Biblioteca
Unidade 18, Dia 3: Atos 9


Unidade 18: Dia 3

Atos 9

Introdução

Jesus apareceu a Saulo (que depois viria a ser chamado de Paulo) quando ele viajava para Damasco e, depois disso, Saulo ficou cego. Depois que Ananias o curou, Saulo foi batizado e começou a pregar em Damasco. Saulo, então, foi para Jerusalém e uniu-se aos discípulos, mas, quando os judeus gregos em Jerusalém ameaçaram a vida de Saulo, os apóstolos o enviaram a Tarso. Pedro realizou milagres em Lida e Jope.

Atos 9:1–9

Jesus aparece a Saulo na estrada para Damasco

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o seguinte sobre nossa necessidade de perdoar:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Há algo em muitos de nós que particularmente não consegue perdoar e esquecer os erros anteriores da vida, sejam eles nossos ou de outras pessoas. Isso não é bom. Não é cristão. É algo que se opõe terrivelmente à grandiosidade e magnificência da Expiação de Jesus Cristo. (…)

Deixe que as pessoas se arrependam. Permita que as pessoas cresçam. Acredite que as pessoas podem mudar e melhorar. Isso é fé? Sim! Isso é esperança? Sim! Isso é caridade? Sim! Acima de tudo, isso é caridade, o puro amor de Cristo” (“O Melhor Está por Vir”, A Liahona, janeiro de 2010, pp. 19– 20).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em que situações seria importante para você permitir que os outros mudem, melhorem e acreditem que são capazes de fazer isso?

    2. Em sua opinião, por que é importante acreditar que você pode mudar para melhor?

Ao estudar Atos 9, identifique princípios que podemos aprender com a experiência de alguém que mudou para melhor.

A maior parte do texto de Atos 9 concentra-se nas experiências de um homem chamado Saulo. “Saulo nasceu em Tarso, uma cidade grega da Cilícia (ver Atos 21:39). Ele era cidadão romano de nascimento (ver Atos 16:37) e falava ‘a língua hebraica’ (provavelmente aramaico) e grego (Atos 21:37–40). Saulo era judeu pela linhagem de Benjamin (ver Romanos 11:1) e devoto fariseu (ver Atos 23:6), um grupo que perseguia ardorosamente os seguidores de Jesus e os atormentava (ver Atos 9:1–2). Mais tarde, foi conhecido pelo seu nome em latim: Paulo (ver Atos 13:9)” (ver New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 294). Saulo estudou com Gamaliel em Jerusalém (ver Atos 22:3), um professor fariseu da lei judaica muito conhecido e respeitado (ver Atos 5:34–40).

Lemos a primeira vez sobre Saulo em Atos 7, que descreve o apedrejamento do discípulo Estêvão. Você deve lembrar-se de que aqueles que apedrejaram Estêvão deixaram suas vestes aos pés de Saulo (ver Atos 7:58–59).

Leia Atos 8:1–3; 9:1–2 e veja como Saulo tratava os seguidores de Jesus Cristo. Pode ser útil saber que assolar (Atos 8:3) significa arrasar, destruir.

Leia Atos 9:3–6 e descubra qual foi a experiência que Paulo teve ao viajar para Damasco a fim de prender os discípulos de Jesus Cristo que lá viviam.

Imagem
aguilhão

Observe a frase “recalcitrar contra os aguilhões” em Atos 9:5. “Um ‘aguilhão’ é uma lança ou vara usada para espetar os animais a fim de fazê-los seguir adiante. Em vez de andar para a frente, os animais teimosos às vezes andam para trás para retaliar, literalmente ‘contra os aguilhões’. Essa reação só traz mais aflição para o animal, que incorre ainda mais nos dolorosos golpes do dono. O Salvador estava deixando claro que, se Saulo continuasse a lutar contra Ele, só traria aflição sobre si mesmo. Na literatura grega, ‘recalcitrar contra os aguilhões’ era uma metáfora bem conhecida para opor-se à deidade” (Novo Testamento — Manual do Aluno, p. 295).

Observe a pergunta de Saulo em Atos 9:6. O que essa pergunta nos ensina a respeito de Saulo?

De acordo com a Tradução de Joseph Smith de Atos 9:7, os que estavam viajando com Saulo viram a luz, mas não ouviram a voz de Jesus quando Ele falou com Saulo [ver Tradução de Joseph Smith, Atos 9:7 na Bíblia SUD (nota de rodapé a); ver também Atos 22:9].

Após a visão, Paulo ficou cego. Levaram-no a Damasco, e ele não comeu nem bebeu por três dias.

Imagine que você é Saulo. Se você tivesse perseguido ferozmente os discípulos de Jesus Cristo, o que estaria pensando ou sentindo nessa hora?

Atos 9:10–22

Saulo é curado por Ananias, em Damasco, é batizado e prega sobre Jesus Cristo

Leia Atos 9:10–12 e identifique o que o Senhor instruiu Ananias a fazer. Ananias era um membro fiel da Igreja que vivia em Damasco.

Lembre-se de que a primeira intenção de Saulo de ir a Damasco era para prender pessoas como Ananias. Se você fosse Ananias e conhecesse a reputação de Saulo, o que teria pensado depois de receber essa instrução do Senhor?

Leia Atos 9:13–16 e identifique o que o Salvador disse a Ananias sobre Saulo.

De que maneira a visão que o Senhor tinha de Saulo era diferente da visão que Ananias tinha dele?

Observe em Atos 9:15 o trabalho específico que Saulo foi designado a fazer. De acordo com o que você sabe sobre Saulo, o que deve tê-lo preparado para pregar diante dos “gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”? (Se desejar, leia novamente a descrição sobre Saulo no início da lição.)

De acordo com Atos 9:16, o que mais o Senhor disse que aconteceria a Paulo mesmo que ele se tornasse um vaso escolhido diante dos gentios e dos reis?

Há dois princípios que podemos aprender em Atos 9:13–16: Primeiro, o Senhor nos vê como podemos nos tornar e, segundo, o Senhor vê o nosso potencial para ajudá-Lo em Sua obra.

  1. Ao pensar sobre esses princípios, imagine a forma como Deus o vê. Em seu diário de estudo das escrituras, faça um desenho simples de si mesmo e uma lista de suas qualidades e traços de caráter que, na sua opinião, o Senhor poderia usar para ajudá-Lo em Sua obra.

Imagem
Saul and Ananias

Ananias abençoou Saulo para que recobrasse a visão.

Observe, em Atos 9:17, que Ananias abençoou Saulo para que recobrasse a visão e fosse cheio do Espírito Santo. De acordo com Atos 9:18–20, quando Deus restaurou a visão de Saulo, de que forma a maneira com que Saulo via o Senhor mudou?

O arrependimento de Saulo, seu batismo e o fato de que começou a pregar demonstraram sua fé em Jesus Cristo e sua submissão à vontade do Senhor.

Leia Atos 9:21–22 e identifique como o povo reagiu à pregação de Saulo.

A pergunta que Saulo fez ao Senhor em Atos 9:6 demonstrou sua humildade e seu desejo de submeter-se à vontade do Senhor. Como Saulo, se nos submetermos à vontade do Senhor, podemos mudar e desenvolver o potencial que Ele vê em nós.

Para ajudá-lo a entender o que significa ser submisso à vontade do Senhor, imagine que você tem nas mãos um pouco de argila mole e um outro tanto de argila já endurecida. De que maneira a experiência de tentar esculpir alguma coisa usando a argila mole é diferente de esculpir algo usando a argila endurecida?

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como os dois tipos de argila podem ser comparados à submissão de alguém à vontade do Senhor?

    2. De que maneira submeter-se à vontade do Senhor ajudou você ou outras pessoas a mudar e a desenvolver o potencial que o Senhor vê em você ou nelas?

Pondere como a pergunta de Saulo, “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6) se aplica a sua vida.

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

O Presidente Ezra Taft Benson ensinou: “Para [cada um de nós], não há pergunta mais importante do que aquela que Paulo fez: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ Não há ação mais grandiosa do que seguir um caminho que nos leve à resposta para essa pergunta e, depois, a agir de acordo com essa resposta” (“Listen to a Prophet’s Voice” [Ouça a Voz do Senhor], Ensign, janeiro de 1973, p. 57).

Continue a orar e buscar sinceramente uma resposta para essa pergunta e siga a inspiração que receber.

Atos 9:23–31

A vida de Saulo é ameaçada em Damasco e depois em Jerusalém, e os apóstolos o enviam a Tarso

Em Atos 9:23–26, lemos que os judeus em Damasco conspiraram para matar Saulo, mas os membros da Igreja o ajudaram a escapar da cidade. Lemos também que Saulo foi a Jerusalém, onde “[procurou] juntar-se aos discípulos, porém todos o temiam, não crendo que fosse discípulo” (Atos 9:26).

Em sua opinião, por que os membros da Igreja estavam relutantes em acreditar que Saulo tinha se tornado um discípulo de Jesus Cristo?

Em Atos 9:27–31, lemos que Barnabé, um membro da Igreja (ver Atos 4:36–37), levou Saulo aos apóstolos e contou-lhes sobre a visão de Saulo e de sua ousada pregação em Damasco. Os membros da Igreja, então, deram boas-vindas a Saulo e o aceitaram em seu meio. Quando os judeus em Jerusalém procuraram matar Saulo, os líderes da Igreja o enviaram a Tarso. Em Atos 9:31, lemos também que houve paz e crescimento na Igreja na Judeia, Galileia e Samaria.

Atos 9:32–43

Pedro realiza milagres em Lida e Jope

Pense em alguém que você gostaria de ajudar a aceitar o Senhor e a acreditar Nele. Ao estudar o restante de Atos 9, identifique uma maneira de ajudar essa pessoa e outras a voltarem-se para o Senhor.

Atos 9:32–35 e Atos 9:36–42 descrevem os milagres que Pedro realizou em Lida e Jope. Ao estudar esses versículos, identifique os milagres que Pedro realizou e como as pessoas reagiram. A seguinte explicação pode ser útil: Na Tradução de Joseph Smith de Atos 9:32, lemos: “passando Pedro por todas essas regiões” (grifo nosso).

Como as pessoas em Lida e Jope reagiram ao ministério de Pedro? Um princípio que podemos aprender com o exemplo de Pedro é que, ministrando às outras pessoas, podemos ajudá-las a voltarem-se para o Senhor e a acreditarem Nele.

Dar bênçãos do sacerdócio é uma forma de ministrar às pessoas. O exemplo de Tabita (ou Dorcas) em Atos 9:36, 39 ilustra outra maneira de ministrarmos aos outros. Estar “cheio de boas obras” (Atos 9:36) e servir aos outros pode ajudar as pessoas a voltarem-se para o Senhor.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quando as boas obras de alguém ajudaram você ou outras pessoas a voltar-se para o Senhor e a acreditar Nele?

    2. De que maneira você pode ministrar a alguém? (Seja específico e dê duas ou três ideias.)

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Atos 9 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: