Biblioteca
Unidade 16, Dia 4: João 20–21


Unidade 16: Dia 4

João 20–21

Introdução

No domingo depois da Crucificação, Maria Madalena descobriu que o sepulcro em que o corpo de Jesus tinha sido colocado estava vazio, e ela foi e contou a Pedro e João, que correram até o sepulcro. O Cristo ressuscitado apareceu a Maria e depois a Seus discípulos. Na praia do Mar da Galileia, Jesus convidou Pedro a demonstrar seu amor por Ele apascentando Suas ovelhas.

João 20:1–10

Maria Madalena encontra o sepulcro de Jesus vazio e conta a Pedro e João, que correm até o sepulcro

Imagem
O Sepultamento de Jesus

Imagine como você se sentiria se estivesse presente quando o corpo de Jesus foi colocado no sepulcro. Era uma sexta-feira, e Seu sepultamento precisava terminar antes do Sábado dos judeus que começava ao pôr do sol e continuava até o pôr do sol do sábado. Ao ler a seguinte declaração do Élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos, imagine como os discípulos de Jesus se sentiram:

Imagem
Élder Joseph B. Wirthlin

“Como deve ter sido sombria a sexta-feira na qual Cristo foi pregado na cruz.

Naquela terrível sexta-feira, a terra tremeu e o dia escureceu. Terríveis tempestades fustigaram a Terra.

Os homens que maldosamente planejaram Sua morte regozijaram-se. Eliminando-se Jesus, com certeza Seus seguidores se dispersariam. Naquele dia, sentiram-se triunfantes.

Naquele dia, o véu do templo rasgou-se em dois.

Maria Madalena e Maria, mãe de Jesus, estavam cheias de dor e desespero. O homem sublime que elas tinham amado e honrado pendia da cruz, sem vida.

Naquela sexta-feira, os apóstolos estavam arrasados. Jesus, seu Salvador — o homem que tinha andado sobre as águas e revivido os mortos — Ele mesmo estava à mercê de homens iníquos. Eles O viram ser subjugado por Seus inimigos, sem que nada pudessem fazer.

Naquela sexta-feira, o Salvador da humanidade foi humilhado, ferido, maltratado e desprezado.

Foi uma sexta-feira cheia de tristeza devastadora e arrasadora que abalou a alma dos que amavam e honravam o Filho de Deus.

Creio que aquela sexta-feira foi o dia mais sombrio de todos, desde o princípio da história do mundo” (“O Domingo Virá”, A Liahona, novembro de 2006, pp. 29–30).

  1. Imagine que você foi um repórter na época da morte e Ressurreição de Jesus e que lhe foi pedido que escrevesse uma série de artigos sobre esses acontecimentos. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma reportagem como se você estivesse entrevistando os discípulos de Jesus após Sua morte e Seu sepultamento. Mencione os pensamentos e sentimentos que eles relataram quando viram o sepulcro de Jesus ser selado.

Apesar da tragédia da morte e do sepultamento do Salvador, o Élder Wirthlin disse, “Mas a trágica situação daquele dia não durou muito tempo”, “O Domingo Virá”, p. 30).

Ao estudar João 20, identifique por que “a trágica situação daquele dia não durou muito tempo”.

Leia João 20:1–2 e veja o que Maria Madalena descobriu ao chegar ao sepulcro de Jesus no domingo de manhã.

O que Maria fez ao descobrir que a pedra tinha sido removida da entrada do sepulcro? O que ela acreditava que havia acontecido?

Leia João 20:3–10, veja o que Pedro e João, aqui citado como “outro discípulo” (versículo 2 e versículo 3), fizeram depois de ouvir a notícia de Maria.

Como João reagiu ao ver o sepulcro vazio? O que ele acreditou que tinha acontecido?

Até o momento em que João viu o sepulcro vazio, ele não havia entendido as declarações do Salvador de que Ele ressuscitaria dos mortos ao terceiro dia. Após ver o sepulcro vazio, João lembrou-se e acreditou (João 20:8–9).

João 20:11–31

O Salvador ressuscitado aparece a Maria Madalena e depois a Seus discípulos

Leia João 20:11–15 e identifique quem falou com Maria depois que Pedro e João saíram do sepulcro.

Leia João 20:16–18 e identifique o que Jesus instruiu que Maria fizesse.

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o significado da frase “não me toques” em João 20:17: “A Versão do Rei Jaime cita Jesus dizendo: ‘Não me toques’. A Tradução de Joseph Smith diz: ‘Não me detenhas’. Em várias traduções do grego a passagem aparece da seguinte forma: ‘Não se apegue a mim’ ou ‘Não me segure’. Algumas dão esta versão: ‘Não se apegue a mim por mais tempo’ ou ‘Não me segure por mais tempo’. Outras dizem algo como parar de abraçá-Lo, levando à conclusão de que Maria já o estava abraçando. Há muitas razões para supor que a ideia transmitida a Maria pelo Senhor ressuscitado era de fato esta: “Você não pode me deter aqui, porque vou ascender ao meu Pai’” (The Mortal Messiah: From Bethlehem to Calvary [O Messias Mortal: de Belém ao Calvário], 4 vols., 1979–1981, vol. 4, p. 264).

Imagem
Cristo e Maria

O Jesus ressuscitado aparece à Maria Madalena.

De acordo com João 20:17, que outras instruções Jesus deu a Maria?

  1. Continue imaginando que você é um repórter durante esses acontecimentos. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma reportagem como se você tivesse entrevistado Maria Madalena. Escreva sobre o testemunho dela a respeito do Senhor ressuscitado e as respostas dela para as seguintes perguntas: O que você pensou quando encontrou o sepulcro vazio? O que você fez depois? Quando você percebeu que Jesus Cristo ainda estava vivo? Em sua reportagem, escreva se você teria acreditado no relato de Maria e por quê.

Lembre-se de que alguns discípulos custaram a acreditar no testemunho de Maria (ver Marcos 16:11). Leia João 20:19–20 e identifique o que aconteceu à noite.

Com esse relato aprendemos que Jesus Cristo venceu a morte por meio de Sua Ressurreição.

De acordo com João 20:20, como os discípulos se sentiram quando viram o Senhor ressuscitado?

O Élder Joseph B. Wirthlin explicou por que “a trágica situação daquele dia [sexta-feira sombria] não durou muito tempo”:

Imagem
Élder Joseph B. Wirthlin

“O desespero não se prolongou porque no domingo, o Senhor ressuscitado rompeu as cadeias da morte. Ergueu-Se do sepulcro e apareceu gloriosamente triunfante como o Salvador de toda a humanidade. (…)

Todos temos as nossas próprias sextas-feiras — aqueles dias em que o próprio Universo parece esfacelar e vemos as ruínas de nosso mundo espalhadas a nossos pés. Todos passaremos por momentos assim, dos quais nos parecerá impossível recuperar-nos. Todos teremos nossas sextas-feiras.

Mas, testifico a vocês, em nome Daquele que conquistou a morte, que o domingo virá. Em meio às trevas de seu sofrimento, o domingo virá.

Seja qual for o nosso desespero, seja qual for a nossa dor, o domingo virá. Nesta vida ou na próxima, o domingo virá” (“O Domingo Virá”, p. 30).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como o conhecimento de que Jesus Cristo ressuscitou nos ajuda quando lamentamos a morte de alguém que amamos?

    2. Como a promessa de Ressurreição pode nos ajudar em outros momentos difíceis da vida?

Em João 20:21–23, lemos que depois que Jesus mostrou as marcas em Suas mãos e em Seu lado a Seus discípulos, Ele os comissionou a fazer Sua obra. Ele disse: “Recebei o Espírito Santo” (João 20:22), o que provavelmente quer dizer que Ele os abençoou para que recebessem o Espírito Santo, mas eles não desfrutariam plenamente dessa bênção senão depois. Ele também os ensinou sobre a responsabilidade de ajudar outras pessoas a receberem a remissão de seus pecados.

Leia João 20:24–25 e identifique o nome do apóstolo que não estava presente nessa ocasião sagrada.

Observe, no versículo 25, o que Tomé disse que era necessário para que ele acreditasse. Em sua opinião, por que era difícil para ele acreditar que Jesus havia ressuscitado?

Para a maior parte dos discípulos, o conceito de ressurreição era difícil de entender durante a vida mortal de Jesus. Como os outros discípulos, Tomé não conseguia entender ainda o significado de ressurreição, então buscou uma prova física.

Leia João 20:26–29 e descubra qual foi a experiência que Tomé teve oito dias depois.

Observe que Jesus convidou Tomé a “Não [ser] incrédulo, mas crente” (João 20:27). Com a experiência de Tomé aprendemos que seremos abençoados se decidirmos acreditar em Jesus Cristo mesmo quando não podemos vê-Lo.

O Élder Gerrit W. Gong, dos Setenta, ensinou:

Imagem
Élder Gerrit W. Gong

“A obediência é uma escolha. (…)

Quando escolhemos acreditar, entendemos e vemos as coisas de modo diferente. Quando vemos e vivemos dessa maneira, somos felizes e cheios de alegria de uma maneira que só o evangelho pode proporcionar” (“Choose Goodness and Joy” [Escolha a Bondade e a Alegria] New Era, agosto de 2011, p. 44).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que você escolheu acreditar em Jesus Cristo mesmo sem vê-Lo com seus olhos mortais?

    2. O que podemos fazer para demonstrar que decidimos acreditar em Jesus Cristo?

    3. Como você foi abençoado por acreditar em Jesus Cristo?

Leia João 20:30–31 e identifique por que João registrou esses acontecimentos.

Nesses versículos, aprendemos as seguintes verdades: Os apóstolos e profetas testificam de Jesus Cristo para que possamos acreditar que Ele é o Filho de Deus. Quando decidimos acreditar no testemunho de Jesus Cristo dado pelos apóstolos e profetas e depois vivemos fielmente esse testemunho, podemos alcançar a vida eterna.

  1. Escreva pelo menos dois parágrafos respondendo às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: De tudo o que foi escrito nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, que história, acontecimento ou ensinamento do ministério mortal do Salvador o ajudou a acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus? Prepare-se para compartilhar com a sua classe o que você escreveu.

João 21:1–17

O Senhor ressuscitado aparece a alguns discípulos no Mar de Tiberíades

João 21:1–17 relata que o Senhor ressuscitado apareceu novamente a muitos de Seus discípulos enquanto eles pescavam. Quando eles viram Jesus, voltaram rapidamente para a praia e comeram peixe e pão com Ele. Durante a refeição, Jesus convidou Pedro a demonstrar seu amor por Ele deixando sua vida de pescador e servindo ao povo do Senhor.

João 21:18–25

Jesus prediz o martírio de Pedro e a transladação de João

Em João 21:18–19, lemos que Jesus profetizou que quando Pedro fosse velho “estenderia suas mãos” (ver João 21:18) e seria levado para onde ele não queria ir. Acredita-se tradicionalmente que Pedro morreu crucificado. No entanto, dizem que Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque ele humildemente se considerava indigno de morrer da mesma forma que o Salvador (ver Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. III. pp. 151–152).

Depois de ouvir essa profecia, Pedro perguntou o que aconteceria ao Apóstolo João, ou João, o Amado (ver João 21:20–21). Leia João 21:22–23 e veja como o Salvador respondeu a Pedro.

O verbo ficar conforme usado no versículo 22 significa permanecer vivo na terra. Portanto, João permaneceria na Terra como um ser transladado até a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Seres transladados são “pessoas que são transformadas, de modo que não experimentam a dor nem a morte até o momento de sua ressurreição para a imortalidade” (Guia para Estudo das Escrituras “Seres Transladados”).

De acordo com João 21:22, em que Jesus queria que Pedro se concentrasse em vez de se preocupar com o que aconteceria a João?

Leia João 21:24–25 e descubra o que João queria que todos soubessem ao concluir seu registro.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei João 20–21 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: