos 8:13, nota de rodapé b; Mosias 3:19). Com esse versículo, aprendemos que, se seguirmos a influência do Espírito, podemos vencer a tendência de pecar.

Leia Romanos 8:14–17 e identifique a maneira como Paulo se referiu aos que são guiados pelo Espírito. A palavra filhos, no versículo 14, significa progênie e inclui filhas (ver D&C 25:1).

As escrituras nos chamam de “filhos de Deus” (Romanos 8:16) em mais de um sentido. Em primeiro lugar, cada ser humano é literalmente um amado filho espiritual do Pai Celestial. Em segundo lugar, renascemos como filhos de Deus por meio do relacionamento convenial com Jesus Cristo, ao nos arrependermos, sermos batizados e recebermos o Espírito Santo.

A adoção era comum no mundo romano, e os leitores de Paulo tinham familiaridade com esse conceito. Filhos legalmente adotados recebiam os mesmos direitos e privilégios que os filhos naturais. Portanto, quando recebemos “o Espírito de adoção” (Romanos 8:15) ao entrar no convênio do evangelho, tornamo-nos filhos de Deus e “co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8:17).

No Livro de Mórmon, o rei Benjamim também ensinou como podemos nos tornar “progênie de Cristo” (ver Mosias 5:5–10).

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou que Jesus Cristo “se torna nosso Pai” por “oferecer-nos a vida, vida eterna, por meio da Expiação que fez por nós”. Ele explica que “tornamo-nos filhos e filhas de Jesus Cristo por meio de nossos convênios de obediência a Ele” (ver Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. I, p. 32).

Leia Romanos 8:17 novamente. Um co-herdeiro é alguém que recebe uma porção da herança igual à dos outros herdeiros.

Se já somos filhos de Deus, o Pai, por que não recebemos automaticamente uma porção da herança igual à de Jesus Cristo? Por que é necessário que nos tornemos filhos e filhas de Jesus Cristo?

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “Somos todos herdeiros de nossos pais celestes. ‘Somos filhos de Deus’, ensinou o Apóstolo Paulo, ‘e, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo’ (Romanos 8:16–17). Isso significa, como nos é dito no Novo Testamento, que somos ‘herdeiros (…) da vida eterna’ (Tito 3:7), e que, se nos achegarmos ao Pai, vamos ‘[herdar] todas as coisas’ (Apocalipse 21:7) — tudo o que Ele tem — um conceito que nossa mente mortal mal consegue compreender. Mas pelo menos podemos compreender que nos será possível alcançar esse destino final na eternidade somente se seguirmos nosso Salvador Jesus Cristo, que ensinou que ‘ninguém vem ao Pai, senão por mim’ (João 14:6)” (“Seguidores de Cristo”, A Liahona, maio de 2013, pp. 98–99).

Com base apenas em nosso próprio mérito, não receberíamos nada, pois todos pecamos e estamos destituídos da glória de Deus (ver Romanos 3:23). Contudo, quando somos adotados por Jesus Cristo, nossas imperfeições são sobrepujadas por meio da Sua vida e da Sua Expiação perfeitas. Dessa forma, por meio de nossos convênios e de nossa obediência a Jesus Cristo nos tornamos co-herdeiros e “com Ele padecemos” (Romanos 8:17). Isso não quer dizer que sofreremos o que o Salvador sofreu para realizar Seu Sacrifício Expiatório. Em vez disso, sofremos com Ele ao segui-Lo e sacrificarmos coisas mundanas, obedecermos aos mandamentos e perseverarmos fielmente em meio à oposição.

Em Romanos 8:14–18, aprendemos que, se formos leais filhos do convênio de Deus, podemos nos tornar co-herdeiros com Jesus Cristo de tudo o que o Pai Celestial possui.

  1. Faça uma tabela com três colunas em seu diário de estudo das escrituras, nomeando a primeira coluna como Requisitos, a segundo como Oposição e a terceira como Herança. Em seguida, faça o seguinte:

    1. Na coluna “Requisitos”, escreva cinco mandamentos ou padrões que precisamos viver para sermos considerados leais filhos do convênio de Deus.

    2. Na coluna “Oposição”, coloque alguns exemplos de oposição que podemos encontrar ao nos esforçarmos para viver como leais filhos do convênio de Deus.

    3. Na coluna “Herança”, escreva várias das bênçãos que podemos herdar do Pai Celestial se nos esforçarmos para viver como leais filhos do convênio de Deus.

Agora, analise as listas que fez e compare as bênçãos de se tornar um co-herdeiro com Cristo aos requisitos e à oposição que encontrará. O que você diria se alguém lhe perguntasse se vale a pena ser fiel aos mandamentos de Deus?

Leia Romanos 8:18 e identifique o que Paulo ensinou a respeito do sacrifício que fazemos em comparação com a herança que receberemos do Pai Celestial.

Em Romanos 8:19–30, Paulo ensinou que o Espírito nos auxilia em nossas fraquezas e que Jesus Cristo foi chamado na vida pré-mortal para ser o Salvador dos filhos de Deus. (Em Romanos 8:29–30, a palavra predestinou significa preordenou ou chamou. Em Efésios, você estudará mais a fundo os ensinamentos de Paulo a respeito da preordenação.)

Leia Romanos 8:28, 31–39 e identifique as verdades que Paulo ensinou acerca do amor de Deus em relação à oposição, aos desafios e às tribulações da mortalidade. Você pode marcar as palavras e frases que são mais significativas para você.

A Tradução de Joseph Smith de Romanos 8:31 é: “Se Deus é por nós, quem prevalecerá contra nós [quem nos derrotará]?” [Tradução de Joseph Smith, Romanos 8:31 (em Romanos 8:31, nota de rodapé a).]

Algumas verdades que aprendemos nesses versículos são as seguintes: Se amamos a Deus, então todas as coisas contribuem juntamente para o nosso bem. Por meio de Jesus Cristo, podemos sobrepujar todos os desafios e todas as tribulações da mortalidade. Nada pode nos separar do amor de Deus, que se manifesta na Expiação de Jesus Cristo.

  1. Faça pelo menos uma das atividades a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Pense nos desafios e nas tribulações pelos quais você já passou, escolha duas frases de Romanos 8:28, 31–39 que chamem sua atenção e explique o porquê.

    2. Descreva de que maneira você sentiu o amor de Deus durante suas provações.

    3. Descreva algumas maneiras pelas quais você pode demonstrar seu amor por Deus. Faça uma meta para aplicar as coisas que escrever e confie na promessa de que todas as coisas contribuirão juntamente para seu bem.

Romanos 9–11

Paulo ensina sobre a rejeição, por parte dos israelitas, do convênio feito por Deus, e sobre a pregação do evangelho aos gentios

Em Romanos 9–11, o Apóstolo Paulo utiliza os termos Israel e israelitas em vez de judeus. Na época do Velho Testamento, Deus escolheu os descendentes de Jacó, ou Israel, para serem parte de Seu convênio com Abraão (ver Romanos 9:4–5). Dentre as bênçãos incluídas nesses convênios estavam terras, autoridade do sacerdócio e a responsabilidade de abençoar os povos do mundo com o evangelho, que torna a vida eterna possível.

Leia Romanos 9:6, 8 e identifique o que Paulo ensinou acerca dos membros da casa de Israel.

O que você acha que Paulo quis dizer ao afirmar que “nem todos os que são de Israel são israelitas” (Romanos 9:6)?

Alguns judeus não compreendiam que nem todos os nascidos na casa de Israel estavam qualificados para ser parte do convênio de Deus com Israel. Eles falsamente acreditavam que sua linhagem automaticamente lhes dava as bênçãos do convênio.

Leia Romanos 10:8–13 e identifique o que é preciso para que uma pessoa, seja israelita ou não, se torne parte do povo do convênio de Deus.

Nesses versículos, a palavra grega que foi traduzida como confessar significa um reconhecimento público de aceitação, ou um convênio; e a palavra grega traduzida como crer significa um comprometimento de confiança. Essa profunda confiança no Salvador leva uma pessoa a reconhecer publicamente que O aceita, das maneiras designadas por Ele. Essas maneiras incluem obedecer aos mandamentos de Deus, arrepender-se e receber as ordenanças salvadoras do evangelho, como o batismo e o dom do Espírito Santo.

De acordo com os ensinamentos de Paulo, se aceitarmos Jesus Cristo e Seu evangelho e obedecermos a Ele, podemos receber as bênçãos do convênio de Deus e ser salvos.

  1. Algumas pessoas citam Romanos 10:9, 13 para afirmar que tudo de que necessitamos para ser salvos é confessar verbalmente nossa crença em Jesus Cristo. Em seu diário de estudo das escrituras, relate como as verdades estudadas nesta lição poderão ajudá-lo a responder a essa falsa afirmação.

No restante de Romanos 10–11, Paulo ensina que ouvir a palavra de Deus é fundamental para que se desenvolva a fé em Jesus Cristo. Ele dá mais detalhes acerca da rejeição, por parte dos israelitas, do evangelho de Jesus Cristo, além de usar a analogia dos ramos de uma oliveira brava enxertados em uma oliveira boa, para representar a adoção dos gentios à casa de Israel (ver Jacó 5). Também ensina que o evangelho seria novamente levado aos judeus.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Romanos 8–11 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: